Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2011

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
No GFS até às 190 horas ou mais sensívelmente até 15 de Outubro continua tudo na mesma com o anticiclone bastante forte. Não há sinais de mudança nem uma coisa mínima... assim por intuíção a vir alguma coisa este mês só a partir de dia 20 e mesmo assim não sei não...

Já agora desculpem o offtopic...mas para quem deseja calor indefinidamente, digo que só pensam neles e não sabem donde vem a vidinha que eles tanto prezam. Aqui no Algarve foi um ano perfeito com bastante chuva até ao final da primevera e um verão não muito quente mas bastante bom, até choveu em um episódio em Agosto(mais localizado) e outro em Setembro(mais generalista), curioso que foram ambos os episódios no primeiro 1ºdia de cada mês, e chega a esta fase é tudo a falhar!
A respeito da vegetação selvagem atá parece não haver grande problema pois já está habituada a estes episódios de secura, mas em relação à agricultura e ao principal rendimento de Outono aqui nos Algarves, que é a Azeitona, tudo apontava que viria ser um ano excelente e chega o final e o baralho muda...senão chover até final de Outubro esta época pode estar perdida.

Sem dúvida, trovoadas, as oliveiras estão com uma carga de azeitonas em cima que nunca tinha visto antes, agora não chove e as azeitonas estão a minguar, no final só fica a pele e o caroço e isso nada serve, logo mais um prejuízo. Muitos dizem que isto é normal, todos os anos ocorre e blá blá. No Algarve não fosse a Primavera chuvosa que tivemos isto devia estar bonito. Todos os dias vejo os modelos e continuo a ver a mesma coisa, nada de chuva e continuação de calor.

Será que é normal em Outubro estar 28ºC à meia-noite no Algarve? Quantas vezes já aconteceu no passado? É normal já ir com 4 noites tropicais em Outubro?

Se fosse uns 5 a 6 dias de temperaturas altas seria o normal em Outubro e muito raramente com noites tropicais, mas agora uma quinzena com temperaturas altas e com mínimas de verão é que nem à noite isto refresca.

As alterações climáticas estão aí, calor mais prolongado, episódios de seca mais frequentes e mais graves e ocorrência de precipitação extrema mais frequente, aumento de noites tropicais. Não fosse o Verão normal que tivemos e este 2011 devia ser o ano mais quente de sempre e vamos ver senão chega lá. Por este andar, ainda chegamos lá.

Não esqueçam a seguir a este verão, vem o Verão de São Martinho portanto até Novembro, praia, calor, e muito sol. :lmao::D

Olhando às previsões da Aemet até dia 13 sempre temperaturas próximas dos 30ºC.

Eu imagino se existisse este fórum em 2004/2005 ficavam todos à espera da mudança e ela nunca aconteceu. A seguir a Outubro fecharam a torneira. :D:lol:
 


meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Que alarmismo! Mês de Agosto como vimos já tinha tido chuva.Até acho que não é fácil ter-se um Agosto com tanta instabilidade.Setembro foi razoável.Citação do IM para o mês de Setembro:
"Em termos de quantidade de precipitação, o valor médio deste mês foi de 28.6 mm, valor inferior à normal de 1971-2000 (42.1 mm), o que classifica o mês como seco a muito seco em toda a região Norte, normal a chuvoso nas regiões do Centro e Sul, à exceção de alguns locais no Alentejo onde foi muito chuvoso."
Seco só na região Norte.
Portanto entrar em Alarmismos quando temos mais de metade do Outono,Inverno e Primavera pela frente para termos chuva é um disparate completo!
Acho piada é alguns foristas que já fizeram este filme em Outubros passados,e depois tiveram um Outono e Invernos muito bons em termos de chuva.Custa muito esperar,e depois tirar ilações no tempo certo?Sei lá,em Janeiro,mês a meio dos meses de maior precipitação em Portugal(Outubro-Abril) já se perceberia esta agonia.

Eu cá quando posso vou aproveitando este calor magnifico..É o que há,é o que aproveito. Não é por não se aproveitar,e por repetir 1000 posts com a falta de chuva,que ela irá apareçer...
Quando apareçer a instabilidade,excelente!


Próxima semana prepara-se mais uma semana de muito calor.Não fosse o dia de hoje e amanhã mais frescos e seria uma vaga de calor de muitos dias seguidos... Vento fraco a muito fraco outra vez...
Só Outubro vai ter mais dias de Verão a sério no Litoral que Julho e Agosto juntos. :lmao:

Bem vindo novamente ao nimboestrato!É uma maravilha sempre ler os seus posts.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
O que está totalmente dentro da normal, e repete-se sempre sem falhar, é que sempre que há um período mais prolongado que o habitual sem precipitação ou sem eventos de interesse, este tópico transforma-se num muro das lamentações.

É anormal esta temperatura elevada que nos tem assolado desde finais de setembro, mas é perfeitamente normal não chover em outubro. Neste momento há um terço do país que não está em seca meteorológica, o que nesta altura do ano é raro, o mais normal é estar todo o país em seca. Não estamos com a corda na garganta, se as previsões sazonais estiverem certas, é provável que estejamos em seca importante em março, mas isso são contas de outro rosário, na altura discutiremos isso.

A previsão ensemblistica do ECMWF já vê a possível passagem de cavado e/ou frente atlântica a meio do mês, o que baixaria as temperaturas para valores normais, e poderia deixar alguma precipitação:

EDM1-240_ldq2.GIF


O GFS também:

gens-21-1-240_rit3.png


Como dizia a Rozzo, seria uma pontinha fraquinha da frente, mas já é qualquer coisa, pelo menos acabava com a circulação de leste.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Realmente este tópico parece o muro das lamentações. Caramba isto não nenhuma telenovela em que as mulheres choram de cenas que se passam e insultam quem faz mal. O mais engraçado é que algumas são tão tontas que pensam que aquilo é real e as insultam na vida real :lmao::lmao::lmao::lmao:
Este Forum já parece assim ....

Fogo pessoal, vamos ter calma, estamos a 7 Outubro e lembro-me de inumeros outonos em que apenas começa a chover só lá pros 20 e tal ...

Os modelos não mostram nada ... azar, algum dia logo mostram ...

Não vai chover este mês? Azar ... temos mais meses pela frente ....
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Se calhar uma das coisas que está a causar maior estranheza nas pessoas é mesmo apesar dos valores não serem recorde na maior parte dos sítios e não serem assim tão invulgares, mas sim tamanha persistência.
Vi agora com atenção o histórico das máximas no Geofísico este ano, e ontem foi o 11º dia consecutivo com máxima acima dos 28º. Em nenhuma outra altura do ano, meses de Verão incluídos houve tal sequência, talvez no máximo 7 dias. Isso sim é muito invulgar, realmente em Setembro/Outubro, 11 dias seguidos com máxima superior às médias das máximas de Julho e Agosto! Mas até certo ponto, lembremos que agora já há menos condições para grandes brisas e nortadas que em pleno Verão, e nessa altura há quase sempre quebra nas sequências de dias quentes por isso mesmo, daí haver poucas ondas de calor no litoral. Agora isto não se quebra tão facilmente, e a persistência causa também esta estranheza.
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Claro que isto é no "infinito modelístico", pouco credível, e quase no "hope-casting", numa procura de uma "luz no fundo do túnel".. Mas mesmo sem indo ver padrões remotos como o David bem fez ao analisar um possível bloqueio para os lados da Rússia, a pequena "luz" que vejo nos modelos, é depois de dia 15 o Anticiclone não desaparecer, mas sim fraquejar um pouco e deslocar-se um nada para Sul. ECMWF e GEM mostram ligeiramente isso mesmo no final dos paineis, e o GFS não tanto,...

Mas depois deste blablabla todo, relembrando que estava a ver modelos a mais de 200h, de muito pouca credibilidade.. Temos de nos agarrar a algo para não desesperar.
:D

Rozzo e restantes colegas,

sou muito, muito desconfiado de saidas a mais de 144h, para quem ainda não percebeu.

MAS tenho uma intuição que a partir de dia da 3ªsemana (17 out em diante) algo vai mudar. o output dos modelos é coerente, é lógico, intuitivamente soa-me bem.

A run que vi do GFS deixou-me a snsação que o padrão pode mudar nessa semana. Tomemos atenção ao atlântico e .... à astronomia que nos dá menos horas de sol...

penso que a run que vi foi a das 6h de hoje. não a consigo ver agora.

mais alguém ficou com esta sensação?

bernardino
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Só uma chamada de atenção, sem querer ofender ninguém.
Eu respeito e exijo ser respeitado.

não confundam temperaturas acima da média com com temperaturas anormais.

A normalidade está bem definida.

Garanto que não vou escrever mais sobre esta questão pois acho que o nosso forum, está cheio de ansiedade, seja pelo "verão inexistente", e agora pelo "verão que não acaba desde à 7 meses".
É natural termos as nossas preferências, mas nada de pânico.
Digo isto mesmo depois de um fogo florestal a metros da minha casa.... foi uma noite de medo... indiretamente causado pelas altas temperaturas/ausência de precipitação. E continuo a achar que este episódio de calor não é assim tão bizarro.
Prometo não escrever mais sobre este off-topic.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Vamos lá aqui a ver uma coisa, tal como já foi dito os modelos nesta altura são muito incertos. Há duas semana atrás, o GFS previa para o fds passado, se não estou em erro, um evento instável que até parecia render bastante precipitação. Acabou por tirar tudo e mudar a sua previsão para um tempo estável. Da mesma forma pode estar a prever bom tempo para daqui a 2 semanas e chegar-se ao dia e sermos surpreendidos por uma frente moderada... Acho isto normal... vamos aguardar sem lamentações e choradeira.
 

Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
Tenham calma pessoal!

Alguem se lembra disto?


Informação Climática de Outubro 2007

2007-11-07


Informação adicional


O Instituto de Meteorologia, I. P. informa:

Em Portugal Continental a média da temperatura média do ar no mês de Outubro 2007 foi superior ao valor médio em cerca de 0.2°C.

Os valores médios da temperatura máxima do ar foram superiores aos valores médios em todo o território, sendo de realçar a persistência de valores de temperatura máxima ≥ 25 °C, cujo número de dias foi superior ao valor médio em quase todo o território, com excepção das regiões do interior Norte onde foi próximo ou inferior.

Verificou-se ainda que temperatura máxima variou entre 14.2 °C em Penhas Douradas e 26.7 C em Alcácer do Sal, sendo que os desvios em relação à normal variaram entre 0.2 °C em F. Castelo Rodrigo e +3.5 °C em Monção, sendo mais significativos nas regiões do litoral, em especial no Minho.

Os valores da quantidade de precipitação observados no mês de Outubro em Portugal Continental, muito inferiores aos valores médios, permitem classificar este mês como muito seco.

Valores inferiores aos actuais apenas ocorreram em 12% dos anos; de referir ainda que Outubro de 2007 foi o mais seco do Século XXI.

Em 31 de Outubro de 2007, cerca de 2/3 do território encontra-se em situação de seca meteorológica fraca.

Informamos que o relatório sobre a Informação Climática de Outubro 2007, se encontra disponível em www.meteo.pt

Não é uma situação estranha para nós! Talvez este ano um pouco mais extremo!
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Tenham calma pessoal!

Alguem se lembra disto?




Não é uma situação estranha para nós! Talvez este ano um pouco mais extremo!

2009 foi pior...Lisboa acabou com uma media mensal de 20.8ºC e até Sines conseguiu acabar o mes com 20.4ºC de media...
O normal para lisboa em Outubro ronda os 18-19ºC e em Sines os 18ºC
 
Registo
2 Set 2011
Mensagens
83
Local
Porto
Secalhar não tem muito havver com o assunto mas cria pedir uma ajuda a todos os utilizadores :) em Dezembro no dia 27 vou á alemanha mais exactamente a estugarda e vou lá estar uma semana :D

O que acham que posso contar lá com o tempo?
Cria muito ver neve todos os dias :cold:
Respondam PF :thumbsup:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Secalhar não tem muito havver com o assunto mas cria pedir uma ajuda a todos os utilizadores :) em Dezembro no dia 27 vou á alemanha mais exactamente a estugarda e vou lá estar uma semana :D

O que acham que posso contar lá com o tempo?
Cria muito ver neve todos os dias :cold:
Respondam PF :thumbsup:

Hehe! Este post não deixa de ter uma certa piada.
Depois de tanto se ter falado sobre a indefinição a nível de previsão deste Outono, (e mesmo da segunda quinzena de Outubro), vem o meteo.ptlousada e pede uma previsão para a última semana de Dezembro. :lol:

meteo.ptlousada, se é difícil fazer uma previsão para dia 15 deste mês, fazê-la para dia 27 de Dezembro é totalmente impossível.
De qualquer maneira as normais 71-00 dizem-nos que para o mês de Dezembro, em Estugarda, a média das Tmáx é de 4ºC, a média das Tmin é de -2ºC e a precipitação ronda os 51mm. Em Janeiro a temperatura é cerca de 1ºC mais baixa que em Dezembro e a precipitação praticamente igual.
Portanto, é provável que apanhe muito frio, e se houve precipitação também é provável que neve.
 

dASk

Nimbostratus
Registo
7 Out 2010
Mensagens
832
Local
Moita, Setúbal
Secalhar não tem muito havver com o assunto mas cria pedir uma ajuda a todos os utilizadores :) em Dezembro no dia 27 vou á alemanha mais exactamente a estugarda e vou lá estar uma semana :D

O que acham que posso contar lá com o tempo?
Cria muito ver neve todos os dias :cold:
Respondam PF :thumbsup:

lol. isso é futurologia e não meteorologia! :p mas eu diria que não deve estar calor de certeza!
 
M

Membro excluído 274

Boa noite!

Parece que finalmente se começam a intuir algumas alterações a medio/largo prazo.

Diagrama de Ensembles para Bragança:

graphe_ens3_hgx1.gif


GFS - Ensemble

Cartas a 312h ( devem ser interpretadas como mera tendência) :

gens-0-1-312_vdf0.png


gens-0-2-312_mou8.png


gens-0-0-312_ysm2.png


gens-0-4-312_dwe8.png


Com esperança que a próxima semana seja a última com temperaturas mais altas que o habitual para esta época do ano.:rolleyes:

Bom fim de semana!:thumbsup: