Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2014

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Ruipedroo 29 Out 2014 às 16:33.

1. fishisco

fishisco
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    7 Jan 2013
    Local:
    Celorico de Basto
    a dois dias de distancia ainda nao sei o que esperar... o gfs n preve nada, apenas uns chuviscos e claro vento. a previsao a 10 dias do IPMA tb não apresenta nada de especial mas a descritiva já fala em ventos, chuva e aguaceiros fortes, trovoada e ate neve acima dos 1000... Será que é tudo p centro e sul?

Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. MIGUEL_DKs

MIGUEL_DKs
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    21 Out 2012
    Local:
    Torres Vedras
    Sexta feira como o vento irá estar? Vai estar forte?

3. Agreste

Agreste
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    29 Out 2007
    Local:
    Aljezur (48m) - Faro (11m)
    Isso não é vento de superfície AzoresPower... quando muito 75kmh com rajadas mais fortes.

4. StormRic

StormRic
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jun 2014
    Local:
    Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
    O "alvo" principal da depressão de 5ª/6ª é Marrocos, segundo a última saída do GFS.
    A Madeira e a região sul apanham de raspão e o Norte quase nada. Basta uma pequena oscilação na pontaria e tudo pode ser diferente.

5. jonas_87

jonas_87
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    11 Mar 2012
    Local:
    Alcabideche, Cascais - cota 119 mts
    Vai soprar bem, ainda assim em nada se compara com o vento previsto para a costa vicentina.

guisilva5000 e MIGUEL_DKs gostaram disto.
  6. Sentry

Sentry
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    19 Abr 2011
    Local:
    Évora
    Como é que trabalham com o GFS? alguém me sabe explicar? tou a tentar aceder ao site mas está de dificil compreensão lol

7. Agreste

Agreste
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    29 Out 2007
    Local:
    Aljezur (48m) - Faro (11m)
    lá mais pra cima no cabeçalho onde fazes o log in tem uma caixa que diz >>Modelos<<... dentro dessa caixa há vários entre eles o GFS... depois é só escolher o parâmetro que queres ver.

8. Sentry

Sentry
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    19 Abr 2011
    Local:
    Évora
    Completamente agradecido! Não fazia ideia daquela função! Fantástico! Abraço

9. guisilva5000

guisilva5000
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    16 Set 2014
    Local:
    Estocolmo, Suécia
    A pressão amanhã vai chegar aos 1020 hPa e na sexta cai logo para os 980 hPa, descida muito interessante :D

Até agora a previsão mantém-se, a depressão de dia 26 vai causar tudo e "puxar" a depressão mais cavada que se separa em duas quando chega ao Algarve e durante esse movimento o Sul de Portugal e Marrocos devem ser os mais afetados.

Na quarta devemos ter alguma precipitação, na quinta um pouco menos mas de quinta para sexta a precipitação aumenta consideravelmente, mas para Lisboa não é nada de alarmante, aliás precipitação deve rondar os 15mm diários, valores normais.... Pelo menos é o que a previsão diz agora, mas um desvio minimo da depressão pode mudar tudo :hmm:. Claro que por ser um sistema depressionário bem cavado não quer dizer que seja desastroso! Vai trazer é bastante frio :cold:

Máximas devem rondar os 13ºC em Lisboa durante 3 dias e acredito que muitas localidades do país cheguem a mínimos negativos

StormRic e MIGUEL_DKs gostaram disto.
  10. boneli

boneli
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    12 Jan 2008
    Local:
    Braga. Lomar
    Eu nem vou dizer nada..cada RUN que sai algo diferente aparece. Parece-me tudo muito incerto.

Vou aguardar mais um pouco.

guisilva5000 e Z13 gostaram disto.
  11. david 6

david 6
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    22 Jan 2013
    Local:
    Fajarda - Coruche(57m)
    mesmo a 1/2 dias e ainda não sei o que esperar, está tudo muito indeciso

12. Z13

Z13
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    20 Set 2006
    Local:
    Bragança - 690m
    Uma coisa é certa.... as cotas de neve previstas pelo IPMA para 6ª feira são completamente irrealistas... na minha opinião, abaixo dos 1400/1500m não cairá nada sólido. Na minha zona o GFS coloca 4ºC a 850hPa e -19ºC a 500hPa...

13. guisilva5000

guisilva5000
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    16 Set 2014
    Local:
    Estocolmo, Suécia
    Bem o IPMA já mudou a previsão e parece Lisboa vai ter aguaceiros fortes na quarta e na quinta e vento forte na quinta e pelos novos modelos o litoral centro também vai apanhar com aquela chuvada toda para dia 27/28 que se vai deslocar até ao Sul mas a passagem do sistema depressionário vai ser à noite...
    Na quarta deve passar uma frente oclusa e na quinta também mas o pior vai mesmo para Marrocos

14. Beric D

Beric D
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    12 Mar 2013
    Local:
    Minho/Países Baixos
    Tenho andado (bastante) alheado deste meu hobby da meteorologia. Não há previsão de neve para os próximos dias na zona do Gerês, pois não? :( :cheers:

Partilhar esta Página