Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Ena tanta emoção :lmao:

Calma que ainda faltam muitos dias, a probabilidade de ocorrer o cenário traçado actualmente pelo GFS é mínima para não dizer nula.

Virá algum frio, talvez precipitação mas é tudo muito confuso ainda e depois chegará a run do GFS que muda tudo e não há stock de calmex que chegue para todos.

Lá para sexta-feira (uma eternidade) estará tudo mais definido...

Olha Hotspot, estou a fazer uma coisa tão simples como olhar aos modelos a 96h (run 0h dos modelos) para Sábado ás 00h, e olhando a diversos modelos não bate a bota com a perdigota, cada um delineando as depressões ao seu gosto, e também acho a forma delineada pelo GFS não muito provável....
 


HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Olha Hotspot, estou a fazer uma coisa tão simples como olhar aos modelos a 96h (run 0h dos modelos) para Sábado ás 00h, e olhando a diversos modelos não bate a bota com a perdigota, cada um delineando as depressões ao seu gosto, e também acho a forma delineada pelo GFS não muito provável....

É isso mesmo, os modelos estão completamente baralhados a mais de 72 horas :D. Vamos deixar a poeira assentar...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Alguém já viu o modelo Australiano "BOM ACCESS" tem com cada dilúvio a rondar o Algarve e em cima do Algarve que é obra, eu cá voto no modelo australiano. :D

O GEM coloca a depressão cavada a Oeste de Portugal, cada modelo tem a sua previsão ai que giro. :wacko:

Isto ficava bem era neve no Norte e Centro e bastante chuva no Algarve assim ficavam todos contentes.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Alguém já viu o modelo Australiano "BOM ACCESS" tem com cada dilúvio a rondar o Algarve e em cima do Algarve que é obra, eu cá voto no modelo australiano. :D

O GEM coloca a depressão cavada a Oeste de Portugal, cada modelo tem a sua previsão ai que giro. :wacko:

Isto ficava bem era neve no Norte e Centro e bastante chuva no Algarve assim ficavam todos contentes.

Pois é só agora é vi que o GEM mete a depressão a oeste de Portugal com 970mb:w00t:, só uma nota, todos os modelos escepto o gfs ainda metem a depressão, mas não tão forte como era, por isso acho provável o gfs voltar a colocá-la, o que acham?
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Pois é só agora é vi que o GEM mete a depressão a oeste de Portugal com 970mb:w00t:, só uma nota, todos os modelos escepto o gfs ainda metem a depressão, mas não tão forte como era, por isso acho provável o gfs voltar a colocá-la, o que acham?

Ia agora exactamente dizer isso ..... mas volto a afirmar que nem a 72 horas eu vejo concordância nos modelos no que aos gradientes de pressão diz respeito e palpita-me que isto vai dar muitas ou alguma voltas, e felizmente o GFS para já está sozinho ....
Este modelo australiano apesar de tudo parece aquilo que contentava todos ... frio gélido a Norte e Centro e muita chuva no sul logo a partir de Sábado .....
Aguardemos com calma as próximas runs !!
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Outra reviravolta no GFS... volta a colocar uma depressão atlântica, muito parecida à que o ECMWF colocou na run das 0z.

A cereja no topo do bolo é que o frio continua no Norte, ou seja, é uma run que agrada a todos: Chuva no sul e frio+neve no norte!
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Bem, parece-me que a primeira situação, de Sábado/Domingo, já está bem consensual nos modelos.
É semelhante à de hoje, com depressão "presa" a S/SW, chuva nessa zona, e frio a Norte, a não deixar entrar a chuva.
Parecido com a de hoje, mas uns bons graus mais fria, bem mais fria mesmo!
A incerteza está se chega mais ou menos a Norte, portanto, mais ou menos à zona fria, e dependendo disso, poderá ou não dar boas cotas no interior Norte/Centro. Mas aí só mais em cima teremos o detalhe..




Depois, para 3ª/4ª, não há consenso ainda, teremos de esperar bem mais para ter uma ideia melhor, pois aí temos os tais cenários loucos desde depressões violentas a serem formadas mesmo aqui, e a varrer o frio com temperaturas aos 850hPa quase nos 20º a entrar pelo Mediterrâneo, ou cenários com depressões a formar-se a NW, e neve em Lisboa, e outros cenários constantemente diferente e todos eles extremos, e sem qualquer consenso ainda.

Vamos portanto para já estar de olho no f-d-s, que mais 1 dia ou 2 e teremos mais definido onde está o importante choque frio VS precipitação. ;)


PS: Parece mais uma vez que o GFS vai encostando ao ECMWF..... Ir tirando frio..
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Boas...

Só duas perguntas, para que niveis de quotas teremos para a semana? o Meteored e o freemeteo, aponta para Vila nova de Gaia - 91 metros neve? Possibilidade? :eek: Para Cinfães, 690 metros nevão! mas isto 2 a 3 dias seguidos! Verdade? :surprise:

Saudações... :thumbsup:

Boas,

Depende de muita coisa, nomeadamente da localização do primeiro impacto frio/quente e da hora do dia também pois será importante para uma ou não subida brusca das temperaturas, entre outros factores. Importante é de facto o brusco arrefecimento que se irá fazer sentir...é bom sinal pois ainda estamos em Novembro...

Um conselho, é melhor não nos guiarmos pelo meteored nem pelo freemeteo, pois têm pouca credibilidade...
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Esta última run do GFS é boa para quase toda a gente. O sul tem chuva o centro tem neve. Só o nordeste fica a ver navios.

Atenção que apesar do GFS ter convergido para meio caminho entre a saída do ECMWF e a sua própria saída das 00z o UKMO nesta última saída desaparece com a depressão de Segunda, mas parece-me que esta alternativa que o GFS acaba de apresentar é a mais credível. As depressões vão pelo caminho mais fácil, desviando-se do frio e a caminho das águas quentes do Mediterrâneo, mas sempre mantendo um cavamento originado pelo choque de massas bem diferentes.

Era o Inverno a começar da mesma forma como acabou o anterior, cenário parecido ao de 9 de Março com um grande gradiente térmico no Alentejo. E com vento de leste neva com uma simples iso 0 a cotas médias baixas, isso já sabemos por experiência desse dia.
 

Trapalhadas

Cumulus
Registo
3 Fev 2009
Mensagens
175
Local
Vila Nova de Gaia - Vilar do Paraíso (90m)
Curiosamente, apesar da pouca fiabilidade o Freemeteo acertou nos últimos dois anos "na mouche" em relação à queda de neve no Grande Porto.

Claro que as condições para tal eram diferentes, basta atender à época em que tal ocorreu.... por isso julgo que este (ou serão estes?!) próximo evento poderá vir a trazer alguma desilusão a quem esteja a espera de algo realmente extraordinário. :)
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Curiosamente, apesar da pouca fiabilidade o Freemeteo acertou nos últimos dois anos "na mouche" em relação à queda de neve no Grande Porto.

Claro que as condições para tal eram diferentes, basta atender à época em que tal ocorreu.... por isso julgo que este (ou serão estes?!) próximo evento poderá vir a trazer alguma desilusão a quem esteja a espera de algo realmente extraordinário. :)

Sim, acertou essa vez...mas exagera muitas vezes na neve que coloca...se não me falha a memória colocou neve no Porto várias vezes o Inverno passado :lol: (acertou uma).

Dessa vez estavamos em pleno Janeiro (muito mais frio instalado) e tudo confluia naturalmente para nevar a cotas baixas...basta ver o seguimento desse mês aqui no fórum :thumbsup:

Contudo, surpresas podem de facto acontecer.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.