Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2010

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Mário Barros 31 Out 2010 às 23:57.

Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.
  1. cova beira

cova beira
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    29 Dez 2008
    Local:
    Tortozendo
    alguém entendeu esta run do europeu parece meter precipitação de segunda para terça

se estava a ficar mau agora então é que fica pior a depressão ja nem existe no europeu

2. Rainy

Rainy
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    16 Jun 2010
    Local:
    Massamá
    Bem:mad:, por mim prefiro que chova mais do que esteja frio, já que precisamos de água no sul, e nas regiões que normalmente caí neve que caía;), mas aqui em Lix prefiro chuva a frio seco, a pensar que vem neve, já que aqui é quase impossivel no Porto talvez;).

3. David sf

David sf
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    8 Jan 2009
    Local:
    Oeiras / VN Poiares
    Surpreendente reviravolta. Se ontem todos apontavam para a ciclogénese atlântica, hoje todos os que já saíram rejeitaram essa mesma ciclogénese. Estamos exactamente como o ECM prévia na manhã de Quarta. Creio que a depressão passará pela costa sul algarvia, ou seja, mais a sul do que está a ser modelado pelo GFS. Neste momento metade dos ensembles do GFS não passam acima da iso 0 em Portel. É possível que saia a lotaria no Alentejo e Beiras, a norte da A6, e a sul do sistema Montejunto-Estrela, num evento parecido àquele que fechou o inverno anterior.
    Para o norte, só na terça feira, e por acção da outra depressão perto da Galiza.
    O GFS modelou nesta última saída uma onda de frio muito duradoura, com uma recarga no final da próxima semana. Outro possível evento a acompanhar.

4. godzila

godzila
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    2 Nov 2008
    Local:
    Barragem de santa luzia -600m
    esta agora é que não entendo
    o gfs aumenta o frio e diminui a precipitação
    mas como se ve no freemeteo é o contrario lol eu de manha tinha tempestade de neve com 10cm por coluna agora tenho saraiva ou neve:angry::angry:
    isto vai de mal a pior :unsure:

Collapse Signature Expandir Assinatura
  5. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Com estas saídas, mudámos de paradigma, na 2ªfeira a depressão vinda de sudoeste passa fraca a sul e a precipitação não chega às zonas frias mais a norte (nem o ar mais quente do sector quente na camada média da atmosfera que traria chuva pós neve). Talvez seja possível na Beira Baixa ou Alto Alentejo, não sei. Em contrapartida forma-se um pequeno centro depressionário a NW, pelo que para neve o padrão já é mais de uma típica entrada fria de noroeste, neste caso bastante fria mas pouco instável, cuja precipitação é sempre mais incerta e irregular, uns são mais e outros menos beneficiados neste tipo de sinóptica. Por outro lado as cotas a norte podem ser bastante baixas e sem alternância entre neve, chuva e neve.

6. irpsit

irpsit
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Inverness, Escocia
    E a depressão não tiver qualquer impacto, e continuar a entrada de ar polar a norte... hmmm.. e se entrasse a norte, uma daquelas manchas de precipitação, que já estão a causar nevões no Reino Unido e França?

Poderia ser neve no norte a cotas bem baixas

7. Norther

Norther
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    25 Nov 2010
    Local:
    Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela

Pois é, ja havia o perigo de passar muito a sul quanto mais desapareçer:(
    é uma tendência mas vamos esperar pelas próximas runs, tb ja modelou o inverso, a esta altura confio mais no GFS e nem ele modelou ao certo, vamos ver ;)

8. cova beira

cova beira
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    29 Dez 2008
    Local:
    Tortozendo
    estive agora a ver a previsão da aemet e com bastante certezas afirmavam que a depressão iria entrar mais ou menos como a run das 06 mostravam

9. Tiagofsky

Tiagofsky
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    29 Jan 2006
    Local:
    Porto
    Boas a todos!!!

Para quem teve a oportunidade de ver o boletim meteorológico da TVE, de certeza que ficou bastante elucidado do que se poderá vir a verificar nos próximos dias! Um grande aplauso para as explicações deste boletim!:thumbsup: Lá foi explicada a ascensão de N-S do centro de baixas pressões de domingo até terça feira, com o regresso da Polar para o fim do dia de 3ª..
    Enfim, botai olho nestes jovens porque eles sabem do que falam!eheh:p

Um abraço a todos!

P.S - I'm back!:D

http://www.rtve.es/mediateca/videos/20101126/este-sabado-se-esperan-heladas-mitad-norte-lluvias-andalucia/943021.shtml

#759 Tiagofsky, 26 Nov 2010 às 21:22
    Editado por um moderador: 21 Set 2014 às 03:58
  10. Meteo Trás-os-Montes

Meteo Trás-os-Montes
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    28 Jan 2007
    Local:
    Carcavelos /Chaves / Vilardevós - Galiza
    Nos mapas animados usados pela TVE a depressão entra por Lx mais ou menos, apontou como cota geral os 700m na meseta e advertiu que essa cota é precisamente a cota que pode trazer muitos problemas uma vez que é a cota da maior parte do território da meseta, com ventos do SUL ja instalados a cota para Terça é em geral de 1000m.:)

Em resposta ao Sr. que critica os "meteorologistas" amadores que vivem isto como uma verdadeira paixão, e que por vezes no "calor" da discussão escrevem disparates, vai uma resposta: Há profissionais e profissionais, em Portugal a única meteorologista capaz de fazer boa figura nos media é a Dr. Teresa Abrantes, mesmo com as condições parcas que a RTP lhe oferece consegue tornar aquele espaço menos sofrível, os restantes e com todo o respeito um estágio na TVE vinha a calhar!

Esta é apenas a minha opinião, tem o valor que lhe queiram dar.:)

11. Paulo H

Paulo H
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    2 Jan 2008
    Local:
    Castelo Branco 386m(489/366m)
    Ascenção N-S?! Eu não apanho a TVE desde que passou a digital, e não confio muito no que se escreve nos links espanhóis pois se forem como os portugueses, já são runs ultrapassadas!

Como o Vince disse, encontramo-nos num dilema, entre a entrada a norte ou a entrada demasiado a sul. Eu não quero acreditar no meu post agoirento de há 2 dias, em que portugal seria visto como um rectangulo sem nada.. Ou seja temos 2 caminhos:
    1. A sul passa uma depressão que até pode favorecer no arrefecimento com vento de leste principalmente sobre o centro e o norte.
    2. Posteriormente uma entrada de norte, que vai encontrar mais frio mas provavelmente mais seca.

Mas eu não acredito que haja um local de norte a sul de portugal continental onde não vá ocorrer precipitação entre 2a feira até 4a feira!

Não pode ser, era a trapalhada total, lembro que chegou a falar-se de ventos de 150km/h no algarve, ou até vi eu 90mm de precipitação em castelo branco durante a semana! Passar do 80 para o 8, não acredito!! :)

Por isso devemos ter paciência e aguardar por runs mais fiaveis! Uma coisa é certa, trata-se de um evento que se revela muito difícil de modelar, e já tivemos imensas opiniões, que já deram tudo e também em nada! É aguardar por mais dados.. :)

12. cova beira

cova beira
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    29 Dez 2008
    Local:
    Tortozendo
  13. lismen

lismen
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    19 Abr 2008
    Local:
    Lisboa
    Desculpem a minha ignorancia sera que pode ocorrer mais para a zona de leiria e lisboa alguma agua neve ou e so defeito do modelo :p

Desde ja um obrigado

14. Aristocrata

Aristocrata
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    28 Dez 2008
    Local:
    Paços de Ferreira, 292 mts
    Boa noite.

Radical...a mudança tem sido radical entre o tudo e o nada. E o povo adora estas incertezas pois elas são um condimento para a alma - mesmo que digam o contrário, senão isto era mesmo uma chatice.

Eu não acredito que dum extremo se passe para o outro, pelo que tenho visto haverá razões para todos ficarem contentes. Os modelos não retiraram completamente a precipitação de norte a sul. Vários dos modelos continuam a prever uma entrada depressionária pela zona centro do país e depois outra pelo zona norte da península. Nenhuma delas com características extremas, mas cada uma delas capaz de trazer precipitação ao luso rectângulo. E com capacidade de proporcionar episódios ocasionais de neve a cotas relativamente baixas ou médias.
    O frio começa a estar instalado em certas zonas do norte e centro e interior sul (menos aqui mas algum frio existe...). Neste momento a cerca de 25\30 km em linha recta do mar estou com 1,3ºc e há zonas por aqui potencialmente já nos negativos...Pode ser bom este frio no caso de se manterem as condições de alguma precipitação nos próximos tempos.

O modelo usado pela USAF (do wetteronline) mostra que podemos ter uma entrada interessante pelo noroeste entre dia 29 e dia 30 - a quantidade de precipitação é uma incógnita mas há potencial para nevar a cotas relativamente baixas...resta que se mantenha esta situação e depois fazer "now casting";)
    Olhando para a carta vemos um centro depressionário nos Balcãs que arrasta ar frio continental para oeste; este ar frio vai sendo também empurrado para oeste pelo anticiclone a norte da Europa; em seguida este ar frio irá ser puxado pela depressão no topo noroeste da península ibérica para o oceano atlântico até entrar no seu bordo noroeste e entrar na península pela Galiza e norte do continente. Falta saber de o ar frio continental fará um trajecto longo sobre o mar (que o aquecerá) e que quantidade de precipitação teremos. está lançada a carta para possamos sonhar aqui no noroeste...:rolleyes:

15. Tiagofsky

Tiagofsky
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    29 Jan 2006
    Local:
    Porto
    Boas Paulo!

Ascensão S-N! :D:rolleyes:

Estado do Tópico: