Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2014

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Tens razão Aurélio. O clima do Algarve é como é... por um lado bom, por outro mau.
E na questão do dia 8 / lua cheia. A fase da lua não é parametro de modelo atmosférico nenhum por alguma razão.
Se fosse um fator a ter em conta já teria sido integrado nos modelos à imenso tempo.
O problema é que nos é inculcada a ideia da importância da Lua desde sempre. E não vou entrar em off topics.

Se a meteorologia fosse minimamente influenciada pelo ciclo lunar, ao observar os dados em larga escala iriamos ver variações com ciclos de 28, 14 ou 7 dias. Isso não acontece.
Se eu procurar uma prova de uma coisa em que acredite... consigo... mesmo que não seja uma verdadeira prova para mim passa a ser. É uma questão de fé. MAs a meteorologia é uma ciência, de natureza estocástica (que o diga o Stormy que teve de retirar a sua previsão a poucas horas de distância).
Fizeste muito bemStormy. Assim é que é.

Cps a todos!
 
  • Gosto
Reactions: StormRic


Firefigther

Cumulus
Registo
29 Out 2010
Mensagens
374
Local
Montijo / Moita
  • Gosto
Reactions: Aspvl

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom dia . Andava pelo Twitter e reparei hoje com uma noticia da MeteoBadajoz (espanha) em que prevêem a ocorrência de chuvas fortes para a Peninsula Iberica a médio e longo prazo , deixo aqui o link e alguém que perceba gostaria que me pudessem transmitir a vossa opinião.

http://blogs.hoy.es/meteobadajoz/20...ian-mas-lluvias-a-todo-el-oeste/#.VC0QPmcjLap

Obrigado (espero não estar off topic)

De facto neste momento o que vejo olhando aos modelos é poder começar a chover na região norte a partir de Segunda mas remetendo-se somente á região do Minho e Douro Litoral onde até podem ser persistentes. Contudo mais a sul existe a possbilidade de subida da dorsal na parte leste da PI e uma componente de uma depressão centrada no UK descer provocando uma circulação de Sudoeste/Sul em Portugal com chuvas persistentes a Norte e muito sol e calor a sul.
Neste momento pelo menos nos próximos 10 dias não se encontra prevista qualquer precipitação no sul do país !

-----
Quanto á noticia não tem pés nem cabeça, somente trata-se de mera ficção meteorológica e um cenário hipotético entre muitos outros !
 
  • Gosto
Reactions: Firefigther

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Neste momento pelo menos nos próximos 10 dias não se encontra prevista qualquer precipitação no sul do país !

Contudo o GFS coloca precipitação até ao sul, incluindo o litoral sul algarvio, para daqui a uma semana, dia 9. É acompanhado pelo GEM mas não pelo ECMWF e outros; não há efectivamente consenso.
 
Última edição:

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boas,

segundo as últimas runs é provável o regresso da chuva, em especial ao Norte/NW durante a próxima semana:

gfs-2-168.png


Se se verificar o que mostra neste momento o GFS, podem ocorrer quantidades significativas de precipitação no NW, uma frente avançando de SW para NE, de movimento lento.

No passado este tipo de frentes já deixou várias dezenas de mm, até aproximando-se dos 100 mm em 24 h aqui no Norte :rain:
É caso para dizer: já vi este "filme"..:rain: :D
 
Última edição:

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Boas,

segundo as últimas runs é provável o regresso da chuva, em especial ao Norte/NW durante a próxima semana:

gfs-2-168.png


Se se verificar o que mostra neste momento o GFS, podem ocorrer quantidades significativas de precipitação no NW, uma frente avançando de SW para NE, de movimento lento.

No passado este tipo de frentes já deixou várias dezenas de mm, até aproximando-se dos 100 mm em 24 h aqui no Norte :rain:
É caso para dizer: já vi este "filme"..:rain: :D


Normalmente isso acontece por causa do muro chamado Algarve, onde não entra nada, ou seja, falando a sério, isso acontece quando a circulação é bloqueada e o sistema frontal fica estacionada durante mais de 20 horas no mesmo sitio !
No que toca aos modelos, a mim parece-me que por aqui apenas vai chover pela Feira de Faro, ou seja daqui a umas duas semanas. Por vezes até parece que vivo noutro país !
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Boas,

segundo as últimas runs é provável o regresso da chuva, em especial ao Norte/NW durante a próxima semana:

Se se verificar o que mostra neste momento o GFS, podem ocorrer quantidades significativas de precipitação no NW, uma frente avançando de SW para NE, de movimento lento.

No passado este tipo de frentes já deixou várias dezenas de mm, até aproximando-se dos 100 mm em 24 h aqui no Norte :rain:
É caso para dizer: já vi este "filme"..:rain: :D

Ainda falta muito tempo, mas a tendência está lá, temos que continuar a acompanhar os modelos. :)
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
vamos aguardar a ver se melhora um pouco... acho a precipitação pouco relevante aqui para o sul. A ver se as ondulações penetram um pouco mais a sul... a madeira quase não vê qualquer precipitação.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
vamos aguardar a ver se melhora um pouco... acho a precipitação pouco relevante aqui para o sul. A ver se as ondulações penetram um pouco mais a sul... a madeira quase não vê qualquer precipitação.

Nem nós vamos ver com esta sinóptica quanto mais a Madeira !
 

Fernando Costa

Cumulus
Registo
2 Ago 2014
Mensagens
197
Local
Alfena - Valongo (Porto)
Bem olhando os modelos parece que sempre poderá concretizar-se a minha previsão. Para já descida da temperaturas sobretudo a máxima para valores mais normais. Quanto as mínimas também descerão um pouco, mas continuarão ainda um pouco altas para o meu gosto e para a época do ano. Certo certo é o regresso da chuva mais para o norte já a partir de segunda. Quanto a região centro terá que esperar mais uns dias. Já a região sul chuva nem vê-la. A chuva regressa até um pouco mais cedo do que previa. Mas aí está o regresso da instabilidade e tempo mais ameno, ou seja, o outono e que espero que fique até ao dia 14/15. Aproveitem o dia de hoje porque este calor fora de tempo que tem estado só volta para o ano. Já agora acho que não me recordo de um início de Outubro tão quente como este tirando o fatídico 2011.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Chuva a norte e centro na semana que vai entrar... Também não é assim muita chuva, a ondulação da frente polar não é muito profunda, quase não passa a sul do Açores... poucas chances para o alentejo e algarve.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Chuva a norte e centro na semana que vai entrar... Também não é assim muita chuva, a ondulação da frente polar não é muito profunda, quase não passa a sul do Açores... poucas chances para o alentejo e algarve.
Isso só é verdade se olhares exclusivamente para o GFS que não mostra nada de especial e a sua sinóptica é muito diferente de todos os outros modelos ....
Todos os outros modelos mostram chuva por exemplo para o sul, e um sistema frontal muito vigoroso na Quarta e Quinta creio.
Será que o GFS vai vencer todos os outros modelos ?
 

Fernando Costa

Cumulus
Registo
2 Ago 2014
Mensagens
197
Local
Alfena - Valongo (Porto)
Não acho que o GFS vai vencer todos os outros modelos. Aliás o GFS ultimamente tem estado mal tanto a médio como a longo prazo. Os outros têm estado mais ou menos certinhos. Penso eu de que. Certo é a descida das temperaturas para valores mais normais a começar já amanhã e o regresso da chuva no norte e centro. Situação a acompanhar.