Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2014

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Com a exceção do Sul (Algarve) e ainda um pouco incerto, parece que amanhã vem alguma acalmia. Chamaria mais um intervalo :D.

No fim de semana a chuva regressa e a temperatura vai descendo gradualmente! Até dia 26/27/28 ainda falta algum tempo por isso está tudo muito volátil, no entanto se os modelos se mantiverem para estes 3 dias podemos ter por um lado o primeiro evento de neve a cotas médias e em minha opinião e mais importante ainda o evento do dia 28 que é um pouco agreste se tivermos em conta que este mês já foi bem molhado e os solos já começam a ficar saturados.

Aguardo simplesmente!!!

Boa noite
 


david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,363
Local
Fajarda - Coruche(57m)
2n9l2rn.png


SYNOPSIS and DISCUSSION

An axis of low 500 hPa geopotential stretches from southern Scandinavia into Turkey and divides Europe into two halves with an opposite weather character. To the northeast, a blocking anticyclone over Russia creates cold and stable conditions. Southwestern Europe, on the other hand, is in the warm sector of a large Atlantic cyclone. Warm air advection from the south supports weak ridging from the western Mediterranean region towards the North Sea and pushes an elevated mixed layer from northwestern Africa over the Iberian Peninsula, the western Mediterranean Sea and much of France.
A few hundred J/kg of CAPE can become available where this plume of warm air overspreads some maritime moisture, but it will be strongly capped. Isolated storms, if any, will be confined to offshore areas of Morocco, Portugal, Galicia and the Bretagne, where rising motions ahead of a travelling short-wave trough erode the cap. They will struggle to become surface-based and do not pose an enhanced risk of severe weather.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Bom dia ,
O GFS diminuiu bastante a precipitação para a próxima semana , pelo menos no Norte , o evento que anda a ser modelado para dias 27 e 28, no Norte , atendendo ao que é modelado atualmente , não terá qualquer significado especial .

E em relação à possibilidade que andava no ar de que o final da próxima semana seria o primeiro evento frio para a época parece estar a esfumar - se , o ECM já prevê temperaturas de 19 / 20 graus em alguns locais .
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
a média dá 1000mb aqui para o Algarve... mais pra norte será mais baixa a pressão.

a preocupação é manter-se o tempo chuvoso e sobretudo no mar onde parece que teremos temporal.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Ontem já diziam que ia ser um temporal daqueles e que era praticamente garantido que ia ocorrer. Esqueceram-se que ainda estamos a uma semana de distância. Agora é a desilusão para alguns para outros nem tanto.

Penso que aqui neste tópico ninguém falou que era garantido acontecer, limitamo-nos a comentar uma saída de um modelo, sempre no campo das probabilidades, claro que já se sabe que a esta distância tudo pode mudar "radicalmente" e assim como atenuou pode voltar a colocar o mesmo tipo de cenário ou parecido, apenas nas proximidades da data poderemos ter mais "certezas" de como será o fim do mês.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas...

Para amanhã espera-se alguma actividade convectiva, pontualmente forte na região NW, onde coloco um nivel de risco baixo em especial por precipitação pontualmente excessiva.

Analise/Discussão
Em altura a perturbação nas Canárias migra lentamente para NW em resposta á aproximação de um novo cavado que entra vindo de NW, as duas perturbações interagem e iniciam um processo de fusão.
Sobre Espanha uma dorsal mantem-se.

Em todos os niveis uma circulação de S/SE ocorre sobre PT continental...

Á superficie o fluxo mantem-se de ESE em boa parte do território excepto nas areas litorais onde tende a rodar para S/SE, uma massa de ar subtropical mantem-se no Golfo de Cadiz, e começa a avançar para norte á medida que um novo nucleo ciclónico se começa a desenvolver a SW de Sagres...uma frente quente de fraca actividade entrará pelo extremo sul e pelo litoral SW, com aumento gradual da instabilidade.
Dado o ar frio em altura, os valores de CAPE manteem-se em torno a 500-1000J/Kg no sul/sw e apenas algumas centenas de J/Kg no lit norte e centro.

De NW, uma frente fria aproxima-se, com ar muito frio a entrar até á região NW, será esta frente o principal foco de actividade amanhã.

NW
Esta frente deverá actuar sobe uma massa de ar ligeiramente instavel, e a convergencia/forçamento dinamico deverá aumentar ao longo do dia á medida que o nucleo ciclonico se torna mais robusto a SW.
Neste cenário, uma linha de convecção forçada e estacionária deverá gerar-se,afectando a região NW.
O CAPE é fraco mas o shear deverá ser moderado e rotacional devido á intensificação do jet em altura e do low level jet, o forçamento dinamico abundante quer por divergencia na entrada do jet de niveis altos quer por convergencia á superficie deverá compensar a falta de CAPE, e neste contexto as células que surgirem terão condições para se organizar em segmentos lineares com ciclo de vida relativamente longo.
O risco principal desta actividade prende-se com a ocorrencia de precipitação excessiva, mas não se podem excluir rajadas marginalmente severas e um risco minimo de trombas/gustnado.

Sul

Na região sul, ao longo da dry line/frente quente, o CAPE deverá ser mais robusto, e haverá forçamento dinamico devido á passagem de uma short wave em altura...no entanto mantem-se uma capping layer de ar saariano quente e seco em altura, e há duvidas acerca possibilidade de ocorrencia de convecção de base á superficie...
Um nivel cinzento é para já colocado por possibilidade de alguns aguaceiros pontuais.
No entanto poderá haver um upgrade caso os modelos apostem em iniciar mais actividade, dado que as condições dinamicas ( +- similares ás do NW) favorecem que células mais robustas se possam organizar numa linha com risco de precip excessiva, granizo e rajadas marginalmente severas.

Sintese sinoptica
nLb1YjH.png


Analise de risco
ykuW0Jj.png
 
Última edição:

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Agora que nos aproximamos de dezembro ( e do inverno ) , poderemos estar a chegar a uma encruzilhada : com o aparecimento de tempo frio e de grandes depressões na América do Norte e , paralelamente , com o arrefecimento progressivo da água do mar ( que nos afetará com toda a certeza ) , o estado do tempo tanto pode virar para uma corrente continental ( com tempo frio mas seco e de longa duração ) ou para um fortalecimento da circulação zonal ( aí sim com o aparecimento das " bombas meteorológicas " ) .
Penso que mais para o início do próximo mês seremos influenciados por uma destas situações . Aliás , os modelos já começam a evidenciar um comportamento errante , a baralhar as contas em cada saída .
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Interessante o retorno das poeiras do Sahara, que já se iniciou nos dias anteriores devido à circulação de sul e já foi visível até no poente de ontem. Até domingo de manhã mantém-se a sua presença com concentrações à superfície a atingir os 50 microgramas por metro cúbico:
1cAnld2.png
0t9V7A5.png

rE5J3OJ.png
etY29Vy.png


restantes imagens da previsão até domingo podem ser consultadas aqui:
http://forecast.uoa.gr/LINKS/DUST/dust.php?field=zoomdconc&lan=en

Circulação de sul/sueste na sinóptica das 12h:
Tusagqu.gif
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Boa tarde.

Eu fui um dos que fiz uma pequena análise relativa á possibilidade de chuva e frio, para a próxima semana e volto a transquever.


"Com a exceção do Sul (Algarve) e ainda um pouco incerto, parece que amanhã vem alguma acalmia. Chamaria mais um intervalo :D.

No fim de semana a chuva regressa e a temperatura vai descendo gradualmente, até dia 26/27/28 que ainda falta algum tempo por isso está tudo muito volátil, no entanto se os modelos se mantiverem para estes 3 dias podemos ter por um lado o primeiro evento de neve a cotas médias e em minha opinião e mais importante ainda o evento do dia 28 que é um pouco agreste se tivermos em conta que este mês já foi bem molhado e os solos já começam a ficar saturados.

Aguardo simplesmente!!!

Boa noite"



Ninguém disse que ia acontecer .....quem fez análise para esses dias (e não fui o único), baseou-se em MODELOS QUE MUDAM DE DIA PARA DIA!!! Ninguém disse que ia ser, mas que poderia ser.

Por essas e por outras é que cada vez menos posto. Simplesmente criticasse quem tenta da melhor forma e acima de tudo de forma fundamentada dar o seu contributo. Critica fácil...

Uma boa noite.
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,170
Local
Belas
Penso que aqui neste tópico ninguém falou que era garantido acontecer, limitamo-nos a comentar uma saída de um modelo, sempre no campo das probabilidades, claro que já se sabe que a esta distância tudo pode mudar "radicalmente" e assim como atenuou pode voltar a colocar o mesmo tipo de cenário ou parecido, apenas nas proximidades da data poderemos ter mais "certezas" de como será o fim do mês.
Exatamente, acho que toda a gente aqui tem consciência que são modelos e que do dia para o outro pode mudar tudo.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Zé Carapau

Cirrus
Registo
23 Mai 2014
Mensagens
46
Local
Galamares
Se até o IPMA com todo os seus recursos falha constantemente, porque é que um utilizar de um fórum com meios mais limitados e apenas por laser haveria de acertar a 100%?
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
De acordo com as últimas saídas parece que por aqui vamos continuar sem chuva, até a de domingo já cortaram praticamente toda

A precipitação dos próximos quatro dias é de certo modo errática, não corresponde a estruturas bem organizadas e com movimentos claros. Por isso as previsões da distribuição espacial da precipitação têm uma expectativa de erro associada suficientemente grande para não se descartar surpresas locais. ;)

Para aproveitar a mensagem e de certo modo para ilustrar o carácter mal definido das perturbações que se esperam, a carta sinóptica das 18h de hoje:
nA8ej1r.gif