Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2011



Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
mt8lissabonens.png



Para aqui a precipitação tá toda baseada em 3 barras, situações assim nunca dão bom resultado, fica tudo a metade.

Se reparares no ensemble que na mensagem anterior à tua puseram para Lisboa, metade seria exactamente o que se deveria esperar. A saída operacional das 12z (a verde) é que é o membro isolado que nesse local vais aos 50mm, enquanto bastantes membros do ensemble se ficam pela zona dos 20/25mm.
Isto porque nesta saída das 12z a mancha mais intensa de precipitação também abrange Lisboa e outras regiões do centro, zona que daqui a bocado noutra saída pode mudar para norte, amanhã para sul, etc. Tudo vai variar ainda muito nos próximos dias, andar nesta fase a ver quanto chove aqui e ali não vale muito a pena, interessa ter uma ideia do potencial/risco geral das coisas.


PS: Não façam hotlinks de imagens que colocam aqui, usem sites como imageshack ou imgur.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Queria somente destacar que após a frente parece não existir grandes condições para instabilidade dado que ECM e GFS colocam o AA a Sudoeste de Portugal e progressivamente a Oeste do nosso território, ou seja, final do mês seco e morno ...
Sexta começa as continhas de somar ......
 

Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
Metade da precipitação prevista para o algarve desapareceu nesta run das 12h. Já não está prevista precipitação para sábado e domingo! Vamos lá ver se nas próximas runs o panorama se altera.

Aqui tambem o mesmo, agora só de Domingo para segunda:(
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Queria somente destacar que após a frente parece não existir grandes condições para instabilidade dado que ECM e GFS colocam o AA a Sudoeste de Portugal e progressivamente a Oeste do nosso território, ou seja, final do mês seco e morno ...
Sexta começa as continhas de somar ......

Atenção que há várias perturbações a colocarem precipitação significativa após a passagem da frente.
Eu tenho andado calado neste ultimo dia porque acho que o pós-frente de dia 23/24 vai para além do que compreendo. Acho que há várias coisas diferentes que podem acontecer, não me sinto seguro.
Seria giro ouvir/ler as leituras dos colegas sobre o pós-frente ou seja, a uma semana de distância , numa conjuntura muito instável... é muito , muito arriscado.
 

Rainy

Nimbostratus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
506
Local
Massamá
Tenho receio que esta situação tão complicada mas tambem rara de instabilidade, depois de tantas semanas de tempo seco venha a ser retirada, já que tudo pode mudar pelo menos até Sexta!!!:(:confused:
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,206
Local
loule-caldeirao
Pois...agora esquecendo esta frente que parece, para já, quase garantida em termos da sua generosidade, após ela vejo o AA a surgir de novo nos modelos em algo a que poderemos de chamar de verão de S. Martinho, agora oficialmente!

Pessoalmente espero que não dure muito tempo esse cenário, e que volte a chuva logo no ínicio do mês de Novembro.

Voltando agora à "frente" do próximo fim de semana/inicio de semana, a principal preocupação poderá ser mesmo a possível convecção intensa que esta poderá produzir, sendo isso, como se sabe, algo dificil de prever, e que pode baralhar bastante as contas de precipiação. Mais uma vez "Homem" prevenido vale por dois , e neste caso refiro-me a toda a população, que deverá acautelar-se com as devidas medidas de precaução e limpeza, etc ( já foram mencionadas aqui inúmeras vezes)
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Tenho receio que esta situação tão complicada mas tambem rara de instabilidade, depois de tantas semanas de tempo seco venha a ser retirada, já que tudo pode mudar pelo menos até Sexta!!!:(:confused:

Não rainy, não creio quue retirem a pp.
eu tenho dúvidas é sobre a instabilidade de Sábado no sul. Mas esse é um fenómenos "pequeno", que qualquer desvio leva embora.

mas se cruzares as corridas deterministicas e ensembles, as várias perturbações e coisa e tal vês que está tudo de acordo para a frente de 23 / 24.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)
O Foreca que actualizou com a run das 12 do ECM, reduziu a precipitação no sábado, 2ªfeira coloca 20 mm em 6 horas e depois às 13 horas já está sol. :D

http://www.foreca.com/Portugal/Olhao
 

Zephyros

Cumulus
Registo
18 Set 2007
Mensagens
167
Local
pinhal novo(50m),Vimieiro(230m)-concelho de Arraio
bem, ninguem respondeu à minha pergunta (ostracismo visível).

eu volto a fazer:

a chuva começa na sexta ou apenas no domingo?
e pergunto isto para tentar entender se existem duas situações distintas uma da outra, ou se a situação é uma unica tendo o seu climax na madrugada de segunda.

entretanto surgiram mensagens como a do amigo Aurélio que indica que a chuva prevista para sexta afinal já foi retirada, poderá acontecer o mesmo com a situação de domingo/segunda?
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
bem, ninguem respondeu à minha pergunta (ostracismo visível).

eu volto a fazer:

a chuva começa na sexta ou apenas no domingo?
e pergunto isto para tentar entender se existem duas situações distintas uma da outra, ou se a situação é uma unica tendo o seu climax na madrugada de segunda.

entretanto surgiram mensagens como a do amigo Aurélio que indica que a chuva prevista para sexta afinal já foi retirada, poderá acontecer o mesmo com a situação de domingo/segunda?

No início do fim-de-semana seria no Sul a partir de Domingo em todo o território, mas correspondem a duas situações distintas.
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
Boa noite...

Será que no Litoral Norte vamos ter rajadas fortes de vento??
Ja vi que os instituto de meteorologia prevê vento forte.. mas será que vamos ter rajadas de uns 60 a 70 km/h??

Obrigado!
 

Zephyros

Cumulus
Registo
18 Set 2007
Mensagens
167
Local
pinhal novo(50m),Vimieiro(230m)-concelho de Arraio
muito obrigado ferreira5, era isso mesmo que eu queria saber, se estamos a falar de uma unica situação ou se são situações distintas.

olhando para os modelos, parece que a parte mais activa vai mesmo entrar na zona de lisboa e margem sul, certo?