Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2013

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Penso que não adianta muito estar a comparar corridas de modelos, uma a uma.
dizer "pôs / tirou" de nada adianta, pois depois volta a "colocar ou a tirar".

O importante a discutir, e ninguém o fez (penso), é a mudança de padrão que se avizinha.

Nota-se sinais de tal nos modelos. A partir de sexta/sábado chove na maioria do continente.

Boa noite Caro c.bernardino,

De facto acho que é desta vez que se avizinha alguma mudança de padrão (mesmo que tímida) principalmente no sul. Espero muito sinceramente que se concretize a tal precipitação que muitos locais do centro e sul precisam (principalmente os locais de grande seca).

Aqui no nosso cantinho (Baixo Minho) temos tido sorte em termos de precipitação e acho que a mesma está a ser muito mal repartida.:p se fosse por mim mandava uma boa parte para os necessitados do Centro e Sul. :p

Continuação de boa semana a todos os colegas do fórum.

Cmps.
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom parece que isto anda muito parado .....

Relativamente aos modelos parece que este mês será muito parecido com o anterior, sendo que os modelos indicam bastante chuva para essa região e como seria de esperar o ECM apenas indica chuva fraca para aqui ....

Para já os dias com mais chuva serão de Sexta/Sábado, Segunda/terça e depois depende se existem dorsal ou circulação zonal !

Parace que o Algarve anda condenado aos chuviscos por estas bandas !
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Parece neste momento garantido, e os modelos principais concordam, a entrada num regime de circulação zonal à nossa latitude. Dado os sistemas depressionários se encontrarem posicionados ainda mais a norte, naturalmente o litoral Norte será a região mais beneficiada.

À partida deverão cruzar o território nacional 3 frentes durante a próxima semana. Amanhã/Sábado será uma frente à partida moderada, sendo que a segunda frente (Segunda/Terça) deverá ser mais forte. A terceira frente de dia 24/25 (Quinta/Sexta) ainda estamos longe para tirar muitas conclusões mas neste momento quer o ECMWF quer o GFS estão muito generosos, inclusive para o Algarve. Além das frentes, parece existirem boas condições para alguns aguaceiros acompanhados de trovoada nos respectivos pós-frontais, principalmente no litoral Norte e Centro.

No final destes 3 episódeos, parece-me muito provável que o Litoral Norte ultrapasse os 100 mm. Apostaria cerca de 50 a 70 mm para o litoral centro, 30 a 50 mm para o Barlavento Algarvio e 20 a 40 mm para o Sotavento. Mas isto é só um palpite, sabemos como estes exercícios falham imenso :thumbsup:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
O acumulado de precipitação previsto para os próximos 7 dias é bastante generoso.

:rain:

rhoc.png
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Boa tarde.

Pois é. Olhando para os modelos, parece que vamos ter um fim de semana e início da próxima semana molhados.
Se tivemos em conta que aqui por cima alguns locais já ultrapassaram os 100 mm este mês não me admira nana que se ultrapasse os 200...o que é considerável. :)
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Acumulados generosos segundo o GFS até ás 192 horas, em especial no NW:

j05.gif


:rain:

Não me admira nada que certas zonas do Minho, nomeadamente no Gerês, se atingam ou ultrapassem os 300 mm neste mês :rain:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas tardes.

Amanhã e até á madrugada de Sabado PT continental será afectado por uma perturbação associada a uma ondulação em altura e posteriormente uma bolsa de ar frio em altura que afectará em especial o norte no resto do dia de Sabado.

Para amanhã aproxima-se nos níveis altos uma ondulação composta por duas short waves.
Geopotenciais em diminuição acentuada indicam arrefecimento brusco nos níveis médios e altos e uma intensificação do fluxo na periferia do jet stream.

Á superfície ar quente e húmido continua a ser empurrado desde SW á frente de uma serie de pequenos núcleos de vorticidade/linhas de convergencia nos níveis médios e baixos.

A partir do meio da tarde de amanhã a advecção de ar quente + aquecimento diurno e a aproximação da primeira short wave deverão gerar bastante instabilidade com CAPE entre 500-1000J/Kg, sendo de esperar alguma génese convectiva em especial ao longo do litoral norte e centro.

Meio da tarde e inicio da noite para Sabado

Para alem da convergência á sfc os modelos simulam bastante forçamento dinâmico na forma de divergência em altura, na periferia do jet/bordo E da short wave, que se deverá colocar próximo á costa W durante o inicio da noite, sendo que a partir dessa altura se espera um acentuar da actividade convectiva nomeadamente no litoral norte, onde a intensificação do fluxo em altura induzirá shear moderado ( DLS 30-40kts/0-6km shear 15-25m.s) com algum caracter direcional.

Estas condições termodinâmicas são favoráveis á ocorrência de convecção organizada com capacidade de gerar precipitação forte ( atenção ao elevado teor em humidade da massa de ar) e rajadas de vento fortes.

Durante o resto da noite/madrugada de Sabado

Um novo impulso em altura deverá voltar a reactivar a linha convectiva ao longo de parte do litoral SW até ao Vale do Tejo.

A advecção continuada de SW mantem uma camada de ar húmido instável á sfc ( CAPE 500-1000J/Kg) em especial junto á costa, e as condições dinâmicas manteem-se propicias já que associada a esta segunda short wave volta a produzir-se um aumento da divergência e do fluxo nos níveis médios e altos com shear novamente moderado e com algum caracter direccional.
Sendo assim é possível que a nova linha de convecção seja igualmente capaz de produzir precipitação localmente excessiva e rajadas de ventos fortes.

Ao longo do dia de Sabado
A linha de instabilidade move-se para leste sobre o S/SE de PT continental, perdendo intensidade devido á aproximação de uma pequena dorsal anticiclónica em altura + ar seco nos níveis médios.

Por outro lado, na região NW mantem-se uma bolsa de ar frio e espera-se actividade convectiva associada a esta massa de ar frio nos níveis altos.

A presença de shear fraco a moderado e de CAPE na ordem dos 400-800J/Kg e ar mais frio e seco em altura suporta algumas células localmente organizadas ( área de cobertura mais limitada devido ao ar seco) com capacidade de produzir precipitação localmente forte, rajadas por vezes fortes e granizo.

No interior e extremo S
A presença de pouco CAPE limitará a possibilidade de convecção severa, e no NE é mesmo pouco provável a ocorrência de convecção com os modelos a simularem CAPE quase nulo.
No entanto poderá ocorrer precipitação localmente forte resultante da chegada de massas estratiformes associadas aos restos da actividade convectiva focada no litoral.

Quanto ao S ( Algarve) pouco shear deverá limitar as hipóteses de tempo severo, no entanto surge alguma hipótese de precipitação por vezes forte devido a fenómenos de training...apesar de tudo não arrisco nível amarelo.

rkR47X0.png



Cinzento ( Não severo)
- Aguaceiros/trovoada

Amarelo ( Possibilidade de tempo severo localizado)
- Aguaceiros/trovoada
- Precipitação localmente excessiva
- Rajadas por vezes fortes
- Granizo
- Tromba de agua/gustnado ( probabilidade baixa)
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
O que será que o IPMA estará á espera para emitir os avisos para amanhã...

Neste momento é bastante prematuro lançar esses avisos, porque para já não existem nada que o justifique, e para fazerem a mesma porcaria que fizeram com a região sul, mais vale estarem quietos !

A situação de amanhã parece bastante moderada ainda assim penso que o litoral norte e centro deverá receber avisos amarelos !
 

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
Neste momento é bastante prematuro lançar esses avisos, porque para já não existem nada que o justifique, e para fazerem a mesma porcaria que fizeram com a região sul, mais vale estarem quietos !

A situação de amanhã parece bastante moderada ainda assim penso que o litoral norte e centro deverá receber avisos amarelos !

Todo o Litoral a Norte de Sines deveria receber avisos. Mais vale prevenir do que remediar !
 
M

Membro excluído 274

MeteoGalicia já tem os avisos lançados! :D

Por vento em todo o litoral desde A Guarda até Estaca de Bares e por chuva as provincias de A Coruña, Pontevedra e Ourense por 40mm em 12h / 15mm em 1h!

:rain::rain::rain: