Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2014

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
:::::::UPDATE:::::::

XJCMxWh.png


Com base na observação de radar/sat e rede amadora de superficie, neste momento detecta-se uma area de advecção quente ao longo do litoral SW, bordejada por areas estacionarias de frontogenese quente.

De acordo com o GFS12z um nucleo ciclonico coloca-se a W de Sines, associado a uma lingua de baixas pressões que se extende para SW, todo o conjunto deverá grandualmente avançar para norte.

No sector quente o LLJ fortalece-se, com convergencia do sueste já presente no eixo termico a oeste-sudoeste de Sines.

As condições dinamicas são favoraveis á ocorrencia de convecção severa, e há helicidade suficiente tanto junto do eixo termico como da frente quente para suportar supercelulas tornádicas, mais plausiveis junto do litoral, onde o CAPE é mais robusto.
Em todo o caso, precipitação excessiva e rajadas severas manteem-seo risco mais evidente.

Sendo assim, coloquei um poligono de nowcasting especial nas areas onde a situação poderá ser mais complicada.

A partir das 23h a convecção deverá manter-se activa e pontualmente severa, pelo que é provavel que volte a colocar um poligono especial de nowcasting...embora isso dependa da evolução concreta do estado do tempo nas proximas horas.
 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,202
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
olhando para este mapa parece que o distrito de Coimbra também vai ser severamente afectado. Mas apenas avisa amarelo?

Para chegarem a Coimbra as células têm que passar por todo o território a sul, não vêm directamente do mar. Até agora tem-se observado que nesse trajecto vão perdendo intensidade. Amarelo significa entre 30 a 40mm em 6h, ou entre 10 e 20mm em uma hora, é muito ainda!
 

thunderstorm87

Cumulus
Registo
6 Set 2014
Mensagens
496
Local
Cacilhas
pelo que aparenta(no meu ver) , está a ser apenas um dia normal de inverno.Nao está a ser nada do que inicialmente se falava nas previsões.Mas claro que, isto é o meu ponto de vista.Posso até estar errado
 
  • Gosto
Reactions: meko60

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
pelo que aparenta(no meu ver) , está a ser apenas um dia normal de inverno.Nao está a ser nada do que inicialmente se falava nas previsões.Mas claro que, isto é o meu ponto de vista.Posso até estar errado

Um normal dia de inverno é relativo... Tudo depende do inverno em causa.
Ai ao lado na Qta. do Conde já segue com quase 100mm acumulados... Se "num normal dia de inverno" chove assim por ai... Ou está a passar tudo ao lado ?
Razões para se queixar tem VRSA, onde hoje ainda não caiu uma pinga...
 
  • Gosto
Reactions: Microburst e meko60

Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
941
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
O nosso vizinho deveria querer dizer, isso sim, era "queremos trovoada!!!" :lol:

Um normal dia de inverno é relativo... Tudo depende do inverno em causa.
Ai ao lado na Qta. do Conde já segue com quase 100mm acumulados... Se "num normal dia de inverno" chove assim por ai... Ou está a passar tudo ao lado ?
Razões para se queixar tem VRSA, onde hoje ainda não caiu uma pinga...


Pois por aqui à beira-Tejo, já cá cantam 61,6mm só no dia de hoje. ;)


P.S. Dá a impressão, recorrendo às imagens de satélite, de que se está a formar uma boa célula com actividade eléctrica vinda de Sul a caminho da península de Setúbal.
 
  • Gosto
Reactions: thunderstorm87

thunderstorm87

Cumulus
Registo
6 Set 2014
Mensagens
496
Local
Cacilhas
O nosso vizinho deveria querer dizer, isso sim, "queremos trovoada!!!" :lol:




Pois por aqui à beira-Tejo, já cá cantam 61,6mm só no dia de hoje. ;)


P.S. Dá a impressão, recorrendo às imagens de satélite, de que se está a formar uma boa célula com actividade eléctrica vinda de Sul a caminho da península de Setúbal.

Boa noite vizinho.Sim também me refiro a trovoadas.É verdade que em certas localidades , choveu e bem no decorrer no dia de hoje.Por aqui já tivemos dias piores de chuva comparado ao que caiu até agora.Quanto a trovoadas, estou na dúvida se teremos alguma coisa.Mas se acontecer, seria a cereja no topo do bolo por assim dizer.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,202
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Observou-se que sensivelmente a partir das 20:30/ 21 horas toda a convecção foi praticamente varrida do território, restando apenas precipitação residual da dissipação. Era mesmo isto que estava previsto, pelos modelos, oficialmente, etc?
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Agradecíamos que não se esqueçam do tópico em questão. E que portanto não estejam a discutir fiascos e se são ou não dias normais de inverno. Ok?
Vai aqui um chat enorme, e como já dito muitas vezes, pretende-se um tópico com discussão de modelos e previsões de fácil acesso, leitura, e útil.

Para esse tipo de conversa, existe o tópico de Seguimento Meteorológico Off-topic.

Obrigado
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Esta depressão agora vai até às Canárias onde decarregará bastante chuva... Admira-me a Madeira não ter dado notícias.

Domingo voltará a passar por cima de nós integrando-se na circulação geral da atmosfera.

Os últimos dias do mês trazem uma descida razoável das temperaturas.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego