Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2010



Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Estamos entrando nas ultimas 24h para o evento:
G4wT2.gif

Avisos poderão ser rectificados nas ultimas 24h
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Descida da temperatura brutal, e subida também, mas isso é só mais lá pra frente. Com uma queda tão grande na temperatura não me admirava nada ocorrer granizo nos pós frontal, ou até mesmo na passagem da frente.

mt8lissabonens.png


Atenção ao vento forte também.

rtavn788.png
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas tardes:)

..........ECMWF/00z........GFS/06z.............

6f/06z a Dom/12z:

Nas próximas 24h dar-se-há uma ciclogenese intensa W da Irlanda, este sistema terá pressões >970hpa e situa-se na fronteira entre um fluxo quente e humido de SW, dos 1000hpa até aos 500-200hpa, e uma intrusão polar nos niveis medios e altos.
Parte da humidade está a ser obitida pelo outflow da perturbação tropical em desenvolvimento, a invest90.



Uploaded with ImageShack.us

Dada a relativa complexidade da situação sinóptica, não é de excluir uma intensificação extra da depressão, ou a formação de um nucleo secudário, a norte da Galiza ( devido á instabilidade baroclinica e á vorticidade), o que obviamente, poderia reforçar o sistema frontal de amanhã..

Assim sendo, amanhã entre as 06z e as 18z teremos a passagem da frente, no sentido WNW-ESE, que trará ventos por vezes fortes e chuva forte, na minha opinião de um modo bem democrático.
Devido á advecção de massas de ar com dewpoint elevado, o nivel de condensação estará bem baixo ( nuvens de base baixa), pelo que se espera bastante precipitação orografica nas encostas viradas a sul/SW.

Devido ao fluxo zonal forte esta situação deverá ser rápida, o que evita danos de maior....mesmo assim há que ter em conta valores de precipitação localmente acima dos 50-70mm, e ventos com rajadas de 70-80km.h no periodo referido.

No sábado teremos a chegada de outro nucleo depressionário em cavamento, num ambiente propicio á intensificação, este centro de baixas pressões passará mais perto, a norte da Galiza, e deverá cavar até valores da ordem dos 980-970hpa...este sistema é alimentado por outra vaga de ar quente, vindo do bordo W do AA, e por algum ar frio de NW nos niveis medios e altos....



Uploaded with ImageShack.us

A interacção deste sistema com o cavado pré existente vai gerar o cavamento e talvez o coloque numa rota um pouco mais a SE....
Esta baixa preocupa mais no que toca ao vento, que será forte a muito forte, om rajadas acima dos 80km.h no litoral W e terras altas.
A precipitação deverá tambem ser forte, mas mais a N, com valores localmente acima dos 50mm .
Pode-se delimitar um periodo mais activo entre as 12z de sábado e as 06-09z de Domingo.

.............Médio/Longo prazo...........

Após domingo á noite o AA regressará...e cá ficará enquanto o AA continuar a ejectar massas de ar tropical no seu bordo W.
Provavelmente a invest90 e a 92 acabarão integradas numa nova pluma tropical no Atlântico W/NW e essas continuas ejecções de energia manterão a actividade extratropical muito elevada, puxabdo as dorsais em altura para E/NE sobre a PI e o sul Europeu....
Tempo primaveril é o que espero, pelo menos, entre dia 1 e 8 de Novembro...e talvez nem as noites sejam frias porque seremos dominados por ar quente que circula o AA e regressa para SW sobre o nosso território.
 

DRC

Nimbostratus
Registo
15 Set 2008
Mensagens
1,743
Local
Póvoa de Santa Iria
Quanto á neve julgo que será possível a sua queda nos pontos mais elevados (acima dos 1400/1500 metros) ou seja na Serra do Gerês, na Serra do Larouco e na Serra da Estrela e ainda com sorte alguma água-neve na Serra do Montesinho.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
http://www.ssd.noaa.gov/goes/east/natl/flash-wv.html

Nota-se um claro "tilt" ciclonico a NNE dos Açores....com P.Delgada em tendencia de descida barometrica, no pleno pós frontal, só significa que temos uma ciclogenese secundaria, que se dirige para ENE, em direcção ao golfo de Biscaia.
Notem que P.Delgada teve 18mm em 2h, só da frente que ainda está em genese...;)

As proximas horas são para acompanhar:thumbsup:
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
O estado do tempo em Portugal continental nos próximos dias será influenciado pela passagem de superfícies frontais frias.

De acordo com o centro de previsão do IM, prevê-se para Sexta-feira, dia 29 de Outubro, a passagem e aproximação de uma superfície frontal fria de actividade moderada a forte com ocorrência de períodos de chuva, por vezes forte em particular nas regiões Norte e Centro, passando a regime de aguaceiros e condições favoráveis à ocorrência de trovoada.

Prevê-se um desagravamento temporário do estado do tempo entre o final de tarde de dia 29.

Para Sábado, dia 30 de Outubro, o centro de previsão do IM prevê a ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada nas regiões Norte e Centro e que serão de neve acima dos 1400/1500 metros durante a madrugada e início da manhã. É de realçar que o vento deverá soprar moderado a forte, com rajadas que podem ir até aos 80 km/h no litoral e aos 120 km/h nas terras altas.

A partir de Domingo, dia 31 de Outubro, prevê-se uma melhoria em relação à precipitação, no entanto o vento ainda será moderado a forte (25 a 45 km/h) de noroeste e nas terras altas forte (40 a 55 km/h) de noroeste, com rajadas até 80 km/h.

Sugere-se o acompanhamento da situação através da Pagina Web do Instituto.

http://www.meteo.pt/pt/media/notici...media/noticias/textos/fds_1novembro_2010.html
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Bom..ao que parece aquele "tilt" ciclónico é apenas uma area de vorticidade na ponta do cavado em formação....não parecer ter muita expressão nos niveis baixos..
Quanto ao influxo de humidade tropical, roubado á invets 90 pelo forte shear no extremo do sistema frontal, parece estar a cessar, á medida que os sistemas se vão afastanto, deixando de interagir..
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Boa noite, gostava de saber em relação ao mar o que nos espera nos próximos dias? Pode voltar a fazer estragos?
Cumpts

As marés são baixas destas vez, ao contrário do que aconteceu na depressão Paula, pelo que espero não haver grandes problemas. Porém, o mar irá naturalmente subir e não é pouco. Espera-se uma ondulação no sábado com cerca de 3m a subir para mais de 4m até o final do dia, e no Domingo, a depressão que passará a norte da Galiza irá provocar uma ondulação que pode ir até cerca de 7/8m. O mar neste dia será muito tempestuoso devido ao vento forte, o que "partirá" as ondas não as deixando atingir grandes alturas na rebentação.

No entanto, volto a repetir que desta vez a situação não é tão preocupante pois as marés são de baixa amplitude.

Cumps