Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Continuação de tempo frio com céu em geral muito nublado,
apresentando-se pouco nublado na região Norte.
Períodos de chuva na região Sul, por vezes forte até final
da manhã no Algarve, estendendo-se gradualmente à região Centro
onde será fraca.
Queda de neve acima dos 800/1000 metros nas regiões do Centro e Sul.
Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante leste, soprando
temporariamente forte (35 a 45 km/h) no Algarve até final da manhã.
Nas terras altas das regiões Centro e Sul, o vento soprará
temporariamente forte (35 a 50 km/h) de leste.
Pequena subida da temperatura mínima na região Sul.
Formação de geada nas regiões do interior Norte e Centro.

Fonte IM

Só o algarve é que vai ter chuva forte.
 


Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Já para amanhã a AEMET coloca bastante alta a probabilidade de precipitação no extremo norte..., Agora mesmo o céu está a ficar cada vez mais nublado e o nevoeiro nos vales e terras baixas ja se dissipou...

É mesmo a última esperança de amanhã ter alguma surpresa aqui por Bragança, estão a chegar nuvens vindas de noroeste, já que de sudoeste está muito incerto...
 
M

Membro excluído 274

É mesmo a última esperança de amanhã ter alguma surpresa aqui por Bragança, estão a chegar nuvens vindas de noroeste, já que de sudoeste está muito incerto...

A probabilidade está lá, a infometeo fala em nevadas no interior da Galiza para esta noite... A previsão para o concelho vizinho de Vilardevos também a coloca mas creio que as maiores chances estarão em Montalegre...

t6r0w9.png


Há que estar atentos ao satétite e ao radar de A Coruña.:)
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
E será que um evento destes não terá direito a seguimento especial? :thumbsup:

Com a actual divisão dos tópicos por regiões do país no seguimento, só será criado um tópico especial para imagens e vídeos se assim se justificar, isto é, se surgir material pelos vários tópicos.
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
tudo na mesma nesta saída nem amanha se vai saber até onde a precipitação vai, melhora muito a depressão a oeste e na madrugada de terça começam todos os modelos a meter precipitação a cova da beira está no limite para segunda de manhã

coamps-0-66.png
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,208
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Está a sair a run das 12h do GFS e parece-me um pouco desfasada no que diz respeito à precipitação.
Para as 15h de hoje continuava a prever precipitação algo moderada para a região sul, enquanto que aquilo que se está a registar é precipitação fraca no Sotavento Algarvio. Além disso, ainda não previa aguaceiros na costa oeste, quando pelas imagens de satélite, parece que já estão a ocorrer.

gfspiprec003.png


62587773.jpg
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Análise
(baseado nas saídas de modelos das 00z)

analise.gif


Na Gronelândia um anticiclone em bloqueio
Do polo continua a progredir para sul nova massa de ar bastante fria
A Oeste dos Açores desenvolve-se uma depressão


Temperatura aos 500hPa (previsão até 4ªf)

t500.gif



Domingo
A depressão do Atlântico ao passar na zona da Madeira poderá trazer instabilidade a este arquipélago, situação a acompanhar dado os elevados montantes de precipitação que já lá caíram nestes dias.


Segunda-feira

Na 2ªfeira parece já consensual que a depressão vinda dos Açores passará bastante enfraquecida no Algarve. O remanescente desta depressão esteve nos modelos durante vários dias envolvida numa ciclogénese intensa ou explosiva ao interagir com uma perturbação em altura na extremidade do longo cavado de ar frio polar. Esse cenário parece estar definitivamente posto de parte, pois já nem nos ensembles aparece.


Comparativo ECMWF e GFS a 48 horas
Depressão fraca que passará a sul do algarve

compt.gif



Sendo assim, temos na 2ªfeira o dilema geográfico da neve, de uma depressão a sul com alguma precipitação que provavelmente apenas chegará ao terço sul, e bastante frio na metade norte. A hipótese de neve estará assim restrita à zona de fronteira entre uma coisa e outra, dependendo da precipitação chegar lá ou não, talvez a Beira baixa veja neve aos 600/700m. No GFS está mais simpático com a precipitação a abranger essa zona, no ECM mais pessimista.



Terça e Quarta-feira

Na 3ª e 4ªfeira temos bastante frio na atmosfera, sobretudo na metade norte do país, a grande dúvida é saber que instabilidade haverá que possa gerar precipitação. Os modelos formam um modesto centro depressionário que não geraria grandes forçamentos, o CAPE no mar é relativamente modesto, melhor no GFS que no ECMWF. Esta fase ainda está um pouco incerta.

modd.gif


Nestes dia estaremos provavelmente dependentes de se gerarem ou não algumas células no mar e das incursões das mesmas para o interior. Estou em crer que os modelos estão a subestimar um pouco tamanho gradiente térmico dado pelos -30ºC aos 500hPa e os 15ºC do mar, e penso que haverá mais instabilidade e precipitação do que eles mostram, e penso que a haver células razoáveis poderíamos ver pelo menos no terço norte neve a cotas entre os 200/300 (no interior) e 400/500 metros (faixa mais litoral). E com algum aguaceiro mais potente, quem sabe alguma surpresa a cotas ainda menores.

Finalmente o Puzzle começa a ganhar forma...:)
Pelo que percebi a maior possibiidade de vermos precipitação ( em forma de neve ou não ) aqui no Norte será Terça ou Quarta, sendo que Segunda essa precipitação andará sempre a Sul do Tejo?
Mesmo que haja precipitação na Terça ou Quarta será sempre fraca ou exporádica, mas essa possibilidade existe e com neve a cotas que podem ser abaixo dos 500 mts ( mais ou menos a altitude do monte do Sameiro e Santa Marta cá em Braga) ?
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
O principal já está aqui muito bem resumido, queria apenas chamar atenção para alguns detalhes, que podem ou não ser relevantes:

- Esta noite e amanhã, além da chuva a Sul associada à depressão, há alguma precipitação vestigial nos modelos no litoral especialmente Norte. Pouco fortes e bastante isolados, mas a ocorrerem, podiam dar cotas moderadas. Mas pouco prováveis.

- A chuva associada à depressão aparece no ECMWF mais resistente até Norte, há que notar isso, e caso fosse verdade, o Nordeste poderia ter neve realmente a cotas médias-baixas. Vamos ver como resiste ao desgaste do frio a zona frontal.

- Já foi referido 3ª/4ª, mas 5ª ainda está mais frio instalado, e é fantástica a bolsa aos 500hPa. Ainda é hipotético, está longe, mas a confirmar daria realmente aguaceiros com cotas muito baixas até perto do litoral. Há 2 anos, caiu água-neve em Lisboa com isos mais altas. Mas era Janeiro já. E calma, estamos, dada tanta incerteza recente, a falar a muitas horas, no domínio quase da "fantasia".
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
e não é que a 48 horas a depressão desapareceu mesmo mais de uma semana de acompanhamento para dar nisto é a depressão mais estranha que já vi chuvas fortes na madeira e depois desaparece

ECM1-48.GIF
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
e não é que a 48 horas a depressão desapareceu mesmo mais de uma semana de acompanhamento para dar nisto é a depressão mais estranha que já vi chuvas fortes na madeira e depois desaparece


Não é assim tão estranho, ontem já se começava mesmo sem ver previsões, a pôr essa hipótese, ao ver o desgaste incrível causado à depressão que estava a SW. :)

Claro que os modelos como normal em choque de massas de ar quente e frias muito intenso, modelam grandes ciclogéneses. Quando é sobre o mar é certinho. E até será isso que criará talvez algumas pequenas baixas a Oeste de Portugal, que poderão dar aguaceiros ao longo da próxima semana, quando o frio já está espalhado bem além do nosso território mais para Oeste.

Agora está limitado a Norte e a sobre a península, e aí viu-se bem o efeito quase de "parede" que exerce sobre massas húmidas. Já desde o ano passado, que foi um bom exemplo, se nota bem que os modelos sobrestimam a "invasão" de ar marítimo em situações de frio bem instalado!
 
Estado
Fechado para novas mensagens.