Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
:shocking: este gfs ....segunda e terça vamos desaparecer no meio de um dilúvio.
a neve...fica para a próxima:(

http://www.windguru.cz/pt/index.php?sc=48935
parece-me que os valores de temperatura vão-se manter bem baixos a Norte do sistema Montejunto-Estrela e em simultaneo com a ocorrencia de percipitação no sul é que na segunda as temperaturas irão subir para valores acima dos 13º graus... logo acho bem possivel a queda de neve a Norte e centro do pais mesmo em algumas cotas baixas principalmente nos distritos de Aveiro,Porto,Braga,Vila Real ou Viana do Castelo... mas vamos esperar para ver...
 


Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
O que me está a preocupar agora é o vento, será :shocking::shocking: até agora 50 km/h de vento médio, é o que me dá o GFS. Mas na próxima actualização temo que vá aumentar. Se houver ciclogénese então é o caos.

Mas depende da posição da depressão ainda.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
http://www.euroweather.net/english/forecast/city_LPPR

Para Segunda preve-se um valor de percipitação de 7,3mm para a cidade do Porto e a temperatura a estabilizar nos 4º graus??? lol no interior do distrito do Porto por exemplo em Baião ou outras localidades como Amarante a manter-se estes valores irá nevar sem sombra de duvidas... no sul é que a temperatura irá subir com muita pena minha....
 

ppereira

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
331
Local
Lisboa/Guarda
Com este cenário verei neve em Bragança!

sim também me parece muito provável,
mas quando disse fica para a próxima é porque a chuva irá derreter tudo no final de segunda / início de terça e o que resta já não é tão significativo (pelo menos para mim).
queria ver um nevão de 1 m :lmao:
mas isso parece, por agora, pouco provável
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Apenas para esclarecer de forma a não haver dúvidas, que o CEPPM é nem mais nem menos que o nosso "muito falado" ECMWF. A sigla CEPPM corresponde ás iniciais do modelo em Espanhol :)

Quando coloquei o post ia precisamente colocar a dúvida sobre que modelo seria este, mas esqueci-me...apesar de ser graficamente diferente das imagens de outros sítios, a colocação das isóbaras parecia-me aproximada às que foram sendo colocadas do ECM - mas sem certezas sobre qual seria a sua origem - agora já sei! Obrigado;) Sempre a aprender...
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Bom...uma ciclogenese deste tipo, sustentada por varios modelos e por uma dinamica atmosferica favoravel, é um cenario que se vai consolidando..

Um fenomeno destes causaria varios perigos, vento, neve ( cotas medias no pós), chuva ( talvez trovoada) e vento...
Impressionantes as cartas de dinamica vertical nos 700hpa...que favorecem a ocorrencia de downbursts..

Há que seguir os modelos com afinco, á medida que entramos nas 72-96h;)
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
http://www.euroweather.net/english/forecast/city_LPPR

Para Segunda preve-se um valor de percipitação de 7,3mm para a cidade do Porto e a temperatura a estabilizar nos 4º graus??? lol no interior do distrito do Porto por exemplo em Baião ou outras localidades como Amarante a manter-se estes valores irá nevar sem sombra de duvidas... no sul é que a temperatura irá subir com muita pena minha....

Não acredito que neve nesses dias a cotas inferiores a 600\700 metros nesta região litoral. Mesmo que haja precipitação falta-nos o frio de Janeiro ou Fevereiro. Apesar de tudo a porta não está fechada para uma raridade dessas mas há que ser realista.
E a precipitação vai sempre depender da zona de entrada da depressão. Se for muito a sul difícil será ter precipitação; se muito a norte, mais precipitação mas mais influência oceânica teremos por aqui e assim menor a probabilidade de nevar.
A altura em que acredito mais será no pós-frontal. Com a entrada de ar frio e húmido pelo noroeste as probabilidades aumentam, uma vez que o ar frio do norte da Europa irá circundar a depressão no seu bordo norte e oeste e entrará na península. Agora o difícil é modelar e prever exactamente o que acontecerá.
São muitos "ses" ainda.:huh:
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Claro que já... alias todos os anos existem minimas declaradas com esses valores para a cidade de Bragança a memoria metereologica pode ser tolerada a nivel de senso comum mas por pessoas que se interessam por estes fenomenos acaba por ser menos desculpavel...

A frequência com que o IM na véspera do evento aponta para este nível de temperatura, na minha memória, é muito escassa:).

Não estou a falar das previsões automáticas, é claro.

De qualquer forma, de saudar a iniciativa do IM, a verificar-se fez bem em alertar:thumbsup:.

Seja como for, os espanhóis estão mais comedidos: a AEmet "apenas" aponta para Puebla de Sanabria uma mínima de -3 para amanhã.;)

A ver vamos...
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
A frequência com que o IM na véspera do evento aponta para este nível de temperatura, na minha memória, é muito escassa:).

Não estou a falar das previsões automáticas, é claro.

De qualquer forma, de saudar a iniciativa do IM, a verificar-se fez bem em alertar:thumbsup:.

Seja como for, os espanhóis estão mais comedidos: a AEmet "apenas" aponta para Puebla de Sanabria uma mínima de -3 para amanhã.;)

A ver vamos...

Sim não me refiro a nivel de previsões mas valores de -6º graus em Bragança não são uma raridade nem incomuns acontecem todos os anos ou quase todos os anos e Invernos.... a nivel de previsões penso que 1 ou 2 dias por ano elas apontam para esses valores...
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Não acredito que neve nesses dias a cotas inferiores a 600\700 metros nesta região litoral. Mesmo que haja precipitação falta-nos o frio de Janeiro ou Fevereiro. Apesar de tudo a porta não está fechada para uma raridade dessas mas há que ser realista.
E a precipitação vai sempre depender da zona de entrada da depressão. Se for muito a sul difícil será ter precipitação; se muito a norte, mais precipitação mas mais influência oceânica teremos por aqui e assim menor a probabilidade de nevar.
A altura em que acredito mais será no pós-frontal. Com a entrada de ar frio e húmido pelo noroeste as probabilidades aumentam, uma vez que o ar frio do norte da Europa irá circundar a depressão no seu bordo norte e oeste e entrará na península. Agora o difícil é modelar e prever exactamente o que acontecerá.
São muitos "ses" ainda.:huh:

Sem dúvida...

Segundo a configuração sinóptica desta run do GFS a cota andaria na madrugada de 2ª pelos 900m na zona do Porto elevando-se rapidamente durante o dia até próximo dos 3000 metros, para depois no pós frontal cair novamente e, aí sim, poder cair alguma neve a cotas médias.

Se na elevação da cota na entrada da depressão ainda existe alguma discrepância entre run's com o valor de qualquer forma a elevar-se acima de 1000m, quanto ao instante inicial este tem andado sempre nesse valor próximo dos 900 metros. Daí que a esperança de neve a cotas mais baixas estar a ficar cada vez mais remetida para o pós frontal, a não ser que haja qualquer tipo de precipitação pré frontal no fim de semana. Algo que já apareceu vestigialmente em algumas run's... mas que tem desaparecido nas últimas saídas completamente.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Sem dúvida...

Segundo a configuração sinóptica desta run do GFS a cota andaria na madrugada de 2ª pelos 900m na zona do Porto elevando-se rapidamente durante o dia até próximo dos 3000 metros, para depois no pós frontal cair novamente e, aí sim, poder cair alguma neve a cotas médias.

Se na elevação da cota na entrada da depressão ainda existe alguma discrepância entre run's com o valor de qualquer forma a elevar-se acima de 1000m, quanto ao instante inicial este tem andado sempre nesse valor próximo dos 900 metros. Daí que a esperança de neve a cotas mais baixas estar a ficar cada vez mais remetida para o pós frontal, a não ser que haja qualquer tipo de precipitação pré frontal no fim de semana. Algo que já apareceu vestigialmente em algumas run's... mas que tem desaparecido nas últimas saídas completamente.

Mas já viram isto:

http://www.windguru.cz/pt/index.php?sc=48935

é interessante chuva forte intensa temperaturas de 4º,5º Graus por exemplo para Moledo no distrito de Viana... como será em e altitudes mais elevadas???
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,189
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Mas já viram isto:

http://www.windguru.cz/pt/index.php?sc=48935

é interessante chuva forte intensa temperaturas de 4º,5º Graus por exemplo para Moledo no distrito de Viana... como será em e altitudes mais elevadas???

Será agreste.
Mas não esquecer que está a entrar ar quente, por cima do ar frio instalado, e consequente inversão. Por isso as temperaturas baixas à superfície são enganadoras quanto ao frio em níveis mais altos e cota de neve.

VIANA DO CASTELO


2ª-feira ao fim do dia está mais frio à superfície que aos 1000m por exemplo.

Seja como for, estamos a falar ainda de uma situação longe, e incerta, e também por outro lado sabemos que a malha larga destes modelos não gere totalmente bem a interacção entre frio instalado e ar quente a vir do mar neste tipo de sistemas, levando a não prever resistência do frio e interecção com a frente, com cotas abaixo do esperado pelos modelos. Já vimos isto o ano passado várias vezes, por isso cotas baixas (no início dos inícios da chegada da frente) não digo totalmente impossível, mas difícil, pelo já referido atrás.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Será agreste.
Mas não esquecer que está a entrar ar quente, por cima do ar frio instalado, e consequente inversão. Por isso as temperaturas baixas à superfície são enganadoras quanto ao frio em níveis mais altos e cota de neve.

VIANA DO CASTELO


2ª-feira ao fim do dia está mais frio à superfície que aos 1000m por exemplo.

Seja como for, estamos a falar ainda de uma situação longe, e incerta, e também por outro lado sabemos que a malha larga destes modelos não gere totalmente bem a interacção entre frio instalado e ar quente a vir do mar neste tipo de sistemas, levando a não prever resistência do frio e interecção com a frente, com cotas abaixo do esperado pelos modelos. Já vimos isto o ano passado várias vezes, por isso cotas baixas (no início dos inícios da chegada da frente) não digo totalmente impossível, mas difícil, pelo já referido atrás.

Em principio será uma frente oclusa muito activa..seguida de um pós frontal interessante, esse sim, com possibiliades de trovoadas na costa e neve nas cotas medias;)
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,403
Local
Olhão (24 m)
Esta run das 12 está muito mas mesmo muito perigosa para o Algarve. Atenção que o WIndguru para Faro coloca ventos com rajadas de 119 km/h, e todos sabemos que quando os modelos colocam 119km/h, as rajadas podem ser superiores a isso, de facto, esta run aumentou também a precipitação, a ondulação prevista é de 7 metros, neste momento, o cenário no Algarve é para acompanhar a situação, mas de run para run, tem vindo a aumentar e não a diminuir.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.