Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Uma coisa que me esqueci de dizer há bocado:

Penso que no 2º painel, a computação do modelo já seja feita com menor resolução tanto espacial como temporal.

Isto só para nos "abrir a mente" ao porquê de ao chegar a ele, se verem delírios destes tão frequentes em cima de nós.

Não é só o "efeito borboleta" dos pequenos erros se propagarem, como também este menor detalhe explicar o porquê de a partir dessa altura o modelo como que deixar de "filtrar" as entradas frias de Este para nós, pois é possível que passe a "ver" a nossa região menos separada do resto do continente europeu..

Não se aplica neste caso, já entrou no primeira painel. Aplica-se para a resolução dos traços brancos de possibilidade de neve, que eu referi acima às 240h.
 


rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Não se aplica neste caso, já entrou no primeira painel. Aplica-se para a resolução dos traços brancos de possibilidade de neve, que eu referi acima às 240h.

Pois é, no 1º painel já é uma tendência mais forte, mas ainda com as cautelas necessárias a 192h em qualquer modelo, especialmente num que tende a dar cenários extremos à distância como o GFS.
Mas não está sozinho, outros modelos têm o mesmo. Lá está a interecção entre Atlântico activo, e frio continental a Este. Em algum lado tem de rebentar.

Promete, embora continue a achar "demasiada fruta" aquele cavado tão "gélido" em cima de nós, especialmente para a altura do ano que estamos ainda.
Era genial, mas vou colocar expectativas no modo baixo ainda! :D
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Daqui a nada e o GFS transforma uma situação clara de possivel bastante chuva e durante vários dias .... numa situação de grande potencial frio gélido de ficar a bater o dente .... mas se acham que com estas cartas dados pelo GFS conseguem ter frio e chuva ao mesmo tempo estão muito enganados !!
Apesar do ECM ser diferente estou cada vez mais convencido que isto ainda vai dar em tempo seco e frio e eu fico a xuxar no dedo ...!!
De qualquer forma parece-me que esta situação projectada pelo GFS tem poucos motivos para andar para a frente ....

Em relação ao sul esta saida do GFS é para esquecer, mas é apenas mais uma run, e por isso nada de desanimar ...!!

Estou mesmo a ver é o Anticiclone vir calhar mesmo aqui em cima .... isso é que era um balde água congelada mesmo por cima de mim ....
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Eu tenho uma pergunta?, como é possivél esta saida do gfs ter mudado tão drásticamente no 1º painel?
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Eu tenho uma pergunta?, como é possivél esta saida do gfs ter mudado tão drásticamente no 1º painel?

Não mudou nada .. está igual, apenas na Sexta recuou mais a depressão para sul, logo o Sul fica a ver navios.
Depois coloca a depressão que entraria no Domingo a entrar a Sueste do Algarve e arrastando imenso ar frio ... hum, acho que existe 2% de probabilidade de acontecer ...
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Não mudou nada .. está igual, apenas na Sexta recuou mais a depressão para sul, logo o Sul fica a ver navios.
Depois coloca a depressão que entraria no Domingo a entrar a Sueste do Algarve e arrastando imenso ar frio ... hum, acho que existe 2% de probabilidade de acontecer ...

Mas é demais, de 80 passou para 1:lmao:, chuva quase nem vê-la, mas fri então tinha que vir.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Atenção à precipitação para os dias 23 e 24, no Alentejo e Algarve. Existem boas hipóteses de se ultrapassar os 10 mm nos locais mais secos.

ww_isx0w242.gif


ww_isx0w2d2.gif


ww_isx0w254.gif


ww_isx0w2c2.gif


ww_isx0w266.gif


ww_isx0w2d3.gif
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,174
Local
Setúbal
Daqui a nada e o GFS transforma uma situação clara de possivel bastante chuva e durante vários dias .... numa situação de grande potencial frio gélido de ficar a bater o dente .... mas se acham que com estas cartas dados pelo GFS conseguem ter frio e chuva ao mesmo tempo estão muito enganados !!
Apesar do ECM ser diferente estou cada vez mais convencido que isto ainda vai dar em tempo seco e frio e eu fico a xuxar no dedo ...!!
De qualquer forma parece-me que esta situação projectada pelo GFS tem poucos motivos para andar para a frente ....

Em relação ao sul esta saida do GFS é para esquecer, mas é apenas mais uma run, e por isso nada de desanimar ...!!

Estou mesmo a ver é o Anticiclone vir calhar mesmo aqui em cima .... isso é que era um balde água congelada mesmo por cima de mim ....


Já a agoirar???
Isto parece-te um Anticiclone???a mim parece-me uma bela de uma tempestade!! resta apenas saber se a depressão sobe a oeste de Portugal o que se traduziria em uma violenta tempestade ou se pelo contrario ela entra pelo sul a caminho do mediterrâneo que se traduziria por uma forte entrada fria com alguma precipitação...



Não vejo qualquer possibilidade de AA
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Já a agoirar???
Isto parece-te um Anticiclone???a mim parece-me uma bela de uma tempestade!! resta apenas saber se a depressão sobe a oeste de Portugal o que se traduziria em uma violenta tempestade ou se pelo contrario ela entra pelo sul a caminho do mediterrâneo que se traduziria por uma forte entrada fria com alguma precipitação...



Não vejo qualquer possibilidade de AA

Estava falando do modelo do GFS, pois neste momento temos os modelos em concordância somente até ao dia de Sexta, porque depois divergem exactamente no tratamento dessa depressão que tu referiste,
O AA que eu falava apareceu mais pujante no GFS que ainda assim dei-me ao trabalho de comparar com os restantes membros e reparei que o operacional está fora da média dos ensembles, quer ao nivel da precipitação, pressão e mesmo a T850 está completamente fora ....
Sinceramente acho que o GFS com aquele cenário pouco credivel no fim de semana, e acho mais provável o que mostra o ECM neste momento ....

Parece-me ainda que a próximas runs mostrarão de novo um cenário diferente ..

PS: Queria tanto que aquela depressão na Sexta não passasse a sul do país e passasse em cheio no sul ...
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Já a agoirar???
Isto parece-te um Anticiclone???a mim parece-me uma bela de uma tempestade!! resta apenas saber se a depressão sobe a oeste de Portugal o que se traduziria em uma violenta tempestade ou se pelo contrario ela entra pelo sul a caminho do mediterrâneo que se traduziria por uma forte entrada fria com alguma precipitação...



Não vejo qualquer possibilidade de AA

Não vêns o AA?, então vai lá ver a saida do gfs.
 

joao henriques

Cumulus
Registo
8 Jan 2010
Mensagens
153
Local
santarem-s.martinho do porto-nazare
Já a agoirar???
Isto parece-te um Anticiclone???a mim parece-me uma bela de uma tempestade!! resta apenas saber se a depressão sobe a oeste de Portugal o que se traduziria em uma violenta tempestade ou se pelo contrario ela entra pelo sul a caminho do mediterrâneo que se traduziria por uma forte entrada fria com alguma precipitação...

Não vejo qualquer possibilidade de AA

o proximo fim-de-semana vou á guarda ,existe algumahipotese de nevar nessa zona nessa altura?
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Não vêns o AA?, então vai lá ver a saida do gfs.

O que vejo é uma concordância extrema nos dois modelos, não vejo qualquer AA a médio prazo, portanto acho que se devia jogar com os dados que temos no momento e deixar de fazer futurologia ;)



Uploaded with ImageShack.us
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
O cenário do ECMWF é mais plausível que o do GFS. O modelo europeu é melhor que o americano no longo prazo. Mas desta vez aposto no GFS (não na depressão de dia 29 e neve a cota 0, mas sim na manutenção da dorsal no Atlântico). É uma luta entre modelos algo estranha, até porque costuma ser o GFS a apostar mais nas depressões atlânticas. Todos os outros modelos estão mais próximos do GFS que do ECM.

A possibilidade de anticiclone é neste momento claramente minoritária. Não venham falar de cenários que não estão e nem sequer se intuem em nenhum modelo, porque se assim é eu também posso dizer que há um ensemble que às 300h da run de ontem às 18z que punha 20 cm de neve à porta da minha casa, ou que havia outro que punha 60 mm num só dia.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.