Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2013

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,476
Local
Bragança (675m)
Estamos já em plena estação chuvosa, a vegetação está novamente a recuperar. Continuaremos sem precipitação nos próximos dias, mas a descida dos valores de temperatura, para sexta e sábado, é possível que traga as primeiras geadas, ainda que muito localizadas.
 


Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,004
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Este fim de semana vai ser mais fresco, a cut off na Europa central vai ajudar a termos temperaturas mais baixas, com mínimas abaixo dos 10ºC e máximas abaixo dos 20ºC pelo menos no norte e centro, tambem com alguma nebulosidade.
Chuva talvez para final da próxima semana.

 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,167
Local
Setúbal
Só se fala na descida de temperatura e eu venho ser desmancha prazeres e venho falar de uma subida para a semana para meio da semana :D ...mudança só vejo a partir do dia 20 :rain:
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,185
Local
loule-caldeirao
Vamos ter mais uma semana de "Primavera" pelo menos aqui no Sul. Parece que as temperaturas vão baixar ligeiramente este fim de semana para depois voltarem a subir para valores da actual ordem, ou seja, aí por volta dos 27ºc.

Há que aproveitar este tempo porque não em parece que passe muito mais além do dia 20. A última semana já deverá ser Outonal:)
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,578
Local
Gondomar (105 metros alt)
Meteoalentejo, tem calma... sei que o sul está quase em situação de seca. De facto na próxima semana, as temperaturas irão subir um pouco a meio da semana, mas voltará a descer por volta do dia 19/20.
E tal como diz o Trovoadas a partir do dia 20, mais propriamente, na última semana de outubro o padrão outonal voltará com nova descida das temperaturas e alguma chuva...
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Bom dia.

Olhando para os modelos parece que há alguma diferença entro ECM (mais generosa) e GFS.
De facto olhando para o site do IPMA, que se baseia no ECM dá alguma chuva aqui para o Minho já para Domingo. O resto da semana também parece ser molhada, pelo menos aqui para o Norte.
O GFS adia um pouco mais essa chuva...bem parece que andamos na corda bamba onde tanto se põem como se tira.

Relativamente as temperaturas de Verão, Primavis ou Outonais bem que já se nota noites mais frescas e daqui para a frente na minha região e pelo que o IPMA mostra para a próxima semana as temperaturas máximas rondam os 20 graus mais coisa menos coisa. As mínimas tanto chegam aos 16 como andam nos 10.

Como não controlamos o tempo pelo menos tentem usufruir do que ele melhor nos dá, porque se calhar daqui a uns tempos já nos estamos a queixar do que já choveu ( estou-me a referir aqui ao Norte claro).

Eu pelo menos esta semana aproveitei e fui à praia algo que este ano ainda não tinha feito por ter um trabalho sazonal durante os meses de Verão. :)
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom dia.

Olhando para os modelos parece que há alguma diferença entro ECM (mais generosa) e GFS.
De facto olhando para o site do IPMA, que se baseia no ECM dá alguma chuva aqui para o Minho já para Domingo. O resto da semana também parece ser molhada, pelo menos aqui para o Norte.
O GFS adia um pouco mais essa chuva...bem parece que andamos na corda bamba onde tanto se põem como se tira.

Relativamente as temperaturas de Verão, Primavis ou Outonais bem que já se nota noites mais frescas e daqui para a frente na minha região e pelo que o IPMA mostra para a próxima semana as temperaturas máximas rondam os 20 graus mais coisa menos coisa. As mínimas tanto chegam aos 16 como andam nos 10.

Como não controlamos o tempo pelo menos tentem usufruir do que ele melhor nos dá, porque se calhar daqui a uns tempos já nos estamos a queixar do que já choveu ( estou-me a referir aqui ao Norte claro).

Eu pelo menos esta semana aproveitei e fui à praia algo que este ano ainda não tinha feito por ter um trabalho sazonal durante os meses de Verão. :)

mas se reparares a dita chuva, ainda não desceu das 240 horas, há alguns dias, e o padrão tem vindo a ser constantemente adiado no dia de hoje já vai no dia 21 !
Mas penso que este mês ainda teremos alguns dias de chuva mesmo aqui mais a sul !
 
  • Gosto
Reactions: c.bernardino

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
mas se reparares a dita chuva, ainda não desceu das 240 horas, há alguns dias, e o padrão tem vindo a ser constantemente adiado no dia de hoje já vai no dia 21 !
Mas penso que este mês ainda teremos alguns dias de chuva mesmo aqui mais a sul !

Sim tens razão.

Por isso é que digo que andamos na corda bamba e em posts anteriores também disse que possivelmente ia-mos ter chuva dia 13, que depois foi adiada para 16 e agora o IPMA voltou a colocar chuva para dia 13 e.....estou-me a referir para ao Norte e....possivelmente :thumbsup:

Basta olhar para os modelos para verificar que basta uma pequena alteração para a chuva nos visitar e não ficar pela Galiza ou visse versa....agora para o Algarve já é mais complicado. ;)
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Eu lembro-me de um ano em que andei de T-Shirt até meados de Novembro ... por isso veremos se este ano não será mais um ano numa altura em que os modelos quer mensais quer sazonais vão dando continuamente temperaturas acima da média ...
Pode ser que se esteja preparando o caldeirão lá para meados de Novembro !
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Este tópico anda muito parado...
Bem parece que a chuva vai voltar primeiro na região Norte durante quase toda a semana, uns dias mais que outros, e lá para sexta-feira e depois no fim-de-semana, os modelos prevêem uma situação de chuva generalizada a todo o país... Vamos aguardar. As temperaturas essas vai continuar nesta ordem de grandeza, ou seja dentro da média para esta época do ano.