Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.
E na sequência das últimas saídas, a das 12 do GFS dá um corte ainda mais drástico no frio!
O esperado! :lol:

Também assim, dentro das falhas e às vezes algum "medo" que são verdade em algumas previsões do IM, há que saber também dar valor e entender um certo "conservadorismo" nas previsões a 3 dias ou mais.
;)
 
Não foi só no frio, na precipitação também levou um pequeno corte:(, e a pressão já não é tão baixa para cá, o que vai se destacar neste evento é o vento que vai ser forte, mas ainda falta algum tempo, e as coisas ainda podem mudar.
 
Já me parece muito difícil mudar! a depressão entra pela franca é já quase certo e de uma possivel tempestade que poderia ser daquelas dignas de entrar no livro da historia caso ficasse a oeste da Galiza ou acima deste! Se transforma num dia quase banal para a época do ano em que nos encontramos, assim sendo pouco frio é certo que algum tendo em conta o tempo ameno destes dias mas nada de especial, a chuva será pouca e o vento nada de especial ou seja nada do que não tivéssemos já visto nos dois últimos eventos até poderá ser inferior no Litoral mas talvez mais forte nas terras altas do interior Norte e Centro, em relação a esses últimos dois eventos por cá...venha a próxima que esta não deverá deixar saudades por Portugal
 
Boas,

Penso que apesar de tudo não será algo de "deitar fora", iremos ter bastante vento e alguma chuva que poderá ser forte localmente em especial no Norte à passagem da frente..no pós frontal poderemos ter alguns aguaceiros significativos e quiçá alguma trovoada...e atenção ao mar que deverá tambem agravar o seu estado... claro que tudo isto é mais provável quanto mais a Norte...o Sul nomeadamente o Algarve só deverá ver alguns chuviscos... mas aguardemos pela evolução...:thumbsup:

Previsão actual do IM:

Previsão para 2ª Feira, 8 de Novembro de 2010

Céu muito nublado.
Chuva, por vezes forte nas regiões Norte e Centro, passando
gradualmente a regime de aguaceiros que serão de neve acima dos
1200/1400 metros.
Vento moderado a forte (20 a 45 km/h) de oeste, rodando para
noroeste, com rajadas da ordem dos 70 km/h no litoral.
Nas terras altas, vento será forte a muito forte (50 a 65 km/h)
com rajadas da ordem dos 90 km/h.


METEOROLOGISTAS: Idália Mendonça/Patrícia Gomes.

Actualizado a 5 de Novembro de 2010 às 5:31 UTC

http://www.meteo.pt/pt/otempo/previsaodescritiva/
 
Pela ultima saída do GFS deduzo que a cota de neve subirá ligeiramente, acima de 1700 metros... vamos ver... a precipitação também reduziu um pouco.
 
Olhando á ultima saída do ECM não se vê nada de novo no horizonte no que ás regiões do sul diz respeito !!
Aguardando por saidas mais promissoras ..... do ECM, dado que ainda parece que vai existir mais um round do Verão de S. Martinho porque depois de 3/4ª os termómetros voltam subir acima dos 20ºC !!
 
Penso que apesar de tudo não será algo de "deitar fora", iremos ter bastante vento e alguma chuva que poderá ser forte localmente em especial no Norte à passagem da frente..

Concordo, acho que não é de se "deitar fora", quem se entusiasma demasiado antes do tempo é que depois fica frustrado e diz que não presta. O GFS dá vento muito forte nas terras altas do norte e centro, com rajadas de 120/130kmh aos 1300 metros. O windguru continua a dar ondulação bastante forte, na ordem dos 7/9 metros na costa ocidental. Não é nenhuma "perfect storm", mas sempre é melhor que anticiclone.
 
Boas

O GFS coloca a depressao entre a P iberica e a frança na madrugada de domingo para segunda e deloca a depressao para dentro da P Iberica na terça e quanta feira e vai enfraquecer no mar mediterraneo, tenho estado a seguir neste modelo desde o prencipio da semana e poucas alterações teve desde então



gfs2.gif


gfs3.gif



sendo assim o gfs preve chuva ja para a madrugada de domingo para segunda, o vento que sera forte. e vai prolongar-se ate terça feira.

sou novato nesta coisa de previsões mas corrijam se tiver errado ;) :thumbsup:
 
Concordo, acho que não é de se "deitar fora", quem se entusiasma demasiado antes do tempo é que depois fica frustrado e diz que não presta.

O pessoal anda habituado a caviar nos últimos tempos e agora desdenha uma boa vitela:D.

Para mim a grande novidade irá ser a chegada de algum frio mais a sério, um aperitivo para o Inverno:)
 
Concordo, acho que não é de se "deitar fora", quem se entusiasma demasiado antes do tempo é que depois fica frustrado e diz que não presta. O GFS dá vento muito forte nas terras altas do norte e centro, com rajadas de 120/130kmh aos 1300 metros. O windguru continua a dar ondulação bastante forte, na ordem dos 7/9 metros na costa ocidental. Não é nenhuma "perfect storm", mas sempre é melhor que anticiclone.

Boa noite Vince,

De facto a ondulação vai ser seguramente alta (no canal TV de meteorologia francês que recebo via satélite: "La Chaîne Météo") falam mesmo de possível alerta vermelho para riscos costeiros em Portugal com ondulação na ordem dos 12m :surprise:

Quanto ao vento vai ser forte no Litoral oeste e a precipitação generosa.

Com este tempo "verão S.Martinho" que não é apropriado ao Outono, deveríamos todos apreciar um pouco estas pequenas prendas da natureza!!!
Sem obviamente desejar danos físicos ou materiais....

Cmps. :thumbsup:
 
Essa imagem do modelo NOAA WAVEWATCH III já é duma run desactualizada, das 00z de ontem, entretanto ao longo do dia baixou, daí ter falado em ondas de 7/9 metros há bocado ;)
 
Essa imagem do modelo NOAA WAVEWATCH III já é duma run desactualizada, das 00z de ontem, entretanto ao longo do dia baixou, daí ter falado em ondas de 7/9 metros há bocado ;)

Sim, é verdade. Durante o dia, as runs foram deslocando ligeiramente a depressão mais para Este, para zonas continentais, o que diminuiu o 'fetch', ou seja, a área de acção dos ventos que geram a ondulação. No início do dia, apontava-se para cerca de 11m, na última run (18z) mostra cerca de 10m, ou seja, diminuiu cerca de 1m ao longo do dia nas previsões. Ainda não desceu até aos 7/9m que falas, mas é bastante provável que termine dentro desses valores, de qualquer maneira consideráveis.

Agora resta saber como vai essa ondulação chegar à costa. Ela vem bem de Norte, o que não é a direcção mais favorável para vermos ondas "gigantes" nas praias. O vento forte também poderá não permitir que as ondas se elevem tão alto na zona de rebentação. Por outro lado, o período das ondas a rondar os 17s indicam uma componente de ondulação mais longíqua e organizada. Estou curioso para ver como uma ondulação destas características se vai comportar nas praias, não é muito vulgar uma ondulação com a área de geração localizada assim tão a Norte.
 
Penso que ainda não foi falado aqui, mas a depressão que nos irá afectar na 2.ª Feira será uma depressão típica de Outono (até um pouco anormal para esta data no Outono) mas a que era modelada (até desejada por muitos membros do fórum) para ser uma autêntica tempestade de Inverno.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.