Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2011

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Boa noite meus caros,
Desculpem-me a ignorância, mas porque que é uma saída de sonho! Não vislumbro nada de extraordinário!

Abraço a todos

Sinceramente também não percebi muito bem... o que eu interpreto dessa carta é tempo algo fresco, mas seco. Se fosse em Janeiro ou Fevereiro, com mais frio instalado na Europa Central, essa carta poderia significar uma entrada bem fria, com corrente de Leste. Mas sempre seca...

A neve a cotas médias que o Stormy refere, poderá ocorrer caso tenhamos uma entrada de Noroeste, mais húmida. Não tão fria como uma entrada continental mais forte de Inverno, mas bem mais húmida. Algo mais parecido com isto:

 


João Sousa

Cumulus
Registo
1 Dez 2010
Mensagens
199
Local
Covilhã
Sinceramente também não percebi muito bem... o que eu interpreto dessa carta é tempo algo fresco, mas seco. Se fosse em Janeiro ou Fevereiro, com mais frio instalado na Europa Central, essa carta poderia significar uma entrada bem fria, com corrente de Leste. Mas sempre seca...

A neve a cotas médias que o Stormy refere, poderá ocorrer caso tenhamos uma entrada de Noroeste, mais húmida. Não tão fria como uma entrada continental mais forte de Inverno, mas bem mais húmida. Algo mais parecido com isto:


Exactamente, o pouco que percebo de meteorologia também me leva a pensar que seria uma mera situação de estabilidade, bem paradigmática de uma situação anti-ciclónica e pouco ou nada mais.

Essa saída que adicionaste, sim, seria uma situação espectacular! Diria mesmo óptima!

Abraço
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Exactamente, o pouco que percebo de meteorologia também me leva a pensar que seria uma mera situação de estabilidade, bem paradigmática de uma situação anti-ciclónica e pouco ou nada mais.

Essa saída que adicionaste, sim, seria uma situação espectacular! Diria mesmo óptima!

Abraço

Eh ... calma. realmente exagerei com a expressão "uma saida de sonho", não seria uma entrada fria siberiana vigorosa à-moda-de-janeiro, seria, realmente fresca mas traria temperaturas que arriscaria de 0 a 3 ºC de minima a mais de metade do território.
Isso era.
Num periodo que parece ter alguma instabilidade, e precipitação (pouca) associada.
E essa situação traria neve a cotas médias (chamo eu isso a uns 800m).
e neve essa logo no inicio de dezembro seria um bom "agoiro" para quem gosta de neve.

Podem discordar, se quiserem, mas esse seria o cenário.
já agora se discordam, digam, por favor porque discordam.
Eu por exemplo discordo da opinião de que a situação preconizasse estabilidade. para mim a AA biscaia/UK poderia deslocar-se mais um pouco para NEE e ai sim!!! passado 2 dias iamos ter festa.
se consultarem essa saida do modelo essa era a tendência.

querem outra razão para (não) ser um cenário de sonho?
a run seguinte do GFS desfez completamente o cenário:shocking::mad:


Uploaded with ImageShack.us

comparem o que coloquei no meu post anterior com esta saida... com diferença de 6 horas!
Normal para modelos a esta distância.
Eu não sou pro, não tenho grandes conhecimentos, nem me quero armar.
Nem em expert, nem em pseudonabo.;);)
Estamos aqui todos para aprender e ganhar experiência... :)

em paz
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Eh ... calma. realmente exagerei com a expressão "uma saida de sonho", não seria uma entrada fria siberiana vigorosa à-moda-de-janeiro, seria, realmente fresca mas traria temperaturas que arriscaria de 0 a 3 ºC de minima a mais de metade do território.
Isso era.
Num periodo que parece ter alguma instabilidade, e precipitação (pouca) associada.
E essa situação traria neve a cotas médias (chamo eu isso a uns 800m).
e neve essa logo no inicio de dezembro seria um bom "agoiro" para quem gosta de neve.

Podem discordar, se quiserem, mas esse seria o cenário.
já agora se discordam, digam, por favor porque discordam.
Eu por exemplo discordo da opinião de que a situação preconizasse estabilidade. para mim a AA biscaia/UK poderia deslocar-se mais um pouco para NEE e ai sim!!! passado 2 dias iamos ter festa.
se consultarem essa saida do modelo essa era a tendência.

querem outra razão para (não) ser um cenário de sonho?
a run seguinte do GFS desfez completamente o cenário:shocking::mad:


comparem o que coloquei no meu post anterior com esta saida... com diferença de 6 horas!
Normal para modelos a esta distância.
Eu não sou pro, não tenho grandes conhecimentos, nem me quero armar.
Nem em expert, nem em pseudonabo.;);)
Estamos aqui todos para aprender e ganhar experiência... :)

em paz

Claro, c.bernardino, estamos aqui todos sempre a aprender e por isso o João Sousa colocou a dúvida e eu respondi da maneira que achei mais adequada. Ninguém criticou ninguém, ninguém chamou nabo ou expert a ninguém, apenas discutimos aquela carta...:thumbsup:

Mas permita-me continuar a discordar da sua análise aquela carta. E vou explicar porquê, como pede:



Ora, sem dúvida que haveria corrente de leste, mas nessa altura ainda haveria muito pouco ar frio instalado na Europa central. Lembro-me de ver por curiosidade a T850 dessa carta e não baixava dos 2/4ºC. Já não o posso provar porque a run já foi actualizada, é pena... Ou seja, 0/3ºC talvez nas terras altas do Norte e Centro, ou Trás-os-montes, ou ainda algum local ou outro com uma forte inversão térmica, mas metade do país, duvido muito.
Depois, a questão da instabilidade... centro de altas pressões muito perto, pressões na ordem os 1030 a 1035 hPa em Portugal... e sem nenhuma bolsa de ar frio em altitude aqui por perto. Ora, não me parece que haja qualquer possibilidade de haver instabilidade nesta sinóptica. Não sei o que realmente aconteceria, mas deixo isso aos mais entendidos aqui do fórum, pode estar-me a escapar algum pormenor que desconheça.

Está dada a minha opinião mais fundamentada. Acho muito interessante este debate relativamente a esta carta, é uma boa maneira de aprendermos sempre mais. Peço desculpa se não o estou a fazer no tópico mais adequado.

Um abraço
 

João Sousa

Cumulus
Registo
1 Dez 2010
Mensagens
199
Local
Covilhã
Claro, c.bernardino, estamos aqui todos sempre a aprender e por isso o João Sousa colocou a dúvida e eu respondi da maneira que achei mais adequada. Ninguém criticou ninguém, ninguém chamou nabo ou expert a ninguém, apenas discutimos aquela carta...:thumbsup:

Mas permita-me continuar a discordar da sua análise aquela carta. E vou explicar porquê, como pede:



Ora, sem dúvida que haveria corrente de leste, mas nessa altura ainda haveria muito pouco ar frio instalado na Europa central. Lembro-me de ver por curiosidade a T850 dessa carta e não baixava dos 2/4ºC. Já não o posso provar porque a run já foi actualizada, é pena... Ou seja, 0/3ºC talvez nas terras altas do Norte e Centro, ou Trás-os-montes, ou ainda algum local ou outro com uma forte inversão térmica, mas metade do país, duvido muito.
Depois, a questão da instabilidade... centro de altas pressões muito perto, pressões na ordem os 1030 a 1035 hPa em Portugal... e sem nenhuma bolsa de ar frio em altitude aqui por perto. Ora, não me parece que haja qualquer possibilidade de haver instabilidade nesta sinóptica. Não sei o que realmente aconteceria, mas deixo isso aos mais entendidos aqui do fórum, pode estar-me a escapar algum pormenor que desconheça.

Está dada a minha opinião mais fundamentada. Acho muito interessante este debate relativamente a esta carta, é uma boa maneira de aprendermos sempre mais. Peço desculpa se não o estou a fazer no tópico mais adequado.

Um abraço

Boa noite novamente,
Meus caros c.bernardino, Jorge_scp é um prazer poder discutir as minhas ideias, ainda que poucas, acerca de tão interessante temática como é a meteorologia. Não foi em momento algum minha intenção ferir a susceptibilidade de ninguém. Neste sentido, o que está aqui em causa é a interpretação que cada um de nós faz de uma run. Devo concordar e subscrever a interpretação que é feita pelo Jorge, neste último post.

Off topic: Epah oh Jorge_scp, se esse scp é do grande Sporting Clube de Portugal, tens bom gosto.

Um forte abraço ao Jorge e ao Bernardino:thumbsup:
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Ó meus amigos. Isto é um tópico de previsão e modelos.
Ai e tal , estamos aqui para aprender e desculpe que não o quis ofender, ou, ai e tal que depois de um longo of-topic ,
que me desculpem o of-topic que se segue e mais não sei quantos,
e , não sei que mais diga, mas , neste tópico, por favor,
não façam dispersar a excelência e o privilégio de alguns membros.
Caramba. Há tópicos mais adequados para essas discussões.
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
E eis que ele chegou, atrasado, mas mais vale tarde que nunca: o Verão de São Martinho :).

Nos próximos tempos serão de esperar dias soalheiros, céu azul, durante o dia temperaturas bem agradáveis, à noite nem tanto... O AA vai andar a rondar a PI, ora a W, ora a NW, ora a N/NE, mas nunca demasiado a Sul para permitir entradas de SW... O ECMWF "agarra-se" a isto até pelo menos 3ª feira da semana que vem... O GFS parece querer ir atrás... Vamos ver até onde vai este padrão... Agora toca a disfrutar deste tempo que também faz falta ;).
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
E eis que ele chegou, atrasado, mas mais vale tarde que nunca: o Verão de São Martinho :).

Nos próximos tempos serão de esperar dias soalheiros, céu azul, durante o dia temperaturas bem agradáveis, à noite nem tanto... O AA vai andar a rondar a PI, ora a W, ora a NW, ora a N/NE, mas nunca demasiado a Sul para permitir entradas de SW... O ECMWF "agarra-se" a isto até pelo menos 3ª feira da semana que vem... O GFS parece querer ir atrás... Vamos ver até onde vai este padrão... Agora toca a disfrutar deste tempo que também faz falta ;).
Claro! Uns dias de Sol só sabem é bem depois de um Novembro com tanta e magnifica animação. Portugal não era Portugal se não tivesse algumas semanas de anticiclone em cima,no Outono e no Inverno! Normalissimo.
Esperam-se dias de sol,com temperaturas frescas de madrugada, e temperaturas amenas de dia.Máximas de 20ºC em algumas estações :w00t:
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Boa noite. Sei que ainda falta muito, que é apenas um modelo mas está lá e se calhar pelo menos pode ser uma tendência de mudança de padrão para a vinda de um pouco mais de frio.

Excelente, também ando com a mesma intuição à imenso tempo... exatamente 30 /nov.
os modelos é que , de run para run, ainda apresentam enormes variações mas há condições para qq coisa interessante. E repara que não é só frio.
Temos chuva... CORRIJO ...precipitação. olha que pelo marão...
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Excelente, também ando com a mesma intuição à imenso tempo... exatamente 30 /nov.
os modelos é que , de run para run, ainda apresentam enormes variações mas há condições para qq coisa interessante. E repara que não é só frio.
Temos chuva... CORRIJO ...precipitação. olha que pelo marão...

A run do GFS das 0z era absolutmaente fantástica, aguardo agora pela actualização das 6z... Mas cotas de neve em torno dos 400 e 500 metros com precipitação para o norte e centro do país era um cenário de sonho e já no 1º painel. Contudo, o ensemble mostra que, e embora não estando totalmente sozinha, a saída era um outlier frio e a variação dos vários membros enorme... Vamos ter um jogo de nervos, habitual para esta altura, nos próximos dias! Haja coração (Pessoalmente acho esta altura do ano a mais espectacular e desafiante no que ao seguimento de modelos diz respeito) :)
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
A run do GFS das 0z era absolutmaente fantástica, aguardo agora pela actualização das 6z... Mas cotas de neve em torno dos 400 e 500 metros com precipitação para o norte e centro do país era um cenário de sonho e já no 1º painel. Contudo, o ensemble mostra que, e embora não estando totalmente sozinha, a saída era um outlier frio e a variação dos vários membros enorme... Vamos ter um jogo de nervos, habitual para esta altura, nos próximos dias! Haja coração (Pessoalmente acho esta altura do ano a mais espectacular e desafiante no que ao seguimento de modelos diz respeito) :)



Sim concordo. Vai ser uma luta e só com o apróximar dos dias é que vamos preceber o que se vai passar. :thumbsup:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
A run do GFS das 0z era absolutmaente fantástica, aguardo agora pela actualização das 6z... Mas cotas de neve em torno dos 400 e 500 metros com precipitação para o norte e centro do país era um cenário de sonho e já no 1º painel. Contudo, o ensemble mostra que, e embora não estando totalmente sozinha, a saída era um outlier frio e a variação dos vários membros enorme... Vamos ter um jogo de nervos, habitual para esta altura, nos próximos dias! Haja coração (Pessoalmente acho esta altura do ano a mais espectacular e desafiante no que ao seguimento de modelos diz respeito) :)

É tudo,

gfs-0-162_aaq9.png


ou nada:

ECM1-168_chh4.GIF


Curiosamente o ECMWF adopta a habitual tendência do GFS de exagerar na circulação zonal, enquanto o GFS adopta a tendência habitual do ECMWF, exagerando nos baixos geopotenciais a baixas latitudes.

Os ensembles do GFS e do ECMWF estão mais semelhantes, apontam ambos para um cavado um pouco "esbatido" nas nossas imediações, o que indica que ambos os modelos seguem indecisos. Mas só 5 perturbações nos metem anticiclone, as restantes que não prevêem frio, metem-nos uma depressão a oeste e a descarga fria nos Açores, um cenário igual ao modelado pela determinista, mas mais a oeste.

Será decisiva a entrada fria do próximo fim de semana no centro dos EUA, se cavar muito não se isolando da circulação global (não formando cut-off) de modo a impulsionar muito a dorsal na costa leste da América do norte, até às proximidades da Gronelândia, teremos animação por cá no fim de semana prolongado 1-4 de dezembro. Geralmente o modelo que melhor costuma modelar esta zona é o GFS, se a previsão ensemblistica fosse mais convincente eu diria que era muito provável termos a tal injecção de ar frio.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Eu aposto num cenario de cavado a entrar pelos Açores ( fluxo zonal) e depois um aprofundar do mesmo a oeste da PI, sendo que depois teriamos o inicio de um periodo mais ondulado, mas bloqueio mais intenso só mesmo na zona do leste Europeu.

Ao longo das ultimas semanas o fluxo do quadrante sul tem injectado muita energia no Mediterraneo, e a convecção associada a baixas em altura tem dissipado muito calor latente para a atmosfera:

Theta-e



Uploaded with ImageShack.us

Como se vê tambem, há muita energia transportada sobre o Atlantico pela depressão e WCB que estão nas proximidades dos Açores, e por outra depressão que está a sair dos states e que traz muita energia do golfo, e até criou algum tempo severo nas plains há uns dias.

Estando a haver um afluxo tão grande de energia o mais certo é que de entre as varias perturbações que vão arrastando alguma dessa energia, uma delas acabe por se profundar e organizar mais que as outras..é uma questão de esperar..

GENS T+108h:



Uploaded with ImageShack.us

O mais certo é que tudo começe assim, a dorsal vai-se organizar em dois blocos, um para leste e outro perto dos EUA, com o cavado a aprofundar-se no Atlantico ( até porque a America vai arrefecendo e os cavados deixam de conseguir bom desenvolvimento sobre o continente).