Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,272
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Não sei o que é que se passa com as previsões, até alertas amarelos metem.. Mas a verdade é que por aqui hoje, foi apenas um chuvisco em 2 circunstâncias durante o dia e um vento nada de especial!
 


João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
Não sei o que é que se passa com as previsões, até alertas amarelos metem.. Mas a verdade é que por aqui hoje, foi apenas um chuvisco em 2 circunstâncias durante o dia e um vento nada de especial!

O Alerta Amarelo de precipitação para Castelo Branco só é accionado a partir das 00h do dia 14.Novembro até às 08h59.
E preciso estar atento aos pequenos detalhes. ;)
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Realmente é bombástica a previsão do ECMWF!
Tanto a ciclogénese à nossa frente, como depois a cut-off bem fria em cima de nós quase uns dias depois.
Se a primeira seria sinónimo de temporal do grande, a 2ª seria "gulosa" para o frio e neve, e se fosse em pleno Inverno um festim..

Mas agora menos a quente depois de ver os mapas a primeira vez.. Esperemos, ainda é longe e com uma ciclogénese deste tipo é tudo muito volátil.
Mas já vimos o modelo a portar-se muito bem a "adivinhar" algo parecido a vários dias.. Se calhar é mesmo.. Seria mesmo tempestuoso. Claro que mesmo que aconteça poderá ser algo diferente, mas é interessante a hipótese.

A cut-off depois já me parece mais reino da fantasia, talvez uma tendência parecida sim, está a ameçar há vários dias fluxo mais de Norte consistente.
Mas aquela cut-off tão larga, tão fria, e a andar retrogadamente parece-me altamente improvável..


PS: Agora que estou a ver o GFS, faz basicamente o mesmo, mas um nada mais a Norte. Aquele padrão da cut-off retrógada também, por ficar bloqueada a depressão cavada ao chegar ao continente europeu.
Cenário marado.. Improvável com esta magnitude.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Realmente é bombástica a previsão do ECMWF!
Tanto a ciclogénese à nossa frente, como depois a cut-off bem fria em cima de nós quase uns dias depois.
Se a primeira seria sinónimo de temporal do grande, a 2ª seria "gulosa" para o frio e neve, e se fosse em pleno Inverno um festim..

Mas agora menos a quente depois de ver os mapas a primeira vez.. Esperemos, ainda é longe e com uma ciclogénese deste tipo é tudo muito volátil.
Mas já vimos o modelo a portar-se muito bem a "adivinhar" algo parecido a vários dias.. Se calhar é mesmo.. Seria mesmo tempestuoso. Claro que mesmo que aconteça poderá ser algo diferente, mas é interessante a hipótese.

A cut-off depois já me parece mais reino da fantasia, talvez uma tendência parecida sim, está a ameçar há vários dias fluxo mais de Norte consistente.
Mas aquela cut-off tão larga, tão fria, e a andar retrogadamente parece-me altamente improvável..

A interacção do ar quente, arrastado por um cavado desde uma depressão hibrida no atlantico W, e um bom cavado, é sempre passivel de criar uma bao cilogenese.
Os modelos colocam uma sistema de baixas com essas caracteristicas a chegar cá desde há uns 3 dias...mas para a ciclogenese ser intensa é preciso um bom jet, com boa divergencia em altura e uma grande capacidade de expelir o ar que ascende por forçamento baroclinico..
Neste momento a unica duvida é essa...será que vamos ter condições em altura para?

Bom...4f proxima teremos outra frente que se vai gerar por fenomenos similares...a advecçaõ de ar tropical, roubado á circulação da depressão hibrida por uma ondulação do jet...mas 4f só se espera uma frente, associada a uma ciclogenese bem a NW.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
A tendencia no 2º painel vai-se mantendo pelo 4º dia, mas continua sem descer do 2º painel, assim como no ECM vai-se mantendo a tendencia a cerca de 216 horas mas sem descer abaixo disso.
Portanto um breve resumo do que se vai passar nos próximos dias:
- Quarta: Chuva moderada a norte e centro e pouco ou nada a sul;
- Sexta: cenário tremendamente indefinido porque os modelos oram dão uma ciclogenése ora não, e de acordo com as ultimas runs teremos somente uma frente dando precipitação moderada no Norte e Centro;
- Sábado a Segunda: Aguaceiros fracos a moderados no Litoral Norte e Centro;

Portanto neste momento não existe nada que mereça grande relevo nos modelos pois os cenários edilicos encontram-se sempre acima das 240 horas !!
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Se acontecer aquilo que aqui está modelado, irá ser algo extraordinário e promete dar muita :rain: anticiclone a fugir para a Gronelândia, é auto estrada de depressões aberta para a península. Mas aguardemos com serenidade :D

test8.gif
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Se acontecer aquilo que aqui está modelado, irá ser algo extraordinário e promete dar muita :rain: anticiclone a fugir para a Gronelândia, é auto estrada de depressões aberta para a península. Mas aguardemos com serenidade :D

test8.gif

Será mesmo assim tão linear ... e mesmo que tal aconteça será um acontecimento para durar ou apenas algo muito temporário??
Creio que é isso que a próxima semana definirá ... porque volto a dizer não acredito em Janeiro chuvoso se Dezembro não for, mas isso fica para outro tópico ....

Neste momento é essa tendencia que os modelos mostram Mário Barros, mas ainda tem que baixar para o 1º painel ou se quisermos para menos de 240 horas e é isso que tem tardado a acontecer apesar de ir mostrando isso há 3/4 dias !!
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Continua a tendência a médio prazo de termos altas pressões na Gronelandia, a Europa a encher-se de frio. Ainda falta muito, mas os modelos para aí apontam...

Parece que aquilo pelo qual eu mais ansiava vai acontecer. Irá ? :cold: :rain:

O anticiclone nos Gronelândia é ideal pra nós em tudo.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Parece que aquilo pelo qual eu mais ansiava vai acontecer. Irá ? :cold: :rain:

O anticiclone nos Gronelândia é ideal pra nós em tudo.

Olhando ás ultimas runs do GFS começo a ter dúvidas ....e olhando ao ECM não dá para ver o que se pode seguir ...
Não sei não ... pode ser uma coisa demasiado rápida !!
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Para já vamos-nos concentrar na próxima quarta feira pois a chuva vai voltar... :rain: e pode ser forte em especial no Minho e Douro Litoral segundo a previsão actual do IM... também no próximo fim de semana ( de novo) embora ainda falte bastante tempo...e se não se esfumar até lá pode ser interessante ( isto segundo o GFS que já anda a mostrar esta tendência há algumas runs ):

gfs0132.png
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Acho que este Outono está a ser bastante interessante mesmo. Isto nem há tempo para descansar de uma pós-frente e já está a surgir uma nova…
Segundo o GFS, durante o dia 17, com inicio às primeiras horas do mesmo dia, teremos uma rega razoável durante todo o dia, um pouco espalhado por todo o pais. Vira o disco e toca o mesmo, dia 19 uma depressão localizada a NW da Península trará instabilidade com precipitação que perdurará até finais de dia 21…
Até às 72h, GFS e ECWF parecem estar em acordo quanto às previsões, depois há uma clara divergência. Enquanto o GFS distancia uma depressão a rasgar em direcção de SE desde a Gronelândia até NW da Península Ibérica, o ECMWF opta por outro sentido. Este prevê o deslocamento em latitudes superiores até à Irlanda, onde permanecerá até enfraquecer e de seguida sim…rumará até Norte da Península Ibérica….
Traduzindo as coisas, no primeiro caso teríamos uma subida pequena da temperatura relativamente ao episódio de hoje, uma vez que a trajectória de deslocamento do centro depressionário iria “buscar” ventos mais a sul…No segundo caso manteríamos em certa medida as temperaturas que estamos a ter neste episódio…
 
Estado
Fechado para novas mensagens.