Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2012

Teles

Cumulonimbus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
2,212
Local
Rio Maior
Acho que não é de bom ton os meios de comunicação darem mais credibilidade a uma instituição estrangeira do que a uma entidade publica que é o Instituto de Meteorologia Português e que tem excelentes técnicos para fazer previsões :angry:
 


vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Acho que não é de bom ton os meios de comunicação darem mais credibilidade a uma instituição estrangeira do que a uma entidade publica que é o Instituto de Meteorologia Português e que tem excelentes técnicos para fazer previsões :angry:

Além de a notícia conter vários erros e imprecisões... Mas isso até é relativamente normal...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
A sintonia entre os modelos, parece-me consensual, todos colocam pouca precipitação durante esta tarde no Algarve, diria que os modelos consideram amanhã um dia mais chuvoso do que hoje. Hirlam, Aladdin assim o dizem. :)
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Hoje afinal pareçe que o norte vai ser o mais afectado não!?

Também me quer parecer analisando a imagem de satélite. Região Centro e Norte do país serão alvo de instabilidade.

Corrijam-me se estiver enganado :)
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,005
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Acho esse mapa, um bocado exagerado, fui ao site e para Olhão coloca 166 mm em 3 dias. :eek: Penso que o modelo seja o WRF. Não sei, qual a fiabilidade deste modelo, costumo seguir mais o GFS, ECM, Aladdin e o Hirlam.

O Aladdin também coloca bastante precipitação.


sim também penso que está exagerado e hoje já nem tanto, mas ando a testa-lo , ate gosto dele, penso que esta bem estruturado

 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
A sintonia entre os modelos, parece-me consensual, todos colocam pouca precipitação durante esta tarde no Algarve, diria que os modelos consideram amanhã um dia mais chuvoso do que hoje. Hirlam, Aladdin assim o dizem. :)

Sim é verdade, e trovoadas nem vê-las nem este tipo de nuvens são propicias a isso ...
Seja como for durante as proximas 3 a 4 horas ainda pode chover com alguma intensidade e provavelmente ainda vamos ter sol lá mais para o final da tarde.
Tal como já havia sido avançados pelos modelos amanhã parece ser uma situação diferente com uma maior durabilidade da situação e com maiores condições de severidade e mais propício a trovoadas.
Quem consultou o CAPE e o LI dava o deslocamento da convectividade ao longo do litoral de sul para norte, e por isso penso mesmo que o litoral Norte e Centro terá maior quantidade de precipitação do que o sul no dia de hoje, não devido ao que os modelos indicam, mas devido a uma maior convectividade !
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Também me quer parecer analisando a imagem de satélite. Região Centro e Norte do país serão alvo de instabilidade.

Corrijam-me se estiver enganado :)

é de esperar precipitação forte e trovoadas para esta tarde em todo o litoral norte e centro, pelo menos esse tipo de nuvens são propícias a isso !
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Em relação a partir de Domingo, alguém deseja fazer uma previsão do que tempo podemos ter, dado que olhando aos modelos tanto pode dar para um 8 ou 80, dependendo da forma como a depressão de ar muito frio de leste no norte europeu, interage com a depressão com fluxo quente e instável vinda de Sudoeste !
Não achei esta run do ECM nada famosa no que toca a Portugal COntinental, mas como tudo depende da interacção entre estas duas massas nem sei o que dizer, sendo que todos os modelos seguem caminhos bastantes diferentes.

o que acho que notorio, e de resto habitual, é que a maior parte da precipitação, surge no flanco da sueste das depressões e por isso que uma interacção mais a norte da Europa entre elas faria um maior cavamento na parte Noroeste de Portugal, e criar uma corrente de Sudoeste altamente instável, e nesse caso duraria 2/3 dias como mostra o GEM e o modelo australiano.
O GFS e o ECM quase atiram tudo para a Andaluzia, ainda assim o ECM mais suave na sua previsão.

Em todos os modelos os Açores e a Madeira seriam bastante afectados pela depressão.

Penso que uma interacção excessiva forte entre as duas massas de ar, não seria positivo ...
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Ora aí está o ESTOFEX:

showforecast.cgi


A level 1 was issued for Western / Southwestern Iberia mainly for excessive precipitation and to the lesser degree for tornadoes.

SYNOPSIS

A complex synoptic scenario will evolve during the forecast period. A set of cut-off lows will dominate the conditions over the Central and Eastern Mediterranean, increasing the lapse rates and contributing to the DMC activity over the region. To the west, an active cyclonic vortex with attendant surface low and a weak frontal system are predicted to affect Iberia, especially its western part and filling in towards Thursday morning. Towards north, quiescent and stable conditions will remain over most of Central Europe while a very cold airmass with the trough begin amplifying towards the south over Scandinavia.

Most of Western, Northern and Central Europe remain in very stable or too dry conditions, so that the only region with isolated to scattered thunderstorms activity will be Southern Europe, discussed in more detailed below.

DISCUSSION

... Western, Southwestern Iberia ...

As cyclonic vortex approaches the coastline of Western Iberia, a belt of enhanced low-level moisture is advected towards northeast by 15 m/s 850 hPa winds. No significant overlap with steep lapse rates is forecast, so that instability will likely stay marginal at best. Strong DLS is forecast in the southwestern part of Iberia, over 20 m/s. The most probable form of convection will be a linearly oriented MCS with parallel stratiform region forming along the IPV belt. Low end severe weather threat will exist from the excessive precipitation - as numerous rounds of convection are possible, especially for the southwestern part of Iberia will combine with rather low LCLs and high RH in the lower to mid troposphere. An isolated tornado event is not ruled out either especially towards the evening hours, when increasing SREH and LLS might contribute to the low level rotation of the updrafts.
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
Bom dia,

Até agora em quase todos os modelos, colocam sucessivas depressoes a passar na Madeira, sempre de sudoeste.

Será que iremos ter um cenário idêntico á do ano de 2009/2010 em que o anticiclone dos Açores não estava na sua posicao normal ,deixando um corredor aberto de depressoes de sudoeste a atingir-nos?
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
E mais existe ainda mais coisas com que se tem que contar na seguinte ordem (do meu ponto de vista) em relação ao próximo fim de semana:

- Posição inicial da depressão dos Açores;
- Posição do Anticiclone a oeste do UK e de forma se estende em crista para a PI;
- Entrada fria vinda de leste no norte da Europa;
- Tamanho e profundidade da depressão dos Açores;
- Entrada para a "festa" da Tempestade ou Depressão Tropical Tony dentro de 4/5 dias, que pode vir condimentar toda esta situação;
- Possibilidade da outra tempestade tropical situada neste momento na América em cena e segundo vários modelos poderia vir ainda ajudar mais a toda a situação;

Portanto como podem ver existem infinitas possibilidade e variáveis que se tem que tomar em consideração e nada mesmo nada, ainda está garantido com tanta variável em questão;