Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
Não é assim tão estranho, ontem já se começava mesmo sem ver previsões, a pôr essa hipótese, ao ver o desgaste incrível causado à depressão que estava a SW. :)

Claro que os modelos como normal em choque de massas de ar quente e frias muito intenso, modelam grandes ciclogéneses. Quando é sobre o mar é certinho. E até será isso que criará talvez algumas pequenas baixas a Oeste de Portugal, que poderão dar aguaceiros ao longo da próxima semana, quando o frio já está espalhado bem além do nosso território mais para Oeste.

Agora está limitado a Norte e a sobre a península, e aí viu-se bem o efeito quase de "parede" que exerce sobre massas húmidas. Já desde o ano passado, que foi um bom exemplo, se nota bem que os modelos sobrestimam a "invasão" de ar marítimo em situações de frio bem instalado!

o gfs está praticamente sozinho o europeu está a antecipar-se a todos os modelos e acabam todos por segui-lo para terça é impossivel fazer uma previsão vai ser uma lotaria
 


Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,833
Local
VALONGO
"deus ma libre" so me apetece chorar ao ver os modelos!
a minha viagem de amanha na esperança de ver neve esfumou-se completamente!!
paciencia vou a bragança ou a vila real comer uma posta á mirandesa!

ja agora alguem recomenda algum restaurante! :D
 

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
"deus ma libre" so me apetece chorar ao ver os modelos!
a minha viagem de amanha na esperança de ver neve esfumou-se completamente!!
paciencia vou a bragança ou a vila real comer uma posta á mirandesa!

ja agora alguem recomenda algum restaurante! :D

Vai ao "Tulipa" no centro.... a posta mirandesa é uma delícia...:D
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Talvez a corrente de jacto não tenha aparecido com a força no sítio certo à hora certa..

Já não digo nada, embora o GFS seja melhor modelo no curto prazo.. Mas até parece que estou a ver: nebulosidade ao longo de toda a faixa litoral com algumas incursões (lotaria) para uma pequena faixa interior. Existe frio, mas se fosse em Janeiro..

Vamos ver o que acontece 3a e 4a feira. Isto quando se começa a atrasar as coisas por dias, "mala suerte"! Os espanhóis é que costumam ter sempre sorte..
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
"deus ma libre" so me apetece chorar ao ver os modelos!
a minha viagem de amanha na esperança de ver neve esfumou-se completamente!!
paciencia vou a bragança ou a vila real comer uma posta á mirandesa!

ja agora alguem recomenda algum restaurante! :D

Se quiser vir a Viseu dou-lhe já uma mão cheia dos bons...:D

-------------------------------
Previsão de SnowForecast para o período 36-48h, com muita neve nas serra da Estrela, Caramulo, Montemuro e Lousã essencialmente.
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,833
Local
VALONGO
:D obrigado! acho que vou a bragança! ;)

ja agora aproveito para dizer que realmete ha uma pequena probabilidade de ocorrer precipitaçao no litoral norte entre as 6 da manha e as 12 horas a ver vamos!;)
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
e não é que a 48 horas a depressão desapareceu mesmo mais de uma semana de acompanhamento para dar nisto é a depressão mais estranha que já vi chuvas fortes na madeira e depois desaparece

Boa noite,

mas a madeira esta com alerta laranja para a percipitação forte a muito forte!!!:(

as previsoes alteraram-se?
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Este evento não passa de uns chuviscos e nada mais, a única coisa que tem é frio nada mais. Enfim, depois de uma semana onde os modelos foram sempre generosos para o Algarve, chega-se a sábado e pufff uns meros chuviscos e nada mais. Chuva em abundância é em Cádiz, Gibraltar e toda a costa oeste de Marrocos. Já chove mais no deserto que no Algarve, melhores dias virão será que virão claro que não, agora é só para a próximo domingo segundo o GFS, chega a 6ª feira dizem que é para o Natal e é sempre adiar. Nem com um furacão categoria 5 chovia no Algarve que chegava o dia e ele desaparecia. :lol::lmao::D Normalmente, as depressões da Madeira originavam precipitação no dia seguinte no Algarve, esta década é tudo a passar ao lado.
 

DRC

Nimbostratus
Registo
15 Set 2008
Mensagens
1,743
Local
Póvoa de Santa Iria
Se quiser vir a Viseu dou-lhe já uma mão cheia dos bons...:D

-------------------------------
Previsão de SnowForecast para o período 36-48h, com muita neve nas serra da Estrela, Caramulo, Montemuro e Lousã essencialmente.

A salientar que se essas previsões se concretizarem o concelho do Sabugal ficará pintado de branco.
 

Snow

Cumulus
Registo
25 Jan 2006
Mensagens
364
Local
Mouriscas - Abrantes
e que tal criar o tópico de desilusões. tantas lamechices. O tempo é como é, não a podemos comandar. Se não faz frio, é porque não faz, se não chove é porque não chove, se não neva é porque...
Temos um evento inesperado a porta nesta altura do ano e estamos sempre a queixarmo-nos, típico dos Portugueses. Vamos esperar pela evolução dos modelos, nada ainda está definido.

E além disso eu vejo :cold: e :rain:

A partir de amanhã olhos no radar.

Boa sorte a todos, quer pela :rain:, quer pela neve.
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
A salientar que se essas previsões se concretizarem o concelho do Sabugal ficará pintado de branco.

Sim, e com uma boa camada, mas se reparar, quem levaria com mais elemento branco seriam as zonas da serra da Lousa e em especial nas encostas a Sul da dita serra...

De salientar que o Caramulo apesar da sua modesta altitude de 1071m, também levaria uma boa pintadela... :D
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Este evento não passa de uns chuviscos e nada mais, a única coisa que tem é frio nada mais. Enfim, depois de uma semana onde os modelos foram sempre generosos para o Algarve, chega-se a sábado e pufff uns meros chuviscos e nada mais. Chuva em abundância é em Cádiz, Gibraltar e toda a costa oeste de Marrocos. Já chove mais no deserto que no Algarve, melhores dias virão será que virão claro que não, agora é só para a próximo domingo segundo o GFS, chega a 6ª feira dizem que é para o Natal e é sempre adiar. Nem com um furacão categoria 5 chovia no Algarve que chegava o dia e ele desaparecia. :lol::lmao::D Normalmente, as depressões da Madeira originavam precipitação no dia seguinte no Algarve, esta década é tudo a passar ao lado.

Eu recordo-me vagamente dos anos hidrológicos 1995/1996, 1996/1997 e 1997/1998, houve uns bons temporais vindos da Madeira, mas de facto esta década passou-nos tudo ao lado, mesmo no ano passado fugiu muita coisa para a Andaluzia, e eles nem têm médias anuais muito diferentes do Algarve.
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,007
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
e que tal criar o tópico de desilusões. tantas lamechices. O tempo é como é, não a podemos comandar. Se não faz frio, é porque não faz, se não chove é porque não chove, se não neva é porque...
Temos um evento inesperado a porta nesta altura do ano e estamos sempre a queixarmo-nos, típico dos Portugueses. Vamos esperar pela evolução dos modelos, nada ainda está definido.

E além disso eu vejo :cold: e :rain:

A partir de amanhã olhos no radar.

Boa sorte a todos, quer pela :rain:, quer pela neve.


É verdade o que o snow diz, tenham calma e sigam comentando os modelos, ainda não saiu uma sequência de runs consistentes, vamos aguardar pelas próximas saídas :)
 

Kispo

Cumulus
Registo
17 Ago 2008
Mensagens
189
Local
Monte Abraão, Queluz (195m)
Pequeno off-topic para fazer a crítica ao artigo.

Achei interessante mas detestei o estilo; por um lado, sendo um leigo e não contendo o artigo nenhuma informação científica, apenas as "conclusões" do tal grupo, fico extremamente céptico quanto a afirmações do tipo "clima global mais frio durante os próximos 100 anos". Por outro lado, e isto pode ser bastante pedante, acho que um texto com tanta densidade de sublinhados, negritos, itálicos e frases a vermelho parece um panfleto ou um artigo de revista sensacionalista.

Já estou habituado a ouvir falar dos ciclos solares de 11 anos mas uma afirmação categórica sobre os próximos 100 anos parece-me um exagero nada científico. Se, de facto, têm dados que apoiem essas afirmações, divulguem-nos e não remetam para "informação extra" que será disponibilizada a quem subscrever (ou seja, pagar!!) - parece-me uma estratégia de seita religiosa. Quem está disposto a pagar certamente estará mais predisposto em acreditar em qualquer chorrilho de patranhas vestida com verborreia científica. Que é do que suponho que se trata, mantendo o meu cepticismo até me convencerem do contrário (de graça). Em ciência o ónus da prova está sempre do lado de quem propõe.

Concordo que tb devia ser disponibilizado de graça, mas e de onde vem o dinheiro para aprefeiçoar/melhorar a técnica?
Os factos traduzem-se nos acertos das previsões. Isso para mim é o que interessa e nao se está alguma coisa publicada no artigo x ou y! Até agora têm acertado bastante nas previsões (elevada percentagem de sucesso) ao contrário dos métodos computacionais tradicionais.

Desculpem o off-topic mas tinha de responder ao off-topic
 
Estado
Fechado para novas mensagens.