Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2010

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
pelo que se percebe no GFS o Verão de S.Martinho será entre o dia 1 e o dia 7 de Novembro e a partir daí parece haver uma mudança de padrão, até lá veremos se isso se confirma ou não.;)
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
As imagens que colocas Miguel ilustram bem o que estavas a dizer Miguel e também o que eu estava a dizer, e quando eu digo meio do mês, quer dizer quando caminhamos para o meio do mês Miguel. Neste momento o alçance é exactamente o meio do mês !!
As imagens que mostram mostram a localização que o AA tem nesta altura, que terá dentro de uma semana, e aquilo que os modelos mostram para daqui a duas semanas (GFS)!!
E claro o que mostras nessas duas imagens é uma forte depressão que faz esse mesmo AA que contrair-se ligeiramente, que é o reflexo do tipo de depressões que temos tido este ano ...
A posicional tradicional de um AA (Anticiclone dos Açores) é estar sobre os Açores, e é a isso que me referia ...
Enquanto mantiver na posição que tem estado .... o tempo será sempre bem mais agreste a Norte e Centro do que a Sul ....
Em suma parece algo parecido com aquilo que foi o ano passado ... em termos de Outono !!

Acho que agora foi suficientemente esclarecedor, certo Miguel
De qualquer forma olhando aos Ensembles já me agrada ver alguma oscilação na segunda semana de Novembro !!

Já agora Miguel em relação a essa depressão que mostras o ideal seria muito mais que em relação á sua criação (a oeste do UK aparentemente), que esta se deslocasse para Sul e depois Sudoeste para que sugasse energia das águas mais quentes e ganhasse pujança, mas isso já sou eu mais a sonhar :hehe:
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,176
Local
Setúbal
As imagens que colocas Miguel ilustram bem o que estavas a dizer Miguel e também o que eu estava a dizer, e quando eu digo meio do mês, quer dizer quando caminhamos para o meio do mês Miguel. Neste momento o alçance é exactamente o meio do mês !!
As imagens que mostram mostram a localização que o AA tem nesta altura, que terá dentro de uma semana, e aquilo que os modelos mostram para daqui a duas semanas (GFS)!!
E claro o que mostras nessas duas imagens é uma forte depressão que faz esse mesmo AA que contrair-se ligeiramente, que é o reflexo do tipo de depressões que temos tido este ano ...
A posicional tradicional de um AA (Anticiclone dos Açores) é estar sobre os Açores, e é a isso que me referia ...
Enquanto mantiver na posição que tem estado .... o tempo será sempre bem mais agreste a Norte e Centro do que a Sul ....
Em suma parece algo parecido com aquilo que foi o ano passado ... em termos de Outono !!

Acho que agora foi suficientemente esclarecedor, certo Miguel
De qualquer forma olhando aos Ensembles já me agrada ver alguma oscilação na segunda semana de Novembro !!

Já agora Miguel em relação a essa depressão que mostras o ideal seria muito mais que em relação á sua criação (a oeste do UK aparentemente), que esta se deslocasse para Sul e depois Sudoeste para que sugasse energia das águas mais quentes e ganhasse pujança, mas isso já sou eu mais a sonhar :hehe:

OK, tinha entendido que estavas a dizer que íamos ter um AA cá em cima até ao dia 15...o AA a fazer efeito sobre todo o Portugal não me parece que vá alem dos dias 6 ou 7 de Novembro! depois disso poderemos ter ai uns dias muito interessantes.Veremos se essa tendência se mantém
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Quem anda muito interessante é o ECMWF agora o GFS nem por isso. A situação do GFS dava uns chuviscos, a situação do ECMWF não era só chuviscos uma depressão com 980 mbar entre os Açores e a Madeira. Mesmo bom, era um pequeno deslocamento para leste e teríamos um valente temporal. :rolleyes:

Neste momento, eu desejo que o ECM tenha razão, já a run das 12 de ontem mostrava algo, 24 horas depois volta a insistir, é sinal que vai acontecer algo.

Mas a pergunta que fica é quem vencerá a próxima batalha: ECM ou GFS.:D
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Quem anda muito interessante é o ECMWF agora o GFS nem por isso. Mas a pergunta que fica é quem vencerá a próxima batalha: ECM ou GFS.:D

Pois é, o GFS aponta para o próximo domingo um senhor AA, com 1.045 mbar, em pleno Atlântico...:unsure:

Esperemos, claro, que o europeu vença essa batalha:).


gfs-0-156_doz3.png
 

DMiguel

Cirrus
Registo
27 Out 2010
Mensagens
43
Local
Cela, Alcobaça
Podias postar-las aqui sff?

Temos, por exemplo:

Portsmouth: 10/8ºC | Chuva Forte | Vento 77 km/h SSO (num site que raramente dá mais que 50/60 e que descreve hoje como 40's e tal).

Land's End (Mesmo na pontinha, como o nome sugere): 12/10ºC | Chuva Forte | Vento 71 km/h SO.

E continuando por outras terras que é bem semelhante.
O vento muito forte afecta mesmo até ao Norte do País de Gales. :shocking:

Não é uma previsão ainda muito acertada nem detalhada, mas já nos dá um lamiré bem "grande".
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Previsões para o que ai vem:

O ECMWF aponta já para o próximo dia 7 de Novembro a chegada de alguma instabilidade que perdurará até ao dia 10 de Novembro...dava um jeito deslocar-se um pouco para leste e ia ser mais um fim de semana em cheio...

O GFS, tal como o NOGAPS, de uma forma diferente prevê também a chegada de algo interessante vindo de NE, entrará no dia 7 de Novembro de mansinho e depois um centro depressionário surgirá mesmo em cima das ilhas Britânicas...mas que deverá ser acompanhado mais de pormenor...


Esta semana deverá ser bem mais fresca, mas também mais seca que a última que passou...