Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2012

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
A partir de amanhã e até ao final de dia de sábado voltará a chuva ao território continental português devido a uma cut-off (depressão isolada em altitude), com expressão à superfície a aproximar-se desde oeste. As "festividades" iniciam-se amanhã à tarde, com a passagem de uma frente com um movimento desde sudoeste para nordeste. Os maiores acumulados deverão ser registados no litoral a sul do Cabo Carvoeiro.
.

Achas que amanhã existem possibilidades de trovoadas?
O IM não indica isso, mas olhando aos modelos dá-me a ideia que sim :rain:
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Em suma, para o dia de amanhã preve-se um agravamento do estado do tempo, com um periodo a ter em atenção entre as 15h e as 20h.

Preve-se a passagem de uma linha de instabilidade moderada a forte com aguaceiros e trovoadas que serão acompanhados de rajadas de vento fortes e precipitação excessiva.

Especial atenção aos distritos de Faro, Beja, Evora, Santarem, Setubal, Lisboa e Leiria.


Para 6f os modelos teem vindo a acentuar a instabilidade, agora colocam CAPE já de modo geral acima dos 800-1000J/Kg na costa e na ordem dos 400 a 700J/Kg no interior sul.

Dado a presença de CAPE já assinalavel e de perfis de vento favoraveis são possiveis trovoadas e aguaceiros fortes, pontualmente muito fortes ( acima dos 60mm/3h), tal colo ventos fortes....não me admiraria nada que ocorresse algum tornado F0-F2 ou tromba, especialmente nas regiões costeiras, Algarve e Bacia do Tejo-Sado.

6f as regiões mais afectadas continuam a ser essencialmente a faixa litoral a sul da Figueira da Foz, e o interior sul ( especialmente durante a tarde).

Tambem é prevista uma situação de bastante vento, tanto já na tarde de amanhã como, principalmente, no dia de 6f...ventos sustentados até 50km.h com rajadas superiores ( potenciadas pela ocorrencia de convecção intensa).
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Stormy, lendo a tua análise detalhada, fiquei com uma pergunta relativamente aos avisos do IM. Não deveriam de lançar avisos também para o vento especialmente nos distritos do litoral centro e sul (Lisboa, Setúbal, Beja e Faro)?

Porque lançaram apenas para a precipitação forte? Não estou a criticar o trabalho de ninguém, apenas estou a fazer esta questão porque até posso estar errado e a intensidade do vento prevista para as próximas horas não justificar qualquer aviso... Talvez lancem aviso só amanhã, que é quando a situação se vai agravar mais...
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Actualização

As condições dinamicas melhoraram associadas á presença de humidade/temperaturas acima do que os mesoescalares indicavam.

Poderão ocorrer aguaceiros e trovoadas fortes uma faixa desde o Interior Alentejano para NW sobre porções do vale do Tejo e litoral NW.

Na minha opinião os locais mais favoraveis parecem ser aqueles na porção norte desse corredor...distrito de leiria e porção litoral NW, no entanto no Alentejo, apesar de haver menos forçamento dinamico, parece haver uma massa de ar bastante energética nos niveis baixos.

NyNFS.png
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Actualização

Para amanhã preve-se que o centro da cut-off se desloque até perto da costa continental, e associado ao nucleo em altura teremos á superficie uma depressão de cerca de 995-998hpa.

Na porção leste da circulação desta depressão há uma linha de convergencia que actuará sobre ar energético ( Dew 14-16, CAPE 600-1200).

Em altura, na vertical dessa linha, há um fluxo forte de S/SW que establece 15-25kts de shear com forte componente rotacional.

Os niveis de equilibrio na vizinhança desta perturbação são altos, -45/-50ºC, tal como são elevados os fluxos verticais aos 500 e 700hpa o que sugere um perfil vertical apto para o desenvolvimento de grandes extruturas convectivas.

Esta linha de instabilidade é a que me chama mais atenção, pois atras dela os modelos colocam uma atmosfera menos dinamica com tendencia mesmo para fluxos subsidentes e presença de ar seco nos niveis médios e altos.


Bom...a linha de instabilidade deverá varrer a costa SW, entrando pelo pais de SW para NE e perdendo intensidade após as 16-17h já na região fronteiriça.

RESUMO

4O8JO.jpg


Amarelo- Possibilidade de Trovoada.
Vermelho- Possibilidade de Trovoada, por vezes forte, acompanhada de rajadas de vento ( 80-100km.h), precipitação excessiva ( até 60mm/3h) e possibilidade de granizo.

Para alem dos fenomenos associados á convecção teremos uma situação de ventos fortes e ondulação significativa associada á circulação bastante vigorosa da depressão, que se centrará a W de Lisboa.
É de realçar a possibilidade de inundações nas areas baixas dos estuarios do Sado e do Tejo, pois espera-se bastante precipitação proxima ao periodo de maré cheia, que será uma maré bastante forte ( 4.03m no Porto de Lisboa ás 16h) dada a actual Lua Cheia.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Para a noite de 6f espera-se uma melhoria gradual do estado do tempo.

No Sabado, por outro lado, os modelos colocam mais um pouco de instabilidade, mas não se esperam padrões dinamicos que suportem actividade organizada/severa.
Esperam-se sim alguns aguaceiros ou mesmo trovoadas, de caracter pulsante, especialmente á tarde e nas regiões do Sul, onde podem ser localmente acompanhados de granizo e periodos de chuva moderada a forte...mas penso não ser justificavel uma atenção especial..
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
É de realçar a possibilidade de inundações nas areas baixas dos estuarios do Sado e do Tejo, pois espera-se bastante precipitação proxima ao periodo de maré cheia, que será uma maré bastante forte ( 4.03m no Porto de Lisboa ás 16h) dada a actual Lua Cheia.

Boa noite,

Obrigado pela análise detalhada e muito informativa da situação meteorológica actual. Sempre excelente! :thumbsup:

Só um reparo, encontramo-nos em Lua Nova e não Lua Cheia

Cumprimentos
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boa noite,

Obrigado pela análise detalhada e muito informativa da situação meteorológica actual. Sempre excelente! :thumbsup:

Só um reparo, encontramo-nos em Lua Nova e não Lua Cheia

Cumprimentos

Ups...disparate meu, obrigado pela correcção:thumbsup:
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
Já vai passando em direcção a regiões mais interiores a linha mais "organizada" de precipitação, nada de excepcional por aqui, localmente aguaceiros fortes, mas aparentemente convecção mais severa no Sul, como os relatos do tópico correspondente referem, assim como o radar do IM:





Mas está longe de terminado o evento, pois é bastante provável que o melhor esteja reservado para depois dessa linha, pelo menos em algumas regiões. Existem aparentemente dois períodos mais instáveis previstos:

O primeiro agora à tarde, em que tanto ao longo da linha (sobre terra) poderá haver alguma activação com mais convecção embebida, tal como após essa linha, existem bastantes células a SW, e os parametros de instabilidade estão bastante bons em todos os modelos, com alguma ajuda da hora de maior "calor" é claro. É bastante incerta a localização de possíveis células mais fortes e organizadas, mas a tarde poderá ser bastante interessante.
Dando como exemplo a região de Lisboa, os modelos apontam para mais precipitação entre as 12-15h do que entre as 9-12h, o período em que passou a referida linha. Resta saber se é por ter passado antes do previsto, ou se estão certos, e a tarde será de bastante animação..






Depois deverá ser de esperar alguma acalmia, mas durante a madrugada, e à partida em especial na metade Sul do país, deverá haver novo período bastante propício a convecção e trovoadas, com o passar do núcleo frio da cut-off sobre o continente, havendo CAPE bastante elevado, tendo em conta que se trata de um período nocturno.

 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Rozzo, quanto a esse pico secundario, associado ao nucleo da cut-off...não achas que o shear será demasiado fraco para que haja convecção organizada?

Na minha opinião a situação de amanhã será mais de convecção pulsante...como há bastante energia e gradiente pode ser que haja células que nos estagios de maturação sejam capazes de gerar granizo e chuva por vezes fortes..mas em geral acho que serão células de curto tempo de vida...

A não ser, como referi há uns dias, que se forme um "cluster" estacionario, tipico destas depressões em processo de hibridização...mas mesmo que assim seja...não tenho grande confiança que sejam muito severas..

O que achas deste raciocinio?


Imagem actual e evolução nas proximas 24h:

A0FDK.jpg


A AZUL, região de inibição convectiva.
A ROXO, região com maior forçamento quer termico quer dinamico ( favoravel á convecção).
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Stormy, o teu resumo entre as 10h e as 18 h de hoje, não concordo com o horário. Eu prolongava esse período até às 21 horas, pelo menos, digo isto por base dos modelos ECM e Hirlam, aliás tanto o ECM como o Hirlam colocam cerca de 20 mm ou mais entre as 18 horas e as 00 h. Visto, a parte da manhã, o ECM e o Hirlam estão a ser acertar bem.