Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2012

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Depressão partida em duas?

Não há nada disso Aurélio, há uma dperessão bem cavada, com tendencia por parte dos modelos em acentua-la ainda mais, e há uma frente que se extende para sul, que contem varias bolsas de ar tropical.

Essa frante seria reactivada por um novo cavado em Phasing com o primeiro, que poderia resultar numa outra ciclogenese algures entre as Canarias e o Golfo de Cadiz.

Para já certezas é coisa que não há, e o IM está a seguir a ideia mais genérica, o que é o procedimento correcto para abordar estas situações complexas!

Bom...devias era ir olhando para o sat e obs de superficie dos Açores e comparar com as carta antes de mais...porque a depressão que está em genese por lá será muitissimo importante para todo o desenrolar de acontecimentos no continente, e é altamente complexa, muito dificil mesmo de prever por parte dos modelos.

Para já ao que me parece, os modelos que se estão a sair melhor são o Hirlam ( com alguma sobrevalorização), o WRF do Meteogalicia ( este subvaloriza um pouco), o GFS ( mais na "muche") e o GEM ( talvez o melhor de todos).

48h


Uploaded with ImageShack.us

72h


Uploaded with ImageShack.us
96h


Uploaded with ImageShack.us


Isto é aquilo que a maior parte dos modelos mostra, se temos uma depressão com uma frente associada num dia, com pressão inferior aos 1015 hpa ao longo da frente e após isso ficamos com pressões superiores na nossa zona e existe é apenas um ligeiro cavamento ou nem isso na zona da Madeira, isto para mim, posso usar os termos incorrectos porventura, o técnico és tu, mas para mim são duas depressões uma aquela que passou no Sábado ao largo e a outra que se formaria na Madeira, resultantes da quebra da linha de instabilidade.
Aliás maior prova é os mapas de precipitação, pois se não houvesse nenhuma alteração manter-se-ia a linha de instabilidade aqui em cima, e agravaria na Madeira, mas não é isso que os modelos mostram no dia de hoje.

Em relação ás previsões do IM, eles não têm que imaginar os cenários prováveis, apenas têm que indicar o que mostra os modelos, mas adiante daqui a pouco começam a sair as runs das 12h !

Obviamente, que as runs agora das 12h poderão contradizer tudo o que aqui dito, e não existir essa quebra, ou pelo menos se aproximar a algo parecido com a run das 00h do UKMO por exemplo !
 


ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Depressão partida em duas?

Não há nada disso Aurélio, há uma dperessão bem cavada, com tendencia por parte dos modelos em acentua-la ainda mais, e há uma frente que se extende para sul, que contem varias bolsas de ar tropical.

Essa frante seria reactivada por um novo cavado em Phasing com o primeiro, que poderia resultar numa outra ciclogenese algures entre as Canarias e o Golfo de Cadiz.

Para já certezas é coisa que não há, e o IM está a seguir a ideia mais genérica, o que é o procedimento correcto para abordar estas situações complexas!

Bom...devias era ir olhando para o sat e obs de superficie dos Açores e comparar com as carta antes de mais...porque a depressão que está em genese por lá será muitissimo importante para todo o desenrolar de acontecimentos no continente, e é altamente complexa, muito dificil mesmo de prever por parte dos modelos.

Para já ao que me parece, os modelos que se estão a sair melhor são o Hirlam ( com alguma sobrevalorização), o WRF do Meteogalicia ( este subvaloriza um pouco), o GFS ( mais na "muche") e o GEM ( talvez o melhor de todos).

Boa tarde Caro stormy,

A depressão (FRANZISKA) parece que vai cavar bastante algures entre o cabo Finisterra (Galiza) e a UK isso de acordo com o UKMO (0H).

Sendo uma situação complexa acho que os outputs desta tarde serão decisivos para sabermos ao certo quais os efeitos expectáveis no Continente pelo menos no Sábado....

Cmps.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
A este alinhar corresponde a expressão Inglesa "Phasing" e estas situaçãoes são geralmente associadas a ciclogenneses rapidas ou desenvolvimento de grandes bandas frontais que podem gerar situações de tempo severo.

Stormy, confesso que nem eu, nem ninguém que esteja a ler, está propriamente a entender o que estás a tentar dizer com o termo "Phasing". Não estou a dizer que não exista, ou que não haja algo semelhante ao que querer referir, mas confesso que (pode ser desconhecimento meu) nunca tal ouvi falar ou li.
Pelo que falaste no post, ponho a hipótese de estares a referir-te à posição relativa entre o centro de baixas pressões à superfície e em altitude. Pois para haver boas ciclogéneses o favorável é o cavado em altitude estar ligeiramente "atrasado" em relação à baixa à superfície.
Estando totalmente alinhados a tendência é de decaímento do sistema. Isto explica-se com equações, que não interessam nada aqui, mas de qualquer forma fica aqui uma figura com um perfil vertical tipo de um sistema em boas condições para sofrer cavamento:



Não faço ideia se era isto que te referias. Ou se por outro lado apenas querias referir-te ao "coincidir" entre se gerar uma grande ondulação por do lado Oeste vir um cavado até bastante a Sul com ar bem frio de Norte, e do lado Este uma entrada de ar tropical bastante extensa até Norte, gerando claro grande gradiente, favorável à tal ciclogénese?

Tem um pouco mais de atenção, eu sei que até estás a fazer um esforço de tentar ser didático e explicar o que lês, ou aprendes, mas tem um pouco de calma, para não tornarmos isto demasiado disperso ok? E para ser didático tem de se ser claro e sucinto, e não dispersar em imensos conceitos e termos "novos"...
;)
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Stormy, confesso que nem eu, nem ninguém que esteja a ler, está propriamente a entender o que estás a tentar dizer com o termo "Phasing". Não estou a dizer que não exista, ou que não haja algo semelhante ao que querer referir, mas confesso que (pode ser desconhecimento meu) nunca tal ouvi falar ou li.

Caro rozzo,

Ainda bem que evidenciou este termo. Eu não tinha ido procurar antes e fez-me ir procurar e aprender.

Então do que procurei encontrei isto

PHASING- When two separate short waves come together to form one wave. Also, when upper and lower level features are positioned so that each provides energy to the other, it is said that the features are in phase with one another.

http://www.channelislandsrestoration.com/weather/jargon.htm


É de facto o que tinha explicado no seu post

Cumprimentos
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Caro rozzo,

PHASING- When two separate short waves come together to form one wave. Also, when upper and lower level features are positioned so that each provides energy to the other, it is said that the features are in phase with one another.

A segunda parte (da inclinação perfil vertical de uma depressão) penso que é o que referi (com figura) no post. E é naturalmente o alicerce de uma depressão forte, em cavamento, condição essencial, da essência da Meteorologia Sinóptica. Aquela figura é uma figura de referência até, muito usada.

A primeira é outra coisa, entendo como sendo interferência construtiva de duas ondas separadas, tornando-se numa só mais forte, como o que acontece com freak waves no mar, ou em imensas outras coisas em física.
Confesso que não sei a sua real importância/aplicação em física atmosférica, concretamente a sua relevância em Meteorologia Sinóptica, até que ponto é frequente ou significativo a junção de cavados. Não estou com isto a dizer que não terá, pois estamos de facto a falar de física, de ondas. Estou mesmo a dizer que nunca li nada sobre o assunto, . Estou a dizer que não será um campo tão explorado, agora não sei se por uma questão de importância ou de desconhecimento...
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
A depressão está demasiado longe do sul do país embora seja importante no litoral norte.

Mais adiante... em termos de neve, estamos a ficar cada vez mais curtos de precipitação. :(
 

Rainstorm

Nimbostratus
Registo
11 Ago 2012
Mensagens
541
Local
Massamá
A depressão está demasiado longe do sul do país embora seja importante no litoral norte.

Mais adiante... em termos de neve, estamos a ficar cada vez mais curtos de precipitação. :(


Parece mais é que essa animação para o fim-de-semana e pra semana se está a definhar!!
Bem me parecia que era bom demais para ser verdade!
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Rozzo, eu penso que expliquei num post anterior:

http://www.meteopt.com/forum/seguim...delos-novembro-2012-a-6793-18.html#post351490

Phasing é quando duas ondulações do jet se alinham, ou uma ondulação do jet polar se alinha com uma do jet subtropical, causando uma amplificação da onda ( uma onda maior).

Tambem pode ser quando uma perturbação em altura e alinha com outra nos niveis baixos.

Neste caso será os dois..teremos a amplificação da onda por cima de uma região frontal bem defenida e intensa.

Quando isto ocorre, o forçamento aumenta, possibilitanto uma activação de uma região frontal, ou mesmo uma ciclogenese.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
6f/Sabado

Bom...para o dia de amanhã teremos a aproximação de uma depressão em cavamento, e depois a sua passagem a NW do continente durante a noite para Sabado e primeira metdade do dia de Sabado.

Esta depressão traz consigo uma massa de ar tropical em todos os niveis.

Apesar da presença de ar tropical, em altura há bastante ar quente tambem, que resulta em CAPE insignificante.

O forçamento tambem não é muito importante.

Sendo assim, amanhã e Sabado não são previstos episodios convectivos com significado.

Apesar disto, no sector costeiro em alguns momentos poderá surgir alguma célula que apesar de tendencialmente fraca poderá aumentar localmente a precipitação, devido á presença de ar muito humido, e tambem do vento dado o forte fluxo que se espera nos niveis médios.

De modo geral o que parece mais significativo são os ventos, que durante a noite para Sabado e parte do dia de Sabado poderão soprar fortes com medias de 45-65km.h e rajadas localmente superiores a 100-110km.h, nomeadamente no litoral norte/centro e terras altas, com especial atenção á região do Minho.

As precipitaçõe serão mais intensas nas regiões montanhosas do litoral norte e centro.

Domingo/2f

Neste periodo a depressão já terá passado a NW, mas deixa para traz uma região frontal ( colisão de massas de ar) que se extende desde o centro do continente até á RAM, e é ractivada pela aproximação de um cavado ( lá está, em Phasing/alinhamento com o anterior e com esta região frontal ), que posteriormente se poderá isolar numa cut-off perto da RAM.

Assim sendo, poderemos ter um episodio de chuvas intensas possivelmente convectivas no sul do continente e na RAM, resultando da reactivação da região frontal deixada para tras... ( ou mesmo evolução de uma depressão )..

Mas devo dizer que será preciso mais um dia ou dois para confirmar e analisar este cenário.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,398
Local
Olhão (24 m)
Os modelos estão um pouco estranhos, diria que o GFS é o modelo mais pessimista, em relação ao Algarve, enquanto o UKMO coloca uma depressão de 995 mb no Algarve na 3ªfeira, ainda não está nada certo. O melhor mesmo é ir seguindo os modelos, que existem modelos que colocam muita precipitação na zona de Lisboa/Setúbal, por exemplo, o Hirlam.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Mas então para Sábado estamos a contar com chuva persistente mas estratiforme e vento para esta região?

Em principio sim, com no maximo alguma célula isolada, tendencialmente fraca.

Para Domingo e até 2f é que poderá haver uma intensificação da situação.

Para a Madeira, a partir de Sabado á tarde/noite até 2f de manhã poderá haver uma situação de chuva forte e alguma trovoada, com celulas localmente mais intensas...em principio nada de muito grave.

Amanhã á tarde provavelmente teremos uma melhor coerencia entre os modelos...e tiraremos melhores conclusões;)
 

João Sousa

Cumulus
Registo
1 Dez 2010
Mensagens
199
Local
Covilhã
Os modelos estão um pouco estranhos, diria que o GFS é o modelo mais pessimista, em relação ao Algarve, enquanto o UKMO coloca uma depressão de 995 mb no Algarve na 3ªfeira, ainda não está nada certo. O melhor mesmo é ir seguindo os modelos, que existem modelos que colocam muita precipitação na zona de Lisboa/Setúbal, por exemplo, o Hirlam.

Acerca da consistência dos modelos, o Joe Bastardi acaba de afirmar isto:
"GFS is really having trouble.. even ensembles in shorter term all over the place. ECMWF ensembles rule".
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Acerca da consistência dos modelos, o Joe Bastardi acaba de afirmar isto:
"GFS is really having trouble.. even ensembles in shorter term all over the place. ECMWF ensembles rule".

Mas isso já era há muito conhecido, que a curto prazo o ECM era melhor do que o GFS, mas no caso deste fim de semana, penso que o GFS esteve melhor do que o ECM !
O ECM também nesta run fartou-se de cortar, cortou no curto, médio e longo prazo.
O GFS por outro lado manteve mais ou menos o seu ensemble.

Eu só espero que isto não seja uma repetição do ano passado, em que foi paulatinamente deixando de chover até que foi aquilo que se viu .....
Mas Inverno ainda se vê por estas bandas? Só se for em frio, porque em chuva, bom as normais falam por si (neste caso refiro-me ás regiões do sul) embora seja sobejamente conhecido que o Norte perdeu bastante precipitação nos meses de Janeiro e Fevereiro.

Esperemos que eu esteja redondamente enganado, mas fiquei desgostou-se com as runs de hoje, em especial do ECM !

Posso estar a meter a carroça á frente dos bois mas atrevi-me a olhar ás normais climatológicas dos ultimos 12 anos para Janeiro e Fevereiro aqui para as regiões do sul por exemplo, e constatei que para Janeiro e Fevereiro em 12 anos (desde 2001) apenas 1 teve precipitação acima da média para Janeiro e Fevereiro.
Relativamente ao mês de Dezembro, embora algo menos claro, Dezembro teve nos ultimos 11 anos aqui para esta zona, apenas 3 meses acima da média e 8 meses abaixo da média !
A meu ver sinais evidentes que o clima está a mudar, e que as precipitação estão sendo redestribuidas, embora este não seja o tópico indicado para falar sobre isso !