Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,962
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Bem, segundo a minha experiência "in loco" penso que esta situação é bastante favorável à queda de neve em Bragança uma vez que normalmente é o último local a ser a abandonado pela Iso 0º, já em relação a certas localidades do centro Ex; (Loriga) esta configuração é desfavorável devido à sua orientação..e isso verificou-se no ano transacto, todas as depressões que entravam por sudoeste resultavam em cotas altas no centro e médias no extremo Nordeste Transmontano.
 


M

Membro excluído 274

Espreitando os ensembles a próxima semana poderá ser surpreendente, com chance neve nas terras altas do Norte só interrompida entre a tarde de 2ª Feira e a manhã de 3ª com muita chuva abaixo dos 1100m aproximadamente... acima desta cota (Montalegre no limiar) poderá ser tudo neve...

Se estiver a ler mal os gráficos, alertem.
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,962
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Espreitando os ensembles a próxima semana poderá ser surpreendente, com chance neve nas terras altas do Norte só interrompida entre a tarde de 2ª Feira e a manhã de 3ª com muita chuva abaixo dos 1100m aproximadamente... acima desta cota (Montalegre no limiar) poderá ser tudo neve...

Se estiver a ler mal os gráficos, alertem.

Em Montalegre vai ser uma festa ! Para não falar em Bouça dos Homens que aí sim deve ser um daqueles nevões!
!
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Pelo que tenho visto e analisado o queda de neve não está posta d lado na madrugada de 2f ou manha no norte, a qql cota. Para o Porto, vila nova de Gaia, há essa possibilidade?? Pode parecer meio absurdo falar nisso, tão perto do mar a 2km nem tanto, mas se pode nevar em Lisboa, porque não cá no Porto!

Saudações... e desculpem o absurdo... mas gosto da neve :p

Pela run das 18z do GFS há um grande gradiente térmico. Temos a iso -2 a norte do Douro, mais ou menos o que tínhamos a 10 de Janeiro deste ano. Quando refiro queda de neve digo uns flocos sem acumulação logo seguidos de forte precipitação líquida assim que entrar o ar mais quente em altura.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Se na Ilha do Farol é assim imagino na Ilha de Faro, era de morrer de medo ...

Grande destaque para o vento aqui no sul do país, vento muito forte de Sul..

O IM na previsão a 10 dias aqui para Faro indica Chuva com 80% de Domingo :huh:, Segunda e terça e Terça com vento muito forte de Sul :huh:

Porque este :huh: perguntam voçês??
Simplesmente acho estranho darem chuva para Domingo (os modelos numéricos indicam um final de dia ou noite) e Segunda tudo bem entendo, mas depois Terça -- vento muito forte de sul:hehe:, não era para ser na Segunda ...

Enfim achei curioso, e sei que são somente dados computacionais ...

Já agora qual a velocidade máxima de ventos neste momento previstos aqui para Faro ?????

Se chover mais de 1 mm entre as 23 e as 24, o que é muito possível, já conta como precipitação no Domingo.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Se na Ilha do Farol é assim imagino na Ilha de Faro, era de morrer de medo ...

Grande destaque para o vento aqui no sul do país, vento muito forte de Sul..

O IM na previsão a 10 dias aqui para Faro indica Chuva com 80% de Domingo :huh:, Segunda e terça e Terça com vento muito forte de Sul :huh:

Porque este :huh: perguntam voçês??
Simplesmente acho estranho darem chuva para Domingo (os modelos numéricos indicam um final de dia ou noite) e Segunda tudo bem entendo, mas depois Terça -- vento muito forte de sul:hehe:, não era para ser na Segunda ...

Enfim achei curioso, e sei que são somente dados computacionais ...

Já agora qual a velocidade máxima de ventos neste momento previstos aqui para Faro ?????

Posso estar enganado, mas a Ilha de Faro ainda poderá ter o mesmo destino da Armação da Abóbora, em Cabanas de Tavira. Todas aquelas construções em cima da duna primária...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Se na Ilha do Farol é assim imagino na Ilha de Faro, era de morrer de medo ...

Grande destaque para o vento aqui no sul do país, vento muito forte de Sul..

O IM na previsão a 10 dias aqui para Faro indica Chuva com 80% de Domingo :huh:, Segunda e terça e Terça com vento muito forte de Sul :huh:

Porque este :huh: perguntam voçês??
Simplesmente acho estranho darem chuva para Domingo (os modelos numéricos indicam um final de dia ou noite) e Segunda tudo bem entendo, mas depois Terça -- vento muito forte de sul:hehe:, não era para ser na Segunda ...

Enfim achei curioso, e sei que são somente dados computacionais ...

Já agora qual a velocidade máxima de ventos neste momento previstos aqui para Faro ?????

Neste momento é de 105km/h segundo este site: http://www.windguru.cz/pt/index.php?sc=48973, o vento tem dois picos de intensidade um na madrugada e início da manhã de 2ªfeira e outro ao final da tarde.
 

jPdF

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2007
Mensagens
534
Local
3560- 129 @ 500 msnm
(...) e isso verificou-se no ano transacto, todas as depressões que entravam por sudoeste resultavam em cotas altas no centro e médias no extremo Nordeste Transmontano.

Ferreira tenho de discordar contigo, na zona de Proença-a-Nova e Castelo Branco (400msnm - Beira Baixa Sul) nevou acumulando em certos casos entre 15 e 20 cm enquanto em Loriga (750 msnm - Serra da Estrela) e zonas em encostas viradas a Sul nem água neve tiveram!
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Bem, segundo a minha experiência "in loco" penso que esta situação é bastante favorável à queda de neve em Bragança uma vez que normalmente é o último local a ser a abandonado pela Iso 0º, já em relação a certas localidades do centro Ex; (Loriga) esta configuração é desfavorável devido à sua orientação..e isso verificou-se no ano transacto, todas as depressões que entravam por sudoeste resultavam em cotas altas no centro e médias no extremo Nordeste Transmontano.

Não concordo com tudo, Ferreira5!

Bragança é e será sempre local propício nestas condições, dado que as iso descem sempre de NE para SW do território, local quase sempre com frio pré-instalado! :) Digamos que de norte para sul, são pelo menos 100m por cada terço do território, independentemente das depressoes virem de sul ou de norte!

Também concordo em relação a Loriga, pela sua orientação, vê as suas temperaturas manterem-se mais alto que o esperado quando as depressoes vêm de SW.

Mas repara que existem outras tantas localidades opostas à orientação de loriga e seia, é por exemplo mais propício à Covilhã atingir temperaturas mais baixas nesta situação! Portanto não é por essa razão que cai neve no norte a cotas médias e no resto a cotas altas. A razão prende-se com as iso, e localmente prende-se com a orientação onde a localidade se situa! Concordas?
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,962
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Ferreira tenho de discordar contigo, na zona de Proença-a-Nova e Castelo Branco (400msnm - Beira Baixa Sul) nevou acumulando em certos casos entre 15 e 20 cm enquanto em Loriga (750 msnm - Serra da Estrela) e zonas em encostas viradas a Sul nem água neve tiveram!

Pois por isso é que eu disse "em certas localidades" e referi a questão da orientação e por acaso referi a Loriga...por isso acho que estamos de acordo!
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,962
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Não concordo com tudo, Ferreira5!

Bragança é e será sempre local propício nestas condições, dado que as iso descem sempre de NE para SW do território, local quase sempre com frio pré-instalado! :) Digamos que de norte para sul, são pelo menos 100m por cada terço do território, independentemente das depressoes virem de sul ou de norte!

Também concordo em relação a Loriga, pela sua orientação, vê as suas temperaturas manterem-se mais alto que o esperado quando as depressoes vêm de SW.

Mas repara que existem outras tantas localidades opostas à orientação de loriga e seia, é por exemplo mais propício à Covilhã atingir temperaturas mais baixas nesta situação! Portanto não é por essa razão que cai neve no norte a cotas médias e no resto a cotas altas. A razão prende-se com as iso, e localmente prende-se com a orientação onde a localidade se situa! Concordas?

Concordo plenamente!
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Ferreira tenho de discordar contigo, na zona de Proença-a-Nova e Castelo Branco (400msnm - Beira Baixa Sul) nevou acumulando em certos casos entre 15 e 20 cm enquanto em Loriga (750 msnm - Serra da Estrela) e zonas em encostas viradas a Sul nem água neve tiveram!

Correcto, era exactamente isso que queria dizer! :) :)
 
Estado
Fechado para novas mensagens.