Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2012

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Boa tarde,

Em relação aos modelos nesta run do GFS no curto e médio prazo não foge muito daquilo que era indicado na run das 00h, e por isso nada a dizer, sendo que a precipitação entre Terça e Quinta terá maior relevo no Norte e Centro, sendo que o Sul, terá precipitação de intensidade fraca a moderada, provavelmente fraca na Quarta (em especial no baixo alentejo e algarve), e moderada na Quinta de forma mais geral.

Depois entre Sexta e Sábado talvez existam alguns aguaceiros mais prováveis no litoral quanto mais a norte.

A partir daí tudo muito incerto, sendo que de acordo com as ultimas runs, parece que a dita dorsal, existirá mas mais felizmente um pouco mais a leste do que indicava antes o GFS, e muito mais a leste do que era indicado antes pelo ECM, portanto dorsal em cima de nós não, mas sim um pouco mais a leste do que indicado inicialmente.
Este pequeno pormenor faz com que a depressão fique mais próxima de nós, e as frentes fiquem bloqueadas, perto de nós ou em cima de nós EM TODO O CONTINENTE, sendo que será sempre o Norte e Centro quem terá mais chances de ver mais precipitação por estar mais próximo do centro da depressão.
Destaque também para o vento que seria moderado pontualmente forte, e para a possibilidade de ocorrência de fenómenos convectivos, nomeadamente trovoadas, e é a isso que me referia relativamente á existência, ou não da dorsal.
Relativamente ao estar a dormir era mera brincadeira, devido á hora a que ele escreveu, que era algo que deveria ser óbvio, enfim .....


OFF_TOPIC:
Enquanto estiver neste Forum, e nomeadamente neste tópico escreverei as previsões e analisarei da forma que as interpreto, estejam correctas ou não, e sobre qual a região que me apeteça, sendo obvio que a região que me apetece escrever nomeadamente é o Algarve, sendo claras as minhas observações relativamente ao estado do tempo, que seguem sempre os modelos em questão que analiso, ou seja o ECM e GFS.
Como participante neste Forum, entendo que o melhor serviço que posso prestar neste Forum, e aos visitantes algarvios deste Forum, é uma tentativa de análise correcta dos modelos para que saibam com que tempo podem contar para assim tomarem as decisões que precisem de tomar na sua vida diária, quer gostem de sol ou de chuva.
E estar a discriminar quando escrevo da análise dos modelos, quais as regiões do país já estou a fazer mais do que me apetece, e do que fazem os membros.
Não me lembro de ninguém que diga " Epá vamos la´a ver se a depressão cava um pouco mais para ver se chove no Algarve, pois nos ultimos 10/11 meses choveu o que costuma chover num mês". Mas não a conversa é sempre a mesma, vai chover no Norte como é normal, não vai chover quase nada no sul como é normal, são ás dezenas de mensagens assim.
Epá sinceramente deixem-se de requizilias, comentem os modelos se quiserem, comentem o estado do tempo no vosso território se quiserem, mas não me chateiem.
Vivemos no Algarve, tenho é que informar de como está o tempo aqui, e como vai estar, pois isso é o melhor serviço que posso prestar á minha região.
 


MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Boa tarde,

Em relação aos modelos nesta run do GFS no curto e médio prazo não foge muito daquilo que era indicado na run das 00h, e por isso nada a dizer, sendo que a precipitação entre Terça e Quinta terá maior relevo no Norte e Centro, sendo que o Sul, terá precipitação de intensidade fraca a moderada, provavelmente fraca na Quarta (em especial no baixo alentejo e algarve), e moderada na Quinta de forma mais geral.

Depois entre Sexta e Sábado talvez existam alguns aguaceiros mais prováveis no litoral quanto mais a norte.

A partir daí tudo muito incerto, sendo que de acordo com as ultimas runs, parece que a dita dorsal, existirá mas mais felizmente um pouco mais a leste do que indicava antes o GFS, e muito mais a leste do que era indicado antes pelo ECM, portanto dorsal em cima de nós não, mas sim um pouco mais a leste do que indicado inicialmente.
Este pequeno pormenor faz com que a depressão fique mais próxima de nós, e as frentes fiquem bloqueadas, perto de nós ou em cima de nós EM TODO O CONTINENTE, sendo que será sempre o Norte e Centro quem terá mais chances de ver mais precipitação por estar mais próximo do centro da depressão.
Destaque também para o vento que seria moderado pontualmente forte, e para a possibilidade de ocorrência de fenómenos convectivos, nomeadamente trovoadas, e é a isso que me referia relativamente á existência, ou não da dorsal.
Relativamente ao estar a dormir era mera brincadeira, devido á hora a que ele escreveu, que era algo que deveria ser óbvio, enfim .....


OFF_TOPIC:
Enquanto estiver neste Forum, e nomeadamente neste tópico escreverei as previsões e analisarei da forma que as interpreto, estejam correctas ou não, e sobre qual a região que me apeteça, sendo obvio que a região que me apetece escrever nomeadamente é o Algarve, sendo claras as minhas observações relativamente ao estado do tempo, que seguem sempre os modelos em questão que analiso, ou seja o ECM e GFS.
Como participante neste Forum, entendo que o melhor serviço que posso prestar neste Forum, e aos visitantes algarvios deste Forum, é uma tentativa de análise correcta dos modelos para que saibam com que tempo podem contar para assim tomarem as decisões que precisem de tomar na sua vida diária, quer gostem de sol ou de chuva.
E estar a discriminar quando escrevo da análise dos modelos, quais as regiões do país já estou a fazer mais do que me apetece, e do que fazem os membros.
Não me lembro de ninguém que diga " Epá vamos la´a ver se a depressão cava um pouco mais para ver se chove no Algarve, pois nos ultimos 10/11 meses choveu o que costuma chover num mês". Mas não a conversa é sempre a mesma, vai chover no Norte como é normal, não vai chover quase nada no sul como é normal, são ás dezenas de mensagens assim.
Epá sinceramente deixem-se de requizilias, comentem os modelos se quiserem, comentem o estado do tempo no vosso território se quiserem, mas não me chateiem.
Vivemos no Algarve, tenho é que informar de como está o tempo aqui, e como vai estar, pois isso é o melhor serviço que posso prestar á minha região.

Para terminar e certamente será a minha última observação extra-tópico deixa-me dizer-te que duvido que alguém tenha posto em causa a defesa que fazes da tua região, até acho bonito o fazeres...no Norte todos somos muito "bairristas" e defendemos acima de tudo o que é nosso...
O que não é habitual é a arrogância com que falas em algumas circunstâncias, isso não trás nada de novo ao fórum...até porque como pudeste perceber falaste em algo (ausência de dorsal embora falando de forma incorrecta não respeitando a análise que fiz) e agora ao contrário do que disseste todos falam da importância que a mesma pode ter...
Todos tentamos aprender uns com os outros, ninguém sabe tudo...cada um pode vir para aqui falar de como vai estar o tempo na sua terra (acho mesmo que os Arquipélagos são muitas vezes esquecidos por quase todos)...mas ninguém vem para aqui para lhe crescer o ego...mas pelo gosto "amador" que temos na meteorologia...
Aprende a respeitar os outros e as suas opiniões, certamente terás o reverso da moeda também...

Cumprimentos a todos:thumbsup:
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
rozzo, excelente explicação, mas tal como dizes está tudo ainda na corda bamba e vamos ver a evolução nos próximos dias a ver como isto vai ficar.

Neste momento, melhorou significativamente a chuva para o Algarve para 5ª feira.

Quanto às quelízias, só digo uma coisa, já começou a festa outra vez. Que eu saiba para postar aqui, posso postar a previsão dos modelos e o tempo que vai fazer no Algarve e nem falar no resto do país, não é proibido. É a zona onde vivo, por isso, posso falar sempre nela e desde que respeite as regras deste tópico. Aliás. e deve visitar muita gente este fórum para saber o tempo que vai fazer no Algarve, por isso, acho muito útil essa informação. Se todos falassem das previsões dos modelos para as vossas regiões, isso iria enriquecer este tópico e não estas quelízias que não nos levam a lado nenhum. Enfim...

Boa tarde Caros Amigos Meteoloucos,

Estamos no mesmo país porisso vamos preparar os baldes porque a chuvinha que tanta falta faz já vem a caminho e deve chegar para todos (Até para os nossos amigos Algarvios pelo menos Quinta-Feira !!!!).

Vamos deixar de lado os desejos (Todos os Meteoloucos gostam de eventos diferenciadores). Já todos sabemos que a região do Litoral Noroeste é uma região de elevada Pluviosidade (O povo português é "mediterrânico" e no geral gosta mais de sol do que chuva, porque o sol secreta vitaminas importantes para o bem estar psicológico das pessoas).

Por exemplo muita gente gosta precisamente do Algarve como região turística pelas suas águas balneares (mais quentes) e também pelo sol (menos chuvosa).

Quanto as estas quelízias concordo totalmente com vários colegas, devemos dar mais atenção aos modelos e deixar mais uma vez a regionalização levada no seu extremo......

Cmps.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Podia escolher muitas localidades, vão apenas 6 que o tempo não dá para mais, mas pelo menos para tentar percorrer um pouco o Norte->Sul e o Oeste->Este ao longo do país.

Previsão do Foreca (portanto ECMWF).
Há para todos, e há mais para os sítios do costume.

Atenção só ao comparar à escala diferente no primeiro gráfico, relativamente aos outros.







E em mapa, segundo a saída das 00utc do GFS de hoje, a precipitação acumulada até ao final do dia de 5ª feira:

 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
A run das 12z do GFS está a tomar contornos muito interessantes para 4f-5f.

Teremos a noroeste uma depressão complexa, e a vir de SW varias intrusões de ar quente separadas por linhas de convergencia causadas pela presença de bolsas de ar mais frio.

24hcu.jpg


Entretanto, a vir de oeste teriamos um cavado, que no seu seio traria uma massa de ar muito fria e com bastante vorticidade associada.
A sul desse cavado um jet bastante intenso, com valores apreciaveis de divergencia aos 300hpa.

hW7Ph.jpg


Ao longo do dia de 4f e depois na 5f todo este complexo aparelho sinoptico vai-se organizando, sendo que se formaria uma depressão secundaria associada ao cavado/frontogenese intensa a oeste de Portugal.

Esta frente, se correr tudo como modelado, será a primeira frente intensa da temporada.
A formação de uma depressão-filha a oeste de Portugal, sob um forte lobo de divergencia e foçamento deverá ser suficiente para induzir convecção intensa sobre o ar tropical que se espalharia na PI.
Esta convecção seria intensificada pelo shear muito forte que os modelos preveem, associados a um jet intenso nos niveis médios.


Daquilo que vejo nos modelos poderemos contar com chuva forte e pressistente, trovodas por vezes fortes acompanhadas de rajadas de vento na ordem dos 70-90km.h e mar bem agitado..vale a pena acompanhar com detalhe esta situação
.
 

Windchill

Nimbostratus
Registo
25 Ago 2008
Mensagens
937
Local
Amora (Seixal) / Pedroso (V.N.Gaia)
A run das 12z do GFS está a tomar contornos muito interessantes para 4f-5f.

Teremos a noroeste uma depressão complexa, e a vir de SW varias intrusões de ar quente separadas por linhas de convergencia causadas pela presença de bolsas de ar mais frio.

24hcu.jpg


Entretanto, a vir de oeste teriamos um cavado, que no seu seio traria uma massa de ar muito fria e com bastante vorticidade associada.
A sul desse cavado um jet bastante intenso, com valores apreciaveis de divergencia aos 300hpa.

hW7Ph.jpg


Ao longo do dia de 4f e depois na 5f todo este complexo aparelho sinoptico vai-se organizando, sendo que se formaria uma depressão secundaria associada ao cavado/frontogenese intensa a oeste de Portugal.

Esta frente, se correr tudo como modelado, será a primeira frente intensa da temporada.
A formação de uma depressão-filha a oeste de Portugal, sob um forte lobo de divergencia e foçamento deverá ser suficiente para induzir convecção intensa sobre o ar tropical que se espalharia na PI.
Esta convecção seria intensificada pelo shear muito forte que os modelos preveem, associados a um jet intenso nos niveis médios.


Daquilo que vejo nos modelos poderemos contar com chuva forte e pressistente, trovodas por vezes fortes acompanhadas de rajadas de vento na ordem dos 70-90km.h e mar bem agitado..vale a pena acompanhar com detalhe esta situação
.

Deus te oiça amigo stormy :uau:
 

Rainstorm

Nimbostratus
Registo
11 Ago 2012
Mensagens
541
Local
Massamá
E agora começa o "now casting", para ver a aproximação da frente e da depressão que deverão ser :thumbsup:, mas claro que com esta situação vamos ter as inundações, quedas de árvores, falhas na electricidade, encerramento de algumas vias junto á costa!!
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
gostava de saber fazer animações para colocar aqui.

Vejam a beleza da saida do ECMWF de domingo/segunda. (inverosimel mas bela , o que não quer dizer violenta...)
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Boas, desta vez vou falar somente das previsões até Quinta, porque depois para o fim de semana as coisas se complicaram, não devido ao motivo de terem tirado ou posto de chuva, nada disso, mas sim porque esta run aumentou as divergências entre modelos bem como a sinóptica associada á depressão.

Em relação ao dia de amanhã, teremos a aproximação a Noroeste de um sistema frontal associado á depressão prevista, que entrará lentamente a partir da tarde de amanhã no Minho e Douro Litoral, devendo atravessar a região até ao meio da manhã de Quarta. Por isso espera-se precipitação forte ou persistente nessa região de Portugal.

No dia de Quarta, a frente que atravessa a região do Minho e Douro Litoral até ao inicio da Manhã progride pela região Centro originando precipitação moderada, até que chega ao sul do país, já com fraca intensidade.

Ao mesmo tempo no litoral Oeste a norte de Lisboa, surge a aproximação de novo sistema frontal, com uma actividade mais intensa e provcvelmente acompanhado de trovoadas, originará chuva intensa, vento temporariamente forte e possibilidade de trovoadas, sendo que a situação mais intensa deverá ser na Quinta de madrugada.

No dia de Quinta a frente, que continua ainda bastante activa atravessa totalmente o país, esperando-se melhorias significativas no final do dia de Quinta.

E pronto basicamente é assim.

No que toca ao Algarve, a chuva deverá chegar na Quarta Feira ao fim da tarde sob a forma de chuva fraca, devendo tornar-se moderada durante o dia de Quinta até ao inicio ou meio da tarde. Espera-se ainda durante a tarde de Quarta até sobretudo a meio da manhã de Quinta, vento moderado de Sudoeste e possibilidade de trovoadas na noite e manhã de Quinta !
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
gostava de saber fazer animações para colocar aqui.

Vejam a beleza da saida do ECMWF de domingo/segunda. (inverosimel mas bela , o que não quer dizer violenta...)

Falas em relação aos mapas de precipitação ?

O que noto relativamente a essa situação do fim de semana é que aparentemente o ECM criou uma depressão presumo que em altitude, não sei bem, e com precipitação associada que nasce ou reactiva-se no sudeste espanhol, segue para Noroeste, entra pelo interior do nosso país e choca com a corrente de Sudoeste, no inicio da manhã de Segunda Feira.
Se é isso que estavas a falar de facto não me parece ser comum aparecer nos modelos.

Carreguem no link, que já tem o animate a funcionar.

http://www.ecmwf.int/samples/d/animate/catalog/samplers/banner/mean_sea_level_pressure_and_24h_cumulated_precipitations!168!Europe!msl!pop!od!oper!w_mslrain!2012101512!!!step/
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Falas em relação aos mapas de precipitação ?

O que noto relativamente a essa situação do fim de semana é que aparentemente o ECM criou uma depressão presumo que em altitude, não sei bem, e com precipitação associada que nasce ou reactiva-se no sudeste espanhol, segue para Nordeste, entra pelo interior do nosso país e choca com a corrente de Sudoeste, no inicio da manhã de Segunda Feira.
Se é isso que estavas a falar de facto não me parece ser comum aparecer nos modelos.

Carreguem no link, que já tem o animate a funcionar.

http://www.ecmwf.int/samples/d/animate/catalog/samplers/banner/mean_sea_level_pressure_and_24h_cumulated_precipitations!168!Europe!msl!pop!od!oper!w_mslrain!2012101512!!!step/

Exatamente! Isso mesmo. Acho estranho mas belo.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
O sul vai levar com bastante chuva Aurélio...a frente é só uma, só que leva um segundo impulso associado a uma ciclogenese a oeste..e vai afectar bastante o sul e o centro, talvez mais que o norte porque os modelos teem bastante energia associada a esse 2º impulso de ar quente.