Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2011



Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Confirma-se que foi muito precipitada a certeza de que Outubro ia acabar a zero. Uma lição que se retira daqui: Por mais que pareça haver um padrão super bem definido, é impossível dizer logo nos primeiros dias de um mês como este vai ser, os modelos não têm esse alcance nem de perto nem de longe.

Mais digo, não só Outubro poderá não acabar a zero, como até poderá atingir ainda em certas zonas um registo pelo menos próximo da média. Mais do que ficar satisfeito com a run do GFS, melhor ainda é verificar que TODAS as perturbações do mesmo modelam a tal frente, umas com situações mais severas que outras, mas muitas delas bastante generosas no que a precipitação diz respeito. Acho fantástico a média dos ensembles dar mais de 10 mm a uma distância temporal tão grande. E, cereja no topo do bolo, o ECMWF até vai concordando...

Concluindo, dou neste momento cerca de 90% de possibilidades de chover em todo o país. Por prevenção, é bom que se comece a limpar as ruas e as sarjetas... Aguardam-se mais runs para apurar a intensidade da frente.

 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Eu cá não me lembro de ninguém que tenha dito que Outubro terminaria a zero, do mesmo modo que não será um dia de chuva que colocaria isto no normal ...
O facto das runs mostrarem que mesmo as perturbações concordam por si só não significa nada ... e porque não se interrogam porque isso poderá acontecer ...
Vejam bem o posicionamento daquele anticiclone mais no centro e leste da Europa e como os modelos o colocam e reparem na pujança que terá a depressão mais no Norte da Europa. Pergunto para onde querem que vá este ou
Mas pode acontecer o anticiclone continental não ir tanto para norte ou ir ainda mais para leste, que aqui cavará muito menos. Reparem que descemos em uma só run de cerca de 1008hpa para 1000hpa ...
Depois dessa frente o que acontecerá ainda estou para ver ... mas se aquele anticiclone escandinavo/leste da europa, se manter lá com aquela força mostrada pelos modelos e o AA não ficar demasiado forte então podemos ter um final de mês de interessante !!

PS: Atenção que com a mesma velocidade que isto foi posto pode muito bem ser tirado ...
Não descarto aguaceiros e trovoadas no Baixo Alentejo e Algarve na Sexta e Sábado, embora baixa probabilidade ou bastante dispersos/isolados !!
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Eu cá não me lembro de ninguém que tenha dito que Outubro terminaria a zero, do mesmo modo que não será um dia de chuva que colocaria isto no normal ...
O facto das runs mostrarem que mesmo as perturbações concordam por si só não significa nada ... e porque não se interrogam porque isso poderá acontecer ...
Vejam bem o posicionamento daquele anticiclone mais no centro e leste da Europa e como os modelos o colocam e reparem na pujança que terá a depressão mais no Norte da Europa. Pergunto para onde querem que vá este ou
Mas pode acontecer o anticiclone continental não ir tanto para norte ou ir ainda mais para leste, que aqui cavará muito menos. Reparem que descemos em uma só run de cerca de 1008hpa para 1000hpa ...
Depois dessa frente o que acontecerá ainda estou para ver ... mas se aquele anticiclone escandinavo/leste da europa, se manter lá com aquela força mostrada pelos modelos e o AA não ficar demasiado forte então podemos ter um final de mês de interessante !!

PS: Atenção que com a mesma velocidade que isto foi posto pode muito bem ser tirado ...
Não descarto aguaceiros e trovoadas no Baixo Alentejo e Algarve na Sexta e Sábado, embora baixa probabilidade ou bastante dispersos/isolados !!

Desculpa Aurélio, mas houve membros a afirmarem com todas as letras que Outubro ia terminar a zero, com muita insistência, e não é preciso recuar muitas páginas. Não foi o teu caso, no entanto... até acho as tuas opiniões bastante pertinentes.
Vou só citar uma frase: "não há mesmo duvida que este mês está encerrado."

Quanto ao resto, digo que as perturbações dos modelos costumam servir para precisamente ter em conta esses factos. Elas procuram prever vários caminhos possíveis. Se todas concordam num mesmo, e ainda temos vários modelos a acompanhar, alguma coisa significa. Mas claro que a situação pode atenuar-se ainda, e nunca excluí a possibilidade de isto não vir a dar em nada. Talvez 90% seja um pouco exagerado, mas estou convicto que vai chover nos dias 23 e 24. Posso errar, mas pelo menos tenho uma base científica em que me apoiar, ao contrário de quem disse que não iria nunca chover este mês.

Já o chegar à média do mês, concordo que não vai ser fácil, mas não é de todo impossível. Há muitas perturbações a dar muita chuva e não seria a primeira vez que, em determinados locais, chovesse 50mm ou mais em 1 ou 2 dias. E ainda pode haver outro evento depois da frente modelada, mas aí claro que já é tudo muito incerto.

EDIT: Mais uma excelente run, e do Europeu...
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Bem, vai para aqui o optimismo do costume :rolleyes: :D

Eu cá só acredito na chuva quando a vir, e na fresquidão quando a sentir.

Não sei que ganhas com isso se é só apenas para ser do contra ou o raio!! já se está mesmo a ver que vai chover e possivelmente até com bastante intensidade um pouco de Norte a Sul até acredito que o vês mas continuas a insistir em ser do contra (pessimistas)
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Vamos esperar mais uns dias... Estou optimista como sempre estive.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Sim á 1ª vista parece uma saida muito interessante para já em termos de frente de Domingo para Segunda ...
Mesmo na Sexta e Sábado parece poder haver chances de aguaceiros e trovoadas aqui no sul ...

EDIT: Aguardando ...
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Eu cá não me lembro de ninguém que tenha dito que Outubro terminaria a zero, ...
...

Com imenso respeito, mas o Aurélio deve ter estado distraido (sem ofensa).
Nem sempre concordamos, é certo...

por vezes não tenho razão. por exemplo afirmei que depois da primeira frente, vinha uma 2ª batega para 26 que seria forte.... estava errado. o que eu tinha visto era só uma perturbação do gfs que dava uma B a descer... erro crasso meu.

Mas a coisa vai mudar e como se esperava, mas eu espero por amanhã. é melhor
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Eu cá não me lembro de ninguém que tenha dito que Outubro terminaria a zero

Ai nao caro Aurélio?! Ora ve la as postagens de certos users. Ai essa desatenção... Mau, mau Mariaaaa... :cool:
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Vá...agora já ninguém foi e ninguém fez nada :D
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Depois das análises que li aqui, mais o que vem no site do IM finalmente ela vem ai...sim já fazia falta e pelo que precebi na análise de alguns modelos até pode ser em quantidade generosa em algumas regiões.:thumbsup:
A ver vamos:)
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
http://www.meteo.pt/pt/media/notici...oticias/textos/situacao_quinzena_outubro.html

Para os mais céticos sobre a situação anormal de temperaturas altas em Outubro (e que começou em Setembro, portanto período anormalmente longo para a altura do ano). O texto é extenso, pelo que coloco aqui apenas o link.

Temperaturas altas em Outubro, sim, pode ser normal, como este ano e durante tanto tempo, não, normal não foi de certeza. Mas foi o que tivemos. Agora... aí vem ela, a chuva :).