Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2014

As ultimas previsões do IPMA dão para o último dia 2 graus de mínima a Lisboa. Sendo assim seria a tocar no recorde para Lisboa em Dezembro e ainda por cima no começo. Provavelmente isto não vai acontecer, não deixa de ser uma previsão impressionante.

As ultimas previsões do IPMA dão para o último dia 2 graus de mínima a Lisboa. Sendo assim seria a tocar no recorde para Lisboa em Dezembro e ainda por cima no começo. Provavelmente isto não vai acontecer, não deixa de ser uma previsão impressionante.

Se fosse 2ºC de máxima estariamos perto de valores históricos. :) De mínima em dezembro/janeiro é habitual.

O recorde para a estação do geofísico pelo menos no site IPMA é de 2.1 graus para Dezembro tanto para as normais 71 como as 81. A não ser que algo me esteja a escapar parece-me que desde de 71, pelo menos, que nunca foi abaixo dos 2.1.

Última edição:
boas, estes primeiros dias de dezembro serão amenos ( 3 dias no máximo ), a partir daí teremos um longo período anticiclónico perfeitamente normal no nosso clima..nao há como evitar isso. depois de tanta chuva e tempo tempestuoso, não e de estranhar..e sim, esse padrão atmosférico que se avizinha será para durar..talvez para o fim do mês o AA quebre, e quiçá um natal brindado. teremos dias, e noites frias a gélidas :cold: com nevoeiros e algum vento. mas como a meteorologia não e ciência exata, ca estaremos no seguimento ;)

Pelo GFS a primeira semana de Dezembro parece um pouco instável, vejo muitos sistemas depressionários irrelevantes a passear ao lado do país :unsure: Mas depois o anticiclone deve atacar na 2ª semana e ai chega o frio! Vamos ver se volta a chover ou se vem aí uma seca.... Isto claro que são previsões a longo prazo mas tendo em conta o que choveu em Novembro nunca se sabe ;) Mas acredito que tudo possa mudar a qualquer momento.

Aqui vai o modelo da precipitação até dia 7 de Dezembro, pode se ver que o país parece ter uma espécie de escudo da chuva :D
PnlgPbU.png

Amanhã e segunda devem-se esperar que muitos territórios ultrapassem os 20ºC!

• Gosto
Reactions: Cluster

Boas,

Sim também estou a achar "muita fruta" esses tais 2ºC de minima para Lisboa, a ser verdade, eu no meu 2º posto de observação conseguia ter registos na ordem dos -4ºC/-5ºC...enfim, vamos acompanhado os modelos.

• Gosto
Reactions: Cluster
A mim parece-me mais que os próximos dias vão ser mais parecidos com Março do que com Dezembro, vamos ter dias quentes e noites frias. Mais lá pra frente logo se verá como será, agora próximos dias as máximas vão subir, aqui devo chegar aos 20ºC ou quase. O frio todo modelado mais pra frente o mais certo é ser cortado em 20/30%.

Noites frias aqui para o litoral, só vejo lá para o final da semana, uma coisa é certa, as minimas vão sofrer um bom tombo.

O GFS já começou a cortar no frio, mostrando o anticiclone subir ate ao UK permitindo alguma instabilidade sobre o mediterrâneo parece que ainda podemos ter alguma precipitação na próxima semana.

• Gosto
Reactions: guisilva5000
Penso que a tendencia para estas 2 semanas é de tempo seco, mais frio sobretudo durante a noite, e temperaturas normais para Dezembro durante o dia. Veremos se no final do mês se foi um Dezembro de acordo com as expetativas !

• Gosto
Reactions: guisilva5000