Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2012

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
...Quem quiser usufruir de chuva de forma mais abundante aconselho, qual GOVERNANTE:D, a imigração para este canto do país.

:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:

:thumbsup::thumbsup:

E como referiu o Algarvio, e bem, a mais de 92h há enorme discrepância entre cenários, perfeitamente normal. Logo não compreendo como alguém se ilude, para depois se desiludir com saidas a essa distância.

Vai(ão) ser uma(s) semana(s) interessante(s).


abc
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:

:thumbsup::thumbsup:

E como referiu o Algarvio, e bem, a mais de 92h há enorme discrepância entre cenários, perfeitamente normal. Logo não compreendo como alguém se ilude, para depois se desiludir com saidas a essa distância.

Vai(ão) ser uma(s) semana(s) interessante(s).


abc

Ao que parece essa discrepância sobretudo entre modelos, tem a ver com o comportamento do Rafael, como já foi explicado, e por isso não vale a pena estarmo-nos aqui a repetir, e neste momento a unica coisa garantida, é que Terça e Quarta vai chover no Norte, e quanto ao resto já nos podemos dar muito satisfeitos se chover aqui no Algarve.
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Após a saída das 0h do ECM e do GFS a leitura que faço desses dois modelos é a seguinte:

- Durante a tarde de 3a feira começará a sentir-se no NW a aproximação da depressão, esperando-se bons acumulados já para a madrugada de 3a para quarta, alargando-se ao longo do dia de quarta esse cenário a todo o continente...o cavado está mais um pouco a sul nos dois modelos, por isso acho desnecessário continuar a questionar se vai ou não chover no sul...

- A minha madrugada de aposta para ficar a seguir os acumulados e a situação será de 4a para quinta, começando mais a norte e estendendo-se a todo o continente também...

A grade dúvida e divergência mantém-se a mais de 120h, esta nova saída do GFS mantém a esperança de se manter algo na zona dos Açores, para já ligeiramente a norte...o ideal era mais para oeste e manter a dorsal africana mais a leste e se possível mais enfraquecida...
Se por um lado o GFS mantém tudo em aberto, o ECM coloca a dorsal a subir na península e bem forte por sinal...o que bloquearia por completo qualquer hipótese de haver uma aproximação da instabilidade a pairar nos Açores...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Após a saída das 0h do ECM e do GFS a leitura que faço desses dois modelos é a seguinte:

- Durante a tarde de 3a feira começará a sentir-se no NW a aproximação da depressão, esperando-se bons acumulados já para a madrugada de 3a para quarta, alargando-se ao longo do dia de quarta esse cenário a todo o continente...o cavado está mais um pouco a sul nos dois modelos, por isso acho desnecessário continuar a questionar se vai ou não chover no sul...

- A minha madrugada de aposta para ficar a seguir os acumulados e a situação será de 4a para quinta, começando mais a norte e estendendo-se a todo o continente também...

A grade dúvida e divergência mantém-se a mais de 120h, esta nova saída do GFS mantém a esperança de se manter algo na zona dos Açores, para já ligeiramente a norte...o ideal era mais para oeste e manter a dorsal africana mais a leste e se possível mais enfraquecida...
Se por um lado o GFS mantém tudo em aberto, o ECM coloca a dorsal a subir na península e bem forte por sinal...o que bloquearia por completo qualquer hipótese de haver uma aproximação da instabilidade a pairar nos Açores...

Bom dia, desculpe mas discordo por completo, mesmo por completo daquilo que tu disseste.
Na Quarta Feira como disseste e bem, neste momento com estas saidas já teriamos na Quarta feira com uma descida da depressão precipitação em todo o país embora com maior relevo a Norte e Centro.
Na Quinta existiu um enorme aproximar do ECM ao GFS (felizmente), sendo que seria um dia de muita chuva progredindo de Norte para sul.
Na Sexta tanto o GFS como o ECM prevêem alguns aguaceiros em especial no litoral.

Após isso, é que eu discordo por completo daquilo que tu disseste, talvez devido a estares com sono, pois não existe qualquer dorsal nem nada que se pareça no ECM muito pelo contrário, o ECM até consegue estar melhor que o GFS, pois encontra-se mais próxima a depressão que no GFS. Neste momento ao contrário do dia de ontem a precipitação encontra-se já relativamente ao fim de semana, muito próxima da costa no GFS (chovia ainda no litoral), enquanto que no ECM teria vários dias de precipitação com especial relevo a Norte e Centro.

Em resumo, não existe qualquer dorsal no fim de semana em nenhum dos modelos, e houve um claro aproximar nesta run do ECM ao GFS, e ainda bem ....

Também não percebo como é que ás 05h00 já podia ter saido as run das 00h do ECM e GFS !
 

rubenpires93

Cumulus
Registo
13 Abr 2010
Mensagens
280
Local
Castelo Branco (400)
Caro Aurélio, permita-me mas com todo o respeito que tenho por si e pelas suas previsões e opiniões no âmbito dos modelos que acompanho à já 2/3 anos, você ultimamente tem só visto o Algarve na previsão, está muito centrado no sul. Sê claro e objetivo, divida por regiões mas não seja tão abrangente e meta os desejos de lado. Frentes destas como as que vêem nos próximos não são fiasco nenhum. Abraço ;)
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Os modelos estão muito bons...o ECMWF especialmente interessante ao colocar o ex-Rafael a ser absorvido perto dos Açores, e a integrar-se num complexo vale depressionario a oeste de Portugal.

O cenário do ECMWF é especialmente bom pois há um arraste de ar tropical que vem atraz do ex-Rafael, e se torna muito instavel ao interagir com o cavado e com numerosos nucleos de vorticidade que translacionam á volta dele...
 

Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
942
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
Caro Aurélio, permita-me mas com todo o respeito que tenho por si e pelas suas previsões e opiniões no âmbito dos modelos que acompanho à já 2/3 anos, você ultimamente tem só visto o Algarve na previsão, está muito centrado no sul. Sê claro e objetivo, divida por regiões mas não seja tão abrangente e meta os desejos de lado. Frentes destas como as que vêem nos próximos não são fiasco nenhum. Abraço ;)

Se me permitem o off-topic, não podia estar mais de acordo com esta intervenção. Para um leigo nesta matéria como eu, mas ao mesmo tempo curioso, chegar aqui a este tópico que é, quer se queira quer não, um dos mais importantes deste fórum, e depararmo-nos sucessivamente com a "guerra" Algarve vs resto do país é cansativo para dizer o mínimo. E não é por ser da região da Grande Lisboa que digo isto, para mim não é Lisboa e o resto é paisagem, mas porque Portugal é um só, continente e ilhas incluído.

O Aurélio tem uma extraordinária capacidade de análise, como o stormy, no entanto certas tiradas são completamente desnecessárias na minha opinião. Estamos aqui todos pelo mesmo, particularidades geográfica aparte, daí que para mim pessoalmente certos jogos florais do estilo "a minha é maior que a tua" retirem todo o interesse à discussão. A minha desculpa aos membros e moderadores por este off-topic. Venha a chuva! :D
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Os modelos estão muito bons...o ECMWF especialmente interessante ao colocar o ex-Rafael a ser absorvido perto dos Açores, e a integrar-se num complexo vale depressionario a oeste de Portugal.

Porém pode haver um sinistro centro de altas pressões a sair do norte de África e mandar tudo para as britanicas. 5ª feira sim vai chover bem. O resto é que já é mais difícil de ver.
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Bom dia a todos os elementos deste forum de excelência!

De facto, já ando a dizer há algum tempo, que este tópico devia passar a chamar-se "Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Especial Incidência Algarve Outubro 2012". Convem não esquecer que o nosso país tem mais de noventa mil metros quadrados... Há posts e mais posts apenas referentes ao Algarve. Devia haver algum cuidado com isso.

Pela análise dos modelos, o território continental vai ser regado (e como é claro, no norte irá ser mesmo bem regado). Por isso, a chuva irá fazer a sua aparição em todo o território. Seja ela bem-vinda.

Continuação de um bom dia a todos.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Polémicas aparte, (já paravam com a quezília sff...) de facto a referência a uma dorsal mais estável aparecer nos modelos no médio prazo é verdade, mas longe de garantida a sua consequência para nós (falando em Portugal continental).
Longe de garantida digo, até porque a ocorrer a sua posição exacta é impossível saber, e essa incerteza, tanto pode ser prejudicial como benéfica em termos de "animação" aqui no continente.

Digo isto pois, se ela estiver colocada exactamente sobre a península já praticamente sobre o Atlântico, bloqueará os sistemas depressionários o suficientemente longe para não nos afectarem, o que seria uma pena, pois parece que o Atlântico vai estar realmente animado.

Pelo contrário, se existir esse crista, mas ligeiramente mais a Este, mais a tender para o Leste de Espanha, poderá pelo contrário, proporcionar grandes eventos, pois se pensarem bem, e se formos ver alguns dos melhores eventos frontais e convectivos (ainda para mais nesta altura do ano, com água ainda morna, e bastante energia tropical) ocorrem em frentes atlânticas bloqueadas por uma crista a Este, mas que esse bloqueio provoca que as mesmas fiquem estáticas praticamente, sobre o continente.
Situações destas em que o posicionamento estacionário de uma frente é exatamente sobre o continente não são assim tantas, e aliar a isso estarem estáticas mas activas, com uma atmosfera instável, ainda são menos. São raros. Mas quando ocorre, são eventos memoráveis.

No último Inverno tivemos um ou dois dias assim, um deles foi épico no litoral Oeste em termos de trovoadas, não me ocorre a data. Sinceramente, os melhores eventos eléctricos que me lembro na zona de Lisboa foram de situações assim.

Portanto vamos ver como se desenrola este jogo, quase "guerra" entre um Atlântico animadíssimo e esse possível bloqueio...

Este exemplo de configuração da última do ECMWF era óptimo, mas muito longe no tempo ainda, apenas especulação...

 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
rozzo, excelente explicação, mas tal como dizes está tudo ainda na corda bamba e vamos ver a evolução nos próximos dias a ver como isto vai ficar.

Neste momento, melhorou significativamente a chuva para o Algarve para 5ª feira.

Quanto às quelízias, só digo uma coisa, já começou a festa outra vez. Que eu saiba para postar aqui, posso postar a previsão dos modelos e o tempo que vai fazer no Algarve e nem falar no resto do país, não é proibido. É a zona onde vivo, por isso, posso falar sempre nela e desde que respeite as regras deste tópico. Aliás. e deve visitar muita gente este fórum para saber o tempo que vai fazer no Algarve, por isso, acho muito útil essa informação. Se todos falassem das previsões dos modelos para as vossas regiões, isso iria enriquecer este tópico e não estas quelízias que não nos levam a lado nenhum. Enfim...
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Eu continuo a achar-me leigo nesta matéria se comparar com certos foristas que fazem aqui análises muito boas. Eu sei que não está correto mas quando olho para os modelos básicamente olho para o GFS porque para mim é mais fácil de intepretar e depois comparo com as previsões do IM, sempre num periodo de tempo de não mais de 5 dias.
O que quero dizer com isto é que pelo que vejo esta semana vai ser bem regada, mais a norte do que a Sul o que é natural mas poderá chover em todo o pais penso que é possível..a ver vamos a ver se ficamos todos satisteitos porque que ela faz falta lá isso faz e pelo menos nisso estámos todos de acordo...

Continuação de um bom dia.
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Bom dia, desculpe mas discordo por completo, mesmo por completo daquilo que tu disseste.
Na Quarta Feira como disseste e bem, neste momento com estas saidas já teriamos na Quarta feira com uma descida da depressão precipitação em todo o país embora com maior relevo a Norte e Centro.
Na Quinta existiu um enorme aproximar do ECM ao GFS (felizmente), sendo que seria um dia de muita chuva progredindo de Norte para sul.
Na Sexta tanto o GFS como o ECM prevêem alguns aguaceiros em especial no litoral.

Após isso, é que eu discordo por completo daquilo que tu disseste, talvez devido a estares com sono, pois não existe qualquer dorsal nem nada que se pareça no ECM muito pelo contrário, o ECM até consegue estar melhor que o GFS, pois encontra-se mais próxima a depressão que no GFS. Neste momento ao contrário do dia de ontem a precipitação encontra-se já relativamente ao fim de semana, muito próxima da costa no GFS (chovia ainda no litoral), enquanto que no ECM teria vários dias de precipitação com especial relevo a Norte e Centro.

Em resumo, não existe qualquer dorsal no fim de semana em nenhum dos modelos, e houve um claro aproximar nesta run do ECM ao GFS, e ainda bem ....

Também não percebo como é que ás 05h00 já podia ter saido as run das 00h do ECM e GFS !


Caro Aurélio,

Discordar acho que é permitido, nem ponho isso em questão...mas esse tipo de linguagem é escusado...aliás, parece que não fui o único a ver uma possível subida da dorsal na Península, mais evidente no ECM...
Como vês a nulidade de precipitação que falavas para o sul dissipou-se, por isso parece escusado quando os modelos até são positivos continuares na ideia negativa de que apenas no norte e centro pode chover...
Peço desculpa a todos pelo off-topic, mas não admito este tipo de linguagem...respeitem-se e sejam moderados e não extrapolem os modelos com "opiniões pessoais"...
Ambos os modelos deixam tudo em aberto, no entanto continuo com a ideia que o GFS está melhor a longo prazo...a subida da dorsal a 150/180h faz subir a depressão e de certo modo pode perder-se o grosso da instabilidade...vai como disse o rozzo depender da sua posição...mantendo-se assim está óptimo...mais o oeste e perde-se tudo...
 

xes

Cumulus
Registo
27 Ago 2011
Mensagens
269
Local
Louredo - SMF
Bom dia a todos os elementos deste forum de excelência!

De facto, já ando a dizer há algum tempo, que este tópico devia passar a chamar-se "Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Especial Incidência Algarve Outubro 2012". Convem não esquecer que o nosso país tem mais de mil metros quadrados... Há posts e mais posts apenas referentes ao Algarve. Devia haver algum cuidado com isso.

Pela análise dos modelos, o território continental vai ser regado (e como é claro, no norte irá ser mesmo bem regado). Por isso, a chuva irá fazer a sua aparição em todo o território. Seja ela bem-vinda.

Continuação de um bom dia a todos.

[offtopic] Tambem sou desta opinião, este tópico é sobre previsão de modelos e tempo de Portugal, não é só do Algarve, e farto-me de aqui ver só posts a falar disso. [offtopic]

Quanto as previsões pelo que vejo no GFS parece que vai haver rega para madruga de terça, quarta e quinta com mais incidência no norte do pais, mas deve atingir todo o pais até ao final da semana, posso estar estar enganado.