Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2013



Trovão Almada

Cumulus
Registo
17 Mai 2011
Mensagens
136
Local
Almada / Algoz
olá a todos, gostaria de saber o que posso esperar para vila franca de xira. Ando a algum tempo a tentar apanhar uma trovoada para filmar e "tentar" tirar algumas fotos, mas tenho andado desencontrada com esses eventos. obrigada pela atenção :-)

ola.pode ser que tenhamos sorte.o céu parece prometer e bem para esta noite.eu já tenho tudo a postos...:thumbsup::thumbsup:
 

GonçaloMPB

Cumulus
Registo
17 Set 2010
Mensagens
439
Local
Évora, Alentejo Central
Alguém pode prever +/- qual a hora em que o Alentejo central começará a receber as chuvadas?

É que a minha rua (Évora) é um ponto crítico de inundação e gostava de saber com o que contar para não apanhar surpresas a meio da noite como aconteceu na madrugada de Sexta para Sábado de ter quase água a entrar-me pela porta a dentro. :angry: São os arquitectos e Eng Civis que temos hoje em dia.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Alguém pode prever +/- qual a hora em que o Alentejo central começará a receber as chuvadas?

É que a minha rua (Évora) é um ponto crítico de inundação e gostava de saber com o que contar para não apanhar surpresas a meio da noite como aconteceu na madrugada de Sexta para Sábado de ter quase água a entrar-me pela porta a dentro. :angry: São os arquitectos e Eng Civis que temos hoje em dia.

Penso que o ponto mais critico poderá ser entre as 06h00 e as 9h00 da manhã !
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Storm Forecast
Valid: Tue 22 Oct 2013 06:00 to Wed 23 Oct 2013 06:00 UTC
Issued: Mon 21 Oct 2013 20:01
Forecaster: GROENEMEIJER

A level 1 was issued for Portugal and SW Spain, mainly for very heavy rainfall.

Portugal and SW Spain...

A zone of heavy precipitation associated with a frontal system will move southeastward across the area. The training convection associated with it, may locally produce very high rainfall amounts. In addition, the strong low-level wind shear and low cloud bases suggest that a small risk of tornadoes will also exist, possibly also with isolated storms in the wake of the rain zone.

showforecast.cgi
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e lmviana

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas

Para a tarde de amanhã uma bolsa de ar frio em altura afecta em especial o norte, associada a um cavado.

Á superfície ar subtropical continua a ser empurrado para norte pelo fluxo de SW, com razões de mistura na ordem dos 9-12g/Kg.

O aquecimento diurno em conjunto com a entrada deste ar húmido em especial pela faixa costeira deverá criar perfis verticais instáveis com CAPE moderado ( 500-900J/Kg)tendo em conta os geopotenciais já razoavelmente baixos...maior parte do CAPE estará concentrado no litoral norte e centro já que para o interior a presença de humidade é mais limitada.

Em altura um fluxo intenso de W estabelece-se entre esta massa de ar fria a norte e ar quente que se aproxima das regiões mais a sul, com máximos de shear/fluxo ao longo do centro do território.

Litoral N/NW

Ao longo da tarde e noite o CAPE mantem-se decente em especial na faixa costeira.
A proximidade com o jet a sul cria shear moderado ( DLS 25-40kts; 0-6 20-30m/s), que deverá ser capaz de sustentar convecção com algum grau de organização.

O ar frio e algo mais seco nos níveis altos favorece a ocorrência de granizo.

Durante o período, algumas linhas de convergência afectam a região provenientes de W, e há também convergência costeira, que deverão criar algum forçamento dinâmico, compensando a falta de "features" nos níveis altos que criem mecanismos de forçamento sinóptico de escala maior.

Dada a presença de bastante humidade, algumas células com precipitação intensa deverão ocorrer, e em conjunto com os dados acima referidos, tais células mais organizadas poderão igualmente ser capazes de produzir granizo e algumas rajadas, por este motivo um nível amarelo parece adequado.


8G2asyn.png



Cinzento
- Possibilidade de aguaceiros/trovoada

Amarelo
- Aguaceiros/trovoada
- Precipitação localmente forte
- Granizo
- Rajadas ( risco baixo)
- Tromba de agua ( risco baixo)
 

jorge1990

Cumulus
Registo
26 Nov 2010
Mensagens
320
Local
Lamego
Boas.

Previsão descritiva, atualizada, para a próxima Quinta-Feira dia 24 de Outubro

Céu geralmente muito nublado.
Períodos de chuva, por vezes fortes e em regime de aguaceiros,
acompanhados de trovoada e rajadas fortes
.
Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante sul, soprando
moderado a forte (30 a 40 km/h) com rajadas da ordem de 70 km/h
no litoral oeste
e sendo forte a muito forte (40 a 60 km/h) com
rajadas da ordem de 100 km/h nas terras altas.
Pequena subida da temperatura mínima.

Atualizado a 22 de outubro de 2013 às 11:13 UTC

Fonte: IPMA
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
aguaceiros e algumas trovoadas nas próximas horas... depois o tempo alivia um pouco para carregar de novo no final do dia de quarta-feira. Quinta mais um dia de inverno, sexta aguaceiros a diminuir de frequência e intensidade ao longo do dia e um fim de semana tranquilo.

Semana chuvosa, fim de semana tranquilo.
 
  • Gosto
Reactions: Célia Salta