Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2011

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
O que eu vos tenho a dizer é que se é sempre compensado. Actualmente estamos a ser compensados pelo tempo fresco e chuvoso que esteve em meses passados. Futuramente, acreditem que quando ela vier seremos bem contemplados :rain:
 


Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Pelo menos parece animador a saída deste tempo quente. Esta será a última semana. Vamos ver se apesar do anticiclone se manter, as temperaturas correspondem mais ao que é da época. Anticiclone sim, mas de inverno.

ecm0144.gif
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Pelo menos parece animador a saída deste tempo quente. Esta será a última semana. Vamos ver se apesar do anticiclone se manter, as temperaturas correspondem mais ao que é da época. Anticiclone sim, mas de inverno.

ecm0144.gif

Agreste,
:thumbsup:
estou em crer que esta semana que se inicia será a última semana de temperaturas realmente altas.
Concordo totalmente com o que escreves, nem todos os anticiclones são iguais (óbvio) mas acima de tudo a circulação das massas de ar não o é.

A semana de mudança será a que se inicia a 17 de outubro.

Note-se que estamos a mais de uma semana de distância, há muito erro, ou melhor, incerteza.

Acho mas é estranho que o David ou stormy ainda não tenham arriscado uma análise futurológica a um semana/10 dias de distância:rolleyes::rolleyes::rolleyes:
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
O que está a sobressair é o falhanço de previsões sazonais que davam Outubro como chuvoso e fresco. Até agora tudo indica que terminará bem seco e bem quente.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Estava aqui a pensar no padrão de 2007-2008. O Verão de 2007 foi fresco, provavelmente mais fresco que o deste ano. Outubro foi quente e seco, e depois Novembro também entrou quente e seco, recordo-me de ir à praia no início de Novembro e da água estar agradável. Em Dezembro houve um breve período fresco e com alguma chuva, mas depois Janeiro acabou por ser seco e quente. O que salvou o ano hidrológico foi um Abril muito chuvoso.

É que olhando para algumas sazonais, isto permanecerá seco e com temperaturas dentro da média nos próximos seis meses, ao contrário de 2004-2005, que foi seco mas com um Inverno muito frio :cold:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Acho mas é estranho que o David ou stormy ainda não tenham arriscado uma análise futurológica a um semana/10 dias de distância:rolleyes::rolleyes::rolleyes:

Arriscando...

Os próximos dias, até quinta ou sexta, serão quentes, com anticiclone centrado na Biscaia. A partir de sexta o anticiclone será empurrado para oriente pela acção de um centro depressionário situado entre a Gronelândia e a Islândia:

(Média dos ensembles do GFS, 12z)

gens-21-1-132_amm6.png


Durante o fim de semana uma frente de fraca actividade passará próximo da PI, sendo improvável que afecte qualquer região de Portugal. A dorsal atlântica ficará situada a oeste dos Açores, induzindo uma maior componente norte na circulação sobre a PI, fazendo descer a temperatura, mas mantendo-se sem precipitação:

gens-21-1-180_iyt9.png


A partir de perto de dia 20, pode-se formar o bloqueio que os modelos têm vindo a adiar, algures na Rússia, o que em conjugação com a dorsal a oeste dos Açores poderia originar um cavado nas nossas redondezas, podendo aí entrar a primeira frente de noroeste ou os primeiros frios mais rigorosos de norte. A saída das 18z, mostra uma possível frente de noroeste:

gfs-0-288_gwg8.png


Em 2009 a primeira frente atlântica invernal (isos baixas, neve na Serra de Estrela, vento forte) ocorreu a 20 de outubro. No sul do país, a segunda só chegou a 16 de Dezembro. Não há motivos para desespero.
 

Zephyros

Cumulus
Registo
18 Set 2007
Mensagens
167
Local
pinhal novo(50m),Vimieiro(230m)-concelho de Arraio
O que eu vos tenho a dizer é que se é sempre compensado. Actualmente estamos a ser compensados pelo tempo fresco e chuvoso que esteve em meses passados. Futuramente, acreditem que quando ela vier seremos bem contemplados :rain:

acredito perfeitamente nisso.

tem sido recorrente situações em que anormalidades acabam por serem compensadas mais tarde.

contudo as previsões sazonais não auguram nada de bom.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Bem penso que já restam poucas duvidas que até Sábado vai se manter o calor de verão mas que termina por ai para em principio já não voltar! a partir do dia 15 ará refrescar e a partir do dia 20 em diante deverá ficar instável finalmente!!
 

JoãoPT

Nimbostratus
Registo
4 Nov 2008
Mensagens
1,450
Local
Vidigueira
Realmente já se nota uma mudança no padrão, embora lentamente, para a próxima semana, com uma corrente mais definida de Noroeste a baixar as temperaturas, e o começo da chuva, esperemos que assim seja, dúvidas não restam muito, pois os modelos já colocam a mudança há algum tempo. :)
 

Zephyros

Cumulus
Registo
18 Set 2007
Mensagens
167
Local
pinhal novo(50m),Vimieiro(230m)-concelho de Arraio