Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2011

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Aurélio 28 Set 2011 às 09:35.

1. David sf

David sf
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    8 Jan 2009
    Local:
    Oeiras / Portel
    Tens toda a razão, não se vislumbra em qualquer modelo, nem a qualquer prazo, nenhuma mudança de padrão relevante. Eventualmente uma muito ligeira descida de temperatura máxima (e mais significativa da mínima) para o final desta semana, mercê de uma alteração da circulação de suste para nordeste, mas nesta altura do ano, o nordeste ainda não traz frio, apenas serviria para amenizar um pouco.

E este "indian summer" é perfeitamente normal. Em novembro dir-se-á que o "verão de São Martinho" ocorreu este ano mais cedo (se formos a ver o verão de São Martinho ocorre sempre; se for na primeira quinzena de novembro é normal; se for em outubro é um S. Martinho antecipado, se for no final de novembro é um S. Martinho atrasado, mas uma ou duas semanas anticiclónicas no outono é totalmente normal, este ano como foi mais cedo, nota-se mais porque dá para aquecer mais).

2. Aurélio

Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    23 Nov 2006
    Local:
    Faro
    Nem o Verão foi frio e chuvoso como um outro pinta ... recordo que nos meses Julho e Agosto falando em médias foi considerado normal, e em termos de máximas acho que até foi superiores ...

Por outro lado considero este tempo que nós temos por agora perfeitamente normal, e parece-me que na maior parte dos anos é isto que ocorre nesta altura do ano ...

Não será normal, é se eu disser o mesmo dentro de 30 dias ...

Seja como for espero este tempo AA até á ultima década altura em que espero uma mudança de padrão ...

3. Dan

Dan
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    26 Ago 2005
    Local:
    Bragança (675m)
    Não fosse o caso de este ano o Verão contar já com uns seis meses e poucos se estariam a preocupar com o tempo quente e seco nesta altura do ano. É talvez a perspectiva de mais um mês de Verão que está provocar alguma inquietação, mas as coisas são como são e o nosso clima caracteriza-se por uma grande variabilidade, nomeadamente ao nível da precipitação.

Collapse Signature Expandir Assinatura
  4. Zephyros

Zephyros
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    18 Set 2007
    Local:
    pinhal novo(50m),Vimieiro(230m)-concelho de Arraio
    normal não será, pelo menos no que a temperaturas diz respeito.

dá-me a ideia que este mês de Outubro não vai cair uma pinga, o que por mais que digam que é normal, de facto não o é.

5. Hazores

Hazores
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    11 Out 2008
    Local:
    AGH,terceira,açores
    Bom dia,

desde já peço desculpa se este post for inadequado ao tópico, mas andei à procura no forum um lugar para esclarecer esta dúvida e não encontrei

segundo as previsões do GFS do meteopt, indica que iriamos ter precipitação(cerca de 2 mm) mas ao mesmo tempo na coluna da % de nuvens coloca 1% ou até 0%, como podem ver na imagem seguinte:

[​IMG][/URL][/IMG]

[​IMG][/URL][/IMG]
    Alguem pode-me explicar porque razão isto acontce?

obrigado

6. David sf

David sf
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    8 Jan 2009
    Local:
    Oeiras / Portel
    Em princípio precipitação de origem convectiva, aguaceiros, poucas nuvens, mas onde chove dá-lhe forte. Como a malha do GFS é um pouco grosseira, se em 100 km2, existe 1 km2 de nuvens, que originam em 3 horas 100 mm na sua zona de afectação, temos em média nesse pixel, 1% de nuvens e 1 mm de precipitação.

É como se numa loja entrassem 100 clientes, só um fazia despesa, e gastava 100 €. Em média, nessa loja cada cliente gastou 1€. Portanto é provável que não haja precipitação, apesar de nos locais onde ela ocorrer, ela ser forte mas efémera.

7. Hazores

Hazores
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    11 Out 2008
    Local:
    AGH,terceira,açores
    obrigado David, mas levanto outra questão, se esta previsão de precipitação é de origem convectiva, os valores previstos para "a instabilidade atmosférica" não deveriam ser diferentes?

8. David sf

David sf
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    8 Jan 2009
    Local:
    Oeiras / Portel
    No pós-frontal de uma frente fria, creio ser o caso, não são necessários CAPE e L.I. muito elevados, principalmente em zonas marítimas. Acho que tens uma boa explicação dada pelo Beaufort, Stormy e pelo Vince no seguimento de modelos de setembro.

9. Norther

Norther
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    25 Nov 2010
    Local:
    Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
    Próxima semana vai continuar quente e seca :cool:
    A uma tendência para a partir do dia 15, 17 haver uma mudança, vamos ver

10. beachboy30

beachboy30
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    29 Mai 2008
    Local:
    Aroeira
    De facto... Parece que temos "bloqueio" garantido até pelo menos ao fim de semana que vem... Até porque depois do feriado, o AA tende novamente a fortalecer-se na zona da Biscaia (segundo o GFS) ou um pouco mais a oeste (segundo o ECMWF), resultando numa corrente de NE (mais uma vez seca), no máximo N (de NW não me parece) sobre o continente para o final da semana...

Portanto, até onde a fiabilidade alcança, secura e mais secura... E temperaturas bem amenas (altas, diria eu, para a altura do ano).

Hoje está uma corrente de SE quente/abafada e seca como eu nunca presenciei em Outubro. Mas claro que a minha memória pode estar a atraiçoar-me... Se estivessemos em Junho/Julho/Agosto, as temperaturas chegariam aos 40ºC muito próximo do litoral oeste, certamente... :shocking:

11. Gerofil

Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mar 2007
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    Declaro a chegada do Outono a Portugal Continental ... ;)

ECMWF

A partir da próxima Quinta-feira, e sobretudo na Sexta-feira, já se pode esperar uma acentuada descida da temperatura e possibilidade de tempo instável, com possibilidade de precipitação persistente nas regiões do norte. O vento deverá tornar-se moderado a forte de noroeste.

12. miguel

miguel
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    4 Fev 2006
    Local:
    Setúbal
    Não vejo a coisa assim tão optimista mas é esperar, mas eu ainda não vejo esse cenário

13. c.bernardino

c.bernardino
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    31 Dez 2010
    Local:
    Loures
    Miguel, o Gerofil está bem disposto, é só isso. :)
    Realmente há ali um "rabinho" mas passa de raspão e a esta distância e vendo a "big picture" por vários modelos.... não tenho grande fé.

Já agora, o Gerofil falou em descida significativa da temperatura (acredito que vá descer, como escrevi esta manhã), mas existe alguma quantificação associada ao jargão "subida/descida sugnificativa de temp...". Será que é mera expressão ou há algum gradiente a partir do qual essa expressão se deve usar? (desculpem se fôr off-topic)

Agora: aproveitar o Sol.

saudações cordiais

Bernardino

14. martinus

martinus
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    22 Dez 2006
    Local:
    Portugal
    A temperatura vai descer lentamente,
    enquanto bate o solinho.
    Como num verdadeiro Verão
    de São Martinho!

15. David sf

David sf
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    8 Jan 2009
    Local:
    Oeiras / Portel
    O outono chegará um dia, mas não será nesse. De facto o ECMWF tem ali dois/três dias com a dorsal mais afastada, mas tal não implica a chegada do outono. Por um lado a precipitação não existiria (basta ver os outputs do IM, mesmo a previsão ensemblistica põe em cerca de 10% a probabilidade de precipitação em Viana do Castelo), como a descida das temperaturas não seria significativa (cerca de 5ºC, ainda assim continuaríamos acima da média), como ainda por cima a dorsal caía-nos de novo em cima logo a seguir:

Outros modelos, como o GFS, nem sequer vêem a descida de temperaturas, mantendo-se o padrão inalterado:

Partilhar esta Página