Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2011

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Aurélio 28 Set 2011 às 09:35.

1. Rainy

Rainy
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    16 Jun 2010
    Local:
    Massamá
    Mesmo assim esta foi a ultima semana de verão total, já que pra semana a tº minima vai ser mais baixa e por isso noites frescas ou frias;)

2. Zephyros

Zephyros
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    18 Set 2007
    Local:
    pinhal novo(50m),Vimieiro(230m)-concelho de Arraio
    o estado do tempo influencia directamente o estado de espirito das pessoas, e mais ainda quando as pessoas gostam de chuva e algum frio, e este não acontece numa altura em que deveria começar-se a notar.
    o mesmo acontece na situação inversa para aqueles que gostam de calor e sol.

portanto não sejamos tão fundamentalistas ou mais papistas que o papa, porque as pessoas não são robots e tem estados de alma.

como este subforum se chama: "Seguimento e Discussão das Previsões do Tempo", penso que a palavra "Discussão", permite em certa medida que as pessoas se possam expressar exibindo as suas emoções e até gostos e desejos pessoais em relação ao estado do tempo, sem estarem amarrados a intervenções que não contemplam nada mais que não seja uma linha dura castrante como se de máquinas se tratassem.

Collapse Signature Expandir Assinatura
  3. miguel

miguel
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    4 Fev 2006
    Local:
    Setúbal
    Já ando a ver isto a alguns dias e vejo finalmente uma mudança neste estado de coisas por volta do dia 20 mais coisa menos coisa é certo que falta ainda muito tempo mas o certo é que já quase é um inicio de tendência para que nessa altura tenhamos uma mudança possivelmente para tempo fresco e depois com chuva. Mas temo que venha a adiar este cenário!!

4. nimboestrato

nimboestrato
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    8 Jan 2008
    Local:
    Pedras Rubras-Aeroporto
    Diz o Verão ao Outono:
    -Tens razão. Desculpa lá. Andei distraído e quando me disseram para ir embora fiquei em pânico . Já? Só estou aqui a arrumar umas coisas e estou de partida. Como tenho muito desarranjo acumulado em tanta distracção,
    ainda demora. Não te importas ?
    - O que te vale é que sei que não fazes isto por sistema.
    Desta vez condescendo. Apressa-te . Olha o transtorno que já estás a causar.
    -Mais uns 9 dias e conto partir.
    - Ui ? ainda tantos?

5. ciclonico

ciclonico
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    18 Ago 2008
    Local:
    Porto
  6. c.bernardino

c.bernardino
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    31 Dez 2010
    Local:
    Loures
    até que enfim alguém me respondeu. E por acaso com a mesma opinião.
    Claro que ainda estamos a grande distância.

p.s. e o Miguel também!

7. meteo.ptlousada

meteo.ptlousada
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    2 Set 2011
    Local:
    Porto
    Bom dia Amigos do fórum . Mais um dia lindo de sol e calor , infelizmente , nesta altura já queria estar a pensar na lareira :)
    Estive a ver as previsões meteorologicas para outras cidades da europa e verifiquei que o cenário é um pouco diferennte daqui . Temos tido sol e muito calor tanto nas min como nas Max. Ao contrário de outras cidades da europa por exemplo moscovo já tem previsão de queda de neve para a proxima semana e as temperaturas min sempre proximas dos 0º 1º graus . E estugarda na alemanha as temperaturas MIN já chegam perto do 1º .

Será que por cá as temperaturas nao vão descer ?
    :huh:

8. Dan

Dan
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    26 Ago 2005
    Local:
    Bragança (675m)
    Vão estar um pouco mais baixas este fim de semana, principalmente no interior norte, para depois voltarem a subir um pouco na próxima semana. Este ambiente de Verão ainda vai durar mais algum tempo.

9. Zephyros

Zephyros
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    18 Set 2007
    Local:
    pinhal novo(50m),Vimieiro(230m)-concelho de Arraio
    dá ideia que o calor só durará a semana que vem, será provavelmente o adeus definitivo do calor este ano(graças a Deus).

entretanto de chuva,nada.

é como eu disse, Outubro deverá acabar com 0.0mm em todo o país, ou quanto muito alguns chuviscos despreziveis.:disgust::disgust:

10. 1337

1337
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    26 Jun 2010
    Local:
    Ponte de Lima (centro)
    Calma o mes ainda não acabou. Acredito que a partir do dia 20 ainda possa vir chuva. alguns modelos ja vem essa luz ao fundo do tunel

11. Aurélio

Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    23 Nov 2006
    Local:
    Faro
    Por aquilo que vejo nos modelos parece existir uma pequena janela de oportunidade ali entre as 192 e as 216h, altura em que o AA vai mais para Oeste e ao mesmo tempo existe uma anticiclone continental.
    Com um empurrãozinho do São Pedro e teriamos aqui uma cut-off !!

Infelizmente somente o ECMWF é que parece ver .. pois enfraquece o AA bem mais do que os outros modelos, do mesmo modo, que é por isso que neste modelo as temperaturas baixam ao contrário dos outros ...

12. c.bernardino

c.bernardino
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    31 Dez 2010
    Local:
    Loures
    Aurélio,
    Como?
    viu o GFS, logo a partir das 180 h?
    o que vejo no GFS ainda me soa mais a familiar que o ECMWF.

Claro que estamos a falar de modelos a mais de 7 dias, logo... é meio ficção cientifica mas desta vez... acredito, soa a plausível a saida em si e... a exemplo de outros anos com outubro morno foi por essas datas 18-16 de outubro que houve desbloqueio. Note-se que estas últimas palavras são meramente empiricas.

Discordo claramente dos prognósticos que dão 0,0mm de precipitação para outubro. Afirmar isso pode levar a algum alarme que não se deseja, por ninguém.

13. Aurélio

Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    23 Nov 2006
    Local:
    Faro
    Deve tar a brincar comigo não ????
    O que viu voÇe no GFS e de qual run fala voçê ... uma pequena descida da temperatura mas sem qualquer depressão nem cut-off, nem nada .. já o ECM metia uma cut-off que provavelmente desaparece nesta run ...
    Sinceramente não percebo ...

EDIT: Como era de esperar .. dado que era o único modelo a dar isso, desapareceu essa cut-off, mas mantenho a ideia de existir essa janela de oportunidade ainda que seja remota para já .. pois teria que o AA enfraqueceu mais e ir mais para Oeste bem como o Anticiclone Continental ir mais pra cima ... para haver uma forçamento daquela depressão que existe entre as 168h e as 216h a descer na latitude ...

14. Meteo Trás-os-Montes

Meteo Trás-os-Montes
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    28 Jan 2007
    Local:
    Carcavelos /Chaves / Vilardevós - Galiza
    Boa noite...

A mudança continua lá...

PORTO:

COIMBRA:

LISBOA:

FARO:

15. Jorge_scp

Jorge_scp
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    17 Fev 2009
    Local:
    Casal do Rato (Odivelas)
    Ainda é tudo muito longínquo, mas já se vê uma luz no fundo do tunel. Como disse há 2 ou 3 dias, é muito cedo para dizer que Outubro está acabado! Acho desnecessário vir aqui ao tópico e todos os dias ver mensagens repetitivas e sem base científica em como é certo que não vai chover neste mês, etc. Até pode acontecer, mas é absolutamente desnecessário quando já estamos fartos de saber como é a meteorologia e as previsões a longo prazo.

Já agora, alguém me pode dizer donde retira esses diagramas dos ensembles? São muito úteis porque condensam a informação toda. Estou farto de procurar no meteociel, mas só consigo ter acesso aos mapas individuais para cada perturbação, é muito chato estar a verificar um a um.

Cumps

Partilhar esta Página