Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Referindo-me explicitamente à run das 12z do GFS, não é esse timing inicial que está previsto, a precipitação apenas chegaria no final da madrugada/início da manhã de 2ªfeira ao interior norte/centro.
Basta analisar uma sondagem, neste exemplo para o interior norte, algures entre Penadono e Moimenta da Beira aos 700 metros


30688109.gif


Segunda-feira:
06z: provável início da precipitação em forma de neve
09z: queda de neve
12z: água neve ou eventual freezing-rain em locais que se mantenham bastante frios na superfície, o que a esta hora talvez já seja difícil
15z: passava a chuva até ao dia seguinte

Posteriormente haverá a outra fase, pós frontal na 3ªfeira, já com outro figurino, com cotas relativamente baixas no norte do país, mas com precipitação mais incerta.
Obviamente que o descrito é apenas para esta run do GFS e mudará.

A depressão vai avançar a uma velocidade estonteante, e no GFS vejo precipitação eventualmente fraca supostamente ás 06h, que é o que se passa entre as 00h e as 06h, e então pressupus, que nevasse/chovesse a partir de umas 4 da manhã ... (De Madrugada portanto)

Estou surpreendido com a quantidade de chuva que ocorreu hoje na Madeira, aí está os modelos de meso-escala tem nestas situações bem mais acerto e novamente o IM é o mais fiável, ao dar precipitação temporariamente muito forte e assim deverá continuar até Segunda na Madeira ....:thumbsup:
100 mm até ao momento é notável
 
M

Membro excluído 274

A Run das 18Z melhorou bastante a hipótese de abundante queda de neve no Interior do país e quanto mais ao norte melhor! Pelo menos assim me parece!:)
As temperaturas a 850hpa no Norte parecem aguentar-se mais e a entrada do ar frio pos frontal parece antecipar-se!

Continua generosa para os Algarvios que tanta água pedem.:thumbsup:

Aguardemos os emsembles... :thumbsup:

Os dados estão lançados! :)
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Ah André, desculpa não me expressei bem ou não entenderam bem ..... estava falando exclusivamente da próxima depressão ... que ainda não está bem definida (aquela de Domingo) se bem que neste momento existe ali uma linha que se forma no Domingo que me parece bem perigosa para a Madeira....
E claro que os modelos nunca conseguem ver bem a precipitação que cai ......

Certo. Pensei que falavas da depressão que hoje afecta a Madeira.

Quanto à run das 18z do GFS, aponta para um acordar branco, na 2ªfeira, em praticamente toda a região do interior norte e centro, seguida de uma valente rega de "sul a norte".

A única coisa que mudava na run, era carregar um pouco mais no frio, e traze-lo um pouco mais para sul. :p
 

joao henriques

Cumulus
Registo
8 Jan 2010
Mensagens
153
Local
santarem-s.martinho do porto-nazare
Certo. Pensei que falavas da depressão que hoje afecta a Madeira.

Quanto à run das 18z do GFS, aponta para um acordar branco, na 2ªfeira, em praticamente toda a região do interior norte e centro, seguida de uma valente rega de "sul a norte".

A única coisa que mudava na run, era carregar um pouco mais no frio, e traze-lo um pouco mais para sul. :p

sera possivel aluma agua neve para o ribatejo?


e para a serra de montejunto?











''
 
Última edição:

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Se a configuração da depressão não se alterar muito e fizer landfall perto de Lisboa com 980 mbar, tal qual tem a última run do GFS e do ECM, as seguintes regiões podem ter, na Segunda de manhã, uma ou duas horas de queda de neve:

-Serra de São Mamede;
-Interior a norte do Tejo;
-Litoral a norte do Douro.

Sei que vai parecer ousado, mas eu diria que a norte do Douro, interior e litoral, pode cair a qualquer cota. Vento de leste e iso -2 ao nascer do dia é cota 0. Mas é preciso que corra TUDO bem.

Neste momento estão em aberto duas alternativas. Ou a que referi em cima ou uma ciclogénese explosiva com pressões muito baixas, que percorreria a costa portuguesa, passaria na Galiza e dirigia-se para França pela costa cantábrica.
 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Já vai quase 12 anos em que no dia 31 de Dezembro de 1998, ventos de 150 km/h atingiram o Algarve, nesse dia a zona ribeirinha de Olhão ficou interdita devido ao alagamento da Avenida 5 de Outubro a Ria entrou em restaurantes e nos mercados municipais. As ilhas que podem sofrer mais com este temporal será a Ilha do Farol e a Praia de Faro, já que na Ilha da Fuzeta, não existe lá nada.

Eu passei a noite de 30 para 31 na Ilha do Farol. Essa manhã de 31 foi inacreditável. Foi a minha experiência mais radical a nível meteorológico. Não costumo recear o mau tempo, mas naquele dia, isolado numa ilha, posso dizer que tive algum medo...
Espero que não se repita assim tão forte, chuva e vento, sim, mas nada de exageros.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
A única coisa que mudava na run, era carregar um pouco mais no frio, e traze-lo um pouco mais para sul. :p

Sim claro cerca das 10h da manhã fazia barreira ali no Rio Tejo e não deixava a depressão avançar para Norte. Assim ficava o Norte e Centro com a onda de frio e alguma chuva/neve, e aquilo que mostrava o GFS no Algarve ás 06h da manhã ficava ali a patinar durante dois dias .... realmente era de sonho, tanto era que eu depois acordava ...:lmao::lmao:
 

white_wolf

Cumulus
Registo
5 Jan 2010
Mensagens
133
Local
Vila Nova de Gaia / Fornelos Cinfães (600mt)
Pelo que tenho visto e analisado o queda de neve não está posta d lado na madrugada de 2f ou manha no norte, a qql cota. Para o Porto, vila nova de Gaia, há essa possibilidade?? Pode parecer meio absurdo falar nisso, tão perto do mar a 2km nem tanto, mas se pode nevar em Lisboa, porque não cá no Porto!

Saudações... e desculpem o absurdo... mas gosto da neve :p
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Eu passei a noite de 30 para 31 na Ilha do Farol. Essa manhã de 31 foi inacreditável. Foi a minha experiência mais radical a nível meteorológico. Não costumo recear o mau tempo, mas naquele dia, isolado numa ilha, posso dizer que tive algum medo...
Espero que não se repita assim tão forte, chuva e vento, sim, mas nada de exageros.

Se na Ilha do Farol é assim imagino na Ilha de Faro, era de morrer de medo ...

Grande destaque para o vento aqui no sul do país, vento muito forte de Sul..

O IM na previsão a 10 dias aqui para Faro indica Chuva com 80% de Domingo :huh:, Segunda e terça e Terça com vento muito forte de Sul :huh:

Porque este :huh: perguntam voçês??
Simplesmente acho estranho darem chuva para Domingo (os modelos numéricos indicam um final de dia ou noite) e Segunda tudo bem entendo, mas depois Terça -- vento muito forte de sul:hehe:, não era para ser na Segunda ...

Enfim achei curioso, e sei que são somente dados computacionais ...

Já agora qual a velocidade máxima de ventos neste momento previstos aqui para Faro ?????
 
Estado
Fechado para novas mensagens.