Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2011

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,189
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
olhem tambem para os niveis das albufeiras:

esl00h.jpg


dados do mês passado, agora imaginem como devem estar.

esperemos agora que isto mude, hoje nota-se que a temperatura já está mais baixa, amanhã provavelmente vai-se manter igual, para depois ir tendo uma descida progressiva ao longo da semana, mas mesmo assim com valores ainda acima da média para o mês de Outubro.

a precipitação essa é sempre a muitos dias de distancia, e sempre a adiar.

Quem dera, a muito deste Portugal e a muitos finais de Setembro haver tanta água armazenada nas albufeiras como havia este ano. Quem dera mesmo!
Excepção feita na região norte, todo o restante território encontra-se acima da média, ou bem acima da média.

Mas voltamos a fugir ao tema do tópico!

Acompanhamento da situação do nível das albufeiras:
-> Seguimento Rios e Albufeiras - 2011

Justificação para a falta de água em Bragança:
-> Seca no Nordeste de Portugal

Justificação para os baixos níveis de armazenamento de água no noroeste:
-> Seca no Noroeste de Portugal
 


beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Quem dera, a muito deste Portugal e a muitos finais de Setembro haver tanta água armazenada nas albufeiras como havia este ano. Quem dera mesmo!
Excepção feita na região norte, todo o restante território encontra-se acima da média, ou bem acima da média.

Exatamente. Se ao menos se chorasse sobre "leite derramado", mas nem isso... Tirando o NE do país, o resto do país está bem e recomenda-se. A chuva há-de vir. Até lá, não percebo porque não se aproveita o pouco que atualmente este país tem de bom: o seu clima soalheiro. Enfim...

Adiante... O GFS continua a ser menos benevolente para o próximo fim de semana no que a precipitação diz respeito... Vamos ver o que traz a run das 12h do ECMWF, prestes a sair... Os próximos capítulos serão interessantes de seguir.
 

ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
bem, para a semana acredito na manutenção do AA ate sexta feira, embora com enfraquecimento a partir de sexta feira, e com as temperaturas a baixar ao logo da semana...

tal como disse ha dias, o modelo que sigo tem a tendencia para haver percipitação para os dias 24 e 25...
nao vai ser uma entrada assim potente, mas algo moderado no norte e mais fraco para o sul, e sem grande vento...
vamos aguardar... ainda faltam 8 dias








depois deste evento logo se verá...
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
nesta transição de padrão (que me parece ser dupla) a previsão a 7 dias é muito , muito falivel.
Eu também estou com uma curiosidade enorme. Estamos todos.

Certo é que desencalhámos daquela situação AA.
Como e onde vamos encalhar de seguida... ´é que não quero arriscar. Ou quero... quero, quero...

penso que entre domingo 23 até terça feira 25 vamos ter água, e não me estou a referir a vestigios... Isso ignoro.

Se olharmos para o ECMWF é o que vemos, se olhar para o GFS temos várias perturbações que concordam com o ecmwf e o empirismo leva-me a pensar que vamos ter inicio de água por esses dias.

saudações
 
Última edição:

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
A passagem do extremo meridional de uma superfície frontal está a condicionar o estado do tempo em Portugal Continental neste final de tarde, com o aumento da instabilidade e a ocorrência pontual de aguaceiros e trovoadas. :D



Em que regiões?
De facto aqui notou-se um aumento significativo da nebulosidade. Mas estava previsto?
 

Zephyros

Cumulus
Registo
18 Set 2007
Mensagens
167
Local
pinhal novo(50m),Vimieiro(230m)-concelho de Arraio
Isto è tudo nuvens altas, nada mais.
A temperatura por outro lado, não baixou assim tanto, e se virem as previsões do IM os proximos dias vão ser mais quentes de novo.
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Em que regiões?
De facto aqui notou-se um aumento significativo da nebulosidade. Mas estava previsto?

Por favor seguir outros tópicos do forum. Registo de precipitação ligeira no norte e uma célula valente no alentejo.
A ocorrência, muito pontual e esporádica enquadra-se nos modelos, perfeitamente. Basta a leitura atenta de posts aqui presentes, no meio desta confusão toda.

Também concordante com os modelos foi a descida verificada das temperaturas. No local onde tenho a estação baixou dos 35.3ºC para 27.4ºC, baixou mais do que o previsto.

p.s. - a precipitação no alentejo está comprovada através das imagens de radar que podem (e devem) ser consultadas no site do IM
 
Última edição:

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,141
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)

Zephyros

Cumulus
Registo
18 Set 2007
Mensagens
167
Local
pinhal novo(50m),Vimieiro(230m)-concelho de Arraio
O problema é que ainda estamos a 8 dias!!:(


é sempre assim amigo, as boas noticias estão sempre a dias de distancia, até nem seria mau se não mexessem mais, mas penso que nós todos já estamos habituados ao tira e mete(mais tira do que mete:D), por parte dos modelos à medida que se vai aproximando a data.

esta semana vai ser mais do mesmo, monótona, morna e desinteressante.