Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.
Re: . Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2010

Pois... Não tinha reparado, até o próprio timedate, já retirou a neve prevista para a semana!! Como dizia, nada de expectativas para esta altura do ano... não estamos em posição de pedir muito... :sad: a nossa vizinha Espanha tem mais sorte! :sad:

SAUDAÇÕES!

Tanta coisa tanta coisa, e ninguém fala de chuva de amanhã, apesar de fraca ainda vai ser alguma.

brack0b.gif

Re: . Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2010

Pois... Não tinha reparado, até o próprio timedate, já retirou a neve prevista para a semana!! Como dizia, nada de expectativas para esta altura do ano... não estamos em posição de pedir muito... :sad: a nossa vizinha Espanha tem mais sorte! :sad:

SAUDAÇÕES!
Ontem fez o mesmo, mas pô-la de novo. Tenho expectativas neutras, vamos ver o que os modelos nos reservam.

Os modelos estão bons é para o Algarve ter a tão desejada chuva, quanto ao resto não interessa-me desde que chova, para regar as minhas favas e os meus griséus. Neve só em Bragança e na Serra da Estrela e mesmo assim está muito no limite em Bragança.

Amanhã poderá chover cerca de 10 mm, 4ªfeira cerca de 5 mm,, depois volta a chover no Sábado no Algarve.

Os modelos estão bons é para o Algarve ter a tão desejada chuva, quanto ao resto não interessa-me desde que chova, para regar as minhas favas e os meus griséus. Neve só em Bragança e na Serra da Estrela e mesmo assim está muito no limite em Bragança.

Amanhã poderá chover cerca de 10 mm, 4ªfeira cerca de 5 mm,, depois volta a chover no Sábado no Algarve.

ja não tão assim tão bons é melhor é preparares os casacos para o que aí vem

Ao que parece nesta run houve um valente corte na precipitação e uma nova injecção de frio.

Isto porque o anticiclone veio fazer compras mais a sul, desistiu de estar na Gronelândia.

Nova RUN do GFS e naõ se pode dizer que seja uma má saída para os amantes dos frio!

Antes:

gfs-1-144_tpm1.png

Depois:

gfs-1-144_vcs8.png

:calor::calor::calor:

gfs-2-144_cqe8.png

gfs-2-150_ame2.png

Que bom ver o meu País pintado de azul (quanto mais escuro melhor!!!), no entanto penso que a dúvida permanece, ou seja muito frio e pouca precipitação ou algum frio e muita precipitação. No entanto e falando em Bragança se houvesse frio instalado e entrasse uma depressão de sudoeste poderia nevar com intensidade mas as cotas subiriam rapidamente e digo isto baseado na experiência de observar o que acontece aqui quando surgem situações semelhantes, normalmente Bragança resiste mais tempo até o ar quente vencer e isso provoca bons nevões mas de curta duração...a ver vamos!:)

Não vejo piada alguma nesta run...frio com tempo quase seco!! enfim espero que volte ao cenário mais provável de acontecer (depressão a oeste)...

Esta Run é um sonho!:rolleyes::rolleyes::rolleyes:

Consultando dos meteogramas desta casa e desta saída vejo precipitação com cotas baixas no extremo norte de Portugal incluindo cota ZERO!

Nem lhe mexia mais...:lmao::lmao::lmao:

Contra mim falo! cAAmex!:(

Portanto, penso que alguma "conclusão" se poderá tirar...ou vem uma depressão +/- cavada ( ainda está por definir) que sobe vinda de SW e garante vento e chuvas com fartura em todo o território, ou então ficamos a "bater o dente" com uma entrada fria transportada na circulação conjunta do AA e de sistemas depressionários sobre a Europa...entrada essa que também pode trazer alguma precipitação sendo de neve em cotas bastante "baixas"...falta algum tempo mas penso que um destes dois cenários ( mais ou menos intenso ) irá ocorrer.... amanhã e nos próximos dias há mais runs....:rolleyes:

Estado
Fechado para novas mensagens.