Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2011

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
CICLONE atingirá os Açores lá para Sexta-feira...?

Caro, eles não falam em ciclone. Eventualmente tempestade tropical, provavelmente um sistema bastante energético. Basta ler o que vários participantes aqui escreveram.

para além disso eu embirro um bocado com o accuweather, bem como com o Sr Joe Bastardi (ex-accuweather). Acho-os muito sensacionalistas.
Para mim é uma espécie de "the sun" da meteorologia. Desculpem o desabafo.

cps

bernardino
 


David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Caro, eles não falam em ciclone. Eventualmente tempestade tropical, provavelmente um sistema bastante energético. Basta ler o que vários participantes aqui escreveram.

para além disso eu embirro um bocado com o accuweather, bem como com o Sr Joe Bastardi (ex-accuweather). Acho-os muito sensacionalistas.
Para mim é uma espécie de "the sun" da meteorologia. Desculpem o desabafo.

cps

bernardino

Bernardino, qualquer depressão é um ciclone. Durante esta noite, Portugal continental será afectado por um ciclone, bem como já o foi por outro durante o fim de semana. Depois chegará o anticiclone.

Quanto ao resto concordo, para já é sensacionalismo, tanto que os modelos neste momento prevêem uma depressão muito menos cavada, se atingir os Açores não será algo assim tão incomum, chuvas e ventos fortes como costuma ocorrer algumas vezes durante esta época do ano.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Definição de ciclone:

Um ciclone (ou depressão ou centro de baixas pressões) é uma região em que o ar relativamente quente se eleva e favorece a formação de nuvens e precipitação. Por isso, tempo chuvoso e nublado, chuva e vento forte estão normalmente associados a centros de baixas pressões. A instabilidade do ar produz um grande desenvolvimento vertical de nuvens cumuliformes associadas a cargas de água.
Ciclones e Anti-ciclones (Hemisfério Norte)

Os ciclones são indicados nos mapas meteorológicos pela letra «B» e são locais onde a pressão atmosférica é a mais baixa na sua vizinhança e em volta do qual existe um padrão organizado de circulação de ar. À medida que, pela acção do diferencial de pressões, o ar flui dos centros de altas pressões para um centro de baixas pressões é deflectido pela força de Coriolis[1] de tal modo que os ventos circulam em espiral, isto é, no sentido anti-horário (direcção contraria aos ponteiros de um relógio) no Hemisfério Norte e no sentido horário (direcção dos ponteiros de um relógio) no Hemisfério Sul. Na meteorologia, os movimentos de ar resultantes de um centro de altas pressões são denominados anti-ciclones. O sentido de giro de um ciclone e de um anti-ciclone é o contrário para um mesmo hemisfério[2][3], sendo este determinado pela aceleração de Coriolis.[1]

Como exemplo de ciclones podemos citar os sistemas frontais, os tornados e os furacões. Como, na Índia e na Austrália, os furacões são chamados ciclones (e, na Ásia, tufões), a mídia confunde constantemente o termo ciclone com furacão. A meteorologia diferencia o ciclone extratropical do furacão. Um furacão tem núcleo quente e se forma sobre águas quentes, em geral acima de 26 graus celsius. Um ciclone extratropical em geral é um fenômeno de latitudes médias e altas que se propaga até latitudes tropicais, associado comumente a frentes frias e ondas baroclínicas em altos níveis da troposfera;
Mapa meteorológico
Sistema frontal ciclónico (Hemisfério Norte)

Os ciclones são fáceis de reconhecer num mapa de observações à superfície pelos ventos que tendem a fluir para ele com uma rotação «em espiral» e nas imagens de satélite pela configuração em forma de vírgula de bandas de nuvens.

No Hemisfério norte, um ciclone em desenvolvimento é tipicamente acompanhado (a leste do centro de baixas pressões) por uma frente quente atrás da qual ventos de sul transportam para norte o ar quente e húmido de uma massa de ar quente, contribuindo para a desenvolvimento de precipitação. Atrás do centro de baixas pressões (a Oeste dele), ventos de norte transportam ar mais frio e seco para o sul, com uma frente fria marcando o bordo da frente dessa massa de ar mais fria e seca. No Hemisfério sul, como o sentido ciclónico se inverte, observa-se tipicamente a situação simétrica desta.

apesar disso devia evitar usar esta palavra aqui no sentido vago pois desde há muitas dezenas de anos que a palavra ciclone, começou a ser entendida como uma grande tempestade com ventos ciclónicos !!
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
David sf,

Posso não estar a pensar bem, mas a mensagem de um colega mostrava algum alarme com a mensagem CICLONE que é entendido pela maioria dos leigos como algo terrivel. Talvez essa seja a razão pela qual é um termo pouco usado em proveito de núcleo de baixas pressões, ou depressão.

Será que entendi mal o post do colega?
reitero TUDO o que escrevi, meus caros. Leiam.

Caro, eles não falam em ciclone. Eventualmente tempestade tropical, provavelmente um sistema bastante energético. Basta ler o que vários participantes aqui escreveram.

...


O uso da palavra ciclone, principalmente em maiusculas, pode provocar algum alarme. Alerta sim, alarme não.

sem mais

Bernardino
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
David sf,

Posso não estar a pensar bem, mas a mensagem de um colega mostrava algum alarme com a mensagem CICLONE que é entendido pela maioria dos leigos como algo terrivel. Talvez essa seja a razão pela qual é um termo pouco usado em proveito de núcleo de baixas pressões, ou depressão.

Será que entendi mal o post do colega?
reitero TUDO o que escrevi, meus caros. Leiam.




O uso da palavra ciclone, principalmente em maiusculas, pode provocar algum alarme. Alerta sim, alarme não.

sem mais

Bernardino

Eu percebi o que querias dizer, apenas tentei elucidar toda a gente, é uma confusão muito comum, mesmo em órgãos de comunicação social.
 

LMCG

Cumulus
Registo
28 Dez 2009
Mensagens
479
Local
Ponta Delgada
Eu percebi o que querias dizer, apenas tentei elucidar toda a gente, é uma confusão muito comum, mesmo em órgãos de comunicação social.

Boa noite,

De facto coloquei em maiúsculas pois não percebo muito disto, mas também porque li no NHC a palavra ciclone...

TROPICAL WEATHER OUTLOOK
NWS NATIONAL HURRICANE CENTER MIAMI FL
700 PM EST MON NOV 21 2011

FOR THE NORTH ATLANTIC...CARIBBEAN SEA AND THE GULF OF MEXICO...

1. AN AREA OF LOW PRESSURE LOCATED ABOUT 900 MILES EAST OF BERMUDA
CONTINUES TO PRODUCE GALE-FORCE WINDS. WHILE THIS SYSTEM HAS
CHANGED LITTLE IN ORGANIZATION DURING THE PAST FEW HOURS AND STILL
HAS SOME FRONTAL CHARACTERISTICS...IT IS FORECAST TO INTENSIFY
DURING THE NEXT COUPLE OF DAYS AS EITHER A FRONTAL LOW OR A
SUBTROPICAL CYCLONE. THIS SYSTEM HAS A HIGH CHANCE...60 PERCENT...
OF BECOMING A SUBTROPICAL CYCLONE DURING THE NEXT 48 HOURS AS IT
MOVES NORTH-NORTHEASTWARD TO NORTHEASTWARD AT 10 TO 15 MPH.
ADDITIONAL INFORMATION ON THIS SYSTEM CAN BE FOUND IN HIGH SEAS
FORECASTS ISSUED BY THE NATIONAL WEATHER SERVICE...UNDER AWIPS
HEADER NFDHSFAT1 AND WMO HEADER FZNT01 KWBC.

Obrigado pelas informações,
Luís Guilherme.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Vamos lá esclarecer a terminologia:

CICLONE= Depressão ou baixa pressão, que podem ser de origem tropical, extratropical ou hibrida/subtropical, cada uma com caracteristicas diferentes mas com o efeito comum de causar um agravamento do estado do tempo.

CICLOGENESE= Processo ou evento de criação de um Ciclone.

CICLOGENESE EXPLOSIVA= Criação num curto espaço de tempo de um ciclone devido ao facto de haver certo tipo de condições que favorecem a rapida evolução/criação deste tipo de sistemas.
Este tipo de ciclogenese pode dar origem a tempo mais severo pois está associada a uma grande dinamica atmosferica que se traduz em ventos fortes, precipitações fortes, trovoadas, etc.

FRONTOGENESE= Processo em que se cria uma superficie frontal ( frente) fria ou quente, ou em que uma frente menos activa se reactiva.

FRONTÓLISE= Processo de decaimento de um sistema frontal.

CICLÓLISE= Processo de decaimento de um ciclone/depressão.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Segundo as últimas run´s parece que vai começar o tédio...Anticiclone para cima de nós até perder de vista...:angry:

Não vejo porque se chamará tédio. O tempo vai arrefecer, vamos ter geadas e veremos até onde as temperaturas irão descer, principalmente ai na tua região. :D
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Não vejo porque se chamará tédio. O tempo vai arrefecer, vamos ter geadas e veremos até onde as temperaturas irão descer, principalmente ai na tua região. :D

Concordo, e para além disso não sei até que ponto será assim uma estabilidade tão prolongada.
Para além disso vamos ter uma amplitude térmica significativa, coisa que não experimentamos há uns tempos.
Os modelos, principalmente o GFS anda a colocar uma situação interessante de NW a partir de 30 de Novembro!



Uploaded with ImageShack.us

Note-se no entanto a fraca falibilidade que os modelos andam a apresentar, tal como é natural, a mais de 144h.
lá para 7 de dezembra o gfs apresenta uma saida de sonho mas isso não é para aqui chamado...:sad:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Bom...analisando o GFS/12z de hoje..

No Atlantico uma depressão hibrida vai ganhando intensidade, irá passar bem perto da Ilha das Flores na 5f/6f, empurrando para norte uma massa de ar tropical que deverá alimentar o inicio de uma fase mais activa na circulação sobre o Atlantico e a Europa.

O GFS tem insistido neste cenário há bastante tempo, e parece que deverá materializar-se.

T+42h



Uploaded with ImageShack.us

A preto assinalo a região que será mais activa, o centro da depressão passará um pouco a W ou mesmo em cima do limite a oeste do rectangulo, e no quadrante leste da circulação haverá uma pluma tropical muito intensa, associada ao WCB, que poderá dar alguns problemas aos Açores.

Na peninsula a dorsal anticiclónica deverá começar a exercer a sua influencia, empurrada para leste pelos sistemas Atlanticos.

...........

Mais para a frente, com o aumentar da actividade no Atlantico, teremos o AA fixo numa posição proxima á PI, extendendo-se para WSW.

Mas ainda há um resto de energia tropical a SW dos Açores que a depressão de 5f não conseguiu arrastar, pelo que se prevê que a partir do dia 28-29 essa bolsa de ar tropical começe a interagir mais fortemente com a circulação Atlantica, gerando um cavado mais forte ( grande amplitude e algumas perturbações inseridas) que deverá atingir Portugal continental.

T+168h



Uploaded with ImageShack.us

Basicamente mantem-se o cenário de um periodo mais activo com tempo ameno mas instavel entre dia 28-29Nov e 2-3Dez, a que se segue um periodo mais fresco com a possibilidade ne alguma neve nas cotas médias, entre dia 3-4Dez e 6-7Dez.

Nos Açores teremos uma situação normal para a altura do ano...instabilidade, depressões a passar perto..mas normal.

Resumindo....


Açores
-

Situação mais gravosa entre 4f e 6f, com a passagem da depressão a W.
A depressão afectará mais os grupos ocidental e central, com ventos fortes, trovoadas e chuva forte e pressistente.
Tambem a ondulação será intensa de SW.



Uploaded with ImageShack.us

Continente-

Com o AA sempre por perto teremos tempo ameno e soalheiro até ao dia 28.
A partir de dia 28, a actividade Atlantica propaga-se para leste, afectando-nos primeiro com instabilidade associada ao ar quente..possiveis trovoadas, chuva e algum vento, sendo que depois virá uma massa de ar mais fria de NW, á medida que o cavado passa sobre o território e a circulação passa de SW para NW.
Neste periodo mais instavel poderemos ter a formação de um sistema de baixas pressões mais intenso a NW, desde o W/SW da Irlanda até ao Mar do norte, mas é obviamente muito cedo para ter ideia da sinóptica exata.




Uploaded with ImageShack.us


Madeira-

Tudo calmo, apenas com a possibilidade de mais instabilidade entre dia 1 e 3 de Dez.

....................................

Prespectivas para o inicio de Dezembro

Bom...Os modelos estão a colocar para o inicio de Dezembro um padrão congruente com uma entrada fria na America do Norte.
Pode ser que entremos naquele temido padrão que referi que podia aparecer no Inverno, em que na falta de energia na America, e com uma la niña acentuada pela AO/NAO+, teriamos o deslocamento de um cavado semi permanente para o Atlantico central, deixando a PI num regime anticiclonico, a Europa de N num regime de SW e a europa de leste e sueste a ser afectada por uma circulação fria de N/NE com um nucleo de baixas no Mediterraneo-Mar negro.

É de referir que este padrão ( algo analogo ao inverno de 07-08) deixa espaços ocasionais quer para perturbações intensas de SW quer entradas mais frias de NE...
Não vale a pena andar já a pensar em secas ou tempo entediante ( na prespectiva do meteolouco...hehe), pois ainda falta muito tempo e já se sabe de antemão que este padrão/tendencia pode dar em coisas como o 18fev08 ou uma entrada fria de NE como ocorreu no final desse inverno mas nesse caso afectou mais Espanha...ou seja...está o jogo ainda em aberto.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Excelente run do GFS às 12z, não só a saída operacional, mas principalmente a previsão ensemblistica. Em baixo o diagrama para Trás-os-Montes, das 6 z e das 12z:

graphe_ens3_exc1.gif


6z - Exceptuando uma saída meio tresloucada da run de controle, há somente duas ou três linhas que esporadicamente baixam bem da iso 0. Média da T850 no dia 30 de novembro a rondar os 5ºC.

graphe_ens3_qwy8.gif


12z - Média dos ensembles a 30 de novembro baixa para 2ºC, sendo que a maioria delas está abaixo deste valor. Aumenta a precipitação. Entre 30/11 e 4/12, a esmagadora maioria das linha baixa do 0. Também mais frio a 500 hpa.

À espera do que possa ainda prever o ECMWF, hoje pela primeira vez começa a ser claramente intuída uma entrada de noroeste / norte para a mudança de mês.
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
...........
Basicamente mantem-se o cenário de um periodo mais activo com tempo ameno mas instavel entre dia 28-29Nov e 2-3Dez, a que se segue um periodo mais fresco com a possibilidade ne alguma neve nas cotas médias, entre dia 3-4Dez e 6-7Dez.
..........

Excelentes e bem fundamentados, como sempre, os posts do david e stormy. esta frase do stormy encorajou-me a colocar aqui isto



eu sei que isto devia estar nas saidas de sonho mas ilustra, penso eu, o que stormy escreveu.
 

João Sousa

Cumulus
Registo
1 Dez 2010
Mensagens
199
Local
Covilhã
Excelentes e bem fundamentados, como sempre, os posts do david e stormy. esta frase do stormy encorajou-me a colocar aqui isto



eu sei que isto devia estar nas saidas de sonho mas ilustra, penso eu, o que stormy escreveu.

Boa noite meus caros,
Desculpem-me a ignorância, mas porque que é uma saída de sonho! Não vislumbro nada de extraordinário!

Abraço a todos