Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2014

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Esse parece-me o aspecto mais significativo deste sistema frontal - o final definitivo do Verão, pelo menos por estas bandas. Dois dias bem chuvosos, quarta e quinta, e uma descida de 4 / 5ºC nos valores de temperatura.

Descida essa que será difícil de recuperar, os dias vão ficando cada vez mais pequenos e o espaço para subidas de temperatura vai ficando cada vez mais limitado. :)
 
  • Gosto
Reactions: Dan


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,462
Local
Olhão (24 m)
Na run das 06, até Sábado são estes os acumulados:

17464307_6pzmV.jpeg
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,295
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
É que apesar de gostar da animação destes eventos, para Peniche, não vinha nada a calhar pois temos o Campeonato Mundial de Surf de 12 a 23 de Outubro. Alguém poderá avançar com as expectativas que existem para esse período de tempo?

Olá novamente, a data de 12 marca o início da divergência na previsão dos modelos, mas o "principal" (o que apresenta a previsão a maior distância) mantém o cenário que indiquei na mensagem anterior: situação anticiclónica de bom tempo, mas desta vez só a prolongar-se até dia 18 pois no dia 19, com vento de sul, aproxima uma depressão que terá estado até aí na região das ilhas. Um modelo concorda com o cenário de início (bom tempo até 13); dois modelos, incluindo o ECMWF, não estão de acordo e já no dia 11 colocam uma depressão a vir de noroeste e afectar pelo menos até 13. No entanto mesmo estes parecem não excluir o reforço do anticiclone posteriormente.
Conclusão, ainda continuamos com um cenário maioritariamente optimista, pelo menos para a primeira semana do Campeonato.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Nuno_1010 e Candy

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,480
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Olá novamente, a data de 12 marca o início da divergência ma previsão dos modelos, mas o "principal" (o que apresenta a previsão a maior distância) mantém o cenário que indiquei na memsagem anterior: situação anticiclónica de bom tempo, mas desta vez só a prolonga até dia 18 pois no dia 19, com vento de sul, aproxima uma depressão que terá estado até aí na região das ilhas. Um modelo concorda com o cenário de início (bom tempo até 13); dois modelos, incluindo o ECMWF, não estão de acordo e já no dia 11 colocam uma depressão a vir de noroeste e afectar pelo menos até 13. No entanto mesmo estes parecem não excluir o reforço do anticiclone posteriormente.
Conclusão, ainda continuamos com um cenário maioritariamente optimista, pelo menos para a primeira semana do Campeonato.

Obrigada pelo seguimento! ;)
Esperemos que dê para se assistir a um bom espectáculo.
Peniche recebe, anualmente, centenas de milhares de pessoas neste evento. As condições atmosféricas são essenciais, não só para os intervenientes na prova, mas também para todos os profissionais da imprensa mundial, que se deslocam até cá, para o público, e para todas as actividades que se desenrolam no areal durante o intervalo das provas. Eu também vou lá estar entre a imprensa e espero ter boas condições para fotografia.
Resta aguardar. :)

EDIT: Desculpem, não reparei que estava a responder neste tópico.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
A semana que se segue irá ser geralmente marcada por nebulosidade, precipitação e descida das temperaturas !

A partir de amanhã sucessivos sistemas frontais irão afectar Portugal Continental, e trarão precipitação (por vezes forte) em especial às regiões do Norte e Centro. Entre Quarta e Quinta-Feira poderá surgir um agravamento do estado do tempo mais generalizado, com precipitação (por vezes forte), vento por vezes forte (rajadas que poderão ultrapassar os 70km/h), ocorrência de trovoada e descida das temperaturas. Estas previsões poderão ainda sofrer ligeiras alterações.

As temperaturas deverão manter-se na ordem dos 20ºC/25ºC (dependendo da região do Continente) até Quarta-Feira. A partir do meio da semana espera-se descida das temperaturas, proveniente de uma massa de ar mais frio que irá afectar parte da Europa (Estando Portugal Continental incluído).

LmhNgRY.jpg


Mapa 1 - Acumulados de precipitação até dia 12/10; Mapa 2 - Precipitação e nebulosidade de Quinta-Feira.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bom dia,

segundo o GFS quinta feira promete ser um dia bastante chuvoso, em especial no N/NW:

gYOpOMw.png



Vamos lá ver se a frente não fica quase "estacionária", se assim for as quantidades de precipitação serão bastante apreciáveis :rain:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Meteograma GFS, saída das 0 z para o Porto, mais de 120 mm previstos ao longo desta semana:

O dia mais chuvoso é claramente na quinta-feira :rain:

LLWRl0B.png


:rain:
 
  • Gosto
Reactions: CptRena e Névoa

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
O IPMA já actualizou a sua previsão.

Continente

Previsão para 4ª feira, 8.outubro.2014

Céu muito nublado.
Períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de
trovoada nas regiões Norte e Centro.

Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante sul, soprando
moderado (20 a 30 km/h) no litoral oeste e forte (40 a 55 km/h) com
rajadas da ordem dos 80 km/h nas terras altas.
Pequena subida da temperatura mínima.

Atualizado a 6 de outubro de 2014 às 12:18 UTC


Previsão para 5ª feira, 9.outubro.2014

Céu muito nublado.

Períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de
trovoada em especial nas regiões Norte e Centro.

Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante sul, soprando
forte (40 a 55 km/h) de sudoeste com rajadas da ordem dos 80 km/h
nas terras altas.
Pequena descida da temperatura máxima.

METEOROLOGISTA: Ricardo Tavares
INFORMAÇÃO DO INSTITUTO PORTUGUÊS DO MAR E DA ATMOSFERA

Atualizado a 6 de outubro de 2014 às 12:18 UTC


Já amanhã deverá ocorrer chuva forte ao fim do dia nas regiões do litoral a Norte do Cabo Mondego :rain:

http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: CptRena

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas tardes.

Para amanhã espera-se alguma actividade, e há um risco baixo focado na possibilidade de precipitação excessiva em especial no litoral N/C.

Analise/Discussão

Uma forte depressão presente em todos os niveis coloca-se na proximidade do UK.
Um forte jet ocorre na periferia sul da região ciclonica, afectando PT/Galiza durante o periodo.

Á superficie uma extensa margem frontal estacionária está presente no Atlantco subtropical e separa ar tropical maritimo de ar polar maritimo, aproximadamente á latitude 41-43ºN.

A sul da area frontal, fluxo troposferico intenso do quadrante SW estará presente no sector quente, garantindo um ambiente de shear moderado.
O gradual arrefecimento dos niveis altos, resultante da gradual aproximação do jet polar, em conjunto com a presença de ar humido e quente ( Mix.r>10g/kg; Theta-e850>45ºC) deverá resultar numa gradual desestabilização com valores de CAPE a ascender até 500J/Kg.

Forçamento orografico, convergencia costeira e convergencia ao longo da area frontal deverão ser suficientes para disparar algumas células, que dados os perfis de shear pouco direccionais deverão organizar-se em linhas/multicell clusters.

A actividade será mais provavel a partir do fim da tarde e durante a noite, concentrando-se no litoral, onde haverá uma melhoria gradual das condições termo-dinamicas .

Há possibilidade de eventos de training, e associados a estes, um risco claro de precipitação excessiva...não se pode excluir algum risco de rajadas marginalmente severas dada a interacção da turbulencia convectiva com um low-level jet de até 60-80km.h aos 950-925hpa.

Por estes motivos, coloco um nivel amarelo...o CAPE fraco retira confiança num nivel mais alto.

A4jlQ0T.png
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom por aqui hoje mais um dia de praia
bow.gif
em que penso ter sido o meu ultimo de praia ou talvez não, mas o que é certo é que esta semana já não haverá mais nada para ninguém !

Olhando agora aos modelos, amanhã deverá ser o dia mais calmo, contudo a partir da tarde no litoral a norte do Mondego já deverá ocorrer precipitação por vezes forte sobretudo no Minho e Douro Litoral com algumas trovoadas ocasionais, situação essa que se prolongará durante a noite e madrugada.
No dia de Quarta Feira durante o período diurno a precipitação deverá residir essencialmente na região centro enquanto que a região norte e o sul com excepção da zona de Setubal deverão ser poupados. Precipitação essa que poderá ser por vezes forte e acompanhada de trovoada. Á noite volta-se ao mesmo .... chuva forte no norte estendo-se á região centro durante o periodo diurno do dia de Quinta feira.

Na Sexta começa as divergências entre podendo sendo que será no periodo matinal que o sul deverá ainda ter chuva !
er
Relativamente ao dia de Sábado esta run das 12h trouxe grandes novidades, no que toca a esse dia, tendo sido reativada a depressão sendo criado um nucleo secundário a oeste de Portugal que daria precipitação forte e trovoadas no litoral Norte de Portugal e talvez no sul de Portugal. Esta seria uma frente de percurso de sul para norte com uma massa de ar quente e humida muito instável que poderia dar surpresas.

Portanto em resumo a partir da tarde de amanhã aguarda-nos uma semana muito instável que de acordo com novos dados destas run das 12h e corroborado por todos os modelos poderá se prolongar pelo fim de semana, com aguaceiros e trovoadas por vezes fortes !
 

Fernando Costa

Cumulus
Registo
2 Ago 2014
Mensagens
197
Local
Alfena - Valongo (Porto)
Parece que existe a possibilidade da instabilidade se estender para além do fim-de-semana. Aliás já tinha dito aqui que esperava chuva até ao dia 15. Espero que assim seja. Mas ainda faltam alguns dias. Vamos esperar pelas próximas saídas. :)
 
Última edição:

rubenpires93

Cumulus
Registo
13 Abr 2010
Mensagens
280
Local
Castelo Branco (400)
Parece que existe a possibilidade da instabilidade se estender para além do fim-de-semana. Aliás já tinha dito aqui que esperava chuva até ao dia 15. Espero que assim seja. Mas ainda faltam alguns dias. Vamos esperar pelas próximas saídas. :)
Tal como tinha referido antes ainda no fim de Setembro e mais uma ou outra vez quer aqui, quer no tópico Sazonal e tal acontece em geral como descrevemos cerca de 10 dias antes, quando pessoal segue em demasia os modelos e o "tira mete tira" em vez de também olharem SST e outras peças deste tipo e jogarem em conjunto com os modelos! (Não sou nenhum expert, mas entendão a dica e começem a jogar com ambas, principalmente nas transições Outono e Primavera) Sim tal como indicas há boas probabilidades de prolongamento da instabilidade e para isso reparem nas anomalias SST, vapor de água no atlântico, tendências do Jet Stream e a manutenção do bloqueio pela soma destas peças que referi..
Não tenho hipoteses de just. o post, ilustrando-o por falta de tempo e trabalho e desculpem como dou a dica mas é no bom sentido para que alguns de vós começem a contornar as discordâncias entre modelos e o retira e coloca eliminando ao máximo estes rúidos ;)
Quanto há precipitação terá maiores acumulados a norte do monte-junto estrela e norte do Tejo, com uma ou outra exceção e também litoral centro e norte.. Agora pelo que tomei conhecimento por terceiro a frente é malandra e enganadora nas quantidades de prec. accum. mas será próximo do que refiro ;)
Certo é a frescura que vem para ficar e frio... Atenção a doenças do trato respiratório! :assobio: :eek:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Tal como tinha referido antes ainda no fim de Setembro e mais uma ou outra vez quer aqui, quer no tópico Sazonal e tal acontece em geral como descrevemos cerca de 10 dias antes, quando pessoal segue em demasia os modelos e o "tira mete tira" em vez de também olharem SST e outras peças deste tipo e jogarem em conjunto com os modelos! (Não sou nenhum expert, mas entendão a dica e começem a jogar com ambas, principalmente nas transições Outono e Primavera) Sim tal como indicas há boas probabilidades de prolongamento da instabilidade e para isso reparem nas anomalias SST, vapor de água no atlântico, tendências do Jet Stream e a manutenção do bloqueio pela soma destas peças que referi..
Não tenho hipoteses de just. o post, ilustrando-o por falta de tempo e trabalho e desculpem como dou a dica mas é no bom sentido para que alguns de vós começem a contornar as discordâncias entre modelos e o retira e coloca eliminando ao máximo estes rúidos ;)
Quanto há precipitação terá maiores acumulados a norte do monte-junto estrela e norte do Tejo, com uma ou outra exceção e também litoral centro e norte.. Agora pelo que tomei conhecimento por terceiro a frente é malandra e enganadora nas quantidades de prec. accum. mas será próximo do que refiro ;)
Certo é a frescura que vem para ficar e frio... Atenção a doenças do trato respiratório! :assobio: :eek:

Oh Ruben a frente não é enganadora, parece-me até bastante clara, a frente deverá conter células embebidas responsáveis por precipitação mais forte e trovoadas, havendo a possibilidade de sistemas lineares convectivos, capazes de gerar bastante precipitação nomeadamente no litoral norte. Junto ao litoral e nas áreas montanhosas os acumulados serão significativos e o Minho e Douro verão a precipitação mais forte mas os locais onde poderá ser mais persistente será na região centro (em principio). O Algarve deverá ter maior probabilidade de precipitação na Sexta !

Relativamente aos modelos sazonais e o facto de acertarem ou deixarem de acertar eu sempre disse que maior aquilo que ainda pode ditar (no caso da Europa) aquilo que vai ser o resto do Outono e quem sabe o Inverno seria o comportamento do mês de Setembro. Para além disso como já havia referido os meses de Abril/Maio e Set/Outubro são meses de transição em que a atmosfera é mais variável e mais imprevisivel, os sistemas são mais convectivos e a água mais quente do mar em junção com o calor em terra costumam ser bom catalizadores para dinamizar este género de sistemas !
Quando entrares para a 2ª metade de Novembro até lá para meados de Fevereiro hás-de reparar que os modelos sazonais se comportam melhor do que nesta altura do ano. O Inverno carateriza-se normalmente por sistemas frontais e existe normalmente menos convectividade, ou sistema é NAO quem manda, sendo as precipitações associadas aos sistemas frontais.
Ainda no que toca a que este mês nos espera, na minha opinião não é lá porque agora dão uma depressão que gerará chuva durante 4/5 dias que vou dizer que este mês será muito chuvoso ou será muito seco. Sempre achei este mês muito traiçoeiro e não dou grande importância no que os modelos indicam neste momento !
 
  • Gosto
Reactions: Betamaria e Zapiao

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas..

Para amanhã espera-se actividade convectiva que será por vezes severa em especial no centro.

Analise/Discussão

Um poderoso ciclone extratropical mantem-se estacionário a oeste do UK.
Na periferia sul deste sistema, uma região de forte fluxo troposferico afecta a PI, com uma aproximação gradual do maximo de velocidade do jet, que se encontra em torno aos 45ºN.

Inserida na corrente de W/SW, uma pluma tropical ( mix.r>11g/kg; Theta-e850>45ºC) afecta a peninsula nos niveis médios e baixos, impulsionada por um forte low level jet.
Esta pluma de ar tropical é limitada a norte por uma frente estacionária que entra pela Galiza, e contem varias linhas de convergencia embebidas.

Com a aproximação gradual do jet polar espera-se um aumento do shear assim como uma diminuição da temperatura em altura, o aumento dos gradientes verticais, potenciado pelo aquecimento diurno, deverá gerar uns 500-1000J/Kg de CAPE, que beneficiará de até 25m/s de 0-6shear.

O caracter unidireccional do shear, e a presença de linhas de convergencia nos niveis baixos paralelas ao fluxo troposferico médio favorecem a ocorrencia de segmentos lineares em training lines, e clusters multicelulares, com capacidade de produzir precipitação excessiva e rajadas pontualmente severas

Segundo a maior parte dos modelos, há a indicação de que a maior actividade convectiva será concentrada não ao longo da frente no Minho/Galiza mas sim mais a sul, onde há uma linha de convergencia assoicada a uma região secundaria de frontogenese quente que atravessa o litoral centro.
A actividade convectiva concentrada ao longo desta margem de frontogenese deverá limitar a advecção de energia para o litoral norte, o que se traduz em valores de CAPE mais baixos e maior nebulosidade que dificultará o aquecimento diurno...por estes motivos apenas há confiança suficiente para garantir um nivel laranja em partes da região centro, ao longo e a sul da frente quente.

0xUY7Se.png