Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2011

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Bem Vinda refrescante frente de NW :D:rain:



Por isso aproveitem bem esta última semana de calor... só não quero ver ninguém aqui queixar-se de inundações ou de frio, porque para isso procurem cobertores.
 


Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Esta última imagem do Geiras;) é relativa à run das 6h, o que é sabido (entre as gentes aqui do espaço) como uma run pouco dada a acertos...mas nunca se sabe.

As actuais cartas do GFS e do ECMWF não são muito animadoras:

enspanel1.gif


ecmpanel1.gif


P.S.: parece-me que este outono\inverno será marcado por entradas depressionárias de noroeste frescas e húmidas alternando com o posicionamento do AA mais perto da península em várias ocasiões. O AA entre os Açores e a Gronelândia parece que será mais forte que o normal. Isto vai de acordo com as previsões sazonais dos modelos de médio prazo. A acompanhar...
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Continuo confuso quando vejo os modelos aqui apresentados pelos colegas. Uns dizem que Outubro não vai chover e poderá continuar meses a fio, outros dizem que a partir de 15/18 deste mês poderá haver uma mudança de padrão!:p
Factos é o que se passou até hoje, a partir dai é basearmo-nos em modelos, apenas modelos. A verdade é que alguns colegas se limitam a analisar os modelos outros aliam a esse facto a sentimentos, medos e gostos e quanto mais se tenta adivinhar o tempo para os próximos meses mais dificil se torna...ai nem arrisco dizer o quer que seja.
Não tenho problemas em dizer que gosto mais do frio e chuva mas este Outubro continua a ser teimoso e decidiu fazer o trabalho que era suposto ser feito pelo Agosto e Julho..nada podemos fazer limito-me a aproveitar e ir até á praia porque é uma questão de tempo( quanto?) para o calor se ir.
A sensação que tenho e do pouco que percebo e pelos modelos que os colegas apresentam neste fórum ( e nem esses estão em sintonia) é que de facto a partir do fim desta semana inicio da próxima pelo menos uma descida de temperatura para padrões mais normais para a época do ano iremos ter. Penso que era um questão de tempo para acontecer...mesmo assim como já disseram aqui sou como o São Tomé Ver para crer.:thumbsup:


Cumprimentos
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Prematuro lançar foguetes com o GFS, não só a saída é um pouco isolada no seu próprio ensemble, como o muito respeitado ECMWF no longo prazo não é para já tão animador.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Prematuro lançar foguetes com o GFS, não só a saída é um pouco isolada no seu próprio ensemble, como o muito respeitado ECMWF no longo prazo não é para já tão animador.

Eu só acredito na mudança quando o ECMWF a ver. O GFS levou dias a fio a dar animação no início de Outubro, enquanto o ECM continuava na dele com a previsão de tempo seco e calor até que o GFS recuou e seguiu o caminho do ECM. Por isso, para mim, o ECM é o modelo mais fiável nesta altura.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
A frente do dia 18 já era, só a partir das 240 horas é que algo pode mudar. O GFS modela uma cut-off a cerca de 252 horas mas ela vai de tgv nem estaciona, só já na parte dos sonhos é que existe algo mais. :rolleyes:
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
A frente do dia 18 já era, só a partir das 240 horas é que algo pode mudar. O GFS modela uma cut-off a cerca de 252 horas mas ela vai de tgv nem estaciona, só já na parte dos sonhos é que existe algo mais. :rolleyes:

É verdade, tal como apareceu e começou-se a festejar a chegada das primeiras chuvas de Outono, a run seguinte do GFS acabou com a chegada da primeira frente ao continente...
O melhor mesmo será aguardar, pode ser que haja alguma surpresa nas próximas saídas...
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Pois é, dia 18 devemos continuar com tempo seco, a run das 6h e como disse o Aristocrata é pouco certeira, mas la pa dia 22 os dois modelos ( GFS e ECMWF) indiciam alguma mudança, vamos esperar que ainda falta muitos dias

O cenário de todos os modelos concorda em algo que também mais tarde ou mais cedo teria de acontecer, temperaturas máximas a baixar para valores mais próximos dos habituais a partir de domingo...
Essas saídas são ainda distantes, mas seria "interessante" que a primeira frente a chegar fosse fria e "seca" de NW...era logo um choque para todos depois de tanto calor...
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Rozzo e restantes colegas,

sou muito, muito desconfiado de saidas a mais de 144h, para quem ainda não percebeu.

MAS tenho uma intuição que a partir de dia da 3ªsemana (17 out em diante) algo vai mudar. o output dos modelos é coerente, é lógico, intuitivamente soa-me bem.

A run que vi do GFS deixou-me a snsação que o padrão pode mudar nessa semana. Tomemos atenção ao atlântico e .... à astronomia que nos dá menos horas de sol...
Bernardino

O cenário de todos os modelos concorda em algo que também mais tarde ou mais cedo teria de acontecer, temperaturas máximas a baixar para valores mais próximos dos habituais a partir de domingo...
Essas saídas são ainda distantes, mas seria "interessante" que a primeira frente a chegar fosse fria e "seca" de NW...era logo um choque para todos depois de tanto calor...

O que parece , cada vez mais provavel é a mudança de padrão, a partir da semana que se inicia a 17.
E essa mudança, a confirmar-se, vai desbloquear a PI desta fortaleza de calor. O que acontece depois, meus senhores,... ainda é cedo. mas muito me espantava se voltasse calor.

A astronomia não perdoa

Bernardino.

p.s. por "maldição" ou superstição acredito que dia 22 vai estar , pelo menos, encoberto :lmao::lmao: , tenho planeada uma sessão de observação astronómica e sinto que...
 

Zephyros

Cumulus
Registo
18 Set 2007
Mensagens
167
Local
pinhal novo(50m),Vimieiro(230m)-concelho de Arraio
isto não se parece nada com o que tem vindo a ser dito, nem em chuva(ou falta dela), nem em temperaturas mais baixas:

previsão para Pinhal Novo

imagemdem.png

imagem1hw.png
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
O que agora mostram os modelos não me supreende nada e tal como já havia dito há uns tempos atrás tinha a sensação que os ultimos dias do mês e depois a 1ª semana de Novembro poderiam trazer novidades ...

Neste momento o que os modelos mostram é nada .... o que significa que neste caso que não existe nenhuma mudança definida, mas sim, um possivel maior caos atmosférico, a partir de 21/22, e consequentemente maiores condições para mudanças atmosféricas ..... ou então não !!!

Existe uma tendência para uma mudança de padrão mas obviamente isso não quer dizer que ocorra .. mas pelo menos felizmente existem condições para que isso ocorra ... o que permite-nos sonhar !!
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Esta última imagem do Geiras;) é relativa à run das 6h, o que é sabido (entre as gentes aqui do espaço) como uma run pouco dada a acertos...mas nunca se sabe.

Exactamente, estamos ainda a muitas horas mas já ha algum tempo que não via uma mudança de padrão:D

Nas runs a seguir já deu para perceber o quão fiáveis eram estas previsões eheh.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Neste momento é clara a tendência para mudança de padrão a partir de meados da próxima semana, com a subida da dorsal no Atlântico, provavelmente a oeste dos Açores, e possível bloqueio na Europa oriental. Consequência natural é a descida de temperatura, a existência ou não de precipitação só será confirmada nas próximas runs, mas é provável que venham as primeiras chuvas.