Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2014

Firefigther

Cumulus
Registo
29 Out 2010
Mensagens
374
Local
Montijo / Moita
Bom dia a todos. Bem pelo que o IPMA diz para a semana pelo menos aqui para a minha zona mantém as temperaturas na ordem do 30 º. Será que é para manter ?

DCch1PA.jpg
 


Maria Papoila

Nimbostratus
Registo
27 Set 2011
Mensagens
1,023
Local
Ericeira
Bom dia a todos. Bem pelo que o IPMA diz para a semana pelo menos aqui para a minha zona mantém as temperaturas na ordem do 30 º. Será que é para manter ?

Estou satisfeita por haver uma "festa de despedida" do Verão. Parece-me cordial e educado da sua (Verão) parte. Mas para contrariar parece que só dura durante os dias úteis insistindo em dar por terminado os festejos no Sábado dia 25. Ingrato!
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
A run 0Z do gfs continua a mostrar valores mais baixos que o ecmwf (que são aqueles que vemos no ipma), isso também para a região de Setúbal, e por menos tempo também. Começa a tornar-se numa questão de pagar para ver, ou de ligar o A/C e esperar, porque Domingo, Segunda e Terça serão dias quentes, de qualquer das formas.

edit. No caso do Porto a diferença entre gfs e o ecmwf é fundamentalmente depois de terça, sendo que os valores previstos pelo gfs após terça não caracterizariam, em conjunto com os dias anteriores, uma onda de calor.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Firefigther

Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
940
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
Estou satisfeita por haver uma "festa de despedida" do Verão. Parece-me cordial e educado da sua (Verão) parte. Mas para contrariar parece que só dura durante os dias úteis insistindo em dar por terminado os festejos no Sábado dia 25. Ingrato!


Bom, tendo em conta que de Sábado 25 para Domingo 26 mudamos para a hora de Inverno, pela parte que me toca o "Verão" previsto para a semana que vem já se podia ter despedido há mais tempo. ;)
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Vamos ver se temos uma noite tropical nesta altura de outubro... a última noite tropical tão tardia terá sido a 28 de outubro de 2006.

Esta é uma questão interessante para as temperaturas previstas para o Grande Porto, pois nem o ecmwf nem o gfs prevêem noites tropicais para o período, chegando mesmo a colocarem mínimas na casa dos 13C depois de terça.

Por outro lado, é possível vislumbrar no gfs que na segunda e terça estăo previstos picos de calor que não perduram ao longo do dia. Dando crédito a esta previsão, até se pode arriscar dizer que, talvez, Sábado e Domingo sejam os dias com mais horas de calor. Aliás, mesmo hoje as mínimas serão mais altas que naquele período, mas isso será por causa da nebulosidade e HR actuais.
 
Última edição:

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,702
Local
Loures
''Informação especial
Comunicado válido entre 2014-10-17 15:31:00 e 2014-10-31 23:59:00
Assunto: ALTERAÇÃO DO ESTADO DO TEMPO
A partir do início da próxima semana, dia 19, haverá mudança significativa na situação meteorológica, devido ao estabelecimento de um anticiclone na região adjacente à Península Ibérica e ao transporte para o território do Continente de uma massa de ar quente e seco.

Assim, prevê-se que gradualmente a partir de Domingo, o céu se torne pouco nublado ou limpo, a temperatura máxima suba significativamente (entre 3 e 7ºC) e a humidade relativa desça. Deverá manter-se este cenário de tempo relativamente quente para a época do ano até ao final da semana, salvo ligeiras oscilações da temperatura. Assim, de uma forma geral, as temperaturas máximas devem situar-se entre 25ºC e 30ºC, e no interior do Alentejo entre 30ºC e 33ºC.
Data de edição: 2014-10-17 15:44:43
''

http://www.ipma.pt/pt/otempo/comunicados/index.jsp
 
  • Gosto
Reactions: Brunomc

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,544
Local
Braga, Merelim (70m)
Isso é especialmente mau para as alergias e problemas respiratórios, mas depende de as poeiras precipitarem ou manterem-se acima dos níveis baixos. No mínimo dá belos poentes coloridos.
Em Abril de 2011 tivemos uma situação dessas, em que a poeira chegava mesmo a ofuscar o sol e sujava os carros todos. Tivemos também calor a mais para a época naqueles dias.
 
  • Gosto
Reactions: Brunomc

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Em Abril de 2011 tivemos uma situação dessas, em que a poeira chegava mesmo a ofuscar o sol e sujava os carros todos. Tivemos também calor a mais para a época naqueles dias.

Podem estar reunidas condições para ocorrer algo do mesmo género. Os ventos são favoráveis e a concentração de poeiras parece importante.
 
  • Gosto
Reactions: Brunomc

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Outono=Primavera

Para a próxima semana prevê-se temperaturas a rondar os 33ºC no Alentejo e 30ºC em todo o terrítório, excepto em algumas faixas litorais próximas do mar como Peniche.
 
  • Gosto
Reactions: Candy e Nuno_1010