Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
alguém entendeu esta run do europeu parece meter precipitação de segunda para terça

se estava a ficar mau agora então é que fica pior a depressão ja nem existe no europeu
 


Rainy

Nimbostratus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
506
Local
Massamá
Bem:mad:, por mim prefiro que chova mais do que esteja frio, já que precisamos de água no sul, e nas regiões que normalmente caí neve que caía;), mas aqui em Lix prefiro chuva a frio seco, a pensar que vem neve, já que aqui é quase impossivel no Porto talvez;).
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Surpreendente reviravolta. Se ontem todos apontavam para a ciclogénese atlântica, hoje todos os que já saíram rejeitaram essa mesma ciclogénese. Estamos exactamente como o ECM prévia na manhã de Quarta. Creio que a depressão passará pela costa sul algarvia, ou seja, mais a sul do que está a ser modelado pelo GFS. Neste momento metade dos ensembles do GFS não passam acima da iso 0 em Portel. É possível que saia a lotaria no Alentejo e Beiras, a norte da A6, e a sul do sistema Montejunto-Estrela, num evento parecido àquele que fechou o inverno anterior.
Para o norte, só na terça feira, e por acção da outra depressão perto da Galiza.
O GFS modelou nesta última saída uma onda de frio muito duradoura, com uma recarga no final da próxima semana. Outro possível evento a acompanhar.
 

godzila

Nimbostratus
Registo
2 Nov 2008
Mensagens
540
Local
Barragem de santa luzia -600m
esta agora é que não entendo
capturar0.jpg

o gfs aumenta o frio e diminui a precipitação
mas como se ve no freemeteo é o contrario lol eu de manha tinha tempestade de neve com 10cm por coluna agora tenho saraiva ou neve:angry::angry:
isto vai de mal a pior :unsure:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
esta agora é que não entendo

Com estas saídas, mudámos de paradigma, na 2ªfeira a depressão vinda de sudoeste passa fraca a sul e a precipitação não chega às zonas frias mais a norte (nem o ar mais quente do sector quente na camada média da atmosfera que traria chuva pós neve). Talvez seja possível na Beira Baixa ou Alto Alentejo, não sei. Em contrapartida forma-se um pequeno centro depressionário a NW, pelo que para neve o padrão já é mais de uma típica entrada fria de noroeste, neste caso bastante fria mas pouco instável, cuja precipitação é sempre mais incerta e irregular, uns são mais e outros menos beneficiados neste tipo de sinóptica. Por outro lado as cotas a norte podem ser bastante baixas e sem alternância entre neve, chuva e neve.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
E a depressão não tiver qualquer impacto, e continuar a entrada de ar polar a norte... hmmm.. e se entrasse a norte, uma daquelas manchas de precipitação, que já estão a causar nevões no Reino Unido e França?

Poderia ser neve no norte a cotas bem baixas
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,005
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
alguém entendeu esta run do europeu parece meter precipitação de segunda para terça

se estava a ficar mau agora então é que fica pior a depressão ja nem existe no europeu


Pois é, ja havia o perigo de passar muito a sul quanto mais desapareçer:(
é uma tendência mas vamos esperar pelas próximas runs, tb ja modelou o inverso, a esta altura confio mais no GFS e nem ele modelou ao certo, vamos ver ;)
 

Tiagofsky

Nimbostratus
Registo
29 Jan 2006
Mensagens
629
Local
Porto
Boas a todos!!!

Para quem teve a oportunidade de ver o boletim meteorológico da TVE, de certeza que ficou bastante elucidado do que se poderá vir a verificar nos próximos dias! Um grande aplauso para as explicações deste boletim!:thumbsup: Lá foi explicada a ascensão de N-S do centro de baixas pressões de domingo até terça feira, com o regresso da Polar para o fim do dia de 3ª..
Enfim, botai olho nestes jovens porque eles sabem do que falam!eheh:p

Um abraço a todos!

P.S - I'm back!:D




http://www.rtve.es/mediateca/videos/20101126/este-sabado-se-esperan-heladas-mitad-norte-lluvias-andalucia/943021.shtml
 
Editado por um moderador:
M

Membro excluído 274

Nos mapas animados usados pela TVE a depressão entra por Lx mais ou menos, apontou como cota geral os 700m na meseta e advertiu que essa cota é precisamente a cota que pode trazer muitos problemas uma vez que é a cota da maior parte do território da meseta, com ventos do SUL ja instalados a cota para Terça é em geral de 1000m.:)

Em resposta ao Sr. que critica os "meteorologistas" amadores que vivem isto como uma verdadeira paixão, e que por vezes no "calor" da discussão escrevem disparates, vai uma resposta: Há profissionais e profissionais, em Portugal a única meteorologista capaz de fazer boa figura nos media é a Dr. Teresa Abrantes, mesmo com as condições parcas que a RTP lhe oferece consegue tornar aquele espaço menos sofrível, os restantes e com todo o respeito um estágio na TVE vinha a calhar!

Esta é apenas a minha opinião, tem o valor que lhe queiram dar.:)
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Ascenção N-S?! Eu não apanho a TVE desde que passou a digital, e não confio muito no que se escreve nos links espanhóis pois se forem como os portugueses, já são runs ultrapassadas!

Como o Vince disse, encontramo-nos num dilema, entre a entrada a norte ou a entrada demasiado a sul. Eu não quero acreditar no meu post agoirento de há 2 dias, em que portugal seria visto como um rectangulo sem nada.. Ou seja temos 2 caminhos:
1. A sul passa uma depressão que até pode favorecer no arrefecimento com vento de leste principalmente sobre o centro e o norte.
2. Posteriormente uma entrada de norte, que vai encontrar mais frio mas provavelmente mais seca.

Mas eu não acredito que haja um local de norte a sul de portugal continental onde não vá ocorrer precipitação entre 2a feira até 4a feira!

Não pode ser, era a trapalhada total, lembro que chegou a falar-se de ventos de 150km/h no algarve, ou até vi eu 90mm de precipitação em castelo branco durante a semana! Passar do 80 para o 8, não acredito!! :)

Por isso devemos ter paciência e aguardar por runs mais fiaveis! Uma coisa é certa, trata-se de um evento que se revela muito difícil de modelar, e já tivemos imensas opiniões, que já deram tudo e também em nada! É aguardar por mais dados.. :)
 

lismen

Cirrus
Registo
19 Abr 2008
Mensagens
88
Local
Lisboa
Desculpem a minha ignorancia sera que pode ocorrer mais para a zona de leiria e lisboa alguma agua neve ou e so defeito do modelo :p

gfs-2-90.png


Desde ja um obrigado
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,933
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite.

Radical...a mudança tem sido radical entre o tudo e o nada. E o povo adora estas incertezas pois elas são um condimento para a alma - mesmo que digam o contrário, senão isto era mesmo uma chatice.

Eu não acredito que dum extremo se passe para o outro, pelo que tenho visto haverá razões para todos ficarem contentes. Os modelos não retiraram completamente a precipitação de norte a sul. Vários dos modelos continuam a prever uma entrada depressionária pela zona centro do país e depois outra pelo zona norte da península. Nenhuma delas com características extremas, mas cada uma delas capaz de trazer precipitação ao luso rectângulo. E com capacidade de proporcionar episódios ocasionais de neve a cotas relativamente baixas ou médias.
O frio começa a estar instalado em certas zonas do norte e centro e interior sul (menos aqui mas algum frio existe...). Neste momento a cerca de 25\30 km em linha recta do mar estou com 1,3ºc e há zonas por aqui potencialmente já nos negativos...Pode ser bom este frio no caso de se manterem as condições de alguma precipitação nos próximos tempos.

O modelo usado pela USAF (do wetteronline) mostra que podemos ter uma entrada interessante pelo noroeste entre dia 29 e dia 30 - a quantidade de precipitação é uma incógnita mas há potencial para nevar a cotas relativamente baixas...resta que se mantenha esta situação e depois fazer "now casting";)
Olhando para a carta vemos um centro depressionário nos Balcãs que arrasta ar frio continental para oeste; este ar frio vai sendo também empurrado para oeste pelo anticiclone a norte da Europa; em seguida este ar frio irá ser puxado pela depressão no topo noroeste da península ibérica para o oceano atlântico até entrar no seu bordo noroeste e entrar na península pela Galiza e norte do continente. Falta saber de o ar frio continental fará um trajecto longo sobre o mar (que o aquecerá) e que quantidade de precipitação teremos. está lançada a carta para possamos sonhar aqui no noroeste...:rolleyes:

semb96.gif
 

Tiagofsky

Nimbostratus
Registo
29 Jan 2006
Mensagens
629
Local
Porto
Ascenção N-S?! Eu não apanho a TVE desde que passou a digital, e não confio muito no que se escreve nos links espanhóis pois se forem como os portugueses, já são runs ultrapassadas!

Como o Vince disse, encontramo-nos num dilema, entre a entrada a norte ou a entrada demasiado a sul. Eu não quero acreditar no meu post agoirento de há 2 dias, em que portugal seria visto como um rectangulo sem nada.. Ou seja temos 2 caminhos:
1. A sul passa uma depressão que até pode favorecer no arrefecimento com vento de leste principalmente sobre o centro e o norte.
2. Posteriormente uma entrada de norte, que vai encontrar mais frio mas provavelmente mais seca.

Mas eu não acredito que haja um local de norte a sul de portugal continental onde não vá ocorrer precipitação entre 2a feira até 4a feira!

Não pode ser, era a trapalhada total, lembro que chegou a falar-se de ventos de 150km/h no algarve, ou até vi eu 90mm de precipitação em castelo branco durante a semana! Passar do 80 para o 8, não acredito!! :)

Por isso devemos ter paciência e aguardar por runs mais fiaveis! Uma coisa é certa, trata-se de um evento que se revela muito difícil de modelar, e já tivemos imensas opiniões, que já deram tudo e também em nada! É aguardar por mais dados.. :)

Boas Paulo!

Ascensão S-N! :D:rolleyes:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.