Boas noites
7 razões para não ligarem aos modelos a mais de 120h ( pelo menos nos proximos 3 dias):
-Estamos numa época de transição, em que se passa da circulação de verão para de de inverno e em que muita coisa muda.
-Estamos na altura do ano com mais instabilidade potencial ( Outubro a Novembro), devido ao facto de estarmos dentro do periodo do ano em que o mar está mais quente ao mesmo tempo que a atmosfera arrefece rapidamente, o que torna as coisas volateis.
-Estamos em NAO-, com um padrão muito irregular e confuso da circulação, algo normal deste tipo de cenários NAO-.
-Temos um bloqueio nas latitudes elevadas, que separa ar quente tropical que está no Atlantico do ar frio e das depressões do vortice polar que está na Europa.
-As run´s das 06z e 18z quase não são alimentadas por dados "frescos", pelo que não passam de uma "digestão" das runs das 00z e 12z.
-O cenário está mal defenido mesmo no curto prazo...com a instabilidade e divergencia a começar as 24-48h.
-Os modelos estão incertos há algum tempo, mostrando grande dificuldade em modelar cenarios mesmo de médio prazo.
........................
Nesta situação especifica o que vemos...bom, nota-se um aproximar do ECMWF e do GFS nas runs das 00z e 12z, mais ou menos desde ontem.
O GFS está a disparatar nas runs das 18z e 06z, devido aos factos acima referidos.
Logo, simplesmente tentem ignorar runs das 18z e 06z, pois NÃO SÃO REPRESENTATIVAS!
........................
Cenários comuns aos modelos:
A crista entre a PI e a Gronelandia deverá deslocar-se para E/NE nas proximas 120 a 144h.
A NW dos Açores há uma depressão, cujo sector quente ejecta ar tropical numa area de frontogenese entre os Açores e Portugal continental.
Há um campo depressionario na Europa, associado a sistemas de nucleo frio em altitude.
Na area de frontogenese que referi, há fenomenos de ciclogenese fraca, com a formação de depressões que causarão instabilidade amanhã e 4f, e no Sabado, com a instabilidade a concentrar-se no centro e sul do continente e na Madeira....
o norte do continente será afectado por ar frio desde amanhã até Domingo, porque fica a norte da frente.
.........................
Tempo até Domingo:
Amanhã e 4f, uma depressão inserida na zona de frontogenese deverá deslocar-se sobre o continente, gerando chuva por vezes forte antes de se dissipar sobre espanha.
5f e 6f teremos ceu com alguma nebulosidade e talvez alguns aguaceiros, possivelmente de neve a cotas acima dos 1000 a 1200m.
Sabado teremos o aproximar á Madeira de uma depressão que se formou no dia anterior nos Açores, inserida na mesma area de frontogenese, onde a massa tropical faz fronteira com o ar frio de NE
....essa depressão poderá ser um evento significativo no que toca á precipitação no arquipelago Madeirense!
No continente, fluxo de E, com o sul do territorio a ser afectado por ar tépido, mas o norte e centro a serem afectados por ar frio...o céu estará com maior nebulosidade a sul.
Domingo, será um dia com precipitação, associada ao passar da depressão que estava na Madeira...o facto da depressão passar no golfo de Cadiz, dirigindo-se para o Mediterraneo faz com que o seu sector quente apenas afecte o centro e o sul.
Para alem de bastante chuva,
devido ao facto do ar quente não chegar ( pelo menos) ao norte, é possivel a ocorrencia de queda de neve significativa a cotas medias do norte e interior centro!
Tambem neste dia espera-se uma nova ciclogenese a
SW da Madeira, que poderá representar algum risco de precipitação intensa, com efeito orografico na encosta sul!
.............................
O inicio da proxima semana será quando a crista vai finalmente afastar-se para o N Canadiano, pelo que será aberta a "torneira" entre o ar frio Europeu o o "calor" Atlantico.
É possivel ( mesmo!) que esse facto leve á formação de
uma depressão significativa a W do continente ( aquela que afectaria a Madeira no Domingo)...por isso acredito que se vai formar uma forte depressão, fortalecida pelo violento contraste de massas de ar, e pelo jet que tambei vai-se reactivar...
No longo termo antecipo uma retorno á NAO neutra ou ligeiramente positiva a partir do inicio de Dezembro, logo,
os ultimos dias deste mês e os primeiros do proximo deverão ser caracterizados por sistemas depressionarios a passar a W/NW, com muita chuva e possibilidades de tempo severo.
Talvez tudo se acalme na 2a semana de Dezembro, devido á restauração de um padrão mais estavel, com um melhor equilibrio da circulação atmosferica.