Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2012

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
Penso que até amanhã a meio da manhã todos os aguaceiros que surjam terão um impacto muito localizado, e olhando ao modelo que consultei de meso-escala, neste caso o Hirlam o periodo mais critico seria entre as 11h até cerca das 16 horas, e este tipo de células podem sempre gerar supresas, e muito provavelmente houver chuva deverá ocorrer também trovoadas !



pode indicar me esse modelo? consultei o GFS que parecia-me ter retirado um pouco mais a precipitacao:confused:

ainda tenho muito que aprender:huh::angry:
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Também me parece caro Aurélio que esta "Frente" será em regime de Aguaceiros localizados por vezes fortes e quem sabe até em algum lugar ou outro intensos.
Resta saber onde calha a lotaria :)

Não é bem assim, a frente pode vir de oeste para leste, mas o desenvolvimento das células é de sul para norte, e por isso não me parece que neste caso felizmente seja uma questão de lotaria.
Quando digo boas abertas, é porque isto consistem em células e se o mapa da nebolusidade do Hirlam estiver correcto, então amanhã parece existir boas abertas no inicio do dia e no final do dia..

Basta ver a previsão descritiva para perceber isso, o aumento da nebulosidade e da chuva coincidem !
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
pode indicar me esse modelo? consultei o GFS que parecia-me ter retirado um pouco mais a precipitacao:confused:

ainda tenho muito que aprender:huh::angry:

Pois..a situação para a RAM tem melhorado...

Ainda é suposto ocorrer alguma precipitação forte, e algumas trovoadas localmente moderadas a fortes acompanhadas por rajadas de vento na ordem dos 50 a 70km.h.

Mas é um cenário defenitivamente mais calmo do que aquele que os modelos colocavam ontem...

A razão tem que ver com o enfraquecimento da ondulação em altura que traria um periodo dinamicamente mais propicio a trovoadas fortes e organizadas durante a noite de hoje e até amanhã ao meio do dia..

Mas mesmo assim vale a pena ir vendo com atenção o sat, e os alertas emitidos pelo IM são perfeitamente adaptados á situação claramente mostrando que a opinião dos Meteorologistas oficiais aponta para que dadas as circunstancias actuais é ainda possivel a ocorrencia de alguma situação mais gravosa isolada.

Em relação ao continente, permanece a tendencia para instabilidade por vezes forte na 4f e 5f, mas para já parece-me mais cauteloso esperar por amanhã para fazer uma analise mais pormenorizada...:thumbsup:
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Muito honestamente nem estou há espera de grande impacto desta Instabilidade aqui na zona apesar da sua deslocação Sul-Norte sensivelmente mas sim, muito provavelmente terá a sua maior incidência nas regiões do Litoral a Sul do Cabo Carvoeiro ou um pouco mais acima, pelas imagens de satélite penso que tem algum potencial para gerar algumas situações mais intensas.
De qualquer forma já estivemos aqui perante situações deste tipo em que ou ela entra no sítio indicado pelos modelos ou desloca-se mais para Norte mas vamos então esperar até 4ª :) .
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
Pois..a situação para a RAM tem melhorado...

Ainda é suposto ocorrer alguma precipitação forte, e algumas trovoadas localmente moderadas a fortes acompanhadas por rajadas de vento na ordem dos 50 a 70km.h.

Mas é um cenário defenitivamente mais calmo do que aquele que os modelos colocavam ontem...

A razão tem que ver com o enfraquecimento da ondulação em altura que traria um periodo dinamicamente mais propicio a trovoadas fortes e organizadas durante a noite de hoje e até amanhã ao meio do dia..

Mas mesmo assim vale a pena ir vendo com atenção o sat, e os alertas emitidos pelo IM são perfeitamente adaptados á situação claramente mostrando que a opinião dos Meteorologistas oficiais aponta para que dadas as circunstancias actuais é ainda possivel a ocorrencia de alguma situação mais gravosa isolada.

Em relação ao continente, permanece a tendencia para instabilidade por vezes forte na 4f e 5f, mas para já parece-me mais cauteloso esperar por amanhã para fazer uma analise mais pormenorizada...:thumbsup:




Stormy muito obrigado pela sua intervenção..até fez-me "rasgar"um sorriso.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Assim mais a jeito de pedagogia e curiosidade fiz um esboço da situação actual..

EVocA.jpg



A preto estão duas ondulações no jet, uma a oeste da RAM, outra a passar perto de Pt continental ( muito mais fraca, responsavel pela esparsa instabilidade que hoje ocorreu).

A amarelo está uma faixa com convergencia em altura e subsidencia, que resulta numa faixa de ar seco nos niveis altos.

Em Pt continental a convecção hoje foi limitada não por esse ar seco mas por ar sahariano que foi entrando de SE nos niveis médios, portanto, abaixo da altitude dessa carta.

A roxo uma região onde predomina foçamento dinamico ( divergencia em altura e , não visivel nesta carta, convergencia á sfc.).
Essa região de forçamento está a actuar sobre ar de origem tropical que tem vindo a ser puxado de SW...e que vai continuar a alimentar trovoadas por vezes muito fortes e vem organizadas, mas com maior actividade grosso modo a norte da RAM.

Para comprovar o que eu disse basta arranjarem as cartas do Theta-e850 do GFS no meteociel e sobreporem á imagem que aqui coloquei....rápidamente verão que a faixa que eu assinalei como a faixa com dinamica em altura favoravel á instabilidade está praticamente alinhada com o input de energia á superficie...ingredientes todos juntinhos que teem dado boa saude aquelas células a oeste de Pt continental:lol:

::::::::::::::::

Para amanhã, na RAM teremos instabilidade até meio do dia, por vezes forte..melhorando o tempo á tarde.
Para o continente, ao ar seco nos niveis médios junta-se ar seco em altura vindo daquela porção com a seta amarela..portanto por cá será um dia tranquilo com nuvens passageiras e calor...calor que será bastante contrastante com o frio dos ultimos dias..
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
Stormy mas elas (celulas) não estão a norte da RAM? Vejo-as tipo na parte detrás da RAM e não a atravessa-la.


A sua explicaçao foi muito clara e objectiva..já aprendi qq coisa:D
 

B84

Cirrus
Registo
23 Out 2011
Mensagens
32
Local
Lisboa
Retirado do ESTOFEX:

Discussion

... SW Iberia / Portugal ...

A large upper low slowly approaches from the west where activity seems likely along the cold front. Rather impressive shear profiles and quite warm sea temp should maintain strong WAA with SSW-erly LLJ towards Iberia. Once the front pushes through (this seems limited to 2nd half of the forecast period and overnight to WEdnesday), storms should also fire near Portugal coastal areas and slightly inland. A level 1 seems warranted given the conditions in place, as storms will be capable of producing a excessive rain and strong/severe winds and even a tornado, given the good veering winds with height in the lowest levels.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Falando somente em relação ás trovoadas a situação mais propícia será durante os momentos de instabilidade !
Os indices de CAPE/LI ainda estão melhor hoje do que ontem, sendo a região do Litoral Oeste e o Sul do País que tem os melhores indices !

Em relação á chuva penso que deverá ser concentrada no litoral oeste entre as 09h e as 12h e no interior entre 12h e as 15 horas !

Os momentos de maior pluviosidade ainda depende da rotação da depressão, estando somente definida a situação de amanhã !
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Analise detalhada, 4f/24-

Já no dia de hoje teremos a aproximação de uma depressão complexa situada a WNW de Lisboa entre o continente e os Açores.

A partir da madrugada de 4f uma linha de forçamento muito intensa, associada a uma entrada de ar frio em altura e á saida esquerda do jet deverá começar a afectar primeiro o litoral das regiões centro e sul.

Os parametros dinamicos são suportativos de episodios severos.

- Shear vertical na ordem dos 50 a 80kts.
- Shear nos niveis baixos ( 0-3km) na ordem dos 15 a 30kts.
- CAPE na ordem dos 700 a 1400J/Kg, podendo atingir localmente valores até 2000J/Kg.
-LI entre os -3 e os -5.
- Niveis de condensação baixos associados a uma pluma tropical/subtropical ( Dew>17ºC, Theta-e>45ºC).
-Divergencia em altura, e convergencia á superficie.
-Veering na ordem dos 30 a 60º até aos 700hpa.

Assim espera-se a chegada de uma linha de instabilidade convectiva, possivelmente organizada em segmentos lineares ( squall lines) que podem ter bow echoes e supercelulas embebidas, e evoluir para sistemas mesoescalares organizados.
Há perigo de cheias associadas á passagem de varias células em training lines sobre pontos fixos, assim como á ocorrencia de precipitação intensa em curtos espaços te tempo.

Tambem é possivel a ocorrencia de rajadas de vento superiores a 80km.h, por vezes até 100km.h aquando da passagem de células mais fortes, e é tambem possivel algum tornado isolado.

Depois da passagem da linha de instabilidade principal, ao longo de todo o resto da tarde de 4f continuarão a ocorrer aguaceiros e trovoadas por vezes fortes e acompanhadas de granizo e rajadas de vento, mas tendencialmente haverá um certo enfraquecimento da actividade especialmente a partir das 15-16h.

Regiões com maior risco:

0dT37.jpg
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
alguem pode confirmar me se este ano ,falo em relaçao á RAM ,será idêntico ao ano de 2009/2010 em que o anticiclone dos açores deslocou-se mais para norte , ficando assim desta maneira "aberto"um corredor de depressões sempre vindas de sudoeste a atingir-nos.


Foi um ano em que desde Outubro de 2009 ate Fevereiro de 2010 sempre mau tempo de sudoeste, tornando os solos saturados e depois foi o que foi ..o 20 Fevereiro.