Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2011

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Aurélio 28 Set 2011 às 09:35.

  1. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Eu já tinha referido que era um exercício evitável estarem a falar do tira e põe de precipitação aqui e ali a cada saída, é um exercício inútil nesta altura para a discussão geral neste tópico de previsões e modelos a vários dias de distância, interessa é discutir o panorama geral, deixem a precipitação para a véspera.

    O grosso do evento mantém-se com mais ou menos variações, não há novidades a destacar em relação ao mais importante.

    ECM e GFS a 96 horas
    Como vêm, para 96 horas as semelhanças são muitas

    [​IMG]
     
  2. Zephyros

    Zephyros
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    18 Set 2007
    Mensagens:
    167
    Local:
    pinhal novo(50m),Vimieiro(230m)-concelho de Arraio
    é tambem com preocupação que vejo que alguns membros referiram que após a passagem desta frente, parece quer estar-se a fixar uma nova situação de AA sobre nós.
    serão meros palpites ou existe fundamentação nos modelos?
    francamente pensei que o padrão iria ser quebrado e o AA não voltaria tão brevemente, qual a vossa opinião?
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  3. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,117
    Local:
    Lisboa
    Após a frente teremos instabilidade pós frontal pelo menos até 4f, essencialmente no litoral pois as aguas quentes favorecem a instabilidade e no interior toda a eenergia se esgotará mais rapidamente.

    No periodo entre 3f e Domingo há duas possibilidades de evolução, uma em que a dorsal subtropical sobe, o fluxo roda para NW e o tempo fica mais estavel, com subida de temperatura e chuva apenas a norte; a outra tem a ver com a manutenção da zonal a sul, com a passagem mais ou menos constante de perturbações de oeste, ás quais se associam sistemas frontais e pequenos nucleos depressionarios.

    Para já, resumindo a situação, teremos um Sabado quente e humido, com actividade convectiva essencialmente na zona centro e sul.
    Domingo com a aproximação da frente teremos bastante chuva asociada á orografia na zona norte, dada a elevada algua precipitavel e calor associados á fase quente, tambem o vento tornar-se-há forte de sul.

    Na noite de 2f, até ao final da manhã de 2f, teremos a passagem da frente, com vento e chuvas fortes e generalizadas, tal como trovoada e possibilidade de eventos severos localizados, como rajadas de vento muito forte, precipitação localmente excessiva e concentrada e num patamar probabilisticamente inferior até podem ocorrer fenomenos tornádicos.

    Entre 2f á tarde e 4f de manhã teremos aguaceiros por vezes moderados, tempo mais fresco e vento moderado por vezes forte mas de W/WSW em vez de S/SW.
    Os aguaceiros serão mais fortes no litoral a norte de Sines.

    Após 4f entramos naquele periodo mais difuso e imprevisivel.


    Há alguns pontos de risco...


    A fase mais gravosa do estado do tempo vai coincidir com a hora de ponta pelo menos no Porto e em Lisboa.

    Há tambem a coincidencia do pico de precipitação com a maré alta, entre as 23h de Domingo e as 02h de 2f.

    Ondulação bastante significativa, entre Domingo e 4f, especialmente no litoral oeste.

    Vento forte, no litoral não me admiraria em ver registos de 100km.h de rajada, e nas terras altas até mais..

    Cheias em zonas baixas e em meio urbano, fruto da fraca manutenção das redes de escoamento e das bacias hidrograficas.

    É do campo do bom senso ir-se tomando algumas precauções, nomeadamente as pessoas que vivam em locais mais complicados...apesar de não haver 100% de ceerteza quanto á evolução concreta deste evento, mais vale prevenir do que remediar.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  4. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Ainda nem sabemos como vai ser bem a situação dos próximos dias, e já estamos preocupados com o AA que se segue ?

    Apesar das previsões a essa distância pouco valerem, é isto que mostram 2 modelos para as 240 horas, amanhã mostram outra coisa qualquer, portanto, para quê estar já se estar preocupado com isso?


    ECM e GFS a 240 horas:


    [​IMG]
     
  5. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,117
    Local:
    Lisboa
    Seria mais util se colocasses a comparação ás 144, 168h ou coisa do genero...240h é totalmente inutil!
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  6. Jorge_scp

    Jorge_scp
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    17 Fev 2009
    Mensagens:
    1,023
    Local:
    Casal do Rato (Odivelas)
    Por favor, não comecem já a chorar que o AA vai voltar depois da frente, vai voltar a seca e o calor, etc... neste momento não há NADA que aponte nesse sentido. Nem temos a certeza se vai haver instabilidade no Sábado, de como se vai portar exactamente a tal frente na Segunda, quanto mais saber o que acontece depois. Aproveitem aquilo que a meteorologia vos vai oferecer até Segunda/Terça, e depois logo se discute como se vai portar o final do mês e o início de Novembro. Tudo a seu tempo! :thumbsup:
     
  7. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    A 144/168 horas ? Obviamente que aí ainda não há AA nenhum que a atmosfera nem teve tempo de recuperar do padrão que se inicia nos próximos dias.
     
  8. Geiras

    Geiras
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    16 Jun 2010
    Mensagens:
    4,247
    Local:
    Qta. do Conde / Sintra
    Quer dizer, quando se prevê chuva em grandes quantidades a 100 horas todos acham isso um completo absurdo e que não vai ser assim como se prevê. Quando se prevê a actuação de um AA a mais de 200h já todos acreditam e acham essa previsão fiável. :facepalm:
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  9. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Vou dar uns conselhos válidos para todos.

    Numa comunidade online uma das principais regras da netiqueta para uma pessoa que participa nessa comunidade num tópico genérico como é este, é evitar estar constantemente a falar do mesmo, seja chuva, calor, neve ou trovoada, qualquer pessoa que constantemente só fale e se repita sobre determinado tema, acaba posteriormente por gerar irritação e animosidade junto de muitos outros membros dessa comunidade, mesmo que inconscientemente sem qualquer intenção. E isso não interessa nem ao próprio, nem à comunidade. Há variados tópicos, ou podem-se criar para o efeito, onde se pode debater exaustivamente e obsessivamente determinado assunto, mas num tópico genérico como é este, a regra que referi é a mais saudável para todos.

    Outra regra saudável, se nos próximos dias a tendência é para termos um bom evento de chuva, é natural que falemos todos disso, se for um evento de neve é natural que discutamos todos isso, etc,etc, e muitas vezes parece-me que se criam atritos por não respeitarmos o rumo natural duma discussão deste género, em que por vezes vem a lume apenas discussões de gostos pessoais do que gosta ou não gosta, do que se teme ou deseja, de determinada coisa, sem respeitar o tal rumo que referi. O que também é desejável que se evite.

    Outra boa ideia numa comunidade como esta, e que tem a ver com as anteriores, é um conselho para os mais recém chegados. O conselho é que antes de participar, que fiquem algum tempo a observar o "ritmo e espírito" da comunidade, todas elas são diferentes, para depois naturalmente se inserirem da melhor forma na mesma, e quando é assim, acabarão naturalmente bem inseridos e plenos membros da mesma como todos os outros.
     
  10. Zephyros

    Zephyros
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    18 Set 2007
    Mensagens:
    167
    Local:
    pinhal novo(50m),Vimieiro(230m)-concelho de Arraio
    olhando então para a situação de domingo/segunda, e olhando para os modelos, prevê-se uma situação de chuva intensa principalmente na madrugada de segunda, penso que já não se coloca hipotese de haver uma reviravolta e essa situação desaparecer, portanto está garantida a frente.

    creio que agora deve-se então discutir a intensidade da mesma, e a possibilidade ou não te haver alterações a esse nivel.
    assim e com a devida precaução da distancia a que estamos do evento, quais são as probabilidades de os modelos retirarem pujança à frente, existe essa possibilidade ou haverá poucas alterações em relação ao que já se encontra modelado, por outro lado creio que intensificação será pouco provável.

    assim, justifica-se a emissão de um aviso laranja por parte do IM, ou será que em um aviso amarelo deve ser suficiente?(creio que aviso vermelho será exagerado).
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  11. David sf

    David sf
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    8 Jan 2009
    Mensagens:
    5,131
    Local:
    Oeiras / VN Poiares
    Não há motivo para tanta discussão, até há grande concordância entre os modelos, até extremamente anormal numa situação destas. Como se vê nas cartas postadas pelo Vince a 240h, GFS e ECMWF estão de modo geral muito semelhantes, os seus ensembles também, até modelos mais fracos como GEM e BOM não estão muito diferentes. O bloqueio a oriente deverá manter-se até pelo menos a mudança de mês, pelo que não há condições para o estabelecimento de um anticiclone duradouro sobre a península. Situações transitórias, 24 a 48 horas, são normais e até ajudam a que haja mais precipitação, resultante da interacção de duas massas de ar distintas.

    Então, resumo para o que resta do mês, não esquecer que quanto mais distante no tempo, mais se entra no domínio da intuição, mas com uma concordância tão grande entre modelos, pode-se arriscar:

    Dias 22 e 23: alguma precipitação convectiva a evoluir de sul para norte;

    Dia 24: passagem da frente seguida de pós frontal interessante no litoral oeste;

    Dia 25: manutenção de aguaceiros pós-frontais;

    Dia 26: passagem de uma perturbação secundária que poderia originar outra frente (ECM) ou não (GFS), mas sempre com alguma precipitação associada;

    [​IMG]

    [​IMG]

    Dia 27: a dorsal atlântica aproxima-se, passagem de frente quente;

    [​IMG]

    Dias 28 e 29: estabilidade enquanto a dorsal se instala temporariamente na PI;

    [​IMG]

    Dia 30 (para o GFS a tarde de 29 já seria instável): a dorsal afasta-se para este (GFS) ou para sul (ECMWF), passagem de cavado ou frente de noroeste.
     
  12. Geiras

    Geiras
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    16 Jun 2010
    Mensagens:
    4,247
    Local:
    Qta. do Conde / Sintra
    -> Vince

    Passando ás 18z do GFS, aqui vai o resumo da frente de NW

    [​IMG]
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  13. Rainy

    Rainy
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    16 Jun 2010
    Mensagens:
    506
    Local:
    Massamá
    No dia 27 a frente quente daria então precipitação fraca a moderada!?
     
  14. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,117
    Local:
    Lisboa
    Por isso mesmo...é para demosntrar que pelo menos por mais uns 5 ou 6 dias não há sinal dele.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  15. David sf

    David sf
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    8 Jan 2009
    Mensagens:
    5,131
    Local:
    Oeiras / VN Poiares
    Nós ainda não sabemos ao certo a quantidade de precipitação para o próximo sábado, como saberemos para dia 27? A esta distância podemos tentar perceber em linhas gerais o que se vai passar, pormenores desses só mais próximo do acontecimento. Mas o mais normal nestas situações é que esteja um dia de nevoeiro, chuva fraca e persistente.
     

Partilhar esta Página