Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2014

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas..

Para amanhã e 3a espera-se que a passagem de uma forte perturbação polar crie condições para a ocorrencia de convecção por vezes severa em especial na região SW,onde coloco um risco moderado dada a conjunção de valores de CAPE mais elevados com um padrão dinamico bastante condutivo.

Analise/Discussão

Em altura uma forte perturbação polar aprofunda-se sobre PT continental e uma short-wave secundária avança rapidamente no jet polar cruzando o centro de PT continental em fase com uma saudavel area de frontogenese em todos os niveis.

Associada a esta um campo de forte forçamento dinamico e de fluxo troposferico intenso e rotacional afecta a metade W da PI.

Nos niveis médios e baixos, uma lingua de ar quente e humido é arrastada por um forte low/mid level jet ( >25m/s aos 850hpa) ao longo da convergencia pré frontal, sendo gradualmente desestabilizada á medida que interage com ar cada vez mais frio em altura....valores de CAPE entre 500-1500J/Kg deverão surgir.

O forte forçamento dinamico deverá ser mais que suficiente para iniciar convecção discreta e linear ao longo da frente, sendo de particular interesse a faixa de convergencia costeira, de onde poderão surgir sistema multicelulares em training lines.
Não são de excluir algumas supercelulas dado o shear moderado de caracter rotacional ( 0-6km shear 15-30m/s) , mas estas deverão ser mais provaveis na forma de estruturas breves aglomeradas na linha frontal, dado que é ai onde se encontram os melhores perfis de shear e a melhor convergencia.

As condições parece assim especialmente favoraveis á ocorrencia de rajadas severas, precipitação excessiva e granizo.


Após a passagem da frente, espera-se uma situação tipica de convecção em regime frio, com fortes gradientes verticais nos niveis médios ( TT index até 55) e fluxo troposferico unidireccional de NW, com shear fraco...neste ambiente algumas células fortes ou severas deverão surgir, com capacidade para produzir granizo e precipitação forte...uma tromba de agua não é de excluir dada a SST anormalmente elevada junto á costa ( 18-20ºC).


TeurzUi.png
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,446
Local
Olhão (24 m)
O GFS anda a querer mostrar ali, algo interessante para dia 9/10 de Novembro, embora a localização não seja a melhor para o Algarve, mas tem variado entre a costa marroquina e a Andaluzia, nesta run das 6, o GFS coloca cerca de 100 mm no dia 9, na província entre Huelva e Cádiz.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Então, mais um dia animado pela frente, de norte para sul a acabar de madrugada no Algarve, e também com algum pós-frontal.

Saída do WRF das 00z.

8PcTIbs.gif


Se olharmos com mais detalhe, na versão com mais resolução que cobre o norte, há potencial para picos que podem chegar aos 30/40mm/hora.

uhdtXL6.gif


Também algum potencial para rajadas de 80km/h

cP4aMvv.png
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Após o fim do " verão de S . Martinho " ( penso que teve este ano as temperaturas máximas mais altas de sempre ) , na minha opinião entrámos na segunda metade do outono , o tempo ficará progressivamente cada vez mais frio a partir de agora .:cold:
 

luicchi

Cirrus
Registo
3 Mar 2010
Mensagens
46
Local
Marinha Grande
Após o fim do " verão de S . Martinho " ( penso que teve este ano as temperaturas máximas mais altas de sempre ) , na minha opinião entrámos na segunda metade do outono , o tempo ficará progressivamente cada vez mais frio a partir de agora .:cold:

e a verdade é que hoje está muito mais fresco ....
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Amanhã Terça-feira ainda vamos ter um dia com alguma instabilidade, até ao ínicio da manhã são esperados aguaceiros que serão de neve acima dos 1500m no Norte e Centro, a tarde o tempo melhora. Na Quarta-feira o Sol já se vai mostrar. Na Quinta-feira regressa a chuva.

Terça-feira 4 de Outubro de 2014
Períodos de céu nublado, Aguaceiros no Norte e Centro que serão de neve acima dos 1500m até ao inicio da manhã. O vento vai soprar moderado a forte com rajadas que podem chegar aos 80km/h nas terras altas. Descida da temperatura do ar.

Quarta-feira 5 de Novembro de 2014
Períodos de céu nublado, vento de Noroeste moderado com rajadas que podem chegar aos 40km/h nas terras altas. Descida da temperatura mínima.

Quinta-feira 6 de Novembro de 2014
Períodos de céu nublado de manhã a tarde fica mais nublado, períodos de chuva no Minho e Douro Litoral a tarde estendendo-se as restantes regiões a noite. Vento moderado de Oeste.
 
  • Gosto
Reactions: Thomar

Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
Ja repararam na pressão prevista de 988mb para dia 11 ? Sim ainda falta 1 semana é certo.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: MIGUEL_DKs

MIGUEL_DKs

Cumulus
Registo
21 Out 2012
Mensagens
491
Local
Torres Vedras
Sim esses valores de pressão atmosférica poderão provocar uma ciclogenese explosiva em que exemplo disso podemos referir a tempestade Gong como o Zapiao indicou e também o temporal que houve em 2009 na zona Oeste.
Mas claro até lá pode haver alterações e ainda é cedo para nos fiarmos nesses valores!
 
  • Gosto
Reactions: Zapiao

PauloAlex

Cirrus
Registo
23 Set 2014
Mensagens
38
Local
Bufarda
Não sou nenhum perito, antes pelo contrário, mas segundo o meu entendimento mais importante que o valor da pressão atmosférica é o espaçamento entre isóbaras (isto para o vento provocar estragos). Quanto menor o espaçamento (mais isóbaras próximas umas das outras) maior a velocidade do vento. Corrijam-me se estou enganado.