Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Preciso de saber rapidamente, sff, se para amanhã já é esperada alguma chuva, por menos intensa que seja.

Pelo satélite vejo uma pequena frente a entrar já pela Galiza, acho já expectável alguma precipitação fraca e em aguaceiros pouco frequentes a partir do meio da noite. É possível?
 


MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Novo dia e novas novidades acabadas de sair...e cá estamos novamente para esmiuçar tudo...

Em relação a este episódio...para amanhã não espero mesmo nada...no máximo umas pingas no litoral norte, mas arrisco dizer que nem isso teremos.

- A precipitação só chegará mesmo no final da madrugada do dia 8 de Novembro, primeiro ténue no litoral norte e depois assumirá as suas posições por todo o país.
No litoral norte e centro, especialmente a norte, a acumulação será razoável, mas nunca atingirá os valores do último episódio. De resto no interior norte e centro alguma chuva e o sul penso que nem aos 5mm de que já falaram chegará...isto até ao final de dia 8!
Depois no pós aí sim será bem melhor...com bastante chuva a norte e centro, e algo melhor a sul, mas nunca renderá grande coisa por terras algarvias...Agora no litoral norte será em grande no dia 9 de Novembro...:lol:

- Em relação ao vento chegará um pouco mais cedo que a precipitação na madrugada de 8 e terá o seu máximo ao inicio da tarde de 8, mesmo assim até dia 10 teremos muito vento a norte e centro, especialmente nas terras altas...


O melhor de tudo e que ainda ninguém falou é que se espera que dia 11 já tenhamos novamente outra frente com centro localizada segundo a última saida do GFS a NW da Irlanda a render mais alguma precipitação no litoral norte inicialmente...
Depois virá o melhor, o centro desloca-se para NE da Irlanda e dia 13 e 14 teríamos algo em grande por todo o país...com precipitação e cotas bem baixas...arriscaria dizer que seria o 1º grande nevão...espero que tudo se mantenha afinado nesse sentido...pena estarmos ainda a mais de 150h de distancia...previsões valem o que valem...
 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
Antes de me retirar foi verificar os meteogramas, e o cenário e este:

gfsfree07131110.png


O que poderei dizer disto:
e que a semana que vem será um tédio... :angry:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
A depressão (Becky) já é visível no satélite.

beckyu.gif


O centro vai mesmo ficar-se pelo canal e centro-norte de França

becky.gif


O ângulo de entrada da frente não é muito favorável para nós, à partida será uma frente relativamente bem comportada, na 2ªf a costa espanhola e francesa vão levar o grosso do temporal, excepção nas terras altas onde o vento ainda será bastante forte, talvez no litoral norte também, embora aí não pareça nada de muito especial. A nível de chuva deverá ser mais interessante a norte na 3ªfeira pós frontal, mas não estou muito confiante. Ondulação parece-me que também baixou ligeiramente nas últimas saídas.

81883058.gif
 

DRC

Nimbostratus
Registo
15 Set 2008
Mensagens
1,743
Local
Póvoa de Santa Iria
Bem vendo assim é mais uma semana de tédio:angry:.
Mas pelo menos são vários dias de instabilidade;).

Vários dias de instabilidade?
Só se for para o Norte, poque aqui só vamos ter algumas chuva fraca amanhã, Terça e Quarta-Feira, na Quinta voltamos ao tempo de pasmaceira.
Nem 5 mm se deve acumular aqui com este "evento".
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Pelo menos até terça-feira é de contar com chuva, em praticamente todo o país. O Instituto de Meteorologia prevê aguaceiros fortes, vento com rajadas e queda de neve nos pontos mais altos de Portugal Continental.
“Vamos ter períodos de chuva ou aguaceiros mais intensos a Norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela. Nas Terras Altas, no Norte e Centro, vai cair uma quantidade considerável de neve”, explica a meteorologista Maria João Frada.
A chuva e a neve vêm acompanhadas de “vento, no Litoral e nas Terras Altas, e ainda associado ao vento vamos ter agitação marítima forte, que amanhã já vai atingir os quatro a cinco metros a Norte do Cabo da Roca, e cinco a sete metros para dia 9 [terça-feira], também a Norte do Cabo da Roca”, prevê Maria João Frada.
As boas notícias estão reservadas para quarta-feira. O Instituto de Meteorologia prevê, a partir de dia 10, “uma melhoria considerável em termos de vento, precipitação e agitação marítima”.

Renascença
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas..:)
Entre as 00z de 2f e as 12z de 4f deverá chover de modo por vezes moderado a norte do Tejo....o vento tambem será significativo, tal como a ondulação, e a neve nas cotas médias e altas.

Após 4f o AA ficará entre os Açores e a Madeira, sendo que o fluxo em Portugal continental será de WSW.
Entre os Açores e a Galiza ficará localizado um WCB, onde ar tropical é arrastado desde a zona das Bermudas até á Europa W, essa massa de ar ém interacção com o vortice polar deverá gerar ciclogeneses muito intenas na area das ilhas Britanicas.
Tambem o WCB deverá causar bastante precipitação, essencialmente orografica e não convectiva, na Galiza e partes do N espanhol e NW Português.
Por isso, após a entrada de ar frio na 2f-3f, o resto da semana deverá ser bastante agradavel e soalheiro, essencialmente a sul do Tejo..;)

Há a possibilidade de após 6f/sab, essa continua advecção tropical seja intreceptada por um novo cavado, com ar muito frio, que se desloca desde a Gronelandia até ao Atlantico central....neste momento o ECMWF ( que tem andado fiavel no medio e longo prazo), é o modelo que melhor evidencia este cenário, que poderia levar a uma ciclogenese moderada ou forte a WNW da PI.

........
A NAO tem andado positiva...mas o padrão actual, com o AA não muito potente ( excepto em alguns casos) e com a dorsal de um modo geral, a latitudes não muito elevadas, é compativel com um inverno ( dez-fev) interessante....já que o storm track ( que tam andado muito intenso) talvez tenha condições para descer mais em latitude do que o inicialmente previsto.
Talvez os proximos 2 ou 3 meses venham a ser mais amenos e chuvosos do que o idealizado...bom...no fundo até tem havido alguma indefenição nos modelos sazonais...o que sempre levanta algumas esperanças:rolleyes:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Humm ... interessante, mais do mesmo ...
Então até amanhã e aproveitem o evento que os proximos 10 dias por estas bandas não traz nada de novo !!
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Segunda e terça-feira vão ser dias de frio e ventosos. Prevê-se períodos de chuva ou aguaceiros, com mais intensidade a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela.

Como está frio [a precipitação] vai ser sobre a forma de neve em quotas relativamente baixas, durante a madrugada e manhã. Este cenário de vento precipitação e queda de neve vai-se manter na terça-feira e haverá uma melhoria gradual já a partir de quarta-feira”.

Renascença
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
É um "relativo" bastante grande, dificilmente haverá cotas abaixo dos 900/1000 metros, se calhar sendo optimista.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,966
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
A depressão (Becky) começa a mostrar organização.

O seu núcleo começa agora a ficar "embebido" numa massa de ar muito frio (polar), como mostra a imagem mais recente da EUMETSAT (retirada da AEMET - pena que o IM não disponibilize outro tipo de imagens).

Encontra-se já a NO da Irlanda e irá descendo de latitude.

201011072200s91g.jpg


Nas previsões da AEMET, as cotas de neve nas províncias a norte de Chaves e Bragança andará pelos 1100\1300 mts no dia de amanhã (2ª feira).
 
Estado
Fechado para novas mensagens.