Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.
Para surpresa minha, quando chego a casa esta tarde, vejo que o GFS voltou a colocar um cenário bastante extremo, ao contrário do que modelava de manhã.

Além disso, ao olhar para os outros modelos, vi que o GEM e o UKMO colocaram na última run o cenário da depressão, deixando agora o ECMWF sozinho na sua previsão mais "soft". Apesar de , como já foi dito, não poder haver certezas devido ao tal "pequeno pormenor" que pode alterar tudo, a balança está a pender cada vez mais para que o GFS vem mostrando há dias, tornando-o favorito na "vitória" final no derby contra o ECMWF!

Agora, será que na run das 12z o ECMWF se irá dar por vencido, ou lutará até ao fim pela vitória? Às vezes, quem tanto luta, por vezes consegue vencer...

:huh:
Realmente há muito tempo que não via o Windguru com previsão baseada no modelo GFS prever ventos superior a 115 Km para o Algarve.

A tendencia deve ser para suavizar os modelos mas a recente saida é bastante preocupante...

No interior é perfeitamente razoável que neve a cotas médias ou mesmo baixas com a primeira precipitação antes da enxurrada de ar quente em altura, ou que ocorra chuva gelada (freezing rain) como sucedeu várias vezes no passado Inverno, passando depois a chuva. Mas no litoral sabemos que isso é altamente improvável com este padrão, no litoral só se for no pós frontal quando a depressão passar na Biscaia e o sector frio entra pela noroeste do país.

Mas ainda é prematura falar disto, pois não sabemos de que modo as coisas se vão processar, já foi mostrado com imagens que a depressão ser mais ou menos intensa, passar mais ou menos a sul, a oeste ou leste, tem enormes implicações quer na intensidade quer na localização do tal arrasto de ar quente para cima do frio.

Esta animação ajuda a perceber:

animp.gif

Esta run das 12 está muito mas mesmo muito perigosa para o Algarve. Atenção que o WIndguru para Faro coloca ventos com rajadas de 119 km/h, e todos sabemos que quando os modelos colocam 119km/h, as rajadas podem ser superiores a isso, de facto, esta run aumentou também a precipitação, a ondulação prevista é de 7 metros, neste momento, o cenário no Algarve é para acompanhar a situação, mas de run para run, tem vindo a aumentar e não a diminuir.

Sim. esta saída está bastante feia, não só para o Algarve. Em termos de vento é a mais radical até agora. As terras altas seria muito extremo nalgumas zonas, mas vamos acompanhando com calma, é apenas um cenário para já.

Vento aos 850hPa, sensivelmente 1150/1250m dados os baixos valores de geopotencial conforme a proximidade ao centro

20122087.gif

Esta run das 12 está muito mas mesmo muito perigosa para o Algarve. Atenção que o WIndguru para Faro coloca ventos com rajadas de 119 km/h, e todos sabemos que quando os modelos colocam 119km/h, as rajadas podem ser superiores a isso, de facto, esta run aumentou também a precipitação, a ondulação prevista é de 7 metros, neste momento, o cenário no Algarve é para acompanhar a situação, mas de run para run, tem vindo a aumentar e não a diminuir.

Se esse cenário vier a ocorrer, lá se vão mais umas casas na Ria Formosa.

Sim. esta saída está bastante feia, não só para o Algarve. Em termos de vento é a mais radical até agora. As terras altas seria muito extremo nalgumas zonas, mas vamos acompanhando com calma, é apenas um cenário para já.

Vento aos 850hPa, sensivelmente 1150/1250m dados os baixos valores de geopotencial conforme a proximidade ao centro

onde posso aceder a essas imagens?
obg

No interior é perfeitamente razoável que neve a cotas médias ou mesmo baixas com a primeira precipitação antes da enxurrada de ar quente em altura, ou que ocorra chuva gelada (freezing rain) como sucedeu várias vezes no passado Inverno, passando depois a chuva. Mas no litoral sabemos que isso é altamente improvável com este padrão, no litoral só se for no pós frontal.

]

Lembro-me do ano passado, ocorreu algo semelhante num dia de Dezembro em Castelo Branco. O frio estava instalado e aproximava-se uma frente com ar quente e humido, no entanto, permitiu que nevasse uns 2 min, passando a chuva gelada uns 10min, e por fim chuva com as temperaturas e a %HR a subir progressivamente!

Mas lá está, o frio já estava instalado e já eram 8h/9h da noite quando começou a precipitação.

Poderá ocorrer novamente o evento, mas mais propício às regiões do interior (baixa %HR) com algum frio instalado. Mas a cotas acima dos 600m, passando logo a chuva.

Finalmente há acordo entre os grandes modelos: ECMWF segue GFS!

Ganha forma a possibilidade de termos um forte temporal nos dias 29/30.

Eu não vejo é grande acordo quanto à quantidade de precipitação do evento deste fim-de-semana, no sul do país. O GFS coloca a precipitação até ao Alto Alentejo, o Hirlam põe tudo a passar ao lado, a sul do Algarve, rumo à Andaluzia e a Marrocos, e o ECMWF está algures entre o GFS e o Hirlam.

Na última década, os algarvios viram várias vezes a precipitação a passar ao lado, no mar, rumo ao Estreito de Gibraltar, esperemos que tal não se repita.

Eu não vejo é grande acordo quanto à quantidade de precipitação do evento deste fim-de-semana, no sul do país. O GFS coloca a precipitação até ao Alto Alentejo, o Hirlam põe tudo a passar ao lado, a sul do Algarve, rumo à Andaluzia e a Marrocos, e o ECMWF está algures entre o GFS e o Hirlam.

Na última década, os algarvios viram várias vezes a precipitação a passar ao lado, no mar, rumo ao Estreito de Gibraltar, esperemos que tal não se repita.

Não olhei para outputs de precipitação do ECMWF e do Hirlam... mas sinceramente parece-me que desta vez a chuva não vai fugir ao Algarve, e em quantidades bem consideráveis.

Pelo menos, o ECMWF já tem uma sinóptica bem mais semelhante aos outros modelos de maior escala, que dão muita chuva no Algarve.

SocioMeteo com entradas de depressões aqui em Viena de sudoeste, eu já tive -3ºC em plena tarde e chovia sem qualquer floco. Isto porque em altitude o ar estava bastante mais quente. E com ventos secos de nordeste e entradas polares já vi nevar com 5ºC (baixa humidade relativa).

A entrada que vocês vão ter é "oceânica",não é boa para neve, mesmo com frio já previamente instalado, pois o ar entrará quente em altitude.
É muito mais fácil nevar em Portugal (cotas baixas) se tivermos uma entrada polar, isto é precedente de norte, exactamente como está a acontecer agora no Reino Unido, e da mesma forma que ocorreu na última nevada no Porto e Braga em Janeiro de 2009. Nesse dia, as nuvens vinham do norte.

Em suma, nevar depende de:

1) temperatura à superfície
2) temperatura em altitude (associada ao tipo de "entrada" atmosférica)
3) humidade relativa (humidade baixa, possibilita neve a temperaturas ainda positivas)
4) presença de nuvens!

SocioMeteo, até podes ter -5ºC à superfície, que se não tiveres frio em altitude, não nevará.

Eu vajo a situação cada vez mais gravosa para todo o país, mas com principal incidencia no Algarve... Com ventos dessa ordem a Ria Formosa vai deixar de ser Formosa... Já para não falar de outras zonas do Algarve....

Outra questão que me lembrei agora.... Com uma baixa pressão desta ordem há grande possibilidade de nas horas de maré alta esta ser ainda mais alta... Havendo uma elevação das águas do Mar por baixa pressão e com a ajuda de ventos muito fortes e favorávais... O que pode levar a graves problemas nas Ilhas da Ria e em quase toda a linha costeira... Estou certo não estou???

Eu vajo a situação cada vez mais gravosa para todo o país, mas com principal incidencia no Algarve... Com ventos dessa ordem a Ria Formosa vai deixar de ser Formosa... Já para não falar de outras zonas do Algarve....

Outra questão que me lembrei agora.... Com uma baixa pressão desta ordem há grande possibilidade de nas horas de maré alta esta ser ainda mais alta... Havendo uma elevação das águas do Mar por baixa pressão e com a ajuda de ventos muito fortes e favorávais... O que pode levar a graves problemas nas Ilhas da Ria e em quase toda a linha costeira... Estou certo não estou???

Isso aconteceu na inglaterra , em que com as baixas pressoes o nivel do mar aumentou consideravelmente e alagou kms a dentro

Certo, é a chamada maré de tempestade. Um abaixamento de 30 hPa causa um aumento de aproximadamente 30 cm no nível do mar, acentuado pelo empilhamento de água junto à costa devido aos ventos muito fortes. A isto se junta a ondulação.

Só não acho a situação assim tão preocupante pois a maré não terá grande amplitude. Mesmo assim, há que ter muito cuidado, caso se concretize este cenário.

Estado
Fechado para novas mensagens.