Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
Rtavn1741.png



boa run
 


Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Olha que giro... o ECMWF foi atrás da maluquisse do GFS. Para manter? Não sei, mas a possibilidade ganha força... a de haver neve a cotas baixas/médias.

Por enquanto, o frio com alguma precipitação vai ganhando a guerra ás depressões a sudoeste e consequentes toneladas de chuva. E mais uma vez a gente do norte, amantes do frio e da neve, está a ganhar à gente do sul, que pede as tais toneladas de chuva...

Vamos ver, isto está muito interessante, e ainda podem haver muitas reviravoltas no resultado!
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Quanto à questão da normalidade. É normal eu ter gambosinos em casa? Não. Mas se a certa altura estiver um gamasino à porta de minha casa e esta estiver aberta, é assim tão anormal que ele entre? Não me parece.

Neste momento a anormalidade ou já aconteceu ou vai acontecer nas próximas 48h. A anormalidade é haver um bloqueio atlântico tão forte no mês em que o jet costuma ser mais forte, a anormalidade é em meados de Novembro estar a -8 em metade da Europa, e estar a -4 no norte de Espanha. Portanto temos o gambosino à porta de casa. É só ele querer entrar. E não tem nada de anormal, se bem que estejam em vias de extinção, haver uma depressão que se desloque da Madeira para o Mediterrâneo e que no seu flanco oeste se 'abasteça' de ar frio que está no Cantábrico. Ou só é normal se essa depressão estiver nos Açores?

E isto agora das duas uma. Ou foi uma saída isolada do ECM ou foi um recuo claro, e este modelo só costuma recuar uma vez. A próxima saída decide tudo. Mas já ontem se intuia que algo iria mudar, apesar da run operacional meter uma iso 10 no Alentejo, a média dos ensembles era só de 3 graus.
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
eu tinha avisado que desta vez o europeu ia falhar alem disso ele ja modela a 1 ª depressao a sul falta a segunda que ao acontecer o que me parece provável teremos mesmo o surrealismo a tornar se real este grafico ja mostra na media dos emsembles neve para o centro do país, mas com tantas horas ainda muita coisa vai mudar

graphe_ens3.php
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Nova reviravolta nos modelos, o ECMWF/00z foi atraz do GFS/00z, com o GFS a voltar a insistir na manutenção de um bloqueio meridiano a progredir para o Atlantico W, e não a isolar-se na Gronelandia ( isto no cenario de medio e longo prazos).
Acontece que as baixas na Europa acabariam por interagir com ar mais quente na zona da Madeira-Açores, gerando-se uma ciclogenese a W/WSW da PI, que por sua vez reforçaria a entrada de massar de ar muito frias de NE/E.

Tambem é de referir que houve uma acentuada diminuição da fiabilidade dos modelos, com a analise do ensemble e do GPDM "spaguetti" , a sugerir um prazo maximo de confiança de 120h.

Apenas se pode dizer com alguma certeza que virá algum frio para a proxima semana...a tendencia de descida essa é mais ou menos clara;)

Como disse o David, temos gambuzinos á porta, resta saber se eles vão entrar ou de que modo vão entrar;)

PS: apesar de se notar uma descida de temperaturas, essa não seria muito fora do normal...o que está fora da norma é a sinóptica que vai forçar esse periodo frio...
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
Pois é! Mais depressa eu falasse ontem que duvidava do cenário, e mais depressa apanhava com a surpresa do recuo do ECMWF! :lmao:

Bom, como disse o David esperemos para ver a consistÊncia na próxima saída deste modelo.

Se voltar a amenizar, já acredito que fique por aí, algures num meio termo entre os 2 extremos.

Se insistir neste cenário marado, já nem sei que diga mesmo. Sento-me com o pacote de pipocas a ver! :D

Ainda assim, no meu cepticismo, embora se as peças estiverem no sítio as coisas possam acontecer, continuo a achar improvável que com tanta "força" como modelado agora. Seria mesmo um cenário no limite de recordes, não impossível mas improvável. Começo a acreditar que será frio e muito interessante, mas desconfio que algum frio retirará ainda.

E outra coisa, estamos aqui a ver à distância padrões gerais, vamos ver na hora, em mais detalhe, se não ficamos a lamentar ficar tudo retido em Espanha, já sabemos o que a casa gasta. :mad:

Mas há aquela pequena ciclogénese a SW..

Embrulhada! :D:D
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Bons dias,

Mais importante que as saídas dos modelos, temos de ter em atenção a injecção de ar frio proveniente da Europa Central que vai gelar :rolleyes:

Ainda assim não podemos pensar já em neve a cotas baixas...

É um bom começo apenas, a meu ver claro.
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Bom dia a todos,

Embora seja muito verde no que toca à relação modelo/previsão, gostava de "deitar" faladura :D Parece-me que frio iremos ter com fartura :cold: Precipitação é quase nula. Por isso, nada de neve certo?! Será em Portugal continental apenas frio seco :cold:

Até ao momento é claro... Vamos aguardar... :)
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Olhando aos modelos e agora mais calmo, resolvida que estava a situação que me irritou ;) , nesta run do GFS houve novamente um recuo, sendo que esta run mostra a tal já famosa depressão a entrar em cheio na região centro do território ....
Por isso creio que apenas provavelmente no dia de amanhã teremos as certezas confirmadas no que ao fim de semana diz respeito ....

De qualquer forma pode ser que isto dê para contentar todos, com frio, chuva e neve a norte e centro ...
e chuva e vento no sul !!
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Olhando aos modelos e agora mais calmo, resolvida que estava a situação que me irritou ;) , nesta run do GFS houve novamente um recuo, sendo que esta run mostra a tal já famosa depressão a entrar em cheio na região centro do território ....
Por isso creio que apenas provavelmente no dia de amanhã teremos as certezas confirmadas no que ao fim de semana diz respeito ....

Há muita incerteza para alem das 120h...mesmo amanhã o ensemble ainda nem decifrou bem a precipitação...

Tem calma...este ano hidrologico está a ser bastante normal...se ai no Algarve há locais a 80% para a época do ano, estejais descansados porque ainda faltam ~5 meses para a "epoca chuvosa" acabar;)
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Saída interessante do GFS, uma depressão à nossa porta, bem cavada por sinal:rolleyes: (já sabemos que ainda falta muito tempo...;))

É verdade, também eu estava á espera da saída do GFS, depressão bem cavada ao largo de Portugal Continental,
atenção também aos ventos fortes (40 a 50 nós) esperados entre a tarde do dia 29 (madeira)
e a madrugada/manhã de 30 de novembro (costa alentejana).
Mas é claro ainda falta muito tempo, mais de 180h.
Vamos esperar para ver se acontece algo de interessante. :D
 
Estado
Fechado para novas mensagens.