Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2012



rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Braga pouco vai apanhar neste evento, certo ?

Cumps

Sim, de facto à partida será de esperar mais precipitação nas regiões Centro e Sul, como disse o DRC.

Mas dada a natureza do evento (com muito convecção) há sempre um enorme factor "lotaria" associado, portanto há sempre que ter os valores dos modelos como referência, pois eventos com convecção forte estão associados a grandes variações de totais de precipitação em zonas próximas.

Basta ver a diferença entre estes 2 modelos, no acumulado até às 00h de sexta-feira:






Vá, para não andarmos todos a perguntar o que esperar no nosso quintal... ;)

http://www.meteopt.com/modelos/meteogramas

:thumbsup:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Previsão para 4ª feira, 24 de outubro de 2012

Períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral muito
nublado até ao início da tarde.
Períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados
de trovoada em especial nas regiões Centro e Sul.

Vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante sul, soprando
moderado a forte (25 a 40 km/h) no litoral, e forte (40 a 55 km/h)
com rajadas da ordem dos 80 km/h nas terras altas.
Pequena subida da temperatura mínima.
Pequena descida da temperatura máxima.

GRANDE LISBOA:
Períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral muito
nublado até ao início da tarde.
Períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados
de trovoada.

Vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante sul.
Pequena subida da temperatura mínima.
Pequena descida da temperatura máxima.

GRANDE PORTO:
Períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral muito
nublado até ao início da tarde.
Períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados
de trovoada.

Vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante sul.
Pequena subida da temperatura mínima.
Pequena descida da temperatura máxima.

METEOROLOGISTA: Ricardo Tavares.

Actualizado a 23 de outubro de 2012 às 8:6 UTC

http://www.meteo.pt/pt/otempo/previsaodescritiva/

Estas são as previsões do IM para amanhã, será de esperar instabilidade generalizada, mas como disse o Rozzo , há um grande factor de "lotaria" neste eventos mais convectivos, aliado também ao factor imprevisibilidade, pode chover muito numa zona e noutra quase ao lado chover bem menos ou nada...E a juntar a isto há ainda o factor surpresa, ainda ontem não eram de esperar trovoadas e o certo que que elas ocorreram aqui no Norte ao fim da tarde.
A frente tem bom aspecto, e parece bem activa, a partir de agora é seguir a evolução e deslocamento no satélite e radares.:thumbsup:
 

Rainstorm

Nimbostratus
Registo
11 Ago 2012
Mensagens
541
Local
Massamá
Mas pareçe-me que a passagem da primeira frente de instabilidade vai ser lenta devido á dorsal a este, por isso se calhar o tempo de passagem da mesma deve ser mais que apenas uma manhã!!;)
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
mais uma previsão da quantidade de precipitação que pode cair nos próximos 3 dias :D


Acho esse mapa, um bocado exagerado, fui ao site e para Olhão coloca 166 mm em 3 dias. :eek: Penso que o modelo seja o WRF. Não sei, qual a fiabilidade deste modelo, costumo seguir mais o GFS, ECM, Aladdin e o Hirlam.

O Aladdin também coloca bastante precipitação.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
O IM já colocou todo o centro e sul em Alerta Amarelo, bem mais cedo do que eu estava á espera, o que na minha opinião se traduz num estado de prontidão e que possivelmente eles poderão estar a pensar em alterar o alerta !

Em relação a esse mapa, é um completo exagero !

Não percebo aquela previsão da AEMET para os ultimos dias, quando dizem que o mais provável é que continue a estabilidade quando a media do ensemble indica o contrário.
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,544
Local
Braga, Merelim (70m)
Então quer dizer que o litoral norte e o norte do país vai ficar a ver passar navios?
Se te estiveres a referir a fenómenos mais violentos, esses terão mais probabilidade de ocorrer no centro e sul do país como tudo indica, mas se te referires apenas a precipitação, essa penso que todo o continente irá vê-la.
Gostava que o norte também fosse brindado, mas não pode ser sempre, mesmo assim acho que vão haver surpresas. ;)

A frente continua com um aspecto delicioso, vai ser sem dúvida um bom evento, em especial para as zonas que necessitam mais de precipitação.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Nesta run o Hirlam tirou grande parte da precipitação para amanhã, e mesmo na Quinta carrega mais no centro-norte e na Andaluzia.
Por estranho que pareça dá mais chuva para Sexta do que para amanhã e Quinta ! :huh:
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Então quer dizer que o litoral norte e o norte do país vai ficar a ver passar navios?

Vamos tentar não sobrecarregar este tópico com algumas mensagens repetidas, e consequentes respostas repetidas, pois nesta mesma página do tópico foi dada já essa resposta, com mapas e tudo, respondendo que o Norte em princípio poderá ter menos precipitação que o Sul (daí os avisos do IM), mas não vai ficar a seco, e terá alguma animação também.
Aliás, o maior interesse deste tópico de Previsão penso eu é mesmo condensar informação e imagens úteis à previsão, sem dispersar, e sem correr o risco de encher o tópico com mensagens que podem fazer as pessoas perder-se no meio dele. E isto inclui post's como o meu de agora, que nada de novo acaba por trazer, a não ser o que já foi dito...
:)

----------------------------------

Saída de mais um mesoscala (NAE), no período mais intenso da frente (03-09utc):



Não são valores diluvianos, em termos de modelação, mas lá está, é uma boa rega à partida generalizada, e localmente (mais uma vez, em especial no Centro e Sul) poderão haver acumulados bem maiores, associadas a células mais intensas.
 

rfilipeg

Cumulus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
378
Local
Porto-Gondomar
Vamos tentar não sobrecarregar este tópico com algumas mensagens repetidas, e consequentes respostas repetidas, pois nesta mesma página do tópico foi dada já essa resposta, com mapas e tudo, respondendo que o Norte em princípio poderá ter menos precipitação que o Sul (daí os avisos do IM), mas não vai ficar a seco, e terá alguma animação também.
Aliás, o maior interesse deste tópico de Previsão penso eu é mesmo condensar informação e imagens úteis à previsão, sem dispersar, e sem correr o risco de encher o tópico com mensagens que podem fazer as pessoas perder-se no meio dele. E isto inclui post's como o meu de agora, que nada de novo acaba por trazer, a não ser o que já foi dito...
:)

----------------------------------

Saída de mais um mesoscala (NAE), no período mais intenso da frente (03-09utc):



Não são valores diluvianos, em termos de modelação, mas lá está, é uma boa rega à partida generalizada, e localmente (mais uma vez, em especial no Centro e Sul) poderão haver acumulados bem maiores, associadas a células mais intensas.

Correcto e afirmativo e tem razão no que diz, mas também há aqui gente que faz as previsões como se apenas de um bocado do país interessasse e então penso que aqui se deve de seguir/prever "o tempo que vai fazer nos 4 cantos de Portugal e illhas incluídas" e não só num canto. Mas isto foi só um aparte.

Bom quanto ao tempo, assim veremos. Pode ser que sejamos brindados, como disse.

Bom acompanhamento a todos.

:thumbsup:
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Nas terras altas, vento moderado a forte (25 a 40 km/h) de sueste,
tornando-se forte (40 a 50 km/h) a partir do final da tarde.

Fonte: IM

O vento já vai soprando forte de norte a sul do país nas terras altas e de sueste, conforme o previsto pelo IM.

Dados das observações de superfície ás 16h UTC:

– Penhas Douradas: 48,3 Km/h

– Pampilhosa da Serra, Fajão: 44,2 Km/h

– Foía: 53,6 Km/h!

off-topic: Deveria haver um smilie para o vento ;)