Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2011

Zephyros

Cumulus
Registo
18 Set 2007
Mensagens
167
Local
pinhal novo(50m),Vimieiro(230m)-concelho de Arraio
é melhor que o governo comece a pensar em preparar planos de ajuda de emergencia para os agricultores, é um mês de Outubro sem uma unica pinga de agua é demasiado grave, as culturas vão sofrer e não é só o facto de não chover, é tambem a situação das altas temperaturas que secam tudo:(
 


Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
é melhor que o governo comece a pensar em preparar planos de ajuda de emergencia para os agricultores, é um mês de Outubro sem uma unica pinga de agua é demasiado grave, as culturas vão sofrer e não é só o facto de não chover, é tambem a situação das altas temperaturas que secam tudo:(

Não é preciso chegarmos a tanto e estarmos já tão em pânico, o mês começou agora, as coisas só se começam a por nesses termos aquando não há ocorrência de precipitação acima de 2/3 meses (período invernal). Além tivemos Outono/Inverno/Primavera bastante molhados.
 

Zephyros

Cumulus
Registo
18 Set 2007
Mensagens
167
Local
pinhal novo(50m),Vimieiro(230m)-concelho de Arraio
gostava de saber não só a quantidade de agua na terra, como tambem a situação das barragens, devem estar já por lá abaixo.

Mário Barros, o contador de dias sem chuva que tens na assinatura é demonstrativo: 27 dias sem chuva, quase um Mês!!!
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
gostava de saber não só a quantidade de agua na terra, como tambem a situação das barragens, devem estar já por lá abaixo.

Mário Barros, o contador de dias sem chuva que tens na assinatura é demonstrativo: 27 dias sem chuva, quase um Mês!!!

:lol:

Calma, o ano hidrológico só começou hoje. As terras estão secas obviamente, mas nada por aí além.
 

Zephyros

Cumulus
Registo
18 Set 2007
Mensagens
167
Local
pinhal novo(50m),Vimieiro(230m)-concelho de Arraio
e para quem não acreditava muito em seca:

"Observatório de Secas - Situação Atual
Situação Atual - julho 2011

Em 31 de julho de 2011 a área em situação de seca meteorológica estendeu-se a quase todo o País, apenas a faixa costeira ocidental, a sul do Cabo Carvoeiro e o barlavento Algarvio, ainda não se encontra em seca. Assim, em termos de percentagem do território, o índice de seca meteorológica PDSI apresenta a seguinte distribuição: 4% em chuva fraca, 6% em situação normal, 46% em seca fraca, 23% em seca moderada, 19% em seca severa e 2% em seca extrema (Figura 1)."

sh_palmer_leg.jpg
os_pdsi_pt_072011_pt.jpg


isto em Julho, agora imaginem como estará a situação actual.:surprise:


e já agora um texto do IM:

"A ocorrência de secas deve enquadrar-se em anomalias da circulação geral da atmosfera, a que correspondem flutuações do clima numa escala local ou regional. A situação geográfica do território de Portugal Continental é favorável à ocorrência de episódios de seca, quase sempre associados a situações de bloqueio em que anticiclone subtropical do Atlântico Norte se mantém numa posição que impede que as perturbações da frente polar atinjam a Península Ibérica. "

então não é que é exatamente esta a situação que vivemos actualmente!
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Não é preciso fazer nenhuma catástrofe da situação para já, embora pareça que o Verão ainda não se tenha despedido, é natural este tipo de situação na 1ª metade de Outubro...e apesar de tudo o Verão ainda nos deu alguma chuva que muitos duvidavam...

Eu sei que é muito distante, tudo que seja a mais de 200h para mim mostra apenas uma tendência possível, mas parece que a partir do dia 12 de Outubro os centros de alta pressão se afastam finalmente da Península e nesse caso será certamente uma questão de poucos dias até começarem as primeiras chuvas...é isso que mostra o GFS...
A temperatura tem tendência a seguir na mesma direcção, baixando um pouco, mas nada ainda muito considerável para esta semana...
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Eu acho que a grande questão não é apenas o calor em Outubro, mas sim a continuação do Verão em todo o seu esplendor, que já durou o mês de Setembro praticamente todo (excetuando alguns fins de semana). A estabilidade das condições atmosféricas nas nossas zonas é que me causam mais espanto. A mim, pessoalmente... Correntes de NE atrás de correntes de NE, já lá vai quase um mês e a próxima semana segue o mesmo caminho. Notável para a altura do ano, a meu ver...
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Para mim notável é termos tempo de verão desde Abril até miados de Outubro e ainda dizem por ai que não tivemos verão este ano!! eu já tenho verão a sair pelos olhos de tão farto deste verão que parece não ter fim :(
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Desculpem o off-topic...mas caso se recordem, estávamos nos primeiros dias de Setembro e eram mais que muitos aqueles que diziam não reconhecer este Verão...fresco e ventoso, principalmente em Julho...será que se esqueceram agora...?
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Para mim notável é termos tempo de verão desde Abril até miados de Outubro e ainda dizem por ai que não tivemos verão este ano!! eu já tenho verão a sair pelos olhos de tão farto deste verão que parece não ter fim :(

Sem dúvida Miguel, desde de Abril que está bom é para a praia.Tem sido calor e mais calor.

Segundo o Foreca, que segue o ECM, pelo Algarve vamos continuar até dia de 8 de Outubro com temperaturas a roçar os 28ºC-30ºC e depois uma ligeira descida no dia 9 de Outubro.

Aqui, em causa não é a falta de precipitação, mas sim a manutenção das temperaturas altas quer das máximas mas principalmente das mínimas durante dias a fio.
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Sem dúvida Miguel, desde de Abril que está bom é para a praia.Tem sido calor e mais calor.

Segundo o Foreca, que segue o ECM, pelo Algarve vamos continuar até dia de 8 de Outubro com temperaturas a roçar os 28ºC-30ºC e depois uma ligeira descida no dia 9 de Outubro.

Aqui, em causa não é a falta de precipitação, mas sim a manutenção das temperaturas altas quer das máximas mas principalmente das mínimas durante dias a fio.

Só se for na Costa Sul.
Falando na Costa Ocidental,Se a Primavera foi muito quente,Julho foi dos piores meses de Verão dos últimos anos para quem esteve de férias. Vento quase todos os dias,moderado a forte. Agosto teve grande variabilidade.Tivemos calor,chuva(sim,choveu!),vento,ou temperaturas amenas.Agora Setembro quente. Verão longo concordo porque foi de Abril até agora. Calor e mais calor,é falso.
Verdade é que desde inicio de Setembro,Verão on-fire! Próxima semana,mais uma vez perto dos 30ºC na Costa Ocidental.Impressionante. Viesse este panorama de correntes de Leste consecutivas em Agosto ou Julho e ai sim podia ser grave.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite

Parece-me que estão a esquecer-se um pouco disto: os meses mais propícios a uma elevada evapo-transpiração são por norma os meses de Julho e de Agosto.
Certamente não o foram este ano; não só as temperaturas foram um pouco mais baixas que o esperado como a pluviosidade foi acima também do esperado.
A gravidade da seca sente-se particularmente no que concerne à agricultura, regadio, floresta, etc, etc.
Como estes dois meses foram menos propícios à evapo-transpiração dos solos, mais humidade as plantas tiveram disponíveis.
Mesmo com uma primavera quente e seca, as plantas tiveram água durante o verão para a sua maturação.
Este foi um bom ano agrícola em geral, as culturas aceleraram o seu desenvolvimento e tiveram uma maturação excelente, muitas delas semanas antes do normal.

Em particular, aqui no Minho e Douro Litoral, a vinha este ano foi não só excelente como beneficiou de um Julho e um Agosto tendencialmente frescos; em muitos locais a vindima efectuou-se com pelo menos 2 semanas de adiante relativamente ao normal.

Em países do centro-leste da Europa, com menos precipitação do que a que temos no nosso território, é raro queixarem-se de secas. Porquê? Porque o grosso da precipitação cai no verão ou no período mais quente do ano, exactamente quando as plantas mais precisam dela.
Seria pior para a nossa cultura ter um inverno e primavera húmidos e depois termos um Julho e um Agosto muito quentes e secos...;)

Bom fim de semana
 

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
Eu lembro-me de já ter feito praia em Outubro em mais que um ano, com a água até bastante mais quente do que durante os meses de verão.