Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2012

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por David sf 30 Out 2012 às 09:03.

1. stormy

stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    7 Ago 2008
    Local:
    Lisboa
    Bom...parece-me que a situação está a acalmar, salvo uma célula agora na região de Vendas Novas, e a faixa do sotavento Algarvio.

Quanto á célula de Vendas Novas, com o arrefecimento nocturno é suposto que começe a degenerar.

No que toca ao Sotavento, até ás 21h pelo menos poderemos ter ainda algumas células fortes.

DURANTE A NOITE, em principio teremos uma acalmia geral...podendo ocorrer alguns aguaceiros localizados que em principio não serão muito activos e que se vão concentrar nas regiões litorais.

PARA AMANHÃ ( das 5-7h ás 17-18h), poderemos ter aguaceiros e trovoadas, especialmente a sul do Tejo, mas não são esperadas condições propicias a fenomenos extremos..quanto muito algum aguaceiro mais forte poderá trazer chuva intensa e algum granizo.

O pior já passou...e os alertas do IM..peço desculpa por dize-lo em publico..parecem-me ridiculos...
    Não entendo a metodologia das pessoas que trabalham no instituto...desculpem a minha ignorancia..

Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. trovoadas

trovoadas
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    3 Out 2009
    Local:
    loule-caldeirao
    Eu também não entendo os alertas...
    Lançaram o alerta laranja para precipitação uns minutos antes da passagem de uma linha de instabilidade que apesar de forte iria ser de passagem rápida e sem condições, a meu ver, para gerar precipitações a esse nível. De manhã as condições eram outras e apenas tinham alerta amarelo.
    Enfim...

3. Rainstorm

Rainstorm
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    11 Ago 2012
    Local:
    Massamá
    Diluvio por aqui com vento forte;)

4. marco_antonio

marco_antonio
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    27 Dez 2010
    Local:
    funchal
    engracado sera dizer que o stormy no passado dia 14 ja fazia referencia a possibilidade de formar tornados ou trombas de agua,eu ouvi em directo na tv as explicacoes do IM e fiquei com a sensacao que andaram algo "distraidos".cumprimentos

5. Goku

Goku
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    22 Dez 2009
    Local:
    Leiria
    Sabem-me dizer se já existe alguma previsão do tempo que poderá fazer no dia 1 de Dezembro?

6. thunder_chaser

thunder_chaser
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    11 Fev 2010
    Local:
    Beja
    Segundo a meteorologista Maria João Frada em declarações para a RTP1, ainda se mantêm condições para a formação de tornados ou downbursts principalmente no extremo sul do país.

7. Jota 21

Jota 21
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    20 Set 2007
    Local:
    Sintra
    Uma palavra para Stormy. Leio aqui diariamente as suas previsões e, embora por vezes me pareçam muito "técnicas", com muitos termos estranhos, considero-as sempre confiáveis. Por vezes acho-as demasiado "catastrofistas" como a que li aqui ontem, se não me engano. Mas realmente, mais uma vez acertou na mouche. :thumbsup:

8. David sf

David sf
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    8 Jan 2009
    Local:
    Oeiras / VN Poiares
    Falta ainda bastante tempo até esse dia, a previsão a tão longo prazo é bastante complicado e acarreta grande margem de erro. A tendência para o fim do mês aponta para o estabelecimento de um padrão mais seco e fresco, com circulação continental, mas como referi, são apenas tendências.

9. stormy

stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    7 Ago 2008
    Local:
    Lisboa
    Analise "fresquinha" do GFS18z-

Bom..a noite será em geral calma, com aguns aguaceiros especialmente na faixa costeira entre o C Carvoeiro e Sagres.

A partir do inicio da manhã a tendencia é de aumento de instabilidade Nas regiões centro e sul, já que a depressão mostra sinais de uma estrutura em warm core de niveis baixos ( seclusão quente), com um aumento do gradiente térmico nos primeiros 5km, o que se traduz em um pouco mais de CAPE/LI.

Tambem se espera em altura alguma divergencia na região central e oriental da circulação em altura...

Com ajuda do aquecimento diurno e dessa massa de ar quente na região central da depressão, assim como a presença de ar frio em altura, poderemos ter alguns clusters convectivos/celulas pulsantes que localmente terão capacidade para gerar periodos de chuva moderada a forte e eventualmente algum granizo.

Portanto...amanhã será um dia de trovoadas tipicas...pulsantes, que volta e meia trarão alguma chuva mais forte..mas de não terão capacidade para gerar eventos extremos/destructivos..será convecção "domesticada" daquela que dá para sacar umas bonitas fotografias:lol:

10. c.bernardino

c.bernardino
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    31 Dez 2010
    Local:
    Loures
    David,

e é impressão minha ou essas tendências não são sequer unânimes.
    O que o GFS "desenha" (AA bem marcado no atlântico) parece bastante diferente do ECMWF.
    Confesso que estou um pouco baralhado, os modelos continuam a não atinar a uma semana (o que não me espantaria se estivessemos em Set/Out). Nesta altura esperava maior concordância.

análises de quem sabe são bem-vindas.

11. Snifa

Snifa
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    16 Abr 2008
    Local:
    Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
    Bons dias,

após este evento, que infelizmente causou danos em zonas do Algarve, parece que já a partir da próxima terça -feira dia 20/11 iremos ter uma frente com alguma actividade ,com chuva por vezes forte, afectando essencialmente o Norte/Centro:

Dois modelos em sintonia:

ECMWF 00 Z:

GFS 6 Z :

12. ELJICUATRO

ELJICUATRO
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    24 Jan 2009
    Local:
    BRAGA SUL (Baixo Minho)
    Bom dia Snifa,

Neste momento e de acordo com a sintonia do GFS e ECMWF parece que vamos ter uma boa rega na nossa zona na Terça-Feira. :rain: :rain:

Amanhã já vamos poder consultar os mesoescalares e termos uma ideia do range dos acumulados de precipitação previsto para o Noroeste.

De qualquer das formas uma coisa parece quase certa: Terça-Feira (20 NOV) será um dia bastante chuvoso principalmente no NW com uma frente de atividade moderada a atingir também a Galiza....

Bom Fim de Semama a todos os MeteoLoucos....

13. Gerofil

Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mar 2007
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    O deslocamento do centro de baixas pressões que agora estará centrado sobre Setúbal intensificou a precipitação no Alentejo. É esperado que o centro de baixas pressões continue o seu deslocamento para leste/sueste, pelo que ainda teremos algumas horas de chuva intensa pelo Alto Alentejo/Ribatejo/Beira interior e Trás - os - Montes.

A melhoria do tempo já começou no Algarve (já passou para sector de ar frio, portanto para o regime de aguaceiros, menos frequentes, alternando já com períodos de sol) e vai estendendo-se progressivamente para norte ao longo da manhã e da tarde.

Mas atenção que este ar frio pode ser propício a fenómenos convectivos extremos, pelo que até ao final da tarde ainda existem condições para a ocorrência de aguaceiros pontualmente fortes e acompanhados de trovoadas e eventual queda de granizo, especialmente nas regiões do sul, porque a troposfera ainda está muito instável.

Muito bem as previsões do Instituto de Meteorologia, nomeadamente os alertas colocados por precipitação.

14. Rainstorm

Rainstorm
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    11 Ago 2012
    Local:
    Massamá
    Bem pensava que a chuva só regressaria mais para meio da semana, mas que bom:D, agora o problema é que os solos já estão completamente ensopados:shocking:.

15. DRC

DRC
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    15 Set 2008
    Local:
    Póvoa de Santa Iria
    Longe disso, depois da seca que tivemos tem que chover muito mais do que isto para os solos ficarem saturados, penso eu.

Partilhar esta Página