Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2010

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Dias muito interessantes, provavelmente esta será a semana de outono mais interessante dos últimos anos. Após a boa frente e rápida ciclogénese de ontem, dois dias de acalmia, para na próxima Quarta termos uma frente de média actividade que afectará o litoral norte e centro e ficará estacionária junto à nossa costa. Mas isto não é nada, porque depois:

1 - E do quase nada (1000 mbar)...

gfs048.png


ecm148.gif


...nascerá isto (cerca de 950 mb):

gfs072.png


ecm172.gif


Ciclogénese explosiva, pulveriza o limite conceptual (24mbar em 24h), pois baixa cerca de 50 mbar nesse período de tempo. No GFS, entre as 60 e as 66 h, a pressão cai 20 mbar. Atenção ao mar nos Açores.

2 - A depressão aproxima-se do continente, enchendo rapidamente, mas na Sexta, uma frente muito activa atravessa lentamente o continente português deixando bons acumulados, também a sul.

3 - Aqui divergem os modelos, mas ambos estão bons. O ECMWF mete a depressão junto ao Cabo de São Vicente (pessoal do sul, há quanto tempo esperamos por uma destas? Tivemos algumas no inverno passado, mas no outono e com temperaturas de 20ºC a história é outra):

ecm1144e.gif


É uma previsão consistente, sai assim há vários dias, e a média dos ensembles é esta:

edm1144.gif


Isto traria bastante instabilidade, sobretudo a sul, acumulados de precipitação localmente impressionantes e trovoadas. A depressão andaria a pulular pela península, e este cenário poderia manter-se por bastante tempo.

ecm1240.gif


O GFS é mais democrático, centra a depressão mais a norte, afectando assim todo o território com instabilidade:

gfs0144.png
 


MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Hmm se isto se confirmar o tempo no litoral oeste será pior que neste domingo passado ?

Se a previsão se concretizar, poderá chover com mais intensidade sem ser apenas no Minho, como foi no passado domingo... A chuva será mais generalizada e forte no resto do País. ;)

Mas ainda faltam uns dias portanto temos que acompanhar as saidas dos modelos com atenção.:)

:rain::rain:
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Que fartar de vilanagem...
chuvas na quarta e de sexta em diante. .
Democráticas... do Minho ao Algarve,
Quem diria tal blasfémia há uns 5 dias atrás?
E daqui a 5 dias ? O que se vai dizer? Que irá, de facto, acontecer?
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Propostas interessantes por parte dos modelos. 2 tentativas diferentes de formar bloqueios à circulação polar. A 1ª será a formação de um centro de altas pressões sobre o Mar do Norte. Durará 2-3 dias e fará meandrar a circulação polar até às nossas latitudes. Teremos 2-3 dias de chuvas importantes de origem atlântica.

ech196gif.png



A 2ª tentativa será a subida do Anticiclone dos Açores (1ª tentativa da época) para bloquear a circulação polar. Neste modo teríamos um tempo mais continental.

ech1240gif.png



Ambas a tentativas não encontram suporte nas altas pressões polares que ainda não tem expressão nesta altura do ano, mas pode ser uma amostra do que será a luta deste inverno. O índice NAO entretanto caiu em picado.

naosprd2g.gif
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Esta saida de hoje do gfs já metem menos precipitação em relação a coruche:(, ainda ontém á noite estavam a dar 72mm hoje nem chega a 50mm:angry:.
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
E impressionante cada vez dão menos chuva para cá, agora já é só 38mm:(, por este passo devem de a tirar toda, mas enfim..., ao menos vem ai mais chuva.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
A frente que se aproxima dará alguma chuva razoável mais a Norte, e depois irá estagnar e inicialmente "morrer" sobre Portugal.
Mas a verdade é que fica estacionária e numa segunda fase (lá para 5ª-feira) parece interagir com mais fluxo de Sul e voltar a reactivar. Portanto nessa 2ª fase deposito bastantes esperanças em algo de interessante para aqui.

A melhor trovoada de longe que já vi em Lisboa foi em Outubro ou Novembro de 2000 ou 2001 (não tenho certeza) exactamente numa frente que estagnou e ficou parada "à nossa porta"..

E claro, depois vem atrás os "restos" da incrível depressão que se vai formar no Atlântico de forma explosiva, a ajudar.
Chegará em enchimento, muito menos cavada, mas certamente bem "generosa", e em cheio em nós, para distribuir chuva a todos, e provavelmente uma bela dose de trovoadas no fim de semana!

Esperança.. :D


Probabilidade de trovoadas segundo GFS:



Fonte: www.wetteronline.de
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Tal como previa os modelos estão a mudar e tal como imaginava nem sempre o ECMWF é rei ... e neste caso quem se colou foi o ECM ao GFS (lembram-se de Domingo)
A partir de domingo parece que teremos uma entrada continental em que o leste de espanha será o mais comtemplado com precipitação, sendo que em relação ao nosso país depois de Domingo teremos uma diminuição progressiva da instabilidade ...

Neste momento aqui para Faro estão previstos cerca de 57 mm, o que juntando ao que caiu, e que pelo jeito foi mais do que esperava porque apagou o pó, foi de 5 mm ...

Se cair 57+5, aproxima-se então daquilo que é a média deste mês !!

Contudo parece-me que os modelos ainda darão mais umas voltinhas ........
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Carta dos vento aos 950hPa (~500m ali junto centro da depressão).
Uma carta que pode ser assim muito "grosso-modo" associada a velocidade das rajadas à superfície durante descida de ar em aguaceiros mais fortes.

Impressionante, temos ali 100 nós! :shocking:



Bem nos podemos dar por contentes por este monstro apenas ter o seu pico no mar, e chegar até nós apenas generosa em chuvas..
 

Chingula

Cumulus
Registo
16 Abr 2009
Mensagens
327
Local
Lisboa
Impressionante, temos ali 100 nós

Realmente a depressão sendo muito cavada tem vento muito intenso, na sua circulação, mas desculpe-me não consegui ver os 100 nós na carta de prognóstico publicada.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Realmente a depressão sendo muito cavada tem vento muito intenso, na sua circulação, mas desculpe-me não consegui ver os 100 nós na carta de prognóstico publicada.


Espero não estar a ver mal a figura, pode ter sido um erro de interpretação meu ao ver as barbelas, e caso seja agradeço que me esclareça! Mas aquelas barbelas assinaladas parecem-me ter 2 triângulos não? Só se forem mais 2 traços (70 nós), ou um e meio (65 nós) e engane parecendo um triângulo?? Mas parecem-me mesmo os dois triângulos dos 100 nós.
Se alguém vir conseguir para aquele ponto, e hora, um perfil vertical do GFS, tira-se as dúvidas em relação a que barbela exactamente está ali..

Estamos a falar de ventos médios a umas centenas de metros acima do nível do mar, não do vento médio a 10m..




Já agora, fica aqui o mapa do Lightning Wizard, para o produto "rajadas convectivas (convective gusts due to deep convection (downward momentum transport)", do mesmo modelo e mesma hora (Saída GFS de hoje às 06UTC, previsão para +48h):



Não sei exactamente como é determinado, certamente mais fiável do que uma estimativa "grosseira" como a que referi (com as cautelas necessárias) do vento aos 950hPa, mas ainda assim tem ali valores na ordem dos 80 nós!